Richard Branson foi passear ao espaço
O bilionário britânico voou numa missão suborbital até à beirinha do espaço com a sua empresa, a Virgin Galactic. Correu tudo bem — a viagem só pode ser catalogada como tendo sido um sucesso. E, com esse sucesso, está dado o pontapé de saída à corrida ao espaço dos muito ricos.
Se havia poucas dúvidas de que será uma questão de tempo até ser possível, Branson provou hoje que ver a Terra do espaço durante uns minutos já não diz respeito apenas a linhas para encher um texto de ficção científica ou o site de uma empresa que pertence a um empreendedor com uma ambição galáctica (o próprio). O sucesso deste domingo está na parte em que se mostrou a segurança das viagens comerciais espaciais.
Para usufruir da experiência basta ter muito dinheiro (qualquer coisa como 300 mil dólares) — o que não quer dizer que não tenha o seu lugar na história. Porque o que aconteceu foi isso mesmo: algo histórico. Não só porque Branson acordou neste dia como empreendedor e vai acabá-lo como astronauta (ou empreendedor-astronauta), mas também porque foi tornado público que estar um bocadinho no espaço e constatar uma vista única já não é algo exclusivo das grandes mentes da NASA e dos seus astronautas. O comum dos ricos poderá fazê-los nos próximos anos.
É provável que tenha estado fora a aproveitar um merecido descanso e não faça a mínima ideia do que se passou. Mas, basicamente, seis pessoas, incluindo Richard Branson, efetuaram a primeira viagem tripulada ao espaço a bordo de uma nave "comercial" com capacidade para ir até à órbita do espaço, que descolou e aterrou com sucesso da base SpacePort America, no deserto do Novo México, nos Estados Unidos. O avião espacial da Virgin descolou perto das 15:40 em Lisboa e aterrou perto das 16:40. Pelo meio, protagonizou uma viagem histórica e permitiu aos tripulantes quatro minutos acima da superfície terrestre, onde houve gravidade zero. O melhor, contudo, é ler como foi ou ver o vídeo da viagem.
Nas entrelinhas, o que se passou foi uma operação de marketing "espacialmente" bem conseguida ou não estivesse tudo a ser transmitido em livestreaming de uma maneira muito peculiar, muito corporate, mas para as classes muito ricas terem impulsos e os pobres sonharem. Nem que seja porque em vez de estarmos a acompanhar o momento com o áudio dos elementos técnicos de um lançamento desta natureza, a Virgin Galactic optou por ter o humorista Stephen Colbert a completar a cobertura mediática com as suas piadas. Ninguém ficou de fora.
É que esta transmissão funcionou como um anúncio para qualquer pessoa que possa estar interessada em voar a bordo dum aparelho semelhante nalgum momento no futuro. (E, ao mesmo tempo, mostrar à concorrência que tem algo com que se preocupar.) Recorde-se que o fundador da Virgin esteve para não realizar este voo até ao final do verão, mas trocou de ideias assim que outro colega da turma dos bilionários (Jeff Bezos, da Amazon) anunciou que ia fazer a primeira viagem ao espaço da Blue Origin no próximo dia 20 de julho (para coincidir com o 52.º aniversário da chegada de Neil Armstrong e Buzz Aldrin à Lua).
A sua ambição levou-o a querer ser o primeiro. Podia correr mal, mas correu bem e hoje fez-se história nas viagens comerciais ao espaço. Além de que foi um ótimo dia para o negócio de turismo espacial da Virgin, determinada a começar este tipo de regozijo turístico muito caro, em 2022. Agora, é esperar uns dias e ver qual será a resposta de Bezos — que certamente não será menos ambicioso do que Branson.
- 20:33
- defesa central italiano Leonardo Bonucci, de 34 anos, dois meses e 10 dias, tornou-se hoje o mais velho jogador a marcar em finais do campeonato da Europa de futebol, empatando o embate com a Inglaterra (1-1). Itália e Inglaterra vão disputar o prolongamento.
-
- 20:14
-
Euro2020: Adeptos tentam furar barreiras segurança para entrar em Wembley
Centenas de adeptos sem bilhete tentaram furar hoje vários perímetros de segurança do Estádio de Wembley, pouco antes de Inglaterra e Itália disputarem a final do Euro2020 de futebol.
-
- 18:45
-
"Estamos cansados". Imigrantes dizem que são "tratados como lixo" e denunciam injustiças no SEF
Cerca de cem imigrantes juntaram-se hoje em Lisboa para denunciar que estão a ser "tratados como lixo" e alertar para a injustiça da atribuição de autorizações de residência no sistema de senhas online.
