Seja o Natal que for, que seja bom, que seja seguro
O que é ser Natal? É impossível definir concretamente. Cada um há de viver (ou simplesmente não viver) a data de maneira diferente. Este ano, a diferença tem de chegar mesmo àqueles que sempre a viveram de certa maneira, de determinado modo, desta forma tradicional que sempre conheceram.
Os filmes e a publicidade sempre nos ditaram o Natal perfeito: a árvore deslumbrante, a mesa recheada, uma montanha de gente sentada ali toda à roda, entre a porcelana chique e a prata cintilante. Fora dos ecrãs e dos reclames, a tradição afirmava sempre também o seu modo, por ventura mais particular, mais adaptado — um bacalhau, claro; ou um polvo, evidentemente; peru, sem sombra de dúvidas; anho (também conhecido por cordeiro), sempre.
A gastronomia difere: bolo rei, rainha, rei de chocolate, formigos, pão de ló, filhós, sonhos, isto, aquilo, o açúcar, o óleo, os ovos, a fruta cristalizada, a fruta fresca, a fruta seca, o chocolate, branco, de leite, preto, arroz doce, bolachas, aletria… Tanta a fartura, tanta a escolha, ali arrumada entre o tio de Bragança, os primos do Barreiro, o irmão de Lausanne, a irmã de Bordeaux.
Hoje, o pedido é para que tudo isto seja diferente. Hoje, o pedido é que seja mais recatado. Na inevitável necessidade de concentração de pessoas de casas distintas, que se ponha só uma mesa a um canto, com comida volante, para que cada um pegue na sua porção e a vá comer afastado. Pede-se que haja arejamento das casas, apesar do frio. Que haja máscara no máximo possível de tempo.
É que, apesar de a data tradicionalmente apelar a tudo menos isso, é importante pensar na realidade mais ampla: na pandemia, que hoje mesmo está a matar portugueses, tal como matou 70 nas 24 horas anteriores, tal como já matou mais de seis mil só desde março.
Ontem, mais de quatro mil pessoas souberam que hoje teriam de estar em isolamento. Souberam que estão infetadas com o vírus responsável pela omnipresente covid-19, animal amorfo e invisível que envenena todos os pedaços das vidas de cada um. É importante, por isso, fazer os possíveis para não deixar que o vírus, esse vírus de que todos estão fartos, entre festa adentro.
“Para que é a máscara?”, perguntam-me a entrar na casa de quem me viu crescer. Eu sorrio com os olhos — mantenho-a. Eu sei que ela me afasta de quem sou, me arreda das pessoas de quem gosto. Mas prefiro isso à morte, à doença. Que seja o Natal uma outra coisa, antes isso do que nunca mais ser.
É interessante pensar na arrelia de nos ver roubada a tradição, de nos ver negado o direito de ser quem queremos ser, de reivindicar a família, o amor, a proximidade. Que mau é não poder gritar o carinho.
Sempre houve quem nunca o pôde fazer: excluído da família por ser qualquer coisa de que a família não gosta, seja ela o que for. Esta noite, todos estão mais sozinhos. Mas há um ano, nesta noite, haveria por ventura tantos já sozinhos (nem sempre por opção). Porque um homossexual não encaixa no cenário; porque um velho dá trabalho; porque um transexual não faz sentido na cabeça do tio; porque a prima casou com um homem de cuja cor a gente não gosta; porque a cadeira de rodas não cabe na mesa. Porque ninguém nos quer.
Texto meloso, bem sei, mas é Natal. E neste Natal em particular, enquanto andamos afastados dos mais frágeis (e dos mais fortes), aqui arrumados a comer sonhos morninhos que a mãe fez ali na cozinha, mais vale aproveitar para lembrar esses outros Natais que sempre foram alternativos, como, por uma vez, temos de fazer o nosso ser.
Que seja a melhor noite possível. Sobretudo em segurança. Sobretudo para a segurança. Bom Natal, seja ele como for.
