Desfazer equívocos
Se a pandemia traz dúvidas sobre tudo, não seria diferente no que diz respeito às medidas que vão surgindo para a combater. Mais ou menos apertadas, todos se questionam sobre a sua pertinência e eficácia.
Com o novo estado de emergência surgiu também uma "lista negra", com vários concelhos onde o risco de transmissão é maior. Consequentemente, as medidas nesses municípios também sofreram alterações — e trouxeram confusões. António Costa admitiu-o hoje, na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros.
"Poupo já as discussões: a culpa é toda minha porque seguramente foi o mensageiro que transmitiu mal a mensagem e, portanto, nada como corrigir a mensagem", assumiu.
Na perspetiva do primeiro-ministro, a "mensagem agora é muito simples".
"É mesmo para as pessoas ficarem em casa, as exceções são mesmo eliminadas e sobretudo todas aquelas que geraram tentativas ou oportunidades de interpretação defeituosa daquilo que foi uma medida que, com equilíbrio e com bom senso, procuramos encontrar", sintetizou.
Indo mais a fundo, o primeiro-ministro afirmou que as medidas de limitação de circulação tomadas pelo governo no âmbito do estado de emergência geraram "equívocos", abrindo a porta a um excesso de concentração nas exceções e uma desvalorização da regra.
"É manifesto que o esforço de equilíbrio do governo - seguramente por deficiência da nossa comunicação - gerou equívocos e abriu a porta, por um lado, a que tenha havido um excesso de concentração nas exceções e uma desvalorização da regra", declarou António Costa.
O primeiro-ministro lamentou que, ao longo da última semana, se tenha vindo a assistir "a uma espécie de concurso para ver onde está a exceção para não cumprir a regra de se ficar em casa".
"Há criatividade quanto a horários, promoção agressiva da venda de bens não essenciais e mesmo apelos por associações empresariais ao incumprimento das medidas decretadas no estado de emergência", criticou.
Neste contexto, de acordo com António Costa, o governo foi "forçado a eliminar qualquer tipo de equívoco" no que respeita às restrições à liberdade de circulação nos concelhos mais atingidos pela covid-19 nos dois próximos fins de semana — numa lista que subiu de 121 para 191.
Assim, que se saibam as regras, além da limitação da circulação:
- Encerramento do comércio a partir das 13h e abertura a partir das 8h, exceto para os seguintes estabelecimentos:
- Farmácias;
- Clínicas e consultórios;
- Estabelecimentos de venda de bens alimentares com porta para a rua até 200 m2;
- Bombas de gasolina.
- A partir das 13h00, os restaurantes só podem funcionar através de entrega ao domicílio.
Esclarecidas as dúvidas, uma certeza fica: o setor do comércio e da restauração vão ser, seja como for, bastante afetados. Todavia, há uma atenuante — o chefe do executivo anunciou também um apoio à restauração, de forma a fazer frente às condicionantes causadas pelas medidas mais restritivas. Assim, "determinou-se compensar 20% da perda de receita nos dois fins de semana (14 e 15 de novembro; 21 e 22 de novembro) face à média dos 44 fins de semana anteriores (de janeiro a outubro de 2020).
Com as novas medidas, segundo António Costa, o governo tem procurado gerir a pandemia com um "equilíbrio entre a necessidade de a controlar e perturbar o mínimo a vida das pessoas", mas "nem sempre esse esforço de equilíbrio é bem compreendido".
Numa resposta a críticas que têm sido feitas por partidos ou por setores económicos e sociais mais afetados pelas medidas restritivas do executivo, António Costa observou que "algumas pessoas acham que as medidas são tardias, e outras pedem que adiem as medidas".
"Uns pensam que as medidas são insuficientes, outros pensam que as medidas são excessivas. A responsabilidade de quem tem de decidir é procurar encontrar no critério da sua consciência aquele equilíbrio que assegura que são adotadas as medidas necessárias no tempo certo e que são adequadas àquilo que é necessário alterar e proporcionais à gravidade da situação", defendeu.
Apesar disso — e lidas as novas medidas e a nova lista —, a conclusão essencial é apenas uma: neste momento, "a situação [em Portugal] é grave e mais crítica do que aquela que vivemos na primeira fase da pandemia".
Por isso, Costa não hesitou em lançar a pergunta: "Se agora a situação é mais grave porque não devemos tomar estas medidas?"
- 19:21
- A lista de concelhos com risco elevado de transmissão da covid-19, sujeitos a medidas mais restritivas como o recolher obrigatório, vai aumentar na próxima segunda-feira para 191, anunciou hoje o Governo.