-
- 18:38
-
Empresa de Luís Filipe Vieira terá causado perdas de 45,6 milhões ao Novo Banco
O Ministério Público (MP) calcula que a atividade da Imosteps, empresa de Luís Filipe Vieira, causou perdas de 45,6 milhões de euros ao Novo Banco entre 2017 e 2019, compensadas depois pelo Fundo de Resolução.
-
- 18:04
-
"Isto é um assalto". Manifestantes pedem redução do preço dos combustíveis no centro de Lisboa
Várias dezenas de pessoas manifestaram-se hoje pelas ruas de Lisboa contra o preço dos combustíveis, com a organização a considerar a situação “insuportável e insustentável” para o país e a exigir uma redução dos valores.
-
- 17:41
-
Djokovic vence Wimbledon e iguala recorde de Federer e Nadal
O tenista sérvio Novak Djokovic, número um mundial, igualou hoje o recorde de 20 títulos do ‘Grand Slam’ do suíço Roger Federer e do espanhol Rafael Nadal, ao vencer o italiano Matteo Berrettini na final do torneio de Wimbledon.
-
- 17:29
-
Um tapete de latas de cerveja, ajuntamentos e muita euforia. A festa começou antes da bola começar a rolar
A bola só começa a rolar na final do Euro2020 às 20h00 deste domingo, mas milhares de adeptos ingleses já se encontram junto a Wembley. Veja as imagens.
-
- 15:43
-
Richard Branson viajou até ao espaço e regressou — viagem histórica foi um sucesso
A nave Virgin Galactic levou o bilionário Richard Branson ao espaço e já aterrou na Terra (que é como quem diz no SpacePort Americano, no Novo México, nos Estados Unidos). A viagem, que durou pouco mais de uma hora, foi bem sucedida e é um passo histórico na corrida pelo turismo espacial.
-
- 15:26
-
Morreu Duda, antigo avançado brasileiro do FC Porto e Vitória Setúbal
O antigo futebolista brasileiro Duda, que representou o Vitória de Setúbal, FC Porto e Oliveira do Douro, morreu no sábado aos 73 anos, informaram hoje os 'dragões' no seu sítio oficial na Internet.
-
- 15:20
-
Reunião ordinária dos órgãos sociais vai analisar situação do SL Benfica
O Benfica vai realizar na terça-feira a reunião ordinária quadrimestral dos órgãos sociais, em que estará em análise a atual situação do clube, disse à Lusa fonte oficial do Benfica.
-
- 13:52
-
A língua portuguesa está em decadência?
É uma ideia mil vezes repetida: a língua está pior do que alguma vez esteve. Será mesmo assim?
-
- 12:56
-
Pré-publicação de "A Arma Perfeita". Como as guerras se fazem hoje à distância de um clique
Informações privadas roubadas, centrais elétricas desativadas, mecanismos de segurança offline e eleições manipuladas — nos tempos que correm, a guerra faz-se cada vez menos com balas e cada vez mais código. E ainda só vamos no início. As potências mundiais começaram a despertar para o potencial do
-
- 11:12
-
Covid-19: Graça Freitas admite alívio de medidas em setembro, aprendendo a viver com o vírus
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, acredita que a partir de setembro vai ser possível retirar as restrições e aprender a viver com a Covid-19, assumindo que nessa altura 70% da população elegível estará totalmente vacinada.
-
- 10:32
-
Não uma, mas duas: Idosa belga foi infetada pelas variantes Alpha e Beta da covid-19 ao mesmo tempo
Investigadores belgas relataram este domingo o caso inédito de uma nonagenária que morreu em março com covid-19, após ter sido infetada simultaneamente por duas variantes diferentes, a Alpha (britânica) e a Beta (sul-africana), um fenómeno que, alertam, está "subestimado".
-
- 09:13
-
À quinta foi de vez para Lionel Messi
Lionel Messi conseguiu no sábado o desígnio de uma vida, ao ganhar, finalmente, um título pela seleção principal de futebol da Argentina, ao 151.º jogo de 'albi celeste' ao peito, e depois de quatro finais perdidas.
-
- 08:32
-
Teresa Bonvalot: "Desde a inclusão do surf nos Jogos Olímpicos que tenho mais um objetivo: representar a minha bandeira ao mais alto nível"
Teresa Bonvalot não considera ter tido momentos maus na preparação para Tóquio e não espera dificuldades no Japão. Na memória tem a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres2012. Na mente, a luta pelas medalhas — ou não estivesse sempre preparada para competir e deixar tudo dentro de água
-