Pela segunda noite consecutiva a aviação israelita bombardeou posições do movimento islâmico Hamas na faixa de Gaza, em reposta a tiros de 'rocket' disparados do enclave palestiniano em direção ao país, anunciou o exército de Israel.
A Secundária de Porto de Mós está este ano entre as melhores públicas do país, apesar da baixa escolaridade média das mães dos alunos, e a receita passa pelo reforço de aulas e apoio para as disciplinas chave.
A Escola Secundária Garcia de Orta e o Colégio Nossa Senhora do Rosário, no Porto, respetivamente a pública e privada com melhores resultados nos exames do secundário, distam entre si 1,3 quilómetros e partilham a conjuntura socioeconómica.
No ano em que se assinala o 200.º aniversário da publicação do romance “Frankenstein”, a Biblioteca Nacional dedica-lhe uma exposição, a editora Guerra e Paz lança uma versão juvenil e os cientistas recordam a sua importância na ciência.
As autoridades da Birmânia (Myanmar) negaram hoje a existência de novas valas comuns com cadáveres de muçulmanos de origem rohingya, quem têm sido forçados a procurar refúgio no Bangladesh devido à repressão dos militares birmaneses.
Um homem do Arizona que vendeu munições ao autor do massacre de Las Vegas, no qual morreram 58 pessoas, foi detido na sexta-feira por não ter licença para a sua atividade comercial, foi hoje anunciado.
A final de 2018 do campeonato de futebol americano deverá gerar 418 milhões de dólares em receitas de publicidade e será seguida por 190 milhões de pessoas, estimou hoje uma multinacional espanhola especializada em redes sociais.
O FC Porto procura regressar hoje à liderança da I Liga portuguesa de futebol, na receção ao Sporting de Braga, da 21.ª jornada, num dia em que o Benfica também pode chegar ao topo.
Os trabalhadores da Autoeuropa cumprem hoje o primeiro sábado de trabalho obrigatório na fábrica de Palmela no âmbito do novo horário transitório imposto unilateralmente pela empresa, após a rejeição de dois pré-acordos negociados previamente com a Comissão de Trabalhadores.
O próximo concurso do Euromilhões terá um 'jackpot' de 116 milhões de euros, por nenhum apostador ter acertado sexta-feira na chave vencedora, informou o Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Os cinco arguidos detidos no âmbito da Operação Lex saíram todos em liberdade, tendo um deles, advogado, de pagar uma caução de 25.000 euros, determinou hoje o juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, Pires da Graça.
Os alunos de Macau e Angola são os únicos que conseguem que as escolas portuguesas que frequentam no estrangeiro tenham média positiva nos exames nacionais do secundário, segundo dados do Ministério da Educação.
Mais de metade das escolas secundárias tiveram, em 2017, média positiva nos exames nacionais de Biologia e Geologia, uma área científica importante para quem quer tirar cursos superiores de saúde.
Seis em cada dez escolas secundárias tiveram, no ano passado, média negativa no exame nacional de Física e Química, uma área cientifica importante para quem quer tirar um curso superior de engenharia.
Mais de 80% das escolas secundárias tiveram, no ano passado, média positiva no exame nacional de Português, um aumento de quase 10% em relação ao ano anterior, segundo dados do Ministério da Educação.
Os alunos do secundário tiveram, no ano passado, melhores notas nos exames nacionais de Matemática e o número de escolas com média positiva representa já três quartos do total, segundo dados do Ministério da Educação.
As raparigas do secundário tiveram melhores notas na maioria dos exames nacionais de 2017 e os rapazes destacaram-se apenas nas disciplinas de Biologia e Geologia, Geografia, Geometria Descritiva e Inglês.
Seis em dez escolas tiveram resultados negativos, a maioria concentrada nos 1.003 estabelecimentos de ensino públicos, entre as 1.221 que fizeram exames do 9.º ano no ano passado.
O Colégio Encosta Nova, no Porto, passou de uma média negativa nos exames do 9.º ano para uma média positiva e lidera as subidas no ‘ranking’ das escolas deste ano, com uma ascensão de 968 lugares.
As notas obtidas por uma só aluna podem fazer uma escola subir mais de 800 lugares no ‘ranking’ de exames do 9.º ano, como se verificou em Alcoutim, distrito de Faro, observou o diretor do estabelecimento.
Um em cada cinco alunos do ensino profissional acaba por abandonar a escola ou optar por outra modalidade de ensino secundário, mostram dados do Ministério da Educação, o que pode ameaçar as metas do Governo, defendem as escolas.
O representante dos diretores escolares, Manuel Pereira, criticou os governantes por ignorarem os ‘rankings’ e não investirem no conjunto de escolas que sistematicamente ficam nos piores lugares, lembrando que as crianças não podem ser condenadas ao insucesso.
A ex-ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues defende que os ‘rankings’ das escolas são “um indicador pobre e redutor”, sem utilidade para avaliar a qualidade do trabalho que estas produzem e que “só servem para angustiar as famílias”.