Portugal está como Wuhan há um ano: em confinamento
Há um ano, a cidade de Wuhan confinou para travar o vírus SARS-CoV-2. Em Portugal, tudo parecia ainda distante — afinal, os primeiros casos só viriam a chegar em março.
Hoje, a covid-19 marca a atualidade. A data do confinamento desta cidade na China, onde apareceu pela primeira vez o novo coronavírus, é assinalada quando surgem mais mutações do vírus, que se espalham pelo mundo — cá já chegou também a variante da África do Sul —, e quando a Alemanha e o Reino Unido superam as 50 mil e 100 mil mortes, respetivamente.
As notícias sobre o tema são inevitáveis e os recordes povoam os dias — e este sábado há mais um, a nível nacional. Portugal registou mais 15.333 novos casos de infeção e 274 mortes relacionadas com a covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Mas há mais a dizer sobre a covid-19 a nível nacional. Ora vejamos:
- Segundo dados divulgados pelo ministério da Saúde, o índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 está acima de 1 há 24 dias, verificando-se recentemente um período de crescimento para os 1,13 registados na última segunda-feira;
- A Autoridade de Saúde Regional dos Açores apelou hoje à população do Corvo para se manter em confinamento, até terminar a testagem dos contactos próximos do primeiro caso de infeção por SARS-CoV-2 registado na ilha;
- Os casos positivos de infeção com o novo coronavírus entre trabalhadores, reclusos e jovens internados em Centros Educativos são hoje 327, indicou a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP). Só em Caxias registam-se mais de 100 reclusos e funcionários infetados;
- O coordenador da 'taskforce' do Plano de Vacinação da covid-19, Francisco Ramos, garantiu que o atraso da vacina AstraZeneca/Oxford não comprometerá a primeira fase do plano português, mas não permitirá antecipá-lo, admitindo uma quebra de 50% do esperado;
- O Hospital Garcia de Orta, em Almada, ultrapassou hoje os 200 doentes de covid-19, uma taxa de ocupação superior a 250% face à disponibilidade prevista no seu plano de contingência para responder à pandemia. No Porto, o Hospital de São João regista taxas de ocupação covid-19 entre os 85% e os 95%, o que significa um "panorama exigente e complexo", mas "estável" apesar do "aumento de procura".
Nestes dias, Portugal está como esteve Wuhan há um ano: a vida desenrola-se essencialmente (quando possível) dentro de casa. Para que todos se lembrem que a palavra de ordem é mesmo confinar, um despacho do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, veio determinar que as Forças de Segurança "privilegiem a cobrança imediata das coimas devidas pela violação das regras de confinamento".
Durante este sábado, as forças de segurança estiveram na rua para identificar eventuais situações de incumprimento. É certo que há coisas que não podem esperar e que também faz falta sair por breves instantes — mas a prioridade tem de ser ficar em casa para combater a pandemia.
Confinemos, então.
- 20:56
- A coordenadora do grupo de crise contra a covid-19 na Administração Trump admitiu hoje que considerou renunciar e temeu que a mobilização de tropas para a posse do novo Presidente norte-americano, Joe Biden, fosse fonte de super-contágio.
-
- 20:29
-
Presidenciais: Emigrantes não querem ser eleitores de segunda
O número de eleitores a viver no estrangeiro cresceu de 300 mil para 1,5 milhões com o recenseamento "automático", mas muitos emigrantes não vão poder votar nestas presidenciais por insuficiência de meios e de mesas de voto. Reclamam o voto por correspondência ou o voto eletrónico e, no mínimo, cond
-
- 20:03
-
Milhares protestam nas ruas contra a gestão da pandemia por Bolsonaro
Milhares de pessoas manifestaram-se hoje em várias cidades brasileiras em protesto pelo atraso na campanha de vacinação contra a covid-19 e exigindo a destituição do Presidente Jair Bolsonaro devido à gestão da pandemia no país.
-
- 20:02
-
Região italiana da Lombardia uma semana confinada por engano
A Lombardia, coração económico do norte de Itália, foi confinada e classificada como zona vermelha por engano durante uma semana, devido a estatísticas erradas sobre covid-19, e só hoje um decreto governamental retificou a situação.
-
- 19:09
-
Papa Francisco não preside a celebração amanhã devido a dor ciática
Em comunicado, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, informou que o Papa Francisco não estará presente na celebração de amanhã de manhã no Vaticano, devido a uma dor ciática.
-
- 17:58
-
Chefe militar espanhol demite-se após vacinar-se antes do tempo
O chefe das Forças Armadas espanholas, o general Miguel Ángel Villarroya, apresentou hoje a demissão, depois de ter sido acusado de ter sido vacinado contra a covid-19 antes do estabelecido pelo protocolo.
-
- 16:09
-
"Gastar as solas dos sapatos". Papa Francisco convida jornalistas a "mover-se, ir ver, estar com as pessoas"
Numa mensagem hoje publicada para o 55.º Dia Mundial das Comunicações, que se celebra a 16 de maio, o Papa Francisco pediu um "jornalismo corajoso" que vá ao encontro das pessoas e histórias.
-
- 15:59
-
A Insustentável Leveza do Ser de Milan Kundera: um clássico incontornável para ler e reler
O primeiro encontro de 2021 É Desta Que Leio Isto está marcado e o livro escolhido para abrir o ano será A Insustentável Leveza do Ser de Milan Kundera, um clássico aclamado por muitos como incontornável.
-
- 14:09
-
Mulher de opositor entre os quase 400 manifestantes detidos na Rússia
As forças de segurança russas detiveram mais de 400 pessoas nas manifestações que ocorrem em todo o país em apoio ao opositor russo Alexei Navalny, que foi colocado em prisão preventiva após chegar da Alemanha no passado domingo. Entre os detidos está a mulher de Navalny.
-
- 13:34
-
Covid-19: Atraso da vacina AstraZeneca não comprometerá plano português
O coordenador da 'taskforce' do Plano de Vacinação da covid-19, Francisco Ramos, garantiu hoje que o atraso da vacina AstraZeneca/Oxford não comprometerá a primeira fase do plano português, mas não permitirá antecipá-lo, admitindo uma quebra de 50% do esperado.
-
- 13:16
-
Morreu Larry King, um dos nomes mais conhecidos da televisão norte-americana
Larry King faleceu, aos 87 anos, depois de ter sido hospitalizado no inicio do ano com covid-19.
-
- 12:46
-
Covid-19: Polícia vai privilegiar “cobrança imediata de coimas”
Despacho do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, determina que as Forças de Segurança "privilegiem a cobrança imediata das coimas devidas pela violação das regras de confinamento".
-
- 08:29
-
Covid-19: Um ano após o confinamento de Wuhan o mundo continua em crise
Quase um ano depois da imposição do confinamento na cidade de Wuhan para travar o vírus SARS-CoV-2, que se assinala hoje, o mundo continua em luta contra a pandemia, apesar do aparecimento de vacinas.
-