Sonhos, dores de crescimento, moções por apresentar e a Igreja Maná. O Congresso do Chega em seis takes
"O mesmo radicalismo de sempre"
Ao longo do Congresso, que começou na sexta-feira, o tom de Ventura foi crescendo. A abrir o congresso, recusou moderar o discurso, como sugeriu o PSD, prometeu "o mesmo radicalismo de sempre" para "conquistar o Governo" em Portugal e garantiu que a “direita não se pode humilhar" ou “ajoelhar”.
No sábado, a sua moção de estratégia clarificou que só aceita um acordo à direita com o PSD se entrar no Governo, com pastas, e admitiu ficar na oposição, evitando uma solução só com apoio parlamentar, tipo a encontrada nos Açores.
Um "único sonho e uma única obsessão"
No mesmo discurso de abertura, confessou que tem um "único sonho e uma única obsessão" que é levar para o Governo o partido português mais à direita, rotulando Rui Rio de “muito mau líder do PSD” – uma das frases que pode explicar a ausência social-democrata no encerramento - e disse que um governo laranja seria muito idêntico ao governo rosa, do PS.
E hoje, no discurso final, sem a delegação do PSD na sala, que cancelou a presença pela forma como foi criticado no congresso, queixando-se que foram ultrapassados “limites da decência”, Ventura ironizou que já não ia dormir esta noite e insistiu que quem decidirá se o Chega vai para o Governo será a votação nas legislativas.
Os grandes alvos do discurso final foram mesmo o PS, a esquerda e extrema-esquerda que prometeu responsabilizar, se chegar ao poder, pela situação em que está Portugal.
“Se com Passos Coelho houve um ex-primeiro-ministro preso, talvez com André Ventura houvesse vários dirigentes de esquerda presos em Portugal porque roubaram este país até ao tutano”, prometeu.
"Dores de crescimento"
Num partido com dois anos e meio, as divisões internas foram expostas, publicamente, durante três dias de trabalhos por muitos dos que subiram à tribuna do congresso com críticas à “lavagem da roupa suja”, acusações de traição e moções a falar de “nepotismo”. Tudo misturado com apelos à unidade.
Sem resultados visíveis. Dois vice-presidentes, Nuno Afonso e José Dias, assumiram, frente aos delegados, o seu desconforto com a “queda” na hierarquia do partido.
José Dias, que encabeça uma lista ao conselho de jurisdição, admitiu que sai “por opção” de Ventura – “é legítimo, temos de obedecer” –, mas Nuno Afonso foi mais direto e falou em punhaladas, embora também tenha reservado palavras de apoio ao líder reeleito.
O visado, André Ventura, tentou reduzir a questão a “dores de crescimento”, reservou, também ele, uma resposta mista. Agradeceu a quem sai e justificou as mudanças com o sinal necessário de “renovação”, com a escolha de duas mulheres e mais jovens, mas deixou uma indireta: “Acima das pessoas está o programa e o partido.”
A unidade pedida
Só na hora de votar houve sinais de unidade: 79% dos delegados votaram a direção nacional apresentada pelo líder e 83% a lista ao conselho nacional, correspondendo à "maioria reforçada" pedida pelo deputado único do partido.
No final, Ventura pediu a quem saiu derrotado do congresso que “dê as mãos” e contribua para a unidade interna, porque para chegar ao Governo é preciso primeiro provar que se sabe governar a própria casa.
Quem 'escondeu' as moções?
Em três dias recheados de incidentes, com o presidente da mesa, Luís Graça, a interromper os trabalhos por 15 minutos para os delegados irem “descarregar o stress” à casa de banho, foi atribulado o debate e a votação das moções setoriais, mais de 80 no total.
Metade delas não foram apresentadas em congresso, o que motivou protestos, assobios e pateadas, apesar de a decisão, dos delegados, ter sido tomada por maioria. Se todas fossem apresentadas, argumentava-se, a reunião teria de se prolongar mais um dia.
