Um centenário comunista
Mais luta. Mesmo ao fim de 100 anos de existência, o PCP não se quer ficar pelo presente, recusa estar à boleia do passado e aponta baterias ao futuro. Pelo menos, foi este o tom utilizado pelo secretário-geral do partido, Jerónimo de Sousa, no seu discurso de mais de meia hora deste sábado, no Rossio, em Lisboa, num comício para assinalar os festejos (possíveis) do centenário dos comunistas.
Em dia celebração, Jerónimo quis deixar bem assente (apesar de ter elogiado a experiência de governação da "Geringonça", de 2015 a 2019) que o partido recusa o papel de apoio aos socialistas e fez questão de frisar que o PCP não é "força de apoio ao PS" nem é "instrumento ao serviço dos projetos reacionários do PSD, CDS e seus sucedâneos", fazendo alusão ao Chega e Iniciativa Liberal. Porquê? Porque os comunistas são uma "força da alternativa patriótica e de esquerda".
Mais, seja na vitória ou na derrota, o ímpeto comunista é sempre o mesmo: lutar. "Há muito provámos que as vitórias não nos fazem descansar e as derrotas não nos fazem render. Nós, comunistas, sabemos: vale a pena lutar. Sabemos que o futuro não acontece, constrói-se e conquista-se", explicou. Pode ler mais sobre o discurso deste sábado aqui.
Ora, para sinalizar os 100 anos do PCP, o SAPO24 preparou três textos para perceber a origem do partido, para perceber para onde vai e quais são os desafios do partido nos próximos cem:
Das lutas na clandestinidade à defesa das "conquistas de Abril", o percurso do Partido Comunista Português acompanhou a história de Portugal no último século. Sobrevivente à derrocada da União Soviética, o PCP é dos poucos na sua estirpe política que mantém a "luta" viva, mas o futuro promete não dar tréguas aos comunistas. No aniversário dos seus 100 anos, recuperamos a história de um partido histórico e procuramos descobrir para onde vai.
Tal como o parágrafo de abertura sugere, a jornada de leitura deste artigo começa precisamente no dia 6 de março de 1912, na sede da Associação dos Empregados de Escritório, em Lisboa, onde nasceu o PCP. Porém, não é mero repertório da rica história do partido. É uma peça que procura ir mais longe e escrutina as razões da sua longevidade, além de ainda questionar se o "cimento ideológico" vai permitir que se construam mais 100 anos de "luta".
São 100 anos de lutas "ao serviço do povo". Traçamos o retrato de um partido centenário através do testemunho de seis militantes. Porque o PCP ainda "é um partido de futuro" e que "continua tão atual como nunca".
Dos 20 aos 75 anos, o apelo comunista atravessa várias gerações. Neste artigo, o que se propõe é viver o partido de dentro para fora e mostrar o que move os seguidores do PCP, independentemente da idade.
Colocamos a lupa no passado recente do partido, numa altura em que os últimos resultados eleitorais e a emergência de novas alternativas políticas (como o Chega) (re)acendaram o debate sobre sua a sobrevivência eleitoral. Olhando quer para tendências mais longas, quer para desenvolvimentos recentes, tentamos ainda antever quais os desafios que o PCP enfrenta(rá).
Um artigo com ângulo diferente, de análise e de gráficos que ajudam a perceber, por exemplo, a evolução dos resultados eleitorais do PCP em eleições legislativas desde 1976 ou algumas caraterísticas sócio-demográficas dos eleitores comunistas em comparação com os restantes.
Em jeito de remate, o PCP assinalou hoje os seus 100 anos com 100 ações, não só em Lisboa, mas também noutras dezenas de locais. E, a fazer jus pelas palavras do seu secretário-geral, nos próximos anos a fidelidade ao marxismo-leninismo vai continuar. Com a promessa de "intensificação da luta, de todas as lutas".
- 21:01
- A coordenadora do BE considerou hoje que o contrato com a Vinci "vale mais do que uma lei da República" e "um absurdo" que o Governo queira alterar a legislação para impedir o veto das autarquias na construção de aeroportos.
