As notícias ainda se esquecem das mulheres
Um estudo internacional divulgado hoje mostra que as notícias produzidas em Portugal “continuam a veicular muito estereótipos, sobretudo subtis”, quando retratam e representam as mulheres. “Não há evolução praticamente nenhuma” no que respeita a ouvir mulheres enquanto especialistas ou porta-vozes, assinalou Rita Basílio Simões, coordenadora da participação portuguesa no Global Media Monitoring Project (GMMP), iniciativa da organização não-governamental World Association for Christian Communication.
“Continuamos a ter uma presença muito reduzida de mulheres no papel de especialistas ou porta-vozes. As mulheres aparecem sobretudo como testemunhas oculares, como representando a voz popular, como dando a sua experiência pessoal em relação a determinado assunto, e não como vozes de autoridade”, detalhou, em entrevista à Lusa, via zoom, a propósito do estudo “Who makes the news? [Quem faz as notícias?]”.
O sexto relatório do GMMP, hoje divulgado, baseou-se em dados de 116 países, que analisaram um conjunto de 30.172 histórias disseminadas em jornais, rádios, televisões, ‘sites’ e na rede social Twitter, no mesmo dia. O estudo, que se realiza a cada cinco anos, é a maior análise sobre o retrato e a representação das mulheres nos media e em 2020 foi realizado em Portugal por uma equipa da Secção de Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que dissecou 329 notícias.
Porém, “os números não dizem a história toda” e, quando se analisa melhor, “as mulheres estão mais presentes, mas continuam a desempenhar funções periféricas e não funções que ilustrem um lugar de importância na sociedade”. Por exemplo, as mulheres são sujeito ou fonte de informação em apenas 27 por cento das notícias sobre política e 40 por cento das notícias sobre economia, estando apenas em maioria (52%) nas notícias sociais e legais.
“Desde o início da pandemia, temos mulheres na linha da frente do combate, mas, no entanto, elas acabam por aparecer muito pouco nas notícias”, refere a investigadora. Segundo o estudo, apenas 32% das notícias sobre ciência e saúde têm como sujeito ou fonte uma mulher.
Outro dos destaques para os dados nacionais de 2020 “uma percentagem confortável de produção de notícias por mulheres”. O estudo estima que 57% dos repórteres são mulheres (que atingem o máximo de 84% nas rádios), percentagem que baixa para 27% entre os apresentadores (que atingem o mínimo de 16% também nas rádios).
Nos media tradicionais, as mulheres já são a maioria na produção de ‘hard news’ de política (52%) e economia (77%), mantendo-se o desporto aparte desta tendência de feminização (21%).
Contudo, “quem manda são os homens” e este aumento de mulheres jornalistas não se traduz em mudanças na escolha de fontes (incluindo mais mulheres) ou no tratamento dos temas (dedicando mais atenção à igualdade de género). Ao contrário, ressalva a investigadora, “há muitas oportunidades perdidas, em que as matérias se prestavam a explorar a questão de género, mas esse olhar é negligenciado” por quem produz as notícias.
Para responder à “falta de consciência e sensibilização” dos jornalistas, a equipa portuguesa recomenda formação, para ajudar a “eliminar estereótipos de género” da produção de notícias.
Ao mesmo tempo, apela aos meios de comunicação que equilibrem “a presença de homens e mulheres nas notícias como protagonistas e fontes de informação” e diversifiquem a produção noticiosa, “dedicando mais atenção” às questões de género e direitos das mulheres “em períodos de rotina” e não apenas a propósito de efemérides.
- 23:05
- O Infarmed suspendeu a utilização de um lote de vacinas da Janssen depois do registo de reações adversas no centro de vacinação de Mafra.
-
- 22:34
-
Encontrada mais cocaína no avião onde em fevereiro foram apreendidos 500 kg de droga
Funcionários do aeródromo de Tires, em Cascais, encontraram hoje mais cocaína dentro do avião da empresa portuguesa OMNI onde em fevereiro as autoridades brasileiras detetaram 500 quilos daquela droga, disse à Lusa fonte da infraestrutura aeroportuária.
-
- 22:12
-
Marcelo admite que perdeu "juridicamente", mas venceu politicamente nos apoios sociais
O Presidente da República admitiu hoje que perdeu juridicamente com a decisão do Tribunal Constitucional de declarar inconstitucionais várias normas de diplomas promulgados por si que reforçavam apoios sociais, mas considerou que ganhou politicamente.
-
- 21:35
-
Testes comparticipados disponíveis em mais de 300 farmácias e laboratórios
Os testes rápidos de antigénio (TRAg) à covid-19, no âmbito do regime que prevê a sua comparticipação a 100%, estão disponíveis em 218 farmácias e 87 laboratórios de Portugal continental, anunciou hoje o Ministério da Saúde.