À falta do PSD há a Igreja Maná (e o CDS)
E se hoje faltou a delegação do PSD, uma houve que marcou presença, a representação da Igreja Maná, que divulgou a sua posição em comunicado assinado por Jorge Tadeu, fundador e presidente das Igrejas Maná. O CDS-PP foi o único partido representado na sessão de encerramento.
- 22:00
- Novas revelações sobre o escândalo de espionagem realizado pelos Estados Unidos da América (EUA) à chanceler alemã, Angela Merkel, e a outros políticos europeus, comprometem a Dinamarca, cujos serviços secretos terão, alegadamente, contribuído para a espionagem.
-
- 21:58
-
Para André Ventura, há um "antes e depois" do congresso na relação com o PSD
André Ventura afirmou que o PSD deu um sinal de que não quer o Chega numa solução de Governo ao não participar no encerramento dos trabalhos do III Congresso, que terminou hoje em Coimbra.
-
- 21:14
-
Israel: 12 anos depois, chegou ao fim o tempo de Netanyahu?
O ultranacionalista Naftali Benet, líder do partido Yamina, anunciou hoje o seu apoio à criação de um executivo com o bloco da oposição liderado pelo centrista Yair Lapid, abrindo caminho para um Governo anti-Benjamin Netanyahu.
-
- 21:05
-
Arouca volta a vencer Rio Ave e regressa à I Liga quatro anos depois
O Arouca assegurou hoje o regresso à I Liga portuguesa de futebol, ao vencer por 2-0 no estádio do Rio Ave, em jogo da segunda mão do ‘play-off’ de acesso ao escalão principal da época 2021/22.
-
- 20:34
-
Ventura quer “muito, muito, muito limpar este país”: “está tão destruído que envergonharia os nossos avós e os nossos pais”
O presidente do Chega prometeu hoje “limpar Portugal” se um dia chegar ao Governo e “chamar à responsabilidade” a esquerda “pelo que fizeram” ao país e os políticos que roubaram “até ao tutano”.
-
- 20:23
-
Quem tem mais Champions? Kovačić venceu a quarta orelhuda com apenas 17 minutos jogados em finais
O croata que já tinha conquistado três Ligas dos Campeões com o Real Madrid, venceu ontem a quarta orelhuda da carreira. São quatro taças que o colocam lado a lado de nomes como Iniesta ou Lionel Messi e o deixam apenas a uma dos dois galardoados máximos na competição: Seedorf e Cristiano Ronaldo. T
-
- 19:11
-
João Almeida: “Consegui confirmar-me como voltista”
O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) fez hoje um balanço “muito positivo” da Volta a Itália em bicicleta e disse levar uma aprendizagem “para o futuro” de uma 104.ª edição que concluiu no sexto lugar.
-
- 19:02
-
Rudiger pede desculpa a Kevin de Bruyne pela lesão do belga
O futebolista alemão do Chelsea Antonio Rudiger pediu hoje desculpa ao belga Kevin de Bruyne, do Manchester City, por um lance em que lhe provocou duas fraturas no rosto, durante a final da Liga dos Campeões.
-
- 18:53
-
Pinto da Costa e a final da Liga dos Campeões com público: "Da parte do Governo, há um atestado de mediocridade ao povo português"
O presidente do FC Porto voltou hoje a criticar o Governo por não autorizar a presença de adeptos em eventos desportivos em Portugal, pedindo a demissão de alguns responsáveis pela gestão da pandemia de covid-19.
-
- 17:16
-
Vendas de armas nos EUA estão a subir num ritmo sem precendentes
As vendas de armas nos Estados Unidos subiram 6,5% no ano passado, acelerando face ao crescimento de 5,3% registado em 2019, o que significa que há mais 17 milhões de norte-americanos armados.
-
- 17:14
-
Estrela da Amadora vence União de Leiria e sobe à II Liga
O Estrela da Amadora assegurou hoje a subida à II Liga portuguesa de futebol, ao vencer na visita à União de Leiria por 2-0, na sexta e última jornada da Série Sul da fase de acesso ao segundo escalão.