-
- 19:01
-
São agora 191 os concelhos com medidas mais apertadas. Comércio e restauração encerram depois das 13h ao fim de semana
O Conselho de Ministros reuniu-se esta quinta-feira para fazer a revisão da lista de concelhos de risco no país — que passaram de 121 para 191. Além disso, António Costa desfez os equívocos relacionados com os horários permitidos ao comércio e restauração, anunciado ainda que estão em curso novos ap
-
- 18:28
-
Covid-19: Espanha com mais 19.500 novos contágios e mais 356 óbitos
A Espanha registou hoje 19.511 novos casos de covid-19, elevando para 1.437.220 o total de infetados no país desde o início da pandemia, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.
-
- 18:25
-
Ordem dos Médicos propõe avaliar necessidade de confinamentos seletivos
A Ordem dos Médicos propôs hoje a avaliação da necessidade de confinamentos seletivos por períodos entre duas e três semanas, depois de uma reunião sobre a evolução da situação epidemiológica em Portugal.
-
- 17:39
-
Todos temos um preço
Uma história sobre sopa de grão e o facto de todos termos um preço.
-
- 17:12
-
Rogério Ceni. Entre a razão e a emoção
A ida de Rogério Ceni para o Flamengo, para assumir a posição deixada por Domènec Torrent, mexeu com os sentimentos dos torcedores de Fortaleza, Flamengo e São Paulo. Rogério, maior ídolo da história do São Paulo como jogador, tornou-se um rival como treinador.
-
- 16:15
-
Donald Trump não vai ser o único a perder o emprego, Ivanka também vai ficar desempregada. O que se segue para a filha do presidente?
Depois de uma passagem de quatro anos pela Casa Branca, a família Trump terá de fazer reajustes nos projetos futuros após perder as eleições presidenciais. Ivanka Trump também está de saída de Washington, uma vez que vai perder o seu emprego como "conselheira sénior do presidente". Um regresso à tel
-
- 16:06
-
De Oeiras a Évora: inovação inteligente e comunidades de energia zero carbono na rota das smart cities
Depois de a Covilhã ter sido a primeira cidade a acolher o evento no formato digital, seguiram-se as cidades de Oeiras e Évora, com a realização de sessões públicas dedicadas aos temas “Inovação Inteligente” e “Smart Grids e Comunidades de Energia Zero Carbono”, respetivamente.
-
- 12:55
-
Seis vítimas de crimes sexuais por dirigente de associação estão em segurança, diz PJ
A Polícia Judiciária referiu hoje que as seis vítimas dos crimes contra a liberdade sexual alegadamente cometidos pelo dirigente de uma associação de apoio a pessoas carenciadas, já em prisão preventiva, “estão em segurança”.
-
- 12:41
-
Provedora recomenda proibição de concursos televisivos com chamadas de valor acrescentado
A Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, recomendou ao Governo a proibição dos concursos televisivos que utilizam números de telefone de custos acrescidos, para proteger os idosos e outros grupos vulneráveis, foi hoje anunciado.
-
- 12:31
-
Açores: Representante da República diz que não se reuniu com André Ventura
O representante da República para os Açores declarou hoje que "nunca recebeu", a propósito das recentes eleições no arquipélago, o presidente do Chega, André Ventura, tendo mantido contactos "exclusivamente" com responsáveis do partido nos Açores.
-
- 12:23
-
Chimamanda Adichie eleita vencedora dos vencedores do Women's Prize for Fiction
O romance "Meio sol amarelo", da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, que venceu o Women's Prize for Fiction em 2007, foi eleito pelo público o melhor de todos os vencedores em 25 anos de existência deste prémio literário.
-
- 11:43
-
Reembolso de voos cancelados devido à pandemia estão a demorar meses - valor devia ser devolvido em sete dias
Só na DECO há cerca de 6.700 reclamações até ao final de setembro. Associação acusa transportadoras aéreas de tentarem 'fugir' ao reembolso com vouchers e reagendamentos. TAP, uma das companhias mais visadas, admite dificuldade de processamentos devido ao elevado número de pedidos.
-
- 10:27
-
CP suprime comboios de longo curso nos próximos dois fins de semana. Passageiros com bilhete serão reembolsados
A CP vai suprimir nos próximos dois fins de semana a partir das 13:00 os comboios Alfa Pendular e Intercidades na sequência do recolher obrigatório, medida do estado de emergência para conter a pandemia de covid-19.
-
- 09:46
-
PlayStation 5 chega às lojas online para concorrer com nova Xbox. Europa terá de esperar mais uma semana pela consola
A Sony colocou à venda online a sua PlayStation 5 esta quinta-feira, dois dias após o lançamento da nova consola da rival Microsoft, a Xbox Series X, dando início a uma nova disputa entra as duas gigantes de tecnologia pelo mercado de videojogos.
-
- 08:40
-
Famílias das vítimas dos atentados de novembro de 2015 em Paris consideram processo "um grande show mediático"
Cinco anos depois dos ataques, as famílias das vítimas dos atentados do 13 de novembro em Paris consideram que o processo que deverá começar em janeiro de 2021 com 20 acusados de terrorismo é "um show mediático".
-