Santos Populares em tempos de pandemia (outra vez)
Em mais um ano dominado pelas restrições impostas de combate à pandemia, as festividades de Santos Populares voltam a não ser aquilo que eram, com as imagens das festas de 2019 a parecerem cada vez mais gravuras de um livro de história.
Numa breve viagem pelos certames nas duas maiores cidades do país, comecemos pelo primeiro no calendário, o Santo António, em Lisboa, que encheria as ruas da capital na próxima semana, na noite de 12 para 13 de junho.
Já depois de ter sido anunciado que as marchas populares não iam desfilar pela Avenida da Liberdade, a Câmara de Lisboa anunciou que não vai autorizar a realização de arraiais populares devido à pandemia de covid-19, com Fernando Medina a apelar aos cidadãos para que compreendam a situação e evitem aglomerações.
"Infelizmente, este ano não vamos poder ter arraiais, não vamos poder ter as comemorações do Santo António com arraiais, dada a situação que vivemos", disse o autarca da capital, acrescentando: "É a decisão sensata, é a decisão avisada nesta fase da pandemia em que são precisos ainda cuidados, são precisos alertas".
A seis de maio, a Câmara de Lisboa anunciou que não seria realizado o concurso das marchas populares que ocorre anualmente em junho, tendo decidido atribuir metade do subsídio habitual, 15.000 euros, a cada entidade organizadora.
No que diz respeito ao São João, no Porto e em Vila Nova de Gaia, não haverá concertos nem fogo de artifício a iluminar os céus, mas a época será na mesma assinalada, com divertimentos e comida de feira em espaços vedados e de entrada controlada nas duas cidades.
É uma evolução em relação ao ano passado em que todas as iniciativas foram canceladas. A noite de 23 para 24 de junho com as ruas das Invicta repleta de homens, mulheres e crianças de martelinhos na mão é uma imagem distante, mas durante os dias que rodeiam a data vai ser possível ir comer uma fartura ou andar num dos divertimentos.
Apesar de o processo de vacinação seguir a bom ritmo e de hoje até termos ficado a saber que a população entre os 20 e 30 deverá começar a ser vacinada em agosto, o mundo ainda dista do normal e só em 2022 é que o verão deverá voltar a ser o que era com os festivais de verão e os arraias a marcarem as agendas.
- 21:00
- O Sporting anunciou hoje o fim da “ligação profissional” com a treinadora da equipa de futebol feminino, Susana Cova, depois de ter acabado a Liga na segunda posição.
-
- 19:50
-
Turquemenistão assegura que não registou casos desde início da pandemia
O Presidente do Turquemenistão assegurou hoje numa entrevista a um 'media' internacional que aquele Estado da Ásia Central, um dos países mais fechados do mundo, não registou qualquer caso da doença covid-19 desde o início da pandemia.
-
- 19:39
-
Ancelotti de regresso ao Real Madrid
O técnico italiano Carlo Ancelotti vai comandar o Real Madrid pelas próximas três épocas, até junho de 2024, no lugar de Zinedine Zidane, anunciou o clube.
-
- 17:41
-
Somos todos Portofóbicos
(Para Rui Moreira)
-
- 17:15
-
Reino Unido regista zero mortes pela primeira vez desde julho de 2020
O Reino Unido registou zero mortes por covid-19 nas últimas 24 horas pela primeira vez desde 30 de julho de 2020, mas o número de novos casos continua acima de 3.000, de acordo com os últimos dados do Governo britânico.
-
- 16:32
-
Quase dois milhões de pessoas já têm a vacinação completa em Portugal
A Direção-Geral da Saúde (DGS) já divulgou o último relatório de vacinação. Portugal tem agora 34% da população com a primeira dose tomada e 1.979.425 pessoas já tomaram as duas doses.
-
- 16:21
-
Proprietários no Zmar satisfeitos com "acordo sensato" com o Governo
Os proprietários das casas particulares do Zmar Eco Experience, em Odemira, estão satisfeitos por terem chegado a um “acordo sensato” com o Governo relativamente a casas requisitadas para trabalhadores agrícolas deste município de Beja, disse hoje o seu advogado.
-
- 16:12
-
OMS autoriza uso de emergência da vacina chinesa Sinovac
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou esta terça-feira o uso de emergência da vacina chinesa da Sinovac.
-
- 14:20
-
Covid-19: Vacinação para maiores de 20 anos começa em agosto
As pessoas com mais de 20 anos vão começar a ser vacinadas contra a covid-10 em agosto, avançou hoje o coordenador da ‘Task Force’ para o plano de vacinação contra a covid-19.
-
- 14:13
-
China deteta primeiro caso mundial de gripe aviária H10N3 em humanos
Um homem no leste da China contraiu o que pode ser o primeiro caso humano da estirpe H10N3 da gripe das aves, mas o risco de contágio em larga escala é baixo, afirmou hoje o Governo.
-
- 14:02
-
Covid-19: Portugal com mais 445 casos. Não foram registadas mortes
Portugal registou mais 445 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, nenhuma morte relacionada com a covid-19 e uma redução nos internamentos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
-
- 13:11
-
Sporting punido com um jogo à porta fechada devido às habilitações de Rúben Amorim
O Sporting foi punido com um jogo à porta fechada, devido à falta de habilitações do treinador Rúben Amorim, anunciou o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
-
- 11:58
-
Câmara de Lisboa decide que não há arraiais populares este ano
A Câmara de Lisboa não vai autorizar a realização de arraiais populares este ano devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje o presidente do município, Fernando Medina, apelando para que os cidadãos compreendam a situação e evitem aglomerações.
-
- 10:47
-
Granizo fez estragos em vinhas do Douro. Ministério da Agricultura avalia situação
Os técnicos do Ministério da Agricultura estão hoje a fazer o levantamento dos prejuízos causados pelo granizo e chuva intensa em vinhas e pomares de aldeias de Vila Real, inseridas na região do Douro, segundo foi hoje anunciado.
-
- 10:28
-
Dow Jones. O termo de comparação que pode já não fazer sentido
O Dow Jones, um dos índices de referência dos mercados financeiros, celebrou na semana passada 125 anos. Apesar da sua importância durante o século XX, algumas vozes têm questionado a sua utilidade nos dias que correm.
-
- 10:08
-
"Operação Rigor Mortis". Detidos dois médicos e sete agentes funerários por falsificação de documentos
A Polícia Judiciária (PJ) informou que foram detidas nove pessoas por crimes de recebimento indevido de vantagem, corrupção, falsificação de documento e falsidade informática.
-