-
- 21:25
-
Brasil. Jair Bolsonaro poderá passar por cirurgia para travar a crise de soluços
O Governo brasileiro informou hoje que o Presidente Jair Bolsonaro fará exames para avaliar uma eventual cirurgia de emergência, tendo o chefe de Estado responsabilizado o ataque à faca que sofreu em 2018 pelos problemas de saúde que enfrenta.
-
- 21:23
-
Ministro da Educação espera que menores possam ser vacinados até setembro
O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, disse hoje que espera que até ao início do próximo ano letivo, em setembro, os alunos mais jovens possam ser vacinados contra a covid-19.
-
- 21:06
-
Recurso ao Constitucional prejudicou "portugueses que deixam de ter apoios", acusa o PSD. Socialistas destacam o "respeito por 'norma-travão'"
O líder do PSD considerou hoje que o recurso ao Tribunal Constitucional (TC), que declarou inconstitucionais várias normas alteradas pelo parlamento de ajudas no estado de emergência, prejudicou "os portugueses que deixam de ter esses apoios".
-
- 20:57
-
Ensino pré-escolar vai ter 1.300 novas vagas no próximo ano letivo
Os estabelecimentos de ensino pré-escolar vão contar com 1.300 novas vagas no próximo ano letivo, indicou hoje o ministro da Educação, explicando que a medida pretende ajudar a mitigar desigualdades agravadas pela pandemia.
-
- 20:14
-
PRO.VAR quer fim dos autotestes e quer unidades de saúde à porta dos restaurantes
A PRO.VAR - Associação Nacional de Restaurantes pediu hoje, no Porto, ao Governo a eliminação imediata dos autotestes à covid-19 e quer unidades fixas e móveis de saúde à porta dos restaurantes a fazer testes PCR.
-
- 20:10
-
"A Constituição não permite um governo de Assembleia". Executivo reage à decisão do Constitucional
Constitucional deu razão a Costa em várias normas dos apoios sociais, chumbando o reforço aprovado pela oposição na Assembleia da República e ratificada pelo presidente.
-
- 19:44
-
Constitucional dá razão ao Governo em parte do pedido de fiscalização sobre apoios sociais
O Tribunal Constitucional (TC) considerou hoje inconstitucionais várias normas alteradas pelo parlamento relativas ao apoio no estado de emergência e no âmbito da suspensão da atividade letiva e não letiva, que tinham sido promulgadas pelo Presidente da República.
-
- 18:52
-
Ministério da Educação vai reforçar sanções por inflação de notas
O Ministério da Educação vai rever e reforçar o quadro sancionatório a aplicar nos casos relacionados com irregularidades na atribuição de notas aos alunos, revelou hoje o ministro Tiago Brandão Rodrigues.
-
- 18:50
-
Floresta amazónica está a tornar-se uma fonte de CO2, diz estudo
As alterações climáticas e a desflorestação estão a fazer com que a Amazónia emita CO2, em vez de absorver, uma grande transformação para este ecossistema crucial na limitação do aquecimento global, segundo um estudo hoje divulgado.
-
- 18:34
-
Covid-19: Indicadores propostos pela Ordem dos Médicos para matriz de risco já são considerados nas decisões, diz Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde garantiu que os indicadores propostos hoje pela Ordem dos Médicos para a matriz de risco já são considerados nas decisões sobre pandemia e remeteu eventuais alterações para depois da próxima reunião do Infarmed.
-
- 18:02
-
Cartão Vermelho: John Textor, pioneiro dos hologramas e efeitos especiais, é fanático por futebol
O empresário norte-americano John Textor, que chegou a acordo com José António dos Santos para comprar 25% do capital social da Benfica SAD, é um pioneiro de tecnologias holográficas e efeitos especiais “fanático por futebol”.
-
- 17:24
-
Livros para o verão: será que É Desta Que Leio Isto?
Chegou o verão e com ele estão a chegar as férias, a altura do ano que muitos aproveitam para pôr as leituras em dia. O É Desta Que Leio Isto aproveita a ocasião para um novo desafio, a leitura de um de quatro livros sugeridos por uma convidada muito especial: a biblioterapeuta Sandra Barão Nobre.
-
- 16:16
-
Tem 40 anos (ou mais) e ainda não foi vacinado contra a Covid-19? Pode dirigir-se a um centro de saúde sem agendar marcação
A confirmação foi dada pela task force da vacinação contra a Covid-19. A modalidade “casa aberta” já se encontra disponível a quem tem 40 anos ou mais — basta não ter sido infetado nos últimos seis meses.
-