Brindemos! Ainda não acabou, mas o pico pode já ter passado
Entre as 12h e as 13h, Portugal cola os olhos aos ecrãs. Queremos saber os números do dia. Quantos mais casos de infeção? Vítimas mortais? Pessoas que recuperaram da doença?
À data de hoje, Portugal regista hoje 687 mortos associados à Covid-19, mais 30 do que na sexta-feira, e 19.685 infetados (mais 663). O número de casos recuperados aumentou de 519 para 610.
Depois, queremos ouvir o que nos têm a dizer. Hoje, as notícias chegaram pela voz de Marta Temido, ministra da Saúde, que alertou que "erradicar a covid-19 não parece possível no curto e médio prazo" pelo que o país deve preparar-se para a possibilidade de "alternar períodos de maior contenção com fases de maior alívio".
Mas há outra boa notícia: estima-se que o máximo da incidência da pandemia em Portugal tenha ficado no passado, entre os dias 23 e 25 de março. Isto é, o pico pode já ter passado.
Retomemos uma palavra já aqui utilizada. Alívio: Sensação agradável que se tem quando o que oprime ou molesta cessa de todo ou em grande parte, explica o dicionário.
Brindemos por isso! Não porque acabou, mas porque a pouco e pouco a pandemia vai passando. Mas sejamos responsáveis — a melhoria da situação depende de cada um de nós. E também o ouvimos esta manhã: "com esforço de todos, está a ser possível trazer o número de novos casos para níveis aos quais o Serviço Nacional de Saúde tem conseguido responder".
Apesar de tudo, sabemos que muito pouco se mantém como o conhecíamos. Quanto à sessão solene de comemoração do 25 de Abril na Assembleia da República e a manifestação do 1º de Maio — temas que andam pelas bocas do país —, a ministra referiu que "não será uma celebração como a dos outros anos".
"Não podemos também deixar de entender que só poderemos sobreviver enquanto grupo se conseguirmos ter o nosso grupo unido em torno daquilo que são os aspetos que são referências sociais e também a capacidade de nos readaptarmos às novas exigências", disse. "Qualquer comemoração e celebração terá de ter isso presente e será acompanhada dessas cautelas adicionais. É tudo igual, mas diferente".
Pelo mundo a diferença também se vai notando e são várias as estratégias que estão a ser adotadas para conter a propagação da pandemia. Vejamos dois exemplos.
Andorra: Vão ser realizados testes serológicos aos cerca de 81 mil habitantes para a deteção de anticorpos contra o SARS-CoV-2. Os testes vão permitir conhecer o grau de imunidade da população e são "um instrumento que permitirá gerir muito melhor" a pandemia, que já fez 35 mortos num país em que cerca de 11% dos habitantes são portugueses.
Taiwan: Era projetada como uma das regiões que mais sofreria com a Covid-19. Hoje, porém, Taiwan é um dos locais menos afetados pela pandemia. Ter sobrevivido à epidemia da SARS, em 2003, ajudou a prepará-lo para o atual momento. Uma combinação de preparação, alta tecnologia e civismo preveniu males maiores.
Entre as notícias sobre Covid-19 e os dias sempre em casa, não nos esqueçamos que é fim de semana. Por isso, aqui ficam algumas ideias, para que estes dois dias no sofá, à varanda ou no jardim não sejam "só mais uns".
- Precisamos de desligar, mesmo que por um pouco. O Miguel Magalhães deixa algumas sugestões para recuperar o fôlego, na rubrica Acho Que Vais Gostar Disto. E ver tudo aqui.
- Viver no mundo encantado da Disney não faz mal a ninguém, de miúdos a graúdos. Aproveitando o boneco de neve dos filmes Frozen, estão a ser lançados vários clips da série #EmCasaComOlaf, da Walt Disney Animation Studios. Criado a partir de casa por Hyrum Osmond, com locução de Josh Gad, gravada também em sua casa. Pode ver o último aqui.
