Missão “impossível”: a retirada de todos até ao final do mês
Há uma semana que os checkpoints são comuns em vários pontos de Cabul e são a maneira que os talibã têm de controlar quem entra e sai, isto uma semana depois de terem conquistado o poder e declararem a fundação do Emirado Islâmico do Afeganistão, levando milhares a correr para o aeroporto em busca de um “porto seguro” – onde a situação se agrava de dia para dia.
Apesar do vai-e-vem de aviões, o chefe da diplomacia europeia já alertou que vai ser impossível concluir a retirada de todos os estrangeiros ocidentais e colaboradores afegãos até final do mês."É matematicamente impossível", disse Josep Borrell.
E apontou que a Europa "não tem capacidade militar para ocupar e assegurar o controlo do aeroporto militar, os talibãs vão assumir o controlo" quando os seis mil militares norte-americanos e britânicos deixarem o aeroporto a 31 de agosto.
Os Estados Unidos requisitaram 18 aviões comerciais, com caráter de emergência, a seis companhias aéreas para ajudar na missão de transportar norte-americanos e refugiados afegãos que já foram retirados de Cabul e que se encontram agora noutros países da região. Os aviões civis não são autorizados a aterrar no Afeganistão e, por isso, vão seguir para o Qatar, Bahrein e Emirados Árabes Unidos.
O anúncio da Defesa norte-americana surge depois de a França ter solicitado aos EUA que permitam e facilitem a retirada dos cidadãos dos países aliados e de todos os afegãos cujas vidas corram perigo em Cabul. Nas últimas 24 horas, cerca de 3.800 pessoas foram transportadas em 38 voos.
Hoje mais sete afegãos morreram no aeroporto de Cabul, subindo assim para 20 o número de vítimas mortais no local, no meio do caos dos que tentam fugir desde a tomada de poder pelos talibã. Continua a intensificar-se a pressão para que as forças militares prolonguem a sua presença no Afeganistão para lá da data-limite.
“Trágica, perigosa e desnecessária”. Estas foram as palavras de Tony Blair para descrever a retirada das forças aliadas do Afeganistão, defendendo que o Reino Unido tem a "obrigação moral" de permanecer no país até terminar o resgate dos que querem fugir.
O Reino Unido anunciou que vai acelerar a retirada de britânicos e afegãos da cidade e afirmou que apoiará uma eventual decisão dos Estados Unidos de adiar a data de retirada militar do Afeganistão para o resgate de civis.
Já os EUA pediram aos cidadãos norte-americanos que evitem deslocar-se ao aeroporto, devido a "potenciais ameaças à segurança". Em causa estará o aumento do risco de eventuais ataques terroristas. O assessor para a Segurança Nacional do Presidente dos Estados Unidos admitiu que no aeroporto de Cabul a ameaça “é real e persistente”.
Hoje, também o Presidente da República se referiu à situação no Afeganistão. Pediu respeito pelos direitos das minorias e apelou que no futuro é “fundamental garantir os direitos nacionais dos países da coligação, daqueles que trabalharam com esses países, dos refugiados e tem de haver uma política comum de apoio aos refugiados e é preciso (...) ter a certeza de que há garantia dos direitos humanos, dos direitos das mulheres, dos direitos das minorias”.
“Acho que tem de haver uma clarificação daquilo que é a situação do poder político num estado que é soberano ou dessa constituição com que poder político, com que forças envolvidas, para que possa haver uma solução estável que a comunidade internacional respeite e, que pelo seu turno, não seja um albergue de terroristas e que respeite os direitos humanos”.
Já o ex-presidente Donald Trump acusou Biden de "incompetência grosseira" na "retirada falhada", elogiando os talibãs, que considerou "grandes negociadores" e "combatentes duros".
“Isto não deveria ter acontecido. Tudo o que ele tinha de fazer era deixar os soldados no local até que todos estivessem fora – os nossos cidadãos, as nossas armas – e depois bombardear as bases”, disse Trump, durante um comício no Alabama.