- 19:30
- O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) assinalou hoje, no hospital Garcia de Orta, em Almada, a "exaustão" com que os profissionais chegam à noite da consoada depois de um ano marcado pela pandemia de covid-19, reivindicando medidas permanentes.
-
- 18:21
-
Covid-19: Espanha regista mais 126 mortes e 12.662 novos casos
O Ministério espanhol da Saúde registou hoje 12.662 novos casos de covid-19, elevando o número total para 1.854.951, com mais 126 mortes nas últimas 24 horas.
-
- 18:16
-
Presidenciais: Nove candidaturas entregues no Tribunal Constitucional
O Tribunal Constitucional (TC) recebeu até 16:00 de hoje documentação de nove cidadãos para concorrerem às eleições presidenciais de 24 de janeiro, garantiu à agência Lusa fonte da secretaria-geral daquele órgão de soberania.
-
- 17:52
-
Brexit: Frotas UE mantêm acesso a águas britânicas até 2026 mas com corte de 25%
O acordo hoje alcançado entre UE e Reino Unido prevê um período de transição no domínio das pescas de cinco anos e meio, durante o qual as frotas europeias mantêm acesso às águas britânicas, mas abdicam de 25% das capturas.
-
- 17:44
-
Covid-19: Itália ultrapassa 2 milhões de infetados no primeiro dia de confinamento do Natal
A Itália ultrapassou os dois milhões de infetados pelo novo coronavírus durante o período de pandemia, registando 18.040 novas infeções nas últimas 24 horas, o maior aumento numa semana, confirmou hoje o Ministério italiano da Saúde.
-
- 17:22
-
Brexit: É tempo de a Escócia se tornar uma “nação europeia independente”
A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, considerou hoje ser tempo de a província britânica se tornar uma “nação europeia independente”, após a conclusão de um acordo comercial pós-‘Brexit’ entre o Reino Unido e a União Europeia.
-
- 17:19
-
Movimento responsabiliza ministro por "borla fiscal" à EDP na venda de barragens
O Movimento Cultural da Terra de Miranda (MCTM) acusou hoje o ministro do Ambiente e Ação Climática de dar uma "borla" fiscal à EDP que ronda os 300 milhões de euros na sequência da venda de seis barragens transmontanas.
-
- 17:03
-
Brexit: Merkel diz estar "confiante" de que foi alcançado um "bom” acordo comercial
A chanceler alemã, Angela Merkel, disse hoje estar “confiante” de que o acordo alcançado entre a União Europeia (UE) e o Reino Unido sobre a sua futura relação comercial foi “um bom resultado”.
-
- 16:25
-
Joe Biden agradece a Marcelo Rebelo de Sousa felicitações pela sua eleição
O Presidente eleito dos Estados Unidos enviou hoje uma carta ao chefe de Estado português agradecendo as felicitações pela sua eleição em novembro e adiantando esperar trabalhar com Marcelo Rebelo de Sousa e com Portugal.
-
- 16:23
-
Brexit: Presidentes do Conselho e PE saúdam acordo que ainda irão escrutinar
Os presidentes do Conselho Europeu e do Parlamento Europeu saudaram o compromisso alcançado hoje entre UE e Reino Unido sobre a futura relação pós-'Brexit', mas sublinhando que as suas instituições ainda terão de analisar o acordo para o aprovar.
-
- 16:14
-
FIFA cancela mundiais de sub-20 e sub-17 previstos para 2021
Os mundiais de futebol de sub-20 e sub-17, previstos para 2021, foram cancelados devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje a FIFA.
-
- 16:00
-
Brexit: MNE diz que acordo "é boa notícia" que significa muito para Portugal
O ministro dos Negócios Estrangeiros considerou que o acordo comercial pós-‘Brexit’ hoje alcançado entre a União Europeia (UE) e o Reino Unido “significa muito para Portugal” e “é uma boa notícia” para quem vive e trabalha “em países amigos”.
