A comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, disse hoje estar em contacto com o Governo e a acompanhar as evoluções na Caixa Geral de Depósitos (CGD), esperando que o banco “siga em frente” após a recapitalização.
A Comissão Europeia multou hoje os bancos HSBC, JPMorgan Chase e Crédit Agricole em 485 milhões de euros por cartelização nas taxas de juros interbancárias para produtos derivados.
Os benefícios fiscais concedidos pelos governos europeus às multinacionais, prática designada de otimização fiscal que permite reduzir o pagamento de impostos, quase que triplicaram entre 2013 e 2015, segundo um estudo publicado na quarta-feira.
A presidente do Conselho de Finanças Públicas (CFP), Teodora Cardoso, admitiu hoje que Portugal "vai precisar de uma reestruturação da dívida", mas "pela positiva", recusando um 'haircut' (perdão), como aconteceu na Grécia.
O antigo ministro das Finanças Guilherme d'Oliveira Martins realçou hoje que o banco público pagou ao acionista 2,7 mil milhões de euros em dividendos entre 1998 e 2008, mais do que o valor dos aumentos de capital feitos no período.
O ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho rejeitou hoje qualquer falta de transparência no controlo da Caixa Geral de Depósitos entre 2013 e 2015, destacando um "nível de auditoria com profundidade e exigência muito maior" do que no passado.
A ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque disse desconhecer os pormenores do relatório do Tribunal de Contas sobre a Caixa Geral de Depósitos divulgado hoje, sublinhando que a instituição está sujeita ao escrutínio de várias entidades.
O Tribunal de Contas acusa o Ministério das Finanças de “falta de controlo” na Caixa Geral de Depósitos (CGD) entre 2013 e 2015, salientando que o Estado aprovou documentos de prestação de contas sem ter a informação completa.
Os ministros das Finanças da zona euro acordaram hoje, em Bruxelas, algumas medidas para aliviar a dívida grega no curto prazo, designadamente a nível dos prazos de pagamentos dos empréstimos dos parceiros europeus e taxas de juro aplicadas.
As Parcerias Público-privadas (PPP) vão custar mais 434 milhões de euros até 2043 do que o previsto inicialmente pelo Governo, devido principalmente ao setor da saúde, estima a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO).
O ministro das Finanças, Mário Centeno, considerou hoje, em Bruxelas, que os seus parceiros da zona euro têm uma posição “construtiva” sobre o Orçamento do Estado para 2017 (OE2017), mas admitiu haver “metas muito exigentes”.
O ministro das Finanças disse hoje, em Bruxelas, que não há “nenhuma razão” para se questionar o acordo com a Comissão Europeia sobre a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), até porque o novo presidente executivo “cumpre os requisitos”.
O ministro das Finanças, Mário Centeno, deverá explicar hoje aos seus homólogos do Eurogrupo, em Bruxelas, como é que o Governo pretende alcançar as metas orçamentais com que se comprometeu através da execução do Orçamento do Estado para 2017 (OE2017).
O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, disse hoje que o país podia estar a crescer “muito mais”, mas isso é algo que o Governo PS não quer, pretendendo apenas “iludir” as pessoas para conquistar votos.
A secretária-geral adjunta do PS considerou hoje que a questão essencial que se coloca à nova administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) é cumprir os planos de recapitalização e de negócios já aprovados.
Portugal deverá fechar o ano de 2016 com um maior peso das fontes renováveis no consumo de energia. Em 2015, as renováveis representaram 47% do consumo nacional e em novembro deste ano já correspondiam a 58% do consumo.
Depois de quatro anos com a pasta da Saúde, Paulo Macedo, um rosto bem conhecido dos portugueses, volta ao serviço público pela mão de António Costa. Desta vez, assume os comandos da Caixa Geral de Depósitos. Tem pela frente o desafio da reestruturação do banco público. Para trás fica a curta e polé
Paulo Macedo, ex-ministro das Saúde, aceitou o pedido do Governo para liderar a Caixa Geral de Depósitos. A decisão foi oficialmente confirmada pelo Ministério das Finanças.
A dívida pública portuguesa diminuiu 1,2 mil milhões de euros em outubro, relativamente ao final de setembro, para 243,2 mil milhões de euros, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).
A Bosch assina hoje um protocolo com a Universidade de Aveiro para o desenvolvimento de soluções para casas inteligentes, num investimento de 19 milhões de euros, estando prevista a criação de cerca de 150 postos de trabalho.
A primeira pedra da unidade da Autoeuropa, em Palmela, lançada há 25 anos, deu origem à maior fábrica de automóveis em Portugal, que se tornou fundamental para o desenvolvimento económico da região de Setúbal e do país.
A presidente da Sonangol, Isabel dos Santos, confirmou hoje que a petrolífera angolana pediu um reforço da participação no capital do banco português Millennium BCP, cujo maior acionista é agora o grupo chinês Fosun.
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) divulgou que a carga fiscal aumentou 0,3 pontos percentuais em Portugal em 2015 face a 2014, atingindo os 34,5% do PIB, o que coloca o país na 16.ª posição.