Enquanto se discute na Europa o acolhimento de refugiados do país, Putin, por sua vez, disse que não vai receber afegãos, justificando que não tem intenção de acolher extremistas islâmicos mascarados de refugiados: “Isto é crucial para a nossa segurança e está diretamente relacionado com os nossos cidadãos. Daí ser um dos nossos objetivos prioritários, inclusivamente para o Ministério dos Negócios Estrangeiros. Não queremos que militantes nos cheguem disfarçados de refugiados. Tudo faremos para que haja estabilidade no Afeganistão, em parceria com os nossos parceiros, incluindo os ocidentais”.
Boris Johnson informou também que vai convocar para a próxima terça-feira uma reunião "urgente" do grupo dos sete países mais ricos do mundo (G7) sobre a situação no país, por considerar “vital que a comunidade internacional trabalhe junta para conseguir retiradas seguras, prevenir uma crise humanitária e apoiar o povo afegão”.
Os talibã anunciaram uma ofensiva para a conquista da província de Panshir, a única região que nunca conseguiram controlar desde a década de 1990, e que é conhecido como um reduto contrário aos talibãs. A guerra pode estar só a começar e, nesta altura, os afegãos temem o regresso ao período mais crítico do regime e milhares continuam à espera de uma oportunidade de fuga junto ao aeroporto internacional.
- 22:39
- Os adeptos do Nice invadiram hoje o relvado quando a sua equipa vencia o Marselha por 1-0, na terceira jornada da I Liga francesa de futebol, provocando a interrupção do encontro aos 74 minutos.
-
- 21:29
-
Afeganistão: Resistência prepara-se para "luta a longo prazo" contra talibãs
Os talibãs, no poder no Afeganistão, anunciaram hoje uma grande ofensiva contra a única região que ainda não controlam, o vale Panchir, no nordeste de Cabul, há muito conhecido como um reduto contrário aos talibãs.
-
- 20:35
-
Portugal perde com Senegal no Mundial de futebol de praia
Portugal sofreu hoje a primeira derrota no Mundial de futebol de praia, que se está a disputar em Moscovo, ao perder com o Senegal (5-3), que já garantiu o apuramento para os quartos de final.
-
- 20:35
-
Covid-19: França regista mais internamentos e menos mortes
França registou nas últimas 24 horas uma subida no número de pessoas hospitalizadas e uma descida em novos casos de infeção e mortes em consequência da covid-19, revelaram as autoridades de saúde.
-
- 20:35
-
Juventus desperdiça vantagem em jogo em que Cristiano Ronaldo começou no banco
Uma 'trapalhada' do guarda-redes Szczesny 'tirou' hoje vitória à Juventus na visita à Udinese, com o polaco a tentar fintar um adversário e a permitir o 2-2, em jogo da Série A italiana de futebol.
-
- 20:05
-
FC Porto empata com Marítimo e perde primeiros pontos na I Liga
O FC Porto perdeu hoje os primeiros pontos na edição 2021/22 da I Liga portuguesa de futebol, ao empatar a um golo em casa do Marítimo, em jogo da terceira jornada.
-
- 17:26
-
Morreu o músico Don Everly, da dupla Everly Brothers, aos 84 anos
O músico Don Everly, da dupla Everly Brothers, dos anos 1950, morreu no sábado aos 84 anos, noticiou o jornal Los Angeles Times.
-
- 17:15
-
Tottenham de Nuno Espírito Santo vence em 'confronto' de treinadores portugueses
Um golo de grande penalidade ainda nos instantes iniciais deu hoje ao Tottenham, de Nuno Espírito Santo, a segunda vitória na Liga inglesa de futebol, à 'custa' do Wolverhampton, de Bruno Lage, num duelo de portugueses.
-
- 17:09
-
Incêndios: Fogo em Salvaterra de Magos em fase de resolução
O incêndio que lavra desde a tarde hoje em Salvaterra de Magos está em fase de resolução, disse à agência Lusa o comandante Hélder Silva, do Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém.
-
- 16:48
-
Centenas de afegãos manifestam-se em Paris pela criação de corredor humanitário
Centenas de afegãos manifestaram-se hoje em Paris para reivindicar ações políticas que agilizem as evacuações do Afeganistão e a criação de um corredor humanitário, numa altura em que existe no país asiático a ameaça de perseguições pelo regime talibã.
-
- 16:34
-
G7 reune-se terça-feira para debater situação no Afeganistão
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, informou hoje que vai convocar para a próxima terça-feira uma reunião "urgente" do grupo dos sete países mais ricos do mundo (G7) sobre a situação no Afeganistão.
