Quando um isolamento profilático pode ser pouco pragmático
Não me interpretem mal pelo título que escolhi para este texto. O meu objetivo não é, de todo, desvalorizar as medidas de combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus. Quero antes recuperar um tema que adivinho que vá voltar a debate nos próximos dias: o facto de as medidas de prevenção serem iguais para pessoas que estão vacinadas contra a covid-19 e para as que ainda não foram imunizadas contra a doença.
O tema ganhou palco quando, no passado dia 30 de junho, o primeiro-ministro António Costa, já vacinado com duas doses da vacina da Astrazeneca, foi colocado em isolamento profilático após ter tido contacto direto com um membro do seu gabinete que testou positivo à covid-19.
Foram várias as pessoas que se questionaram sobre a medida tomada, uma vez que o líder do governo já tinha sido imunizado contra a doença provocada pelo vírus SARS-CoV-2. Uma dessas pessoas foi o Presidente da República.
“Isto tem de ser explicado, para que não haja a ideia errada de que a vacina não serve para nada. (...) Tem de se explicar bem, para que não apareça como uma desvalorização da vacina”, disse Marcelo Rebelo de Sousa na altura.
Hoje, pelas 21h45 a Direção-Geral da Saúde enviou um comunicado para as redações onde informava que a "Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, encontra-se a cumprir isolamento profilático após exposição a um caso positivo de COVID-19 na passada sexta-feira, dia 9 de julho".
Segundo a mesma nota, "as autoridades de saúde que realizaram o inquérito epidemiológico consideraram estar perante um contacto de alto risco, dando cumprimento ao disposto nas normas da Direção-Geral da Saúde".
Recorde-se que Graça Freitas já recuperou da doença, depois de ter sido notícia a sua doença no início de dezembro de 2020, e já foi vacinada há mais de 14 dias.
Sabemos que a vacinação não elimina a possibilidade de transmissão do vírus ou de infeção. Sabemos que a vacina é altamente eficaz contra a forma de doença grave e possibilidade de morte. Mas continua a não existir uma explicação detalhada do porquê destas decisões perante uma pessoa que já recuperou da doença e que já foi vacinada.
Se a lógica não é explicada pode (voltar a) gerar interrogações sobre o real efeito da vacina e da grande vacinação em que não só Portugal como todo o mundo está a investir para recuperar a vida normal.
E tal torna-se urgente quando surgem notícias sobre o aumento de casos de pessoas que não aparecem nos centros de vacinação para cumprir o agendamento e receber a vacina. Há duas semanas isso já era notícia e hoje ainda o é. Carla Ares, vogal de enfermagem da ACES Cascais, revelou na SIC Notícias que ainda no domingo passado, no centro de vacinação de São Domingos de Rana, a freguesia mais populosa do concelho de Cascais, em mais de 1.900 agendamentos faltaram cerca de 600 pessoas, a maioria jovens nas faixas etárias a rondar os 30 anos.
Não sei se o isolamento é a medida mais pragmática tendo em conta o atual contexto pandémico e de vacinação, mas ao nível da comunicação para com os cidadãos peca na explicação. Explicação essa que tem de ser mais elaborada do que a última em que se invocou o "princípio da precaução".
- 22:42
- O advogado de Luís Filipe Vieira afirmou hoje que o seu constituinte “está a ponderar” retomar as funções como presidente do Benfica e que se mostrou “amargurado” quando soube que Rui Costa tinha assumido a presidência do clube.
-
- 21:00
-
Covid-19. Governo equaciona alargar certificado e teste negativo a atividades encerradas
O Governo está a equacionar alargar o uso de certificado digital ou teste negativo para acesso a outras atividades afetadas pelos encerramentos devido à covid-19, disse hoje o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.
-
- 20:05
-
NBA: Giannis Antetokounmpo é o Shaquille O'Neal 2.0?
As finais da NBA continuam a acontecer o podcast Bola ao Ar desta semana é dedicado a isso mesmo e a um acontecimento insólito do fim de semana: a derrota da seleção olímpica de basquetebol dos EUA, recheada de estrelas, frente à Nigéria.
-
- 17:37
-
Covid-19: OMS alerta para efeitos de celebrações públicas após o Euro
A Organização Mundial da Saúde alertou hoje que pode haver um grande aumento de infeções devido às grandes concentrações depois da final do Campeonato Europeu de futebol, num momento em que a curva de contágios está a subir.
-
- 17:23
-
MAI recebeu inquérito da IGAI sobre atuação da PSP nos festejos da vitória do Sporting
O Ministério da Administração Interna (MAI) recebeu hoje o relatório da Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) sobre a atuação da PSP nos festejos do Sporting como campeão nacional de futebol, estando o documento a ser analisado.
