Agora sim, ele está oficialmente de volta
Ontem, quarta-feira, ainda não eram sete da manhã quando chegou a confirmação: ele está de volta. José Mourinho está de volta. O Special One está de volta. Já tínhamos saudades e sem uma conferência de imprensa de apresentação os jornalistas praticaram a arte da nostalgia com artigos sobre o que pode vir a ser este Tottenham de Mourinho. Cá, fizemo-lo pela pena do Abílio António dos Reis, que percorreu a carreira do treinador português, as reações da internet e o projeto dos Spurs.
Do texto - ontem, sublinho - queria destacar o parágrafo em que o Abílio escreve: “Além das alcunhas ("O Reciclado") até já há quem já faça uma previsão daquilo que será a primeira conferência de imprensa da próxima pré-época: "Está não é a minha equipa, nenhum destes jogadores vai jogar, a minha equipa ainda está no Europeu”.
Do que recordamos de Mourinho nos últimos tempos, era bem possível que esta hipótese de comentário se tornasse realidade. Era assim, agastado, desgastado, que falava o Mourinho da última época no Manchester United. Mas hoje o técnico apresentou-se na sua melhor versão: “O melhor presente são os jogadores que já cá estão. Não preciso de novos jogadores. Só preciso de conhecer estes melhor. Eu sei bem quem são mas não os conheces bem o suficiente até te encontrares com eles”.
Sabíamos que ele estava de volta desde ontem, mas sabemos que está oficialmente de volta hoje quando um jornalista o questionou sobre o impacto que a derrota na final da Liga dos Campeões da temporada passada teve e José Mourinho respondeu: “não sei, nunca perdi uma final da Liga dos Campeões”.
Os foguetes, ontem, celebraram uma revolução que só chegou hoje, com as palavras deliciosas de Mourinho. É isto que nos faz colar à tabela classificativa da Premier League, agora à espera que o emblema dos Spurs comece a trepar.
Sempre gostei de revoluções anunciadas. Não sou uma pessoa de surpresas. Entusiasma-me ver a manifestação pacífica da PSP e da GNR e antecipar as mudanças que poderá gerar ao nível legislativo. Entusiasma-me a vinda de Greta Thunberg a Portugal, das diferentes reações ao acontecimento até ao ponto de como isso pode ter um impacto na forma como legislamos sobre o ambiente. Amanhã a 'revolta' vai fazer-se pelo mundo rural. Para mim, que não nasci nem cresci em Lisboa, esta será uma discussão fundamental para os próximos anos com o tema da descentralização como base.
Eu sei que já escrevi isto ontem, mas as letras de José Mário Branco recapituladas aos meus ouvidos esta semana, pelos piores motivos infelizmente, fazem-me procurar inquietações e revoluções em tudo, nos relvados, nos veleiros, nas pedras da calçada.
Sugestão:
O documentário sobre a aventura de Diego Maradona no México, como treinador dos Dorados de Sinaloa, é imperdível. É a força da natureza humana que transcende o futebol. Vejam.
- 19:16
- O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse hoje que enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei para isentar agentes das forças armadas e das polícias de eventuais punições criminais durante operações de segurança.
-
- 19:07
-
Morreu o jornalista António Tavares Teles
O jornalista e escritor António Tavares Teles morreu aos 77 anos. A notícia é avançada pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).
-
- 18:07
-
Bebé encontrado em caixote do lixo em Lisboa teve alta hospitalar
O bebé encontrado num caixote do lixo em Lisboa teve alta hospitalar esta quinta-feira da Maternidade Alfredo da Costa (MAC), a meio da tarde, e “saiu clinicamente bem”, avançou à Lusa fonte do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC).
-
- 17:48
-
De “Special One” a “Smilling One”: José Mourinho está feliz por chegar ao Tottenham e promete ser campeão, mas só para o ano
Depois de ser confirmado enquanto técnico do Tottenham Hotspur, José Mourinho falou hoje pela primeira vez aos jornalistas já no novo cargo. Apresentando-se "relaxado" e "motivado", o treinador português, a “sorrir há dois dias seguidos” desde que foi convidado, diz-se ciente do "grande trabalho em
-
- 17:15
-
Erling Haaland, o teenager colecionador de hat-tricks que tem o hino da Champions como despertador e os tubarões europeus no seu encalço
Nem Ronaldo, nem Messi, nem qualquer um dos nomes grandes do futebol mundial. O maior goleador deste início de época na Europa é um miúdo norueguês de 19 anos que dá pelo nome de Erling Braut Haaland, cuja combinação de físico possante e agilidade já o fez ser comparado a Zlatan Ibrahimovic. A jogar
-
- 16:09
-
CDS quer Assembleia a repudiar sanção “injusta” de racismo contra futebolista Bernardo Silva
O CDS-PP quer que o parlamento português se solidarize com o avançado Bernardo Silva contra a sanção “injusta” por racismo da federação inglesa de futebol que “o condenou, injustamente, por um ato que nunca cometeu nem cometeria”.
-
- 14:24
-
Greta Thunberg chega a Lisboa de veleiro no início de dezembro
A jovem ativista sueca Greta Thunberg prevê chegar a Lisboa “no início de dezembro”, depois de ter atravessado de veleiro o Atlântico, a caminho da Cimeira sobre as Alterações Climáticas (COP25) de Madrid.
-
- 12:44
-
TDT: A televisão gratuita vai sofrer alterações. Saiba o que fazer se ficar sem imagem
A frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT), que disponibiliza a televisão gratuita em Portugal, vai ser alterada nalguns locais. Os utilizadores poderão ficar sem imagem. A solução passa apenas por sintonizar o aparelho numa nova frequência. A Anacom já disponibilizou um número de apoio gratu
-
- 12:04
-
Aumento do salário mínimo para os 635 euros em 2020 promulgado em Diário da República
O decreto lei que estabelece o aumento do salário mínimo nacional para 635 euros em 2020 foi hoje publicado em Diário da República para entrada em vigor a 1 de janeiro.
-