Os novos passos para o regresso à normalidade
No fim de mais um conselho de ministros, foram anunciados os próximos passos de desconfinamento que nos esperam a partir de 14 e 28 de junho.
Dentro de uma semana e meia, mais precisamente a partir de dia 14, o comércio e a restauração passam a ter horários alargados, mas ainda com limites na lotação. Assim, os restaurantes, cafés e pastelarias passam a poder receber clientes até à meia-noite e funcionar até à 1h. No entanto, continuam a poder ficar seis pessoas por mesa no interior dos estabelecimentos e dez nas esplanadas. Já o comércio ficará sem restrições de horário, regulando-se pela respetiva licença.
A partir de dia 14, a obrigatoriedade de teletrabalho, por exemplo, apenas se manterá nos concelhos com elevada incidência de covid-19. No entanto, este continuará a ser recomendado nas atividades que o permitem.
No caso dos transportes públicos, os que têm lugares de pé passam a ter lotação máxima de dois terços ou a totalidade da lotação nos transportes que funcionem exclusivamente com lugares sentados.
Os espetáculos também vão ter alterações e deixam de ter de acabar tão cedo, podendo realizar-se até à meia-noite. Mantém-se, porém, a lotação de 50% nas salas. No caso de eventos ao livre, tem de haver lugares marcados, cumprindo as de distanciamento da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Também no desporto há alterações. Os escalões de formação e modalidades amadoras passam a ter público com lugares marcados e regras de distanciamento definidas pela DGS e os recintos desportivos de todas as modalidades passam a ter público, podendo preencher 33% da lotação.
Duas semanas depois, mais precisamente a 28 de junho, as lojas de cidadão vão poder começar a funcionar sem marcação prévia, os transportes públicos abandonam as restrições de lotação e os escalões desportivos profissionais ou equiparados vão passar a ter público com outras regras a definir pela DGS.
As medidas devem vigorar entre, pelo menos, julho e agosto. No entanto, o primeiro-ministro relembrou que a situação sanitária será avaliada semana a semana, pelo que as medidas podem ser revertidas. De acordo com António Costa, o avanço da vacinação é o que permite estes novos passos no desconfinamento.
Mas as notícias não foram positivas para todos os sectores. A abertura dos bares e discotecas não acontecerá antes do final de agosto, pelo que o sector continuará encerrado.
Mantêm-se também as proibições de organizar festas e romarias populares, bem como a realização de casamentos e outros eventos equiparados com lotação superior a 50%. Aqui, o São João no Porto será uma situação diferente, porque, segundo o primeiro-ministro, não se trata da “existência das festividades tradicionais" e sim da “realização de três eventos em três espaços ao ar livre devidamente delimitados”.
Quanto à matriz de risco, esta mantém-se com base na taxa de incidência em cada concelho e o índice de transmissibilidade R(t), mas a sua aplicação vai sofrer alterações. O Governo anunciou o reajustamento dos critérios de risco tendo em conta as especificidades dos concelhos com menos população, por forma a evitar que sejam prejudicados pelos limites de incidência aplicados a todo o país. Assim, apenas serão aplicadas restrições caso os concelhos de baixa densidade excedam o dobro dos limiares fixados para a generalidade do território nacional. Ou seja, se excederem os 240 casos por cada 100.000 habitantes entram em situação de alerta e se excederem os 480 casos por cada 100.000 habitantes o concelho para ou recua no desconfinamento.
Em relação ao avanço e recuo dos concelhos, António Costa informou que a situação estabilizou no geral desde a semana passada, não havendo alterações relevantes a registar. Golegã e Odemira não avançam e mantêm-se com as regras da terceira fase de desconfinamento, que reportam a 19 de abril - os cafés e restaurantes, por exemplo, encerram às 13h ao fim-de-semana. Entram em alerta Braga, Cantanhede e Castelo de Paiva. Já Lisboa, Salvaterra de Magos e Vale de Cambra continuam em alerta.
Com o ajustamento dos critérios para os concelhos em função da densidade populacional, a partir de 14 de junho haverá lugar para novas medidas aplicadas nos territórios que registem consecutivamente níveis de incidência elevados.
Nos concelhos que registem uma taxa de incidência superior a 120 casos por cem mil habitantes nos últimos 14 dias (ou superior a 240 nos concelhos de baixa densidade) em duas avaliações consecutivas, o teletrabalho obrigatório é retomado quando as funções o permitam; o funcionamento de restaurantes, cafés e pastelarias será até às 22h30; aos espetáculos culturais passam a ser aplicados horários da restauração; enquanto o comércio a retalho fica com funcionamento permitido até às 21h00;
Já nos concelhos que registem uma taxa de incidência superior a 240 casos por cem mil habitantes nos últimos 14 dias (ou superior a 480 nos concelhos de baixa densidade) em duas avaliações consecutivas, aplica-se a obrigatoriedade do teletrabalho - quando as funções o permitam -; os restaurantes, cafés e pastelarias passam a funcionar até às 22h30 ou 15h30 aos fins-de-semana e feriados; aos espetáculos culturais passam a ser aplicados horários da restauração; e os casamentos e batizados passam a 25% da lotação.
O primeiro-ministro frisou ainda que, apesar do avanço no processo de desconfinamento, a situação de calamidade vai manter-se em vigor e relembrou que há que ter “noção de que a pandemia não desapareceu” e que é preciso um esforço para manter a evolução pandémica “sob controlo”.
Hoje, Portugal registou mais 724 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas e uma morte relacionada com a covid-19, mas continuamos a dar novos passos no regresso à normalidade e para continuar há que manter o uso de máscara*, o distanciamento social e a higienização regular das mãos.
