Máscara ao ar livre? Pode cair a lei, mas fica a recomendação
Atualmente, ainda está em vigor a lei da Assembleia da República que, desde 27 de outubro, obriga ao uso máscaras na via pública. No entanto, o fim desta obrigatoriedade na rua e em espaços exteriores está prevista para o próximo dia 12, depois de, na segunda-feira, fonte da bancada parlamentar do PS ter afirmado que o partido não vai propor no parlamento a sua renovação. Também o PSD assumiu uma posição semelhante e, em declarações à TSF, o presidente do Grupo Parlamentar do PSD, Adão Silva, afirmou que só um agravamento súbito da pandemia impediria os sociais-democratas de defender o fim das máscaras na rua.
Entre a população, também as pessoas já se foram habituando ao vírus e adotando, por iniciativa própria, um aligeiramento de certas medidas.
E se em 2020 várias vezes nos foi apresentada a ideia de que "70%" da população vacinada seria uma meta a atingir para alcançarmos a imunidade de grupo e recuperarmos alguma normalidade no dia-a-dia, hoje sabemos que com o novo coronavírus e as suas variantes as coisas não são assim tão lineares e os "70%" foram apenas mais uma meta a alcançar na resposta à pandemia. Porém, as vacinas são um poderoso aliado, contribuindo para que, mesmo havendo infeções, estas tenham consequências menos graves a curto e longo prazo. Agora, com 85% da população (8.759.684 milhões de pessoas) a residir em Portugal com pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19 e 78% (7.941.747) já com as duas doses é expectável que as medidas de prevenção, como a utilização de máscara na via pública, vão sendo ajustadas progressivamente — tanto que o PSD já tinha apresentado em agosto um requerimento que pedia a audição dos especialistas no parlamento.
Foi na sequência desse requerimento que Graça Freitas foi hoje ouvida – acompanhada pelo diretor do Departamento da Qualidade na Saúde da DGS, Válter Fonseca, e o chefe de Divisão de Epidemiologia e Estatística da DGS. No entanto, foi logo no início da audição que a deputada social-democrata Sandra Pereira disse que a intenção do partido era ouvir o grupo de peritos que intervém nas reuniões do Infarmed e não a DGS. Contudo, a audição prosseguiu e a DGS reiterou que não se opõe ao fim lei, mas, mesmo que a máscara deixe de ser obrigatória na via pública, a DGS continua a recomendar o uso de máscara em algumas situações.
"A transmissão indireta do vírus é por acumulação de aerossóis e obviamente essa via é muito menos eficaz no exterior do que no interior. De qualquer maneira a recomendação vai no sentido de que em aglomerados e em contextos especiais a máscara deve ser utilizada", disse hoje a diretora-geral, dando ainda como exemplos em que se justifica o uso da máscara no recreio nas escolas, eventos mesmo que exteriores e situações de mobilidade em "cidades em que há aglomerados populacionais".
"Isso, obviamente, poderá constituir uma exceção, uma recomendação diferente, porque permite o contacto direto e próximo entre pessoas e, portanto, permite a transmissão" do vírus.
Neste sentido, a diretora-geral da Saúde referiu que a norma sobre o uso de máscara será atualizada — não adiantando quando, mas salienta que haverá uma ou várias campanhas para poder contemplar as exceções perante os aglomerados. E relembrou que "cada um de nós deve, apesar de tudo, continuar a ser portador de uma máscara e em caso de necessidade deve colocá-la".
Importante também é evitar o risco de novos confinamentos e, por isso, com o Outono e o Inverno por perto, mesmo que a lei caia na segunda-feira, há esta recomendação que se mantém.
- 19:25
- A Associação de Medicina Geral e Familiar saudou hoje o regresso dos profissionais às suas unidades com a desativação dos centros de vacinação, mas apelou para que estes sejam informados das novas tarefas para que “tudo corra sem sobressaltos”.
-
- 19:19
-
EUA: Estátua simbólica do passado esclavagista derrubada na Virginia
Após vários anos de tensões centradas no passado esclavagista dos Estados Unidos, o mais importante monumento apontado como um símbolo racista no país foi hoje derrubado na Virginia: a gigantesca estátua do general Lee, comandante dos sulistas.
-
- 19:16
-
PAN quer alargar luto parental de cinco para 20 dias
O PAN entregou hoje no parlamento um projeto de lei com o objetivo de alargar de cinco para 20 os dias em que os pais podem faltar justificadamente ao trabalho na sequência da morte de um filho.
-
- 18:38
-
Talibãs vão proibir mulheres de praticar desporto por não ser "necessário"
As mulheres afegãs, incluindo a equipa feminina de cricket do país, vão ser proibidas de praticar desporto, segundo avançou um membro da comissão cultural dos talibãs.
-
- 17:47
-
Greve dos trabalhadores da Docapesca parou lotas nacionais, segundo o sindicato
A greve de hoje dos trabalhadores da Docapesca paralisou todas as lotas nacionais, dado que a adesão foi quase total, de acordo com informação do sindicato que a convocou.