-
- 17:18
-
João Mário rescinde contrato com Inter Milão
O internacional português João Mário acordou a rescisão de contrato com o Inter Milão, com o qual tinha mais um ano de vínculo, anunciou hoje o clube campeão italiano de futebol no seu site oficial.
-
- 17:03
-
Governo britânico confirma alívio de restrições a 19 de julho, mas Boris Johnson admite voltar atrás se a pandemia piorar
Quase todas as medidas de confinamento serão levantadas em Inglaterra em 19 de julho, confirmou hoje o Governo, quando foram registados 34.471 novos casos e 06 mortes de covid-19 nas últimas 24 horas no Reino Unido.
-
- 16:28
-
Número de doentes com fibrose quística com fármacos inovadores já é significativo
A pneumologista Pilar Azevedo, do Hospital Santa Maria, em Lisboa, afirmou hoje que existe um número “muito significativo” de doentes com fibrose quística em tratamento com medicamentos inovadores, notando-se já benefícios na sua qualidade de vida.
-
- 16:13
-
Haiti: O estado falhado na ilha dos escravos
Devastado pela violência da corrupção, por gangues armados e até pela natureza (ciclones e terramotos), com vasta maioria dos 11 milhões de habitantes no sofrimento de absoluta pobreza, o Haiti já era um país com estado falhado e falido antes de, na semana passada, o presidente ter sido assassinado.
-
- 15:20
-
Covid-19: Lisboa e Vale do Tejo regista 344 doentes em enfermaria e 97 em cuidados intensivos, mas há disponibilidade de camas
Os hospitais de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) registam hoje 344 doentes covid-19 internados em enfermaria e 97 em unidade de cuidados intensivos, indicou a Administração Regional de Saúde de LVT (ARSLVT), assegurando a necessária disponibilidade de camas.
-
- 15:18
-
Ai de ti, Haiti
Pouco se fala do país mais pobre do Hemisfério Ocidental; só quando acontece alguma desgraça maior, no meio da desolação permanente. Agora foi o assassinato do Presidente Jovenel Moïse, de 53 anos, por tantos motivos que ninguém sabe se teria sido apenas um ou vários. O mundo cresce e o Haiti esmore
-
- 15:00
-
BE quer impedir empresas com lucros de despedir durante a pandemia
O BE vai apresentar uma proposta para impedir empresas com lucros de despedirem trabalhadores durante o período de pandemia, para impedir uma “operação” que tem como finalidade “baixar os salários” no país, anunciou hoje a coordenadora do partido.
-
- 14:03
-
Covid-19: Internamentos disparam em dia com mais oito mortos e 1782 casos. Incidência ultrapassa 300 casos por 100 mil habitantes
Portugal registou hoje 1.782 novos casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, oito mortos atribuídos à covid-19 e um novo aumento de doentes internados e em cuidados intensivos, referem os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS). Mais 57 pessoas estão internadas em enfermaria, num total de 729, e há mais
-
- 13:45
-
Covid-19: PSP encerrou seis estabelecimentos e registou 40 contraordenações no fim de semana
A PSP encerrou seis estabelecimentos comerciais e registou 40 contraordenações, durante o fim de semana, no âmbito da fiscalização às medidas para combater a pandemia, indicou hoje aquela polícia.
-
- 11:01
-
Bairro da Cruz Vermelha, Lisboa: Esperaram 37 anos e agora é isto
Chamam-lhe "Novo Bairro da Cruz Vermelha", mas os moradores sentem-se enganados. Dizem que a câmara de Lisboa os esqueceu durante 37 anos e agora quer mudá-los para outra freguesia. As casas novas estão longe do que foi prometido e não chegam para todos. Para melhor está bem, para pior já basta assi
-
- 10:16
-
CMVM levanta suspensão das ações da Benfica SAD
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários levantou a suspensão das negociações de ações da Benfica SAD, "na sequência da informação incorporada no mercado".
-
- 08:58
-
CMVM suspende ações da Benfica SAD
As ações da SAD dos encarnados estão suspensas na bolsa de Lisboa pelo supervisor do mercado de capitais, para a "incorporação de informação".
-
- 08:33
-
Rochele Nunes: "O meu principal foco é o ouro, e não tenho dúvidas da minha capacidade de trazer a dourada para casa"
Prata nos Grand Slam de Telavive e Tbilissi, bronze nos Europeus de Lisboa. A judoca Rochele Nunes atravessa um dos melhores momentos da sua carreira desportiva e aponta à dourada em Tóquio. Confiante no seu trabalho e potencial, o mais difícil vai ser conter as emoções enquanto os restantes atletas
-
- 07:46
-
Euro2020: Federação e primeiro-ministro britânico condenam insultos racistas contra jogadores
A Associação Inglesa de Futebol mostrou-se "chocada" e "enojada" pelos comentários racistas nas redes sociais que visaram três jogadores da seleção, uma condenação seguida já hoje pelo primeiro-ministro britânico.
-