- A arte é uma ponte que nos une. Por isso, o Museu de Arte Antiga, inspirado pelo Getty Museum, em Los Angeles, desafiou as pessoas a recriarem obras de arte famosas, a partir de casa, com os objetos que têm à mão. Algumas das respostas podem ser vistas aqui. Inspire-se e faça parte do movimento.
- 20:43
- A pandemia causada pelo novo coronavírus já provocou mais de 100 mil mortes na Europa, perto de dois terços dos óbitos associados à covid-19 em todo o mundo, segundo um balanço da AFP baseado em dados oficiais.
-
- 19:59
-
Estado de emergência: Detidas 184 pessoas por crime de desobediência
A GNR e a PSP detiveram, entre as 00h00 do dia 3 de abril e as 23h59 de ontem, dia 17 de abril, 184 pessoas por desobediência e encerraram 432 estabelecimentos por incumprimento durante o segundo período do estado de emergência devido à Covid-19, anunciou hoje a tutela.
-
- 19:55
-
Covid-19: Espanha vai prolongar o estado de emergência por mais duas semanas até 9 de maio
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou hoje o prolongamento do estado de emergência até à meia-noite de 09 de maio próximo com uma suavização das medidas de luta contra a covid-19 para os jovens a partir de 26 de abril.
-
- 19:24
-
Nova Iorque com menos de 550 mortes na sexta-feira
O aumento diário das mortes por coronavírus no Estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos, caiu abaixo de 550 pela primeira vez em mais de duas semanas, enquanto as hospitalizações continuam em declínio, disse hoje o governador Andrew Cuomo.
-
- 19:18
-
Madeira: Câmara de Lobos impõe cordão sanitário
O presidente do Governo Regional revelou hoje que a Madeira tem mais 10 casos positivos de pessoas com a covid-19, residentes em Câmara de Lobos, elevando para 64 o número de infetados. Foi já definido o cordão sanitário no concelho.
-
- 18:52
-
Jesus considera "uma honra" ser eleito o melhor treinador da história do Flamengo
O treinador de futebol português Jorge Jesus considerou hoje "uma honra ser escolhido pela nação rubro-negra como o melhor da história do Flamengo", com base num inquérito promovido por portal de notícias brasileiro.
-
- 18:49
-
Itália regista mais 482 mortos, o número mais baixo da semana
A Itália registou hoje mais 482 mortes devido à covid-19, o que eleva o balanço total do país para mais de 23 mil vítimas, mas é também o número mais baixo de óbitos desta semana.
-
- 18:30
-
Ex-secretário do Tesouro dos EUA Paul O'Neill morre aos 84 anos
O antigo secretário d Tesouro norte-americano Paul O'Neill, que deixou o cargo em divergência com o Presidente George W. Bush, morreu hoje aos 84 anos, informou a família.
-
- 17:22
-
Ovar mantém rotina cautelosa mas já recebe desfiles em contido espírito de festa
Ovar acordou hoje para uma manhã soalheira após 31 dias de cerco sanitário, com os habitantes a manterem rotinas cautelosas, mesmo sem máscara, e desfiles institucionais pelas ruas, conferindo à cidade um tom festivo de contida liberdade.
-
- 16:59
-
Covid-19: Página no Facebook para tirar dúvidas soma dois milhões de interações
A página 'COVID19 dúvidas respondidas por profissionais de saúde', criada em março no Facebook e que integra médicos e enfermeiros da linha da frente do combate à doença, atingiu hoje dois milhões de interações, fruto de 20 mil perguntas.
-
- 16:48
-
Rainha de Inglaterra sem salvas de canhão no seu 94.º aniversário
A rainha Isabel II celebrará o seu 94º aniversário na quarta-feira sem salvas de canhão, que considerou "inapropriadas", quando a covid-19 já causou mais de 14.000 mortes no Reino Unido, informou hoje fonte do palácio de Buckingham.
-
- 16:06
-
Covid-19: Fórmula de acesso ao ensino superior muda para alunos que já acabaram secundário
O Governo alterou a forma de determinar a nota de candidatura de acesso ao ensino superior, para que os alunos que terminaram o secundário em anos anteriores não sejam prejudicados, contando agora a opção “mais favorável”.
-