*Vale sempre a pena relembrar que, atualmente, o uso de máscara é obrigatório nos locais fechados e na via pública quando não for possível manter o distanciamento social mínimo de dois metros ou em eventos e espetáculos ao ar livre.
- 21:55
- O FC Porto concluiu hoje uma temporada só com vitórias no campeonato português de andebol, ao vencer o FC Gaia, por 42-29, em jogo da 30.ª e última jornada de uma época marcada pela morte de Alfredo Quintana.
-
- 21:35
-
Oposição em Israel anuncia Governo de coligação sem Benjamin Netanyahu
O líder da oposição israelita Yair Lapid, encarregado de formar Governo, anunciou hoje que conseguiu fechar um acordo com as forças da oposição para formação de um executivo que destituirá do poder o atual primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu.
-
- 21:28
-
Sporting vence FC Porto e sagra-se campeão português de basquetebol 39 anos depois
O Sporting sagrou-se hoje campeão português de basquetebol 39 anos depois, ao vencer na receção ao FC Porto por 86-85, no quinto e decisivo jogo da final.
-
- 19:42
-
Um em cada cinco portugueses já tem a vacinação completa contra a covid-19
Mais de dois milhões de portugueses têm a vacinação contra a covid-19 completa, o equivalente a 20% da população, anunciou hoje o Governo, adiantando que Portugal prevê receber 4,5 milhões de doses até final do mês.
-
- 19:15
-
A porca a torcer o rabo
Carta dos Direitos Humanos na Era Digital. Diz-lhe alguma coisa? Pois, a polémica estalou.
-
- 19:09
-
Brexit: Bruxelas e Londres chegam a acordo de princípio sobre pescas
A União Europeia (UE) e o Reino Unido chegaram hoje a um acordo de princípio sobre a pesca este ano das unidades populacionais geridas conjuntamente, anunciou a Comissão Europeia, que liderou o processo em nome do bloco.
-
- 18:39
-
Ministério Público acusa oito arguidos por praxe violenta
O Ministério Público deduziu acusação contra oito arguidos num processo relacionado com uma praxe académica violenta, que ocorreu na Covilhã em setembro de 2018 e da qual foram vítimas dois alunos, informa a Procuradoria-Geral Regional de Coimbra.
-
- 18:12
-
João Leão diz que empréstimo ao Novo Banco não tem garantia pública e espera que "não haja mais chamadas de capital"
O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, disse hoje esperar que "não haja mais chamadas de capital" do Novo Banco, defendendo que a gestão da instituição se deve focar em manter os resultados positivos do primeiro trimestre.
-
- 18:06
-
Covid-19: Os números das últimas 24 horas no Reino Unido, Itália e Espanha
O Reino Unido registou a morte de nove pessoas nas últimas 24 horas e Itália regista os melhores dados hospitalares desde outubro. Já Espanha registou 19 mortes associadas à covid-19, o número mais baixo desde o verão de 2020.
-
- 18:00
-
Marcelo em Sófia: Entre livros e 'selfies', mas sem palavras para as notícias de Lisboa
Uma feira do livro inesperada, a poesia de Fernando Pessoa, alguns 'souvenirs' e várias 'selfies' marcaram hoje a tarde do Presidente da República em Sófia, que, mesmo informado sobre as decisões do Conselho de Ministros, preferiu não as comentar.
-
- 17:53
-
Afinal, Arganil e Montalegre avançam no desconfinamento. Só Odemira e Golegã mantêm restrições
Durante a conferência de imprensa após a reunião de Conselho de Ministros, António Costa afirmou que a situação dos concelhos não se tinha alterado desde a semana passada. No entanto, o Governo alterou a informação no website EstamosON, indicando que tanto Arganil como Montalegre avançam para o mesm
-
- 16:21
-
Eduardo Cabrita reconhece que há "apropriação ilegitima" dos agendamentos no SEF
O ministro da Administração Interna reconheceu hoje que há uma "apropriação ilegitima" dos agendamentos digitais no SEF destinados aos imigrantes, avançando que este sistema está neste momento em revisão.
-
- 15:47
-
NASA revela imagem imperdível do centro da Via Láctea
A agência espacial americana revelou na segunda-feira uma nova imagem em que é possível ver o violento e "superenérgico" centro da nossa galáxia.
-
- 15:35
-
Governo vai recorrer da decisão que impede a execução da requisição civil à greve dos inspetores do SEF
O Governo vai recorrer da decisão do Tribunal Administrativo que impede a execução da requisição civil decretada pelo Governo nos aeroportos à greve dos inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), anunciou hoje o primeiro-ministro.
-
- 15:00
-
Já o deviam ter chamado para a vacina e não aconteceu? Task Force cria “casa aberta” para quem “escapou” no processo
O coordenador da 'task force' para o plano de vacinação contra a covid-19 anunciou hoje que vai ser criada uma "casa aberta" para que pessoas acima dos 70 anos que ficaram fora do processo possam ser vacinadas sem marcação.
-
- 14:52
-
Presidente da Câmara de Setúbal absolvida dos crimes de peculato e abuso de poder
A presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, foi hoje absolvida pelo Tribunal de Setúbal dos quatro crimes, dois de peculato de uso e dois de abuso de poder, de que foi acusada por militantes do PSD.
-
- 07:12
-
Acho Que Vais Gostar Disto: Haverá algo mais 2021?
Esta semana já ninguém quer saber de “Friends”, mas, se ainda não ouviste o primeiro episódio do nosso podcast, poderás fazê-lo aqui e dar a tua opinião sobre o que gostaste mais. Na newsletter de hoje, falamos de uma série terapêutica e de outra que traz um herói da Marvel às origens. Para leres já
-