Como vencer "uma batalha que ainda vai ser longa": vacinas, testes e medidas de contenção
Os avisos têm vindo a ser feitos ao longo das semanas e o Conselho de Ministros da passada quinta-feira veio mostrar que a situação pandémica em Portugal não está propriamente a dar tréguas, especialmente na região de Lisboa e Vale do Tejo.
Hoje, a ministra da Saúde, Marta Temido, veio dizer que o agravamento da situação pode levar a novas medidas de contenção da pandemia e a um eventual travão no processo de desconfinamento. Uma notícia que não se queria, ainda para mais no dia em que começa oficialmente o verão, que traz consigo as férias dos portugueses.
"Sempre dissemos que as linhas dos nossos mapas de referência são indicadores que nos levam a travar ou acelerar e a tomar medidas em função daquilo que é a situação. Sabemos que estamos com um risco efetivo de transmissão elevado (1,19) e com um número de novos casos por dia que é também elevado", afirmou.
No meio de tudo, as preocupações centram-se num aspecto: a prevalência da variante Delta, inicialmente detetada na Índia, que é já dominante na Área Metropolitana de Lisboa e que deverá estender-se brevemente ao resto do território nacional. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esta variante chegou já a 92 países — mas as vacinas continuam eficazes contra esta estirpe, ao prevenirem doença grave e morte.
Assim, o que fazer para ultrapassar a situação? A resposta, segundo Marta Temido, está em três pontos:
- Continuar a acelerar a vacinação — para "ganhar tempo" contra as variantes e garantir que no mês de julho sejam administradas mais de 130 mil vacinas por dia (se tiver mais de 37 anos já pode agendar a partir de hoje);
- Garantir o acesso a testes e que esse acesso seja efetivamente utilizado pelas pessoas para saberem qual a sua situação e atuar em conformidade (Lisboa, por exemplo, passa a disponibilizar testes ilimitados nas farmácias, mesmo para não residentes da cidade);
- Utilizar algumas medidas de contenção do risco de transmissão (como aconteceu na AML no passado fim de semana).
Por isso, pode haver esperança em dias melhores. Mas não sem manter os pés bem assentes na realidade: o caminho está a ser feito, mas os cuidados não podem abrandar.
"É importante referir que temos hoje vacinas, uma capacidade de testagem e conhecimento sobre a forma de transmissão de que não dispúnhamos há um ano. Contudo, as medidas não farmacológicas nesta fase de transição podem ainda ser necessárias", indicou Marta Temido. Por isso, é necessária a "paciência" dos portugueses para "uma batalha que ainda vai ser longa".
- 20:17
- O Presidente da República considerou hoje que a situação da covid-19 em Portugal está "muito longe" dos números do tempo do estado de emergência e recusou comentar um eventual recuo no desconfinamento na região de Lisboa.
-
- 20:05
-
NBA: O fim da linha para Ben Simmons?
No episódio desta semana do Bola ao Ar, João Dinis e Ricardo Brito Reis receberam o Lucas Niven para falar do futuro de Ben Simmons, Doc Rivers e dos Philadelphia 76ers, assim como fazer a antevisão das finais de conferência da NBA.
-
- 19:11
-
Covid-19: Gaia negou pedidos para festejos de São João
A Câmara de Vila Nova de Gaia negou os pedidos para a realização de festas de São João porque “com esta cadência” o concelho “corre o risco de voltar atrás no confinamento”, disse hoje o presidente.
-
- 19:00
-
Euro2020: Áustria segue para oitavos, Países Baixos fazem o pleno de vitórias
A Áustria qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao passo que os Países Baixos venceram a Macedónia do Norte por 3-0.
-
- 18:41
-
Matrículas para alunos entre o 8.º e o 12.º ano até 30 de junho
O Ministério da Educação informou que está em curso a nova fase de matrículas e de renovações de matrículas para os alunos que transitam para os 8.º, 9.º, 10.º, 11.º e 12.º anos, que decorre até 30 de junho.
-
- 17:43
-
Afinal, a direita está viva em França. A de Chirac, não a de Le Pen
Há muita gente que em França se sente excluída da democracia conduzida pelo Estado. Esse sentimento ficou evidente com o surgimento, no final de 2018, do movimento dos coletes amarelos que alastrou com fúria por toda a França. A confirmação desse desapego surgiu neste domingo com 67% do eleitorado a
-
- 17:41
-
Peixinho: Asteroide recebe nome de astrofísico português
O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou hoje o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), onde é investigador.
-
- 16:51
-
Caminho de Torres. Quem é o poeta que foi descalço até Santiago de Compostela?
Quem almeja ir a Santigo de Compostela, opta, habitualmente, pelo caminho tradicional português. O Caminho de Torres, feito pela primeira vez pelo poeta espanhol Diego de Torres Villarroel no século XVIII, apresenta-se como uma alternativa que promete paisagens a perder vista e cidades que parecem p
-
- 16:48
-
Número de trabalhadores em ‘lay-off’ tradicional cai para metade em maio
O número de trabalhadores em ‘lay-off’ tradicional, ou seja, o previsto no Código do Trabalho, caiu para metade em maio face a abril, para um total de 7.927, segundo indicam as estatísticas da segurança social, hoje divulgadas.
-
- 16:22
-
Manifestação de polícias corta trânsito em Lisboa. PSP faz queixa ao Ministério Público
A manifestação dos elementos das forças de segurança pertencentes ao movimento Zero, que decorre desde o final a manhã, quando se concentraram junto à Assembleia da República, já levou ao encerramento do trânsito no centro de Lisboa.
-
- 14:46
-
Covid-19: Mais três mortos e 756 novas infeções em Portugal. Internamentos disparam e incidência está quase nos 120 casos
Nas últimas 24 horas foram confirmados em Portugal 756 novos casos de covid-19. Três pessoas morreram. Lisboa e Vale do Tejo volta a abranger a maioria dos novos casos. Incidência e índice de transmissibilidade subiram uma vez mais.
-
- 13:24
-
Euro2020: Derrota de Portugal frente à Alemanhã foi programa mais visto do ano na televisão portuguesa
O jogo do Euro2020 entre as seleções portuguesa e alemã de futebol foi o programa mais visto do ano na televisão portuguesa, com uma audiência média de 2,668 milhões de espetadores, segundo uma análise da Universal McCann.
-
- 11:32
-
Covid-19: GNR registou 210 situações de incumprimento à proibição de entrar ou sair da AML
A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou entre as 15:00 de sexta-feira e as 06:00 de hoje 210 situações de incumprimento à proibição de entrar e sair na Área Metropolitana de Lisboa (AML), segundo fonte da guarda.
-
- 11:31
-
Lisboa passa a disponibilizar testes ilimitados nas farmácias, mesmo para não residentes da cidade
Anúncio oficial do município refere que Plano Municipal de Testagem deixou de estar limitado a dois testes mensais por morador na cidade. Rede de testagem vai também ser reforçada.
-