A tensão elétrica da aprovação do Orçamento do Estado
Depois de ver chumbadas as contrapartidas que anunciou para a redução do IVA da eletricidade, o PSD disse esta quinta-feira que votaria favoravelmente a proposta do PCP. É verdade que ficou por esclarecer se iria condicionar essa aprovação à votação favorável das contrapartidas que compensam a perda de receita.
“Vamos votar sim à vossa proposta, porque queremos mesmo baixar o IVA da energia aos portugueses”, afirmou o deputado social-democrata Duarte Pacheco, dirigindo-se à bancada do PCP.
Todavia, a proposta acabou chumbada. Contra a proposta do PCP votaram o PS, CDS-PP, PAN e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira — enquanto o PSD, que momentos antes tinha anunciado o voto favorável, optou, na verdade, pela abstenção.
A favor ficaram os comunistas e bloquistas e os deputados únicos da Iniciativa Liberal de do Chega. Em declarações aos jornalistas no parlamento, o deputado do PSD Duarte Pacheco defendeu que o partido foi “coerente do primeiro ao último minuto”.
“A nossa posição foi sempre, desde o início, que queríamos baixar o IVA da eletricidade e que não queríamos agravar o saldo orçamental”. “A partir do momento em que inverteram o sentido da votação para chumbarem as nossas contrapartidas, não nos restava outra opção para sermos coerentes e salvaguardar o saldo orçamental senão inviabilizar a proposta do PCP”, defendeu Duarte Pacheco.
Já no início da tarde, a proposta de Orçamento do Estado para este ano foi aprovada pelo PS. O BE, PCP, PAN, PEV e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira (ex-Livre) abstiveram-se, enquanto o PSD, CDS-PP, e os parlamentares da Iniciativa Liberal e do Chega votaram contra a proposta orçamental do Governo.
Agora, antes de sair do parlamento para o Palácio de Belém, para promulgação do Presidente da República, a comissão do Orçamento tem ainda de fazer o trabalho de redação final da proposta de lei. E, assim, se encerra o primeiro orçamento da segunda legislatura socialista.
No resto do mundo, continuam os olhos atentos ao novo coronavírus. O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) frisou hoje que o mundo precisa de aprender com os factos e com a ciência e não através do medo ou dos rumores para lidar com o surto do novo coronavírus detetado na China.
Nos Estados Unidos da América, o presidente, Donald Trump, afirmou que foi posto sob "uma terrível provação por algumas pessoas muito corruptas e desonestas", na primeira declaração após ter sido absolvido.
O julgamento político de Donald Trump conheceu ontem o seu veredito final, sendo que a votação no Senado decorreu depois de quase duas semanas de discussão à volta de dois artigos para destituição, que foram aprovados pela maioria democrata na Câmara dos Representantes em dezembro do último ano.
Na primeira votação, relativa à acusação de abuso de poder, Donald Trump foi absolvido, com 52 votos a declará-lo inocente e 48 votos a considerá-lo culpado. Na votação do segundo artigo, que tratava da acusação de obstrução do Congresso, Donald Trump também foi absolvido, com 53 votos a declará-lo inocente e 47 votos determinando-o culpado.
Ainda antes de terminar, um alerta: Mais de quatro milhões de raparigas estão em risco de sofrer mutilação genital este ano e o número pode ultrapassar os 60 milhões até 2030, alertaram hoje as Nações Unidas e a Organização Mundial de Saúde.
Para ler noutros lados, olhemos para a água que nos rodeia: neste trabalho da Notícias Magazine (Jornal de Notícias) sobre a aldeia da Luz, no Alqueva; e nesta peça do Observador, sobre o Tejo.
- 19:50
- O Tribunal da Relação de Évora absolveu o antigo presidente da Câmara de Benavente António José Ganhão do crime de prevaricação de titular de cargo político, pelo qual tinha sido condenado em março de 2019.
-
- 18:30
-
Acusado de corrupção? António Vitorino garante que notícias são totalmente infundadas e reitera que pode avançar para tribunal
O ex-dirigente socialista português António Vitorino garantiu hoje à agência Lusa que o seu envolvimento num caso de branqueamento de capitais é “totalmente infundada, difamatória e merecerá a correspondente reação pelas vias judiciárias apropriadas”.
-
- 17:47
-
OE2020: easyJet ameaça interromper ligações entre Madeira e continente
A easyJet ameaçou hoje interromper as ligações aéreas entre a Madeira e o continente, a partir de Lisboa e do Porto, depois de o parlamento ter aprovado a entrada em vigor do novo regime do subsídio de mobilidade.
-
- 16:44
-
Uns dizem que "ser acusado é uma grande lição", outros que "nunca vai encontrar o seu caminho". Por onde vai Donald Trump?
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi absolvido de crimes graves no encerramento do seu julgamento político na quarta-feira. Agora, muitos políticos e analistas perguntam-se se isso levará o imprevisível republicano considerar-se acima da lei.
-
- 16:26
-
Trump diz que Impeachment foi uma "terrível provação"
O presidente norte-americano, Donald Trump, disse esta quinta-feira ter sofrido uma "terrível provação" durante o processo de impeachment.
-
- 16:15
-
Teleconsultas no SNS registaram número mais elevado em 2019
Mais de 30 mil teleconsultas foram realizadas no Serviço Nacional de Saúde em 2019, ano que registou o número mais elevado, com um crescimento de 13,5% relativamente a 2018 e de 5,7% face a 2017, segundo dados hoje divulgados.
-
- 16:09
-
Mutilação genital continua a ameaçar milhões de raparigas, alertam ONU e OMS
Mais de quatro milhões de raparigas estão em risco de sofrer mutilação genital este ano e o número pode ultrapassar os 60 milhões até 2030, alertaram hoje as Nações Unidas e a Organização Mundial de Saúde.