-
- 16:58
-
"As pessoas querem mesmo ver o céu". Astroturismo cresce e conquista portugueses
A procura por atividades turísticas que utilizam o céu noturno como principal recurso está a crescer em Portugal, com a "bandeira" da sustentabilidade e sem incomodar os residentes, e até os portugueses já se deixaram conquistar.
-
- 16:31
-
HBO Max chega à Europa em outubro mas Portugal tem de esperar até 2022
A plataforma de ‘streaming’ HBO Max chega à Europa em outubro, mas só a alguns países, com Portugal a ter de esperar pelo próximo ano, foi hoje anunciado.
-
- 15:17
-
Covid-19: Portugal regista mais dez óbitos e 1.778 casos confirmados. Internamentos e incidência descem
Portugal registou nas últimas 24 horas mais 1.778 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e 10 mortes atribuídas à covid-19, com menos 29 pessoas internadas com a doença. A taxa de incidência de infeções nos últimos 14 dias desceu em relação a segunda-feira, com o índice de transmissibilidade (
-
- 14:25
-
Carlos Queiroz é o novo selecionador de futebol do Egito
O treinador português Carlos Queiroz é o novo selecionador do Egito, sucedendo a Hossam El-Badry, nove meses após ter deixado o comando técnico da Colômbia, anunciou hoje a Federação Egípcia de Futebol nas redes sociais.
-
- 13:56
-
Chega vai recorrer do pedido do Ministério Público para invalidar atos do partido
O partido Chega vai recorrer do pedido do Ministério Público, feito ao Tribunal Constitucional (TC), para invalidar todos os atos desde o seu congresso de Évora, em 2020, anunciou hoje o líder, André Ventura.
-
- 12:59
-
Um julgamento que "faz sentido" apesar das memórias "assustadoras" para parisienses e visitantes
O início do processo dos atentados do 13 de novembro de 2015 em Paris trouxe hoje à porta do Palácio de Justiça da capital francesa um dispositivo de segurança fora do comum que captou a atenção de turistas e parisienses.
-
- 10:42
-
Funcionária do SEF constituída arguida depois de auxiliar um dos irmãos iraquianos suspeitos de terrorismo
A mulher terá usado a sua posição para passar documentos que permitiram a um dos dois irmãos iraquianos suspeitos de ter pertencido ao Daesh permanecer em Portugal. A Polícia Judiciária já andava a vigiar a funcionária e a investigação contou com a colaboração do SEF.
-
- 10:20
-
DGS alerta que máscara deve continuar a ser usada em "aglomerados populacionais e contextos especiais"
A Direção-Geral da Saúde recomenda o uso de máscara em aglomerados populacionais, eventos em espaços exteriores e no recreio nas escolas, disse hoje a diretora-geral, Graça Freitas.
-
- 09:34
-
Reaberto arranha-céus na China que oscilou por três vezes
O SEG Plaza, arranha-céus da cidade de Shenzhen, no sudeste da China, que tremeu repetidamente em maio, vai poder voltar a “funcionar normalmente”, a partir de hoje, informou o Governo local.
-
- 07:47
-
Ser mulher é perigoso
Aqui mesmo, neste “país de brandos costumes”, e com uma regularidade ímpar, as mulheres são agredidas. Violadas. Mortas.
-
- 06:54
-
Pelo menos 41 mortos e 80 feridos em incêndio em prisão na Indonésia. Há uma vítima portuguesa
Pelo menos 41 reclusos morreram e 80 ficaram feridos num incêndio num dos módulos da superlotada prisão de Tangerang, nos arredores de Jacarta, disseram hoje as autoridades.
-
- 06:20
-
Julgamento dos atentados de Paris "aguardado pelas vítimas", mas vai reavivar traumas
O processo que começa hoje no Palácio de Justiça de Paris é "muito aguardado" pelas vítimas, segundo advogados ouvidos pela agência Lusa, mas pode também ter um impacto negativo nas pessoas afetadas pelos atentados terroristas na capital francesa.
-
- 06:17
-
Viaja de transportes públicos na Área Metropolitana de Lisboa? Cartão Navegante vem substituir Lisboa Viva
A Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) lança hoje, quarta-feira, o novo cartão Navegante em todos os operadores de transportes da Área Metropolitana de Lisboa, anunciou a entidade gestora pública.
-
- 06:04
-
Pelo menos um morto após sismo de 7,1 no sudeste do México
Um sismo de magnitude 7,1 na escala aberta de Richter abalou na terça-feira à noite o sudeste do México e causou pelo menos um morto, anunciaram as autoridades mexicanas.
-
- 05:52
-
Universidade Católica quer formar médicos dedicados e com vocação
No primeiro curso de Medicina numa faculdade privada é preciso demonstrar vocação para entrar, a prática começa logo no primeiro ano e o objetivo do diretor, António Medina de Almeida, é que, no final, saiam de lá médicos dedicados.
-