O incêndio que deflagrou há seis meses no concelho de Pedrógão Grande e que alastrou a concelhos vizinhos fez 66 mortos e 253 feridos, sete dos quais graves, destruiu meio milhar de casas e quase 50 empresas.
Das 264 casas afetadas pelo incêndio de Pedrógão Grande e apoiadas pelo Estado na reconstrução, mais de 100 foram já intervencionadas e entregues aos proprietários, afirmou hoje o coordenador da Unidade de Missão para a Valorização do Interior (UMVI).
Quatrocentos alunos dos concelhos de Leiria e Marinha Grande coloriram hoje o cinzento do Pinhal do Rei e plantarem três mil pinheiros, numa ação de reflorestação de um talhão ardido no incêndio de 15 de outubro.
O comandante dos bombeiros de Pedrógão Grande foi hoje constituído arguido na sequência dos incêndios naquele concelho, depois de ter sido ouvido pelo Ministério Público no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Leiria, disse a sua representante.
O comandante dos bombeiros voluntários de Pedrógão Grande, Augusto Arnaut, é ouvido hoje às 14:00 no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Leiria na “qualidade de denunciado”, na sequência dos incêndios daquele concelho, disse fonte dos bombeiros.
O segundo comandante distrital de Operações de Socorro de Leiria, Mário Cerol, foi constituído arguido na sequência de um inquérito ao incêndio de Pedrógão Grande, que deflagrou no dia 17 de junho, confirmou o próprio à agência Lusa.
A tempestade 'Ana' causou um agravamento do estado do mar, com ondas de 14 metros registadas na Nazaré, anunciou hoje a Marinha, explicando que são valores muito acima do normal.
O Município da Marinha Grande anunciou hoje que está a proceder ao encerramento de estradas florestais, onde existe o risco real de queda de árvores na sequência do incêndio do dia 15 de outubro.
O lançamento do Prémio Literário Armando Silva Carvalho, que vai distinguir obras poéticas editadas nos países lusófonos, assinalou hoje o segundo aniversário da integração de Óbidos na rede de Cidades Criativas da UNESCO.
Um balão de ar quente e uma rampa de gelo são algumas das atividades que prometem animar o Natal do concelho de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, anunciou a autarquia na sua página de Facebook.
O distrito de Leiria registou cerca de 200 ocorrências, a maioria na sequência de quedas de árvores, mas sem qualquer gravidade, informou o comandante Distrital de Operações de Socorro de Leiria, Sérgio Gomes.
A empreitada de reparação dos estragados causados pelo rebentamento de uma conduta de água em São Pedro de Moel arranca na segunda-feira e vai durar uma semana, disse à Lusa a presidente da Câmara da Marinha Grande.
O rebentamento de uma conduta de água da rede pública de São Pedro de Moel provocou esta manhã "uma cratera de vinte metros de extensão" numa zona residencial, obrigando ao corte da circulação, informou a GNR.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) considera que o relatório sobre os incêndios de Pedrógão Grande, em junho, demonstra “menor conhecimento na área de Emergência Médica e desconhecimento de factos essenciais” na atuação daquela entidade.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 43 máquinas de jogo de fortuna ou azar e cerca de 3.600 raspadinhas falsas numa ação de fiscalização na região de Leiria, anunciou este sábado aquela entidade.
A Polícia Marítima apreendeu na praia de Pedrógão 352 quilogramas de pescado da espécie “biqueirão”, que está proibido por lei, e distribuiu o arresto por sete instituições de solidariedade social, informou hoje esta força.
O Município de Alvaiázere (PSD) aprovou, por maioria, o Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2018 no valor de 10,7 milhões de euros, tendo-se registado os votos contra do PS.
O presidente da Câmara de Pedrógão Grande garantiu hoje à agência Lusa que o plano municipal de defesa da floresta contra incêndios está em vigor desde 2007.
Um presépio animado, com 700 figuras, é inaugurado na sexta-feira na vila de Gaeiras, no concelho de Óbidos, onde ficará patente ao público até ao dia 06 de janeiro.
O Presidente da República considerou hoje “prematuro falar de responsabilidades” no incêndio de junho em Pedrógão Grande, alertando que ainda decorre o trabalho do Ministério Público para apurar causas sobre o que aconteceu.
Algumas das pessoas que acabaram por morrer devido ao incêndio de junho, em Pedrógão Grande, teriam sobrevivido se não tivesse havido atraso dos meios de socorro, disse hoje o investigador Xavier Viegas.
O Ministério da Administração Interna (MAI) enviou hoje para o parlamento o relatório, na íntegra, sobre o incêndio de Pedrógão Grande elaborado pela equipa de Domingos Xavier Viegas.
A Assembleia da República aprovou hoje, só com a abstenção do PAN, uma resolução para que a Comissão Técnica Independente (CTI) constituída para o fogo de junho em Pedrógão Grande também investigue os incêndios de outubro.