Rebenta a bolha
Há uma expressão de miúdo que me tem vindo à memória nos últimos dias: “rebenta a bolha”. Consigo recordar perfeitamente o recreio dos primeiros anos de escola e um jogo das escondidas a dar para o torto, a maior parte das vezes porque a campainha tinha tocado e a professora já estava à porta da sala a ver onde é que andava quem não estava ainda sentado na sua carteira, e o grito de um de nós a surgir: “ou! rebenta a bolha! Rebenta a boooooooooooolhaaaaaaaaaaaaa!”.
O dito servia ora para terminar o jogo por factores que impediam o normal decorrer da brincadeira ora para, pelas mesmas causas, reunir os grupo e recomeçar o jogo numa tentativa de que as regras, desta vez, fossem cumpridas.
Na última semana também rebentou uma bolha, mas não foi numa brincadeira de recreio. Foi a bolha de segurança prometida pelo governo para os adeptos ingleses, do Manchester City e Chelsea, que se deslocaram à cidade do Porto para assistir à final da Liga dos Campeões entre os dois clubes da Premier League e que sagrou os Blues como campeões europeus.
Ao contrário do que foi prometido pelas autoridades governamentais, boa parte dos adeptos não vieram na bolha que faria com que estes não ficassem mais de 24 horas na Invicta e na quinta-feira, sexta e sábado as imagens de adeptos a consumir álcool na via pública, sem usar máscaras e sem o mínimo respeito pelo cumprimento das regras de distanciamento social invadiram as redes sociais e as televisões.
O caso causava estranheza e indignação, primeiro porque acontecia pouco tempo depois do festejo do título nacional do Sporting CP que encheu as ruas de Lisboa de adeptos, sem que as regras de prevenção contra a covid-19 fossem, também, em muitas ocasiões cumpridas, e porque estava a ser exibido uma dualidade de critérios, uma vez que uma semana antes SL Benfica e Sporting de Braga disputaram a final da Taça de Portugal à porta fechada e, no dia a dia, não é possibilitado à população que tenha comportamentos desviantes, face à atual ordem pandémica, sequer próximos daqueles apresentados pelos adeptos ingleses.
Durante o fim-de-semana não se ouviu viva voz por parte do Governo, Direção-Geral da Saúde ou forças policiais. Ouviu-se sim a indignação de alguns atores políticos e do mundo do futebol, dos quais tiveram particular eco as declarações de Pinto da Costa que considerou que foi passado um "atestado de mediocridade ao povo português" e pediu a demissão de responsáveis.
Já esta segunda-feira começou com especialistas a alertar para o impacto desta final na perceção das pessoas e na possibilidade que existe no futuro de estas ignorarem as normas de saúde pública em vigor.
Também hoje falou o secretário de Estado do Desporto, que disse que a final da Champions não o preocupa "minimamente". “As pessoas percebem que são testes", disse, afirmando que o público deverá regressar aos estádios na próxima época desportiva.
A ministra da Saúde, por seu turno, foi um bocadinho evasiva: “Tenho a certeza que neste momento já todos os portugueses compreenderam que há um conjunto de regras que temos que continuar a seguir e a circunstância de outros não as cumprirem, não deve ser um álibi para aquilo que gostaríamos de fazer”.
Já António Costa admitiu erros: "Se correu na perfeição? Não correu, há pelo menos 20% de pessoas que terão vindo com bilhete e que não respeitaram as regras da bolha e decidiram vir antecipadamente, beneficiando do facto de as fronteiras terem aberto e, portanto, vieram como turistas", explica Costa, salientando ainda que não é por as regras não terem sido cumpridas que "deixam de ser legitimas", lembrando os ajuntamentos noturnos que se têm verificado em Lisboa e os festejos do campeonato do Sporting CP.
Por último, a DGS revelou números. A diretora-geral da Saúde disse que no âmbito da final da Liga dos Campeões de futebol foram testadas 5.600 pessoas, das quais três estão em isolamento, duas por testarem positivo e uma por ser contacto de alto risco.
Se é verdade que a vacinação no Reino Unido corre de vento em popa, com mais de metade da população imunizada contra a covid-19, em Portugal esse número não é ainda idêntico. De acordo com o último relatório de vacinação da DGS, de há uma semana, somente 15% da população da região Norte tinha a vacinação completa contra a covid-19.
Por isso pode estar na altura de alguém entre as autoridades de saúde e governamentais gritar "rebenta a bolha" e voltar a olhar e desenhar esta realidade restritiva portuguesa antes que as pessoas o façam por elas próprias com episódios como o deste fim de semana na ponta da língua como argumentário.
- 22:36
- A seleção portuguesa de futebol de sub-21 qualificou-se hoje pela quarta vez para as meias-finais do Europeu da categoria, ao vencer a Itália por 5-3, após prolongamento, nos quartos de final da edição de 2021, em Ljubljana.
-
- 21:52
-
Champions: DGS revela terem sido testadas 5.600 pessoas das quais três estão em isolamento. “Maior parte das coisas correram bem” apesar de alguns incumprimentos
A diretora-geral da Saúde disse hoje que no âmbito da final da Liga dos Campeões de futebol foram testadas 5.600 pessoas, das quais três estão em isolamento, duas por testarem positivo e uma por ser contacto de alto risco.
-
- 20:42
-
Prazo para responder ao Censos 2021 terminou hoje
Os resultados preliminares dos Censos 2021 deverão ser conhecidos em agosto e só no último trimestre de 2022 serão apresentados os resultados definitivos.
-
- 19:57
-
Perto de 1.500 condutores ficaram sem carta em cinco anos da "carta por pontos"
Perto de 1.500 condutores ficaram sem carta de condução desde a entrada em vigor do sistema “carta por pontos”, em 2016, e 2.386 perderam a totalidade dos pontos, revelou hoje a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).