-
- 15:38
-
Final Champions no Porto: ARS Norte recomenda vigilância a quem contactou com adeptos ingleses
A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte aconselhou hoje vigilância e redução de contactos nos próximos 14 dias a quem frequentou no sábado, no Porto, locais relacionados com a final da Liga dos Campeões, em futebol.
-
- 14:20
-
Miguel Oliveira foi segundo em Itália, fez melhor resultado do ano em MotoGP e lembrou Jason Dupasquier
O português Miguel Oliveira (KTM) conseguiu hoje o melhor resultado do ano no Mundial de MotoGP ao ser segundo classificado no Grande Prémio de Itália.
-
- 14:10
-
"Foram ultrapassados os limites da decência". PSD cancela presença na sessão de encerramento do Congresso do Chega
O PSD desistiu hoje de estar presente na cerimónia de encerramento do congresso do Chega por considerar que foram ultrapassados os “limites da decência e bom senso” na forma como os sociais-democratas foram tratados durante os trabalhos.
-
- 14:01
-
Covid-19: Portugal regista 445 novos casos nas últimas 24 horas. Voltou a não haver mortes associadas ao vírus
Portugal registou 445 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, indica o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Tal como nos dados revelados este sábado, voltou a não haver mortes a apontar causadas pela covid-19. Internamentos subiram.
-
- 12:05
-
BE insiste na legalização da canábis para uso recreativo e Parlamento debate diploma dia 9
O BE volta a apresentar um projeto de lei com vista à legalização da canábis para uso recreativo e agendou para dia 09 de junho um debate potestativo sobre o assunto na Assembleia da República.
-
- 12:01
-
EUA: Tiroteio em Miami resulta em dois mortos e pelo menos 20 feridos. Autores continuam a monte
As autoridades do condado de Miami-Dade, no estado da Flórida, confirmaram que duas pessoas morreram e pelo menos 20 ficaram feridas depois de três atacantes terem saído de um veículo e terem disparado indiscriminadamente contra uma multidão com pistolas e metralhadoras automáticas.
-
- 10:53
-
Downing Street confirma que Boris Johnson se casou com Carrie Symonds em segredo
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e a sua noiva, Carrie Symonds, casaram-se no sábado, durante uma pequena cerimónia privada em Londres, informou hoje Downing Street.
-
- 10:35
-
Rui Rio defende que Governo e Câmara do Porto "deviam pedir desculpa aos portugueses" pelo plano para os adeptos ingleses
O presidente do PSD, Rui Rio, defendeu que o Governo e a Câmara Municipal do Porto "deviam pedir desculpa aos portugueses" na sequência do comportamento dos adeptos ingleses no Porto, considerando uma "vergonha em pleno combate à pandemia".
-
- 10:28
-
Morreu Jason Dupasquier, piloto luso-suíço de Moto3
A confirmação foi dada pela organização do MotoGP. O piloto suíço de ascendência portuguesa foi operado de urgência mas não resistiu aos ferimentos após um acidente sofrido no sábado na qualificação do Grande Prémio de Itália de Moto3.
-
- 08:25
-
Congresso do Chega: Ventura escolhe duas mulheres para vice-presidentes, noite foi de gritos e pateadas
O líder do Chega, André Ventura, escolheu duas mulheres, Marta Trindade e Ana Motta Veiga, para vice-presidentes do partido, confirmou hoje fonte partidária à Lusa. O atual Presidente encabeçou a única lista candidata à direção nacional do partido, mas as candidaturas multiplicaram-se para os restan
-
- 08:18
-
Índia com 165 mil casos de Covid-19, valor mais baixo em 46 dias
A Índia registou 165.553 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, o valor mais baixo dos últimos 46 dias, anunciou hoje o Ministério da Saúde indiano.
-
- 00:30
-
City - Chelsea: As revoluções têm prazo de validade?
O Manchester City falhou em vencer o seu primeiro título europeu desde 1970. Do outro lado, o Chelsea conquistou o quarto grande título além fronteiras da história do clube. Como é que dois clubes que renasceram no início do século XXI, através da entrada de investidores, têm histórias tão diferente
-