A vacina portuguesa e a vacinação dos portugueses
Numa altura em que a vacina contra a covid-19 é notícia todos os dias, e também à boleia da divulgação do Relatório Semanal de Vacinação, sugiro uma pausa no volume noticioso para olharmos para três notícias que hoje merecem especial atenção no que concerne a esta matéria.
1 - 42% da população portuguesa está totalmente vacinada contra a covid-19
Segundo o relatório semanal divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde, mais de 4,3 milhões de pessoas têm a vacinação completa contra a covid-19 em Portugal, o equivalente a 42% da população residente no país.
De acordo com o documento, até domingo 4.337.479 pessoas (42%) tinham completado o esquema vacinal e 6.213.798 (60%) tinham pelo menos iniciado a vacinação.
As regiões do Alentejo e Centro são as que têm o processo de vacinação mais avançado, respetivamente com 49% e 46% da população com a vacinação completa.
Em contrapartida, Algarve e Lisboa e Vale do Tejo continuam a ser as regiões mais atrasadas, com 40% da população em ambas com o ciclo de vacinação concluído.
2 - A vacina portuguesa termina ensaios não clínicos com “elevada segurança e eficácia”
A biotecnológica portuguesa Immunethep anunciou hoje que os ensaios não clínicos da sua vacina contra o coronavírus já terminaram e demonstraram “uma elevada segurança e eficácia” numa infeção letal por SARS-CoV-2.
A empresa sediada em Cantanhede, no distrito de Coimbra, refere que nos ensaios não clínicos foram usados como modelo animal os ratinhos transgénicos k18-hACE2 que, infetados com o coronavírus, desenvolvem uma doença semelhante aos humanos.
Citado no documento, o cofundador e diretor científico da Immunethep afirma que, “através destes ensaios não clínicos e da taxa de sobrevivência de 100% observada, foi possível confirmar a eficácia da vacina em infeções letais por SARS-CoV-2”.
3 - Vacina da Janssen associada a síndrome de Guillain-Barré nos EUA
Os Estados Unidos preparam-se para alertar para uma ligação entre a vacina contra a covid-19 da Janssen e a síndrome de Guillain-Barré, uma doença rara do sistema imunitário que causa inflamação dos nervos e pode levar à dor, dormência, fraqueza muscular e dificuldade em andar.
O aviso, ainda não oficializado, será emitido pela Food and Drug Administration (FDA), a agência governamental responsável pela aprovação da utilização de novos medicamentos, vacinas e outros produtos relacionados com a saúde pública.
De acordo com o The New York Times, que cita fontes familiarizadas com o assunto, a FDA concluiu que as pessoas que receberam a vacina da Janssen, subsidiária da multinacional americana Johnson & Johnson, têm três a cinco vezes mais probabilidades de desenvolver a síndrome de Guillain-Baré. No entanto, segundo reporta a publicação, a ligação entre a doença neurológica rara e a vacina pode ser real, mas o risco parece ser muito pequeno. Dos 12,8 milhões de pessoas que receberam a vacina da Janssen nos Estados Unidos, cerca de 100 podem ter desenvolvido sintomas. A maioria das pessoas afetadas começou a apresentar sintomas duas semanas após a imunização e, na maioria dos casos, o perfil corresponde a homens com mais de 50 anos. Embora os sintomas passem, frequentemente, dentro de semanas, em alguns casos a condição pode causar danos nervosos permanentes.
"A probabilidade de isso acontecer é muito baixa e a taxa de casos relatados excede a incidência sem qualquer intervenção por uma pequena margem" na população em geral, explica a Johnson & Johnson em comunicado.
E porque é que é importante 'bater na mesma tecla'? Falar mais do mesmo tema dos últimos dias? Porque para além das duas primeiras boas notícias e do aviso de que teremos, seguramente, mais conhecimento nos próximos tempos por parte das autoridades de saúde norte-americanas, há outras duas que continuam a ser a base da necessidade de informação: Portugal é o quarto país da União Europeia com mais novos casos diários de infeção e a incidência nos jovens adultos quintuplicou no último mês.
- 21:11
- O Benfica vai realizar ainda este ano eleições para os órgãos sociais, anunciou hoje o clube em comunicado, após reunião da direção 'encarnada'.
-
- 21:08
-
Oficial: Rui Patrício assina pela AS Roma
O guarda-redes internacional português Rui Patrício é o novo reforço da Roma, que pagou 11,5 milhões de euros aos ingleses do Wolverhampton, anunciou hoje o clube da Liga italiana de futebol, que é treinado por José Mourinho.
-
- 20:53
-
Inter Milão considera comunicado do Sporting "gravíssimo e sem fundo de verdade"
O Inter Milão classificou hoje de "inaceitáveis, gravíssimas e sem fundo de verdade" as declarações que constam do comunicado emitido pelo Sporting, relativamente à transferência do futebolista internacional português João Mário para o Benfica.
