Sol, cerveja barata e quarentena no regresso
Tinham luz verde, agora já não têm. Durou cerca de três semanas a "permissão" para que os ingleses viajassem sem restrições rumo ao sol, à cerveja barata e para a Liga dos Campeões — Portugal, noutras palavras.
Devido à descoberta de novas variantes e ao aumento do número de infeções nas últimas semanas, o Governo britânico decidiu hoje retirar Portugal da “lista verde” de viagens internacionais.
Numa entrevista transmitida na estação de televisão Sky News, o ministro diz que foi uma "decisão difícil de tomar”, invocando estas duas principais razões que estão a causar preocupação junto das autoridades britânicas.
"Uma é que a taxa de positividade quase duplicou desde a última revisão em Portugal e a outra é que há uma espécie de mutação do Nepal da chamada variante indiana que foi detetada e simplesmente não sabemos o potencial que pode ter para resistir à vacina”, explicou.
A partir da próxima terça-feira, Portugal passará a fazer parte da lista "âmbar" (ou amarela). O que é que isto quer dizer em termos práticos? Os turistas ingleses que tenham viajado até ao nosso país ficam sujeitos a restrições mais apertadas, nomeadamente uma quarentena de 10 dias na chegada ao Reino Unido e a dois testes PCR, no segundo e oitavo dia, como já acontece com a maioria dos países europeus, como Espanha, França e Grécia.
A decisão aplica-se não só a Portugal continental, mas também aos Açores e Madeira. Sublinhe-se que o nosso país era até agora o único país da União Europeia na lista "verde” inglesa — em vigor desde 17 de maio.
O ministério de Augusto Santos Silva já veio tomar nota da decisão, “cuja lógica não se alcança”, assinalando que Portugal prossegue um desconfinamento “prudente”. Já o Presidente da Região de Turismo do Algarve, em declarações ao SAPO24, diz que esta resolução é injusta e já está a ter impacto no setor.
Balanços para a economia nacional ainda não há, mas já se apontam dedos e pedem-se responsabilidades. Carlos Moedas culpa Fernando Medina, e a Iniciativa Liberal o MNE.
- 20:36
- A especialista em vacinas da Organização Mundial da Saúde (OMS) Kate O'Brien disse hoje que imunizar crianças contra a covid-19 não é uma prioridade, na perspetiva da OMS, dado o suprimento global extremamente limitado de doses.
-
- 18:49
-
Saída da lista "verde" britânica é "tremendamente injusta" para o Algarve. Decisão com impacto nas reservas
A retirada de Portugal do corredor verde de voos para Reino Unido é um balde de água fria para o Algarve. Turismo da Região considera a decisão "injusta" e diz que já está a ter impacto nas reservas.
-
- 16:41
-
Morreu Maré, a lontra-marinha do Oceanário. Era filha de Amália e Eusébio
Maré, uma das lontras-marinhas do Oceanário de Lisboa, tinha 23 anos. Era filha das emblemáticas Amália e Eusébio.
-
- 15:42
-
Cortiça, mármore e ativismo pelos direitos humanos na maior exposição de Ai Weiwei
Peças inéditas em cortiça e mármore portugueses convivem com outras, icónicas, quase todas marcadas pelo forte ativismo pelos direitos humanos, na maior exposição de sempre realizada pelo artista chinês Ai Weiwei, que inaugura na sexta-feira, em Lisboa.
-
- 15:38
-
'Task force' reitera necessidade de vacinar imigrantes não legalizados
O coordenador da 'task force' da vacinação contra a covid-19 voltou a defender a necessidade de vacinar toda a gente que vive em Portugal, inclusive os imigrantes não legalizados, e apelou à comunidade para não ser “egoísta”. O vice-almirante também comentou as apreensões das autoridades sanitárias
-
- 09:25
-
Tal como em Portugal, o Reino Unido aprovou um plano de recuperação de aprendizagens — e também houve críticas aos apoios, considerados insuficientes
O Governo britânico anunciou esta quarta-feira um pacote avaliado em 1,6 mil milhões de euros para recuperar as aprendizagens dos alunos perdidas durante a pandemia — a maioria destinada a tutorias. A iniciativa foi imediatamente alvo de críticas: o valor que uma comissão nomeada pelo executivo pedi
-
- 09:00
-
Histórias de Marketing: Tesla
A Tesla tornou-se numa das maiores empresas do mundo sem gastar um cêntimo em anúncios. A sua estratégia de marketing mostra a importância de desenvolver uma relação especial com clientes e de ter um CEO que se torna numa superestrela.
-