-
- 15:50
-
Sismo com magnitude 2,2 na escala de Richter registado na ilha Terceira
Um sismo com magnitude 2,2 na escala de Richter foi registado hoje na ilha Terceira às 12:32 (13:32 em Lisboa), informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
-
- 14:39
-
Internamentos e casos ativos aumentam num dia com nove mortos e 2.112 novos casos
O número de internados — quer em enfermaria, quer nos cuidados intensivos — voltou a subir em Portugal, num dia em que o número de casos ativos voltou a disparar.
-
- 14:11
-
Afeganistão: Estados Unidos ordenam o uso imediato de 18 aviões comerciais para retirar afegãos
O Pentágono ordenou hoje o recurso, com caráter de emergência, a 18 aviões comerciais dos Estados Unidos da América (EUA) para o transporte de afegãos retirados de Cabul.
-
- 13:02
-
“Fui dos primeiros a pô-la e serei dos últimos a tirá-la". Marcelo defende o fim do uso da máscara em meados de setembro
O Presidente da República defendeu hoje o fim obrigatório do uso da máscara só em meados de setembro e apelou aos jovens para se vacinarem contra a covid-19 antes do início do ano letivo.
-
- 12:51
-
Quase quatro horas de espera nas chegadas do aeroporto de Lisboa devido à greve do SEF
O tempo de espera no controlo de fronteira do aeroporto de Lisboa, nas chegadas de voos do espaço nāo-schengen, atingiu esta manhã as 3:43, segundo fonte oficial da ANA - Aeroportos de Portugal, devido à greve no SEF.
-
- 12:06
-
Mais de 40 palestinianos feridos nos confrontos de sábado na Faixa de Gaza
Mais de 40 palestinianos ficaram feridos no sábado, incluindo uma criança, em confrontos na fronteira que separa Israel da Faixa de Gaza, segundo as autoridades sanitárias, enquanto o exército israelita relatou um ferido grave nas suas fileiras.
-
- 11:43
-
Cinco palavras catalãs que fazem cócegas
Quando olhamos para as línguas próximas, são as pequenas diferenças que nos deixam com um sorriso na boca, como se nos fizessem cócegas. Façamos a experiência com cinco palavras catalãs. É uma forma de viajar neste mês de férias...
-
- 11:28
-
França pede aos Estados Unidos que permaneçam em Cabul o tempo necessário
A França quer que os Estados Unidos permitam e facilitem a evacuação dos cidadãos dos países aliados e de todos os afegãos cujas vidas corram perigo de Cabul, prolongando a operação no aeroporto com maior coordenação.
-
- 10:42
-
Reino Unido apoiará eventual adiamento da retirada militar do Afeganistão
O Reino Unido apoiará uma eventual decisão dos Estados Unidos de adiar a data de retirada militar do Afeganistão, prevista para 31 de agosto, para resgatar civis, disse hoje o secretário da Defesa britânico.
-
- 10:09
-
Microssatélites estão a ser um problema para a qualidade do céu, avisa a astrónoma Teresa Lago
Os microssatélites estão a ser um problema para a qualidade do céu noturno, ao limitarem a observação de corpos celestes distantes por serem muito mais luminosos, alertou hoje a astrónoma Teresa Lago.
-
- 08:11
-
Afeganistão: Sete afegãos morreram esmagados no caos do aeroporto de Cabul
Sete civis afegãos morreram esmagados na multidão perto do aeroporto internacional de Cabul, no meio do caos dos que tentam fugir da tomada de poder pelos talibãs, revelaram forças militares britânicas.
-
- 08:08
-
Afeganistão. Norte-americanos instados a evitar aeroporto de Cabul por ameaças à segurança
Os cidadãos norte-americanos no Afeganistão devem evitar deslocar-se ao aeroporto de Cabul, devido a "potenciais ameaças à segurança", instou a Embaixada dos Estados Unidos naquele país, no sábado.
-
- 08:07
-
Furacão Henri põe fim a concerto em Nova Iorque com Paul Simon e Bruce Springsteen
O furacão Henri, que se aproxima da costa leste dos EUA, obrigou as autoridades a interromper um concerto com milhares de pessoas no Central Park, em Nova Iorque, em que deveriam atuar Paul Simon e Bruce Springsteen, entre outros.
-