-
- 20:13
-
"The Crown" e "The Mandalorian" lideram corrida aos Emmy (e a HBO supera a Netflix)
"The Crown" e "The Mandalorian" lideram a corrida para a 73.ª edição dos prémios Emmy de televisão, empatadas nas 24 nomeações, de acordo com o anúncio feito hoje pela Academia de Televisão dos Estados Unidos.
-
- 18:11
-
Benfica e o empate moral
Nas instalações do Estádio da Luz, instalou-se um clima que provém de uma outra categoria ético-futebolística: o empate moral. Rui Costa proclamou-se presidente do Benfica, numa declaração à imprensa com duração inferior à de um vídeo do TikTok.
-
- 17:33
-
Euro2020: UEFA abre processo por incidentes na final de Wembley
A UEFA anunciou hoje ter aberto um procedimento disciplinar contra a federação inglesa de futebol, com base nos incidentes ocorridos na final do Euro2020, disputada no domingo em Londres entre a Inglaterra e a Itália.
-
- 16:36
-
Sporting acusa Inter Milão e João Mário de "expediente" e promete agir
O Sporting disse hoje que irá defender os interesses do clube após a rescisão do Inter Milão e de João Mário, que resultou na ida do jogador para o Benfica, o que considera configurar um caso de "incumprimento".
-
- 15:10
-
Negócio de João Mário pode gerar litígio entre Sporting, jogador e Inter
A transferência do futebolista internacional português João Mário para o Benfica pode desencadear uma contenda jurídica entre Sporting, jogador e os italianos do Inter Milão, disse à agência Lusa o advogado Fernando Veiga Gomes.
-
- 14:06
-
Covid-19: Portugal regista nove mortes e 2.650 novos casos de infeção
Portugal registou hoje 2.650 novos casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2 e nove mortes atribuídas à covid-19, referem os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o boletim epidemiológico, a maioria das infeções volta a ser registada na região de Lisboa e Vale do Tejo, com 1.141 novos casos, o
-
- 13:58
-
Covid-19: Portugal é quarto país da União Europeia com mais novos casos diários de infeção
Portugal passou na última semana de segundo para quarto país da União Europeia (UE) com mais novos casos diários de infeção por SARS-CoV-2 por milhão de habitantes, apesar de ter subido neste indicador.
-
- 13:15
-
João Leão espera primeiro cheque de 2.000 milhões de euros do PRR “possivelmente ainda este mês”
O ministro das Finanças, João Leão, saudou hoje em Bruxelas a aprovação final do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) português, que permitirá a chegada, “possivelmente ainda este mês”, do “primeiro cheque”, de cerca de 2 mil milhões de euros.
-
- 12:19
-
Covid-19: Estado pode garantir 25% dos créditos sob moratória nos setores mais afetados
O Estado pode garantir 25% do crédito sob moratória às empresas dos setores mais afetados pela pandemia que acordem com os respetivos bancos uma reestruturação da dívida após o final das moratórias, em 30 de setembro.
-
- 12:09
-
Conselho Ecofin aprova plano português de 16,6 mil milhões de euros
O Conselho Ecofin aprovou hoje os primeiros 12 planos de recuperação e resiliência (PRR), entre os quais o de Portugal, que nas próximas semanas receberá o primeiro desembolso do 'bolo' global de 16,6 mil milhões de euros.
-
- 11:17
-
Dois ex-presidentes do Tribunal da Relação de Lisboa suspensos de funções
A medida foi aplicada aos magistrados Luís Vaz das Neves e Orlando Nascimento, que ficarão suspensos de funções sem salário.
-
- 11:01
-
França impõe multa de 500 milhões de euros à Google por não compensar meios de comunicação
A Autoridade da Concorrência francesa aplicou hoje à Google uma multa de 500 milhões de euros por não ter negociado de boa fé uma compensação para os meios de comunicação social pela utilização dos seus conteúdos noticiosos, foi anunciado.
-
- 10:31
-
Armando Vara condenado a dois anos de prisão efetiva por branqueamento de capitais
O antigo ministro socialista e ex-administrador da Caixa Geral de Depósitos Armando Vara conheceu hoje a decisão do processo e foi condenado a dois anos de prisão efetiva por branqueamento de capitais.
-
- 08:36
-
Pedro Sousa: "Vão ser uns Jogos diferentes, mas vou procurar aproveitar ao máximo. Será uma semana especial na minha carreira"
Tudo lhe acontece tardiamente. Pedro Sousa entrou na prestigiada lista do ranking ATP, em 2019, aos 31 anos. A poucos dias de completar 33 subiu a número 1 português. No mesmo ano, estreia-se no desfile olímpico em Tóquio. Entrou, via ranking, pela vaga continental e está preparado para a semana mai
-
- 08:22
-
Covid-19: Incidência nos jovens adultos quintuplicou no último mês
Os casos de novas infeções de SARS-CoV-2 têm aumentado em todas as faixas etárias, no entanto, têm sido registadas subidas menos acentuadas nos grupos mais velhos, como resultado da vacinação, enquanto a incidência na faixa dos 20 aos 29 anos verificou uma subida abrupta.
-