-
- 20:57
-
Joe Biden saúda "passo de gigante" com aprovação de plano de estímulo económico
O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, saudou hoje a aprovação pelo Senado do pacote de estímulo financeiro de 1,9 biliões de dólares, considerando-o um "passo gigantesco" para sair da crise provocada pela pandemia.
-
- 17:09
-
Catarina Martins: "Há todas as condições para preparar uma reabertura que não resulte numa nova vaga preocupante"
A coordenadora do BE, Catarina Martins, avisou hoje que sem os investimentos necessários em saúde pública o desconfinamento pode resultar numa nova vaga pandémica, considerando que a ideia de adiar despesa nesta área “fica mais cara”.
-
- 16:53
-
FBI investiga ligações entre assaltantes do Capitólio e pessoa próxima de Trump
O FBI concluiu que uma pessoa ligada à presidência norte-americana de Donald Trump terá estado em contacto com o grupo de extrema-direita "Proud Boys" dias antes do ataque ao Capitólio, notícia hoje o The New York Times.
-
- 16:06
-
Jerónimo de Sousa: "Em Portugal, não há avanço, conquista ou progresso que não tenha contado com as ideias e esforço dos comunistas"
O líder do PCP, Jerónimo de Sousa, reafirmou hoje, dia do centenário do partido, a fidelidade ao marxismo-leninismo, recusou ser “força de apoio” do PS e pediu “a intensificação da luta, de todas as lutas”.
-
- 15:15
-
Covid-19: Portugal com mais 26 óbitos e 1.007 novos casos nas últimas 24 horas
Portugal registou mais 1.007. novos casos de infeção com o novo coronavírus e 26 mortes relacionadas com a covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
-
- 11:22
-
Festival da Canção: Das dez canções, apenas uma representará Portugal na Eurovisão. Final terá homenagem a Carlos do Carmo
O representante de Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que decorre em maio nos Países Baixos, é hoje escolhido entre os dez temas que disputam a final do Festival da Canção, que decorre em Lisboa.
-
- 11:22
-
Cavaco alerta para "democracia amordaçada" e aponta "vergonha" com números da pandemia
O ex-Presidente da República Cavaco Silva afirmou hoje que Portugal vive "numa situação de democracia amordaçada" e considerou que causam "vergonha" os números recentes da pandemia, que colocaram o país como "recordista" de mortes por milhão de habitantes.
-
- 10:21
-
PCP, o partido que os militantes tratam por tu
São 100 anos de lutas "ao serviço do povo". Traçamos o retrato de um partido centenário através do testemunho de seis militantes. Porque o PCP ainda "é um partido de futuro" e que "continua tão atual como nunca".
-
- 10:20
-
O "passado infinito" de quem garante que o "futuro tem Partido". Quem é e para onde vai este PCP que faz 100 anos
Das lutas na clandestinidade à defesa das "conquistas de Abril", o percurso do Partido Comunista Português acompanhou a história de Portugal no último século. Sobrevivente à derrocada da União Soviética, o PCP é dos poucos na sua estirpe política que mantém a "luta" viva, mas o futuro promete não da
-
- 10:20
-
Mulheres, jovens e não sindicalizados. Eis o desafio do PCP para os próximos 100 anos
O número é redondo e é o mote para esta análise. Por ocasião do centenário do PCP, colocamos a lupa no passado recente do partido, numa altura em que os últimos resultados eleitorais e a emergência de novas alternativas políticas (como o Chega) (re)acendaram o debate sobre sua a sobrevivência eleito
-
- 09:40
-
Alfarrabistas entre o desalento e a revolta à porta fechada
Os alfarrabistas do Porto oscilam entre o desalento de ver os espaços próprios encerrados, atrás de grades e estores descidos, e a revolta com a permissão de venda de livros em grandes superfícies comerciais.
-
- 08:54
-
Twitter planeia 'botão' para cancelar um 'tweet' logo após publicação
O Twitter está a desenvolver uma ferramenta que permite cancelar um 'tweet' imediatamente depois da publicação, uma funcionalidade reivindicada pelos utilizadores quase desde o início da rede social.
-