-
- 15:55
-
Coronavírus: OMS pede que se aprenda com factos e com ciência e não com medo ou rumores
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) frisou hoje que o mundo precisa de aprender com os factos e com a ciência e não através do medo ou dos rumores para lidar com o surto do novo coronavírus detetado na China.
-
- 15:49
-
Voto de pesar proposto pelo PAN gera incidente na Assembleia da República
Um voto de pesar do PAN pela perda de vidas humanas, animais e espécies florestais nos incêndios da Austrália gerou hoje um incidente nas votações no plenário do parlamento, com muitas abstenções e críticas ao conteúdo do texto.
-
- 15:38
-
Congresso do PSD: Rio assegura que não fará “revolução” na direção mas “não fica tudo na mesma”
O líder reeleito do PSD, Rui Rio, disse esperar que o Congresso deste fim de semana decorra de forma tranquila, e assegurou que não vai fazer nenhuma “revolução” na direção, mas também “não ficará tudo na mesma”.
-
- 15:34
-
OE2020: Costa afirma que discurso de Centeno não lhe soou a despedida do Governo
O primeiro-ministro recusou que o seu ministro de Estado e das Finanças tenha feito um discurso de despedida do Governo hoje, no parlamento, e Mário Centeno desvalorizou a questão sobre a sua continuidade no executivo socialista.
-
- 15:34
-
OE2020: Rio defende que PSD manteve coerência e responsabiliza CDS e PCP pela não redução do IVA
O presidente do PSD, Rui Rio, defendeu hoje que o partido manteve a coerência nas votações das propostas sobre a redução do IVA da luz e responsabilizou PCP e CDS pelo ‘chumbo’ das várias propostas.
-
- 15:17
-
Coronavírus: Médico que alertou para a epidemia morreu, confirmou o hospital
Li Wenliang morreu hoje no Hospital Central de Wuhan, sendo que a sua morte foi marcada por controvérsia. A seu óbito foi inicialmente anunciado pelos media chineses nesta quinta-feira, mas o hospital onde se encontrava internado mais tarde afirmou que estava vivo, ainda que em estado crítico, após
-
- 14:54
-
Centeno reitera que a descida do IVA da eletricidade beneficiaria maiores rendimentos
O ministro de Estado e das Finanças, Mário Centeno, reiterou hoje que uma descida do IVA da eletricidade, que não foi aprovada na proposta de Orçamento do Estado, beneficiaria "sobretudo os agregados com maiores rendimentos".
-
- 14:14
-
Catalunha: Madrid e Barcelona acordam iniciar diálogo formal ainda em fevereiro
O chefe do Governo espanhol e o presidente do Governo regional catalão chegaram hoje a acordo para que ainda em fevereiro se reúna a “mesa de diálogo” entre os dois executivos para negociar o futuro da Catalunha.
-
- 14:04
-
OE2020: Proposta aprovada em votação final apenas com votos a favor do PS
A Assembleia da República aprovou hoje a proposta de Orçamento de Estado para 2020, em votação final global, apenas com os votos favoráveis dos deputados do PS.
-
- 13:50
-
OE2020: Rio acusa PS, PCP e CDS-PP de saírem de “cabeça baixa” de votações sobre IVA da luz
O presidente do PSD, Rui Rio, acusou hoje PS, PCP mas também CDS-PP de saírem de “cabeça baixa” do processo de votações sobre os vários projetos do IVA da luz, todos rejeitados.
-
- 13:44
-
OE2020: PS acusa PSD de demagogia e taticismo e critica cedência da esquerda a essa tentação
A líder parlamentar do PS congratulou-se hoje com o resultado final do orçamento, mas acusou o PSD de ter seguido um caminho "demagógico" e "tático" e criticou "alguma esquerda" por ter cedido a essa "tentação".
-
- 13:03
-
Ministro das Finanças escocês demite-se depois de enviar 270 mensagens a adolescente
O ministro das Finanças da Escócia, Derek Mackay, demitiu-se hoje, horas antes de apresentar o orçamento anual, depois de notícias segundo as quais enviou centenas de mensagens a um rapaz de 16 anos através da Internet.
-
- 12:38
-
Fazem filas e enchem carrinhos, com medo que falte o papel higiénico. Moradores de Hong Kong com medo de escassez
Os moradores de Hong Kong correram aos supermercados para comprar papel higiénico, o que levou as autoridades a negar esta quinta-feira boatos sobre escassez, no meio ao combate à propagação do novo coronavírus.
-
- 11:33
-
Coronavírus: Peritos alertam que Portugal pode não estar preparado
Peritos portugueses alertam, num artigo publicado na Acta Médica, que Portugal pode não estar preparado para enfrentar o novo coronavírus e que não aprendeu com a gripe aviária e a infeção respiratória aguda grave.
-
- 09:39
-
Dois mortos e 30 feridos em acidente de comboio de alta velocidade em Itália
Duas pessoas morreram e 30 ficaram hoje feridas na sequência de um descarrilamento de um comboio de alta velocidade que fazia o trajeto Bolonha-Milão, no norte de Itália, informou hoje a proteção civil italiana.
-
- 09:01
-
Benfica tenta 'acabar' com campeonato no 'clássico' de sábado, FC Porto relançá-lo
O campeão Benfica tem no sábado uma soberana oportunidade para 'acabar' com a edição 2019/20 da I Liga portuguesa de futebol, num 'clássico' da 20.ª jornada em que o FC Porto, no 'conforto' do Dragão, tenta relançar-se.
-