-
- 18:52
-
Espanha outra vez à beira de um ataque de nervos
A Catalunha é uma questão que já está outra vez a meter a Espanha política e social sobre brasas. Tratar o conflito catalão requer políticos valentes, com dimensão de estadistas, capazes para se desligarem de cálculos eleitorais e abrirem a negociação. É o grande desafio para Pedro Sánchez ao ousar
-
- 18:45
-
Quem tem medo dos Brooklyn Nets?
Os Brooklyn Nets metem medo ou é só fogo de vista? As equipas de Los Angeles vão conseguir ultrapassar a primeira ronda dos playoffs ou a coisa está complicada para os lados da Califórnia? Tudo isto e muito mais no novo episódio do Bola ao Ar.
-
- 18:08
-
Marcelo considera que parte mais difícil da pandemia “está feita”
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje que a “parte mais difícil” da pandemia “está feita”, defendendo que Portugal está agora na “ponta final da transição”, que deve ser feita com “equilíbrio”.
-
- 17:58
-
Champions: Bastonário dos Médicos diz que Governo “perde alguma autoridade” para defender medidas
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) disse hoje que o Governo “perde alguma autoridade” para defender medidas face à pandemia de covid-19, depois da aglomeração de adeptos ingleses no Porto durante a final da Liga dos Campeões.
-
- 17:31
-
Cristiano Ronaldo nomeado melhor avançado da última edição da Serie A
O avançado português Cristiano Ronaldo, que alinha na Juventus, foi nomeado melhor avançado da última edição da Liga italiana de futebol, anunciou hoje o organizador da prova, nas redes sociais.
-
- 17:26
-
Bolsonaro diz que faltou marijuana em protestos contra seu Governo
O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, ironizou sobre centenas de protestos organizados no sábado em várias cidades contra o seu Governo, dizendo hoje a um grupo de apoiantes que as manifestações foram pequenas porque faltou marijuana.
-
- 16:18
-
Costa: "É evidente que o que ocorreu este fim de semana não pode servir de exemplo, tem de servir de lição”
O primeiro-ministro, António Costa, esteve esta segunda-feira no parlamento, depois de participar numa reunião da COSAC (Conferência dos Órgãos Especializados em Assuntos da União dos Parlamentos da União Europeia), e reagiu aos incidentes verificados este fim de semana, durante a final da Liga dos
-
- 15:28
-
Salvador Sobral faz RESET: “Sou viciado em pessoas”
Ouça aqui o RESET de Salvador Sobral no podcast de Mariana Cabral (Bumba na Fofinha), com apoio da Delta Q.
-
- 14:34
-
Ministro das Finanças reitera que economia pode crescer mais que previsto em 2021
O ministro das Finanças reiterou hoje a confiança de que a economia portuguesa pode crescer mais em 2021 do que o previsto no Programa de Estabilidade, devido à fase de "viragem" e "forte recuperação" que está a observar-se.
-
- 14:07
-
Covid-19: Portugal com duas mortes, 435 novos casos e subida nos internamentos
A Direção-Geral da Saúde (DGS) já divulgou o boletim epidemiológico de hoje. Portugal com mais 435 casos confirmados e dois óbitos.
-
- 13:45
-
SMS falsos. Fisco emite este mês segundo alerta sobre segurança dos contribuintes
O fisco emitiu novo alerta de segurança, denunciando o envio aos contribuintes de SMS falsos, que podem comprometer a privacidade e a segurança de quem as recebe, e apela para que sejam ignoradas.
-
- 13:25
-
PAN diz que Lisboa capturou num ano 7.420 pombos e quer fim do abate destes animais
O PAN/Lisboa quer o fim do abate de pombos na cidade e que estes passem para o pelouro do bem-estar animal. Num ano, a Câmara Municipal terá capturado 7.420 destes animais.
-
- 12:13
-
EUA. No Ohio há uma lotaria para quem é vacinado — que valeu 1 milhão de dólares a uma jovem de 22 anos
Abbigail Bugenske, de 22 anos, é a nova milionária do estado do Ohio, nos Estados Unidos. Quando lhe ligaram a informar que tinha ganho o prémio da lotaria — cujo intuito é incentivar a toma da vacina contra a covid-19 — não acreditou e confessa ter pensado que se tratava de uma chamada a brincar.
-
- 10:21
-
França quer saber se os “aliados” dinamarqueses também ajudaram os EUA a espiar os seus políticos
O Governo francês vai verificar se altos funcionários de Paris foram alvo de espionagem norte-americana - com a suposta colaboração da Dinamarca - considerando "extremamente grave" caso as informações se confirmem.
-
- 09:01
-
EUA assinalam centenário do Massacre Racial de Tulsa
Os Estados Unidos da América assinalam hoje e terça-feira o centenário de um dos episódios mais violentos e desconhecidos de ódio racial da sua história, o Massacre Racial de Tulsa, também conhecido como Distúrbios Raciais de Tulsa.
-
- 08:43
-
Avião da Ryanair obrigado a aterrar em Berlim após ameaça de bomba infundada
Um avião da Ryanair, que ligava Dublin a Cracóvia, foi forçado a aterrar em Berlim, no domingo à noite, na sequência de uma ameaça de bomba, antes de poder continuar o voo, noticiaram meios de comunicação social.
-
- 07:58
-
Excrementos de pombo e cadáveres visíveis. Gestão de cemitério em Londres gera críticas por colocar património em risco
Em Londres, o cemitério de West Norwood encontra-se negligenciado e com sepulturas decadentes, algumas com corpos visíveis. Ativistas pedem ação urgente para salvar o local, uma vez que existem monumentos históricos no espaço.
-