-
- 15:32
-
Brexit: Costa saúda acordo comercial e destaca permanência de “importante parceiro”
O primeiro-ministro, António Costa, saudou o acordo comercial pós-‘Brexit’ hoje alcançado entre a União Europeia (UE) e o Reino Unido, numa nota publicada na rede social Twitter, e destacou a permanência de um “importante parceiro”.
-
- 14:54
-
"Um dia de alívio". Reino Unido e União Europeia chegam a acordo pós-Brexit
A notícia deste acordo histórico era esperada esta quinta-feira tendo em conta as últimas negociações entre o gabinete de Boris Johnson e os representantes da União Europeia. Acordo vai vigorar a partir de 1 de janeiro de 2021.
-
- 11:50
-
Covid-19: Ferries do Canal da Mancha funcionam no Natal para ajudar camionistas
O Governo britânico prometeu que os ferries que cruzam o Canal da Mancha vão funcionar no dia de Natal e no sábado, para aliviar o caos no porto de Dover, onde milhares de camionistas estão retidos.
-
- 11:24
-
Covid-19: África com mais 628 mortos e 25.936 infetados nas últimas 24 horas
África registou mais 628 mortes devido à covid-19, para um total de 60.882 óbitos, e 25.936 novos casos nas últimas 24 horas, um dos valores mais elevados desde o início da pandemia, segundo dados oficiais.
-
- 11:23
-
Covid-19: Alemanha regista 802 mortes e 32.195 novos casos em 24 horas
A Alemanha registou 802 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, mais 104 óbitos do que na véspera, e mais 32.195 novas infeções pelo novo coronavírus.
-
- 11:23
-
Diretora-executiva da Agência Europeia de Medicamentos preocupada com hesitação em relação à vacina contra a covid-19
A nova diretora-executiva da Agência Europeia de Medicamentos admitiu que a hesitação em relação à vacina contra a covid-19 a preocupa e defendeu que é preciso combater a desinformação e responder às "preocupações legítimas" dos cidadãos.
-
- 11:21
-
Governo enaltece "resiliência" dos portugueses espalhados pelo mundo. “Estiveram onde foram necessários, muitas vezes na linha da frente"
A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, enalteceu hoje, na sua mensagem de Natal, a "resiliência" dos portugueses espalhados pelo mundo que, na atual pandemia, estiveram "onde foram necessários, muitas vezes na linha da frente".
-
- 10:36
-
"É quase tiro ao boneco”: 540 animais mortos e o projeto de uma central fotovoltaica. Montaria ou “abate indiscriminado”?
Dezasseis caçadores mataram 540 animais durante uma montaria organizada por uma empresa espanhola numa quinta na Azambuja. O caso gerou a indignação da esfera pública, levou a uma queixa no Ministério Público e culminou com a suspensão do licenciamento de uma central fotovoltaica.
-
- 09:36
-
Deixar as prendas para a última da hora
Mais um ano em que deixo as prendas para a última da hora. É toda uma adrenalina fazer compras em contra-relógio sem saber se ainda vamos encontrar o que queríamos realmente oferecer ou se vamos ter de enfiar uma nota num envelope a dizer “Compra uma coisinha bonita para ti e feliz natal.”
-
- 09:28
-
A agenda mais natalícia de sempre
Em época festiva, é natural que muitos dos eventos sejam dedicados ao Natal. E é mesmo isso que lhe trazemos hoje: uma agenda natalícia — mas não só — para próximos dias sete dias.
-
- 08:13
-
Alibaba. Reguladores apertam cerco ao gigante do comércio eletrónico chinês
Os reguladores chineses anunciaram hoje uma investigação antimonopólio ao gigante do comércio eletrónico Alibaba, intensificando os esforços para aumentar o controlo sobre as indústrias de tecnologia em rápido crescimento da China.
-
- 08:11
-
Trabalhadores dos 'call centers' entram hoje em greve. Exigem “teletrabalho com direitos”
Os trabalhadores dos 'call centers' dão hoje início a uma greve, que se prolonga por sexta-feira e repete-se a 31 de dezembro e 01 de janeiro, reclamando mais direitos, nomeadamente no teletrabalho, segundo um comunicado.
-