Medidas, orientações e recomendações
António Costa, na quarta-feira, afirmou que Portugal está a "poucas semanas" de dar "a pandemia como controlada", ao garantir que a maioria da população está imunizada, mas deixou o apelo — relembrando que a pandemia não acabou — a que se mantenha o uso da máscara, o distanciamento físico, a higienização das mãos, bem como o cumprimento das regras "fundamentais para prevenir e manter a pandemia sob controlo".
Mas hoje no briefing do Conselho de Ministros ficámos a saber que o Governo não vai acabar já com todas as restrições, já que quer discutir a próxima fase do desconfinamento numa nova reunião com os peritos do Infarmed.
"Já temos neste momento mais de 85% da população com uma dose da vacina e, conhecendo os calendários entre vacinas, é fácil perceber que no final deste mês se atingirá essa meta dos 85% da população vacinada [com duas doses]. A intenção do Governo é que se realize uma nova reunião do Infarmed para debater este novo patamar e as medidas que se devem aprovar neste momento, sendo claro que viveremos com medidas obrigatórias e com recomendações da DGS relativamente a algumas matérias e esse é um enquadramento com que viveremos a partir de outubro", disse Mariana Vieira da Silva.
Sobre o fim das medidas de combate à covid-19, a ministra frisou que "não podemos, neste momento, assumir que existirá o fim total das restrições", já que não é possível "declarar o fim da pandemia". No entanto, explica, o nível de vacinação atingido "permite aliviar algumas dessaNs restrições", sendo ainda assim necessário "um debate técnico" antes de divulgar as orientações.
A governante salientou ainda que as recomendações da DGS vão influenciar decisões sobre o uso de máscara, cuja obrigatoriedade de utilização nos espaços públicos cessa formalmente já no próximo domingo, aguardando assim as recomendações da DGS. "Deixando de ser uma obrigação o uso de máscara na rua, o que teremos são recomendações das situações em que esse uso deve continuar. Antes da aprovação da lei já era assim, havia uma recomendação antes de se tornar obrigatória por lei", relembrou.
No que diz respeito à indefinição em torno da utilização da máscara de proteção no recreio das escolas, a ministra remeteu o esclarecimento das dúvidas para o Ministério da Educação e para a DGS: "O referencial é conhecido e cabe agora à DGS e ao Ministério da Educação dar resposta às dúvidas".
Ora, o dito referencial recomenda, pois, que "qualquer pessoa com 10 ou mais anos de idade, em espaços interiores (como supermercado, farmácia, lojas ou estabelecimentos comerciais, transportes públicos) ou exteriores como parques, jardins, ruas), deve utilizar máscara comunitária certificada ou máscara cirúrgica".
Nos estabelecimentos de ensino, a medida aplica-se apenas a partir do 2.º ciclo do ensino básico, independentemente da idade dos alunos, segundo refere a DGS, e nas crianças com idade entre 6 e 9 anos, e para todas as que frequentam o 1.º ciclo do ensino básico independentemente da idade, a utilização de máscara comunitária certificada ou máscara cirúrgica é "fortemente recomendada”.
Com a não renovação da lei e muitos alunos a partir dos 12.º anos vacinados, muitos pensavam que os jovens poderiam abandonar as máscaras nas escolas, mas afinal nos recreios é para manter, ou pelo menos essa é a recomendação da DGS.
Quanto à utilização de máscara na via pública para a generalidade, a DGS veio hoje informar que tal passará a ser "facultativo", com exceções de situações que reúnam aglomerados de pessoas em que passa a ser recomendada, indo ao encontro do que foi referido pela diretora-geral, Graça Freitas, em audição parlamentar.
"A Orientação relativa à utilização de máscaras, que está a ser revista, irá no sentido de deixar de recomendar a utilização universal de máscaras no exterior, que poderá ser utilizada de forma facultativa".
A DGS salienta que "serão consideradas situações especiais, nomeadamente aglomerados previsíveis ou potenciais de pessoas, contextos específicos e situações clínicas particulares. Nestes casos, a máscara irá ser recomendada".
Aguardamos, assim, novas recomendações.
- 22:30
- O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, baixou hoje o tom em relação às ameaças que fez ao poder judiciário na terça-feira e atribuiu essas polémicas declarações ao "calor do momento, assegurando que não teve "intenção de agredir" os poderes.
-
- 22:20
-
Covid-19: Máscara obrigatória e vacinação é "altamente recomendável". As orientações do Governo para o ensino superior
O Governo divulgou hoje as orientações às instituições do ensino superior, destinadas a assegurar “condições seguras” para atividades presenciais no próximo ano letivo e estipulando a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção contra a covid-19.
-
- 21:08
-
Pedro Pichardo vence triplo salto na final da Liga Diamante
O português Pedro Pichardo venceu hoje o triplo salto da final da Liga Diamante, que hoje se disputou em Zurique, com um salto de 17,70 metros, repetindo o sucesso conseguido em 2018.
-
- 20:11
-
PRR: Ministério da Agricultura anuncia abertura de primeiros avisos
A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, anunciou hoje a abertura dos primeiros avisos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a mitigação e adaptação às alterações climáticas, segundo um comunicado.
-
- 19:11
-
Cientistas alertam: sem dinheiro e pessoal, as áreas marinhas protegidas só existem no papel
A maior parte das áreas marinhas protegidas (AMP) só o são no papel, alertaram hoje dezenas de investigadores num guia publicado na revista Science, defendendo que sem dinheiro e pessoal, não estão realmente a proteger nada.
-
- 18:53
-
DGS está a rever orientação sobre máscaras que passam a ser facultativas
A Direção-Geral da Saúde (DGS) esclareceu hoje que o uso de máscaras no exterior passa a ser facultativo, com exceções de situações que reúnam aglomerados de pessoas em que passa a ser recomendada.
-
- 18:46
-
Medina admite avaliar "soluções de governabilidade" caso não tenha maioria absoluta
O cabeça de lista socialista à presidência da Câmara de Lisboa e atual líder do município, Fernando Medina, admitiu hoje procurar "soluções de governabilidade" caso volte a vencer as autárquicas sem maioria absoluta.
-
- 17:27
-
Noronha Lopes exclui nova candidatura à presidência do Benfica
O gestor João Noronha Lopes excluiu hoje voltar a candidatar-se à presidência do Benfica, nas eleições marcadas para 09 de outubro, anunciou o antigo vice-presidente das ‘águias’ entre 2000 e 2001.
-
- 16:54
-
Fisco alerta contribuintes para circulação de nova mensagem fraudulenta
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou hoje para a existência de um novo email fraudulento que está a ser enviado a contribuintes em seu nome, onde lhes é pedido que ‘validem’ as ‘contribuições’ relativamente a processo executivos.
-
- 16:52
-
Marcelo promulga aumento do subsídio de risco das polícias. Fica "aquém", mas "é um ponto de partida"
O Presidente da República promulgou hoje o diploma do Governo que aumenta o subsídio de risco das forças de segurança para 100 euros, reconhecendo que ficou "aquém das expectativas" dos sindicatos, mas que é "um ponto de partida".
-
- 14:57
-
Norma da DGS recomenda testagem de funcionários das creches
A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou hoje uma norma sobre as condições de funcionamento das creches no atual contexto de desconfinamento, que prevê um rastreio à covid-19 a todos os funcionários, independentemente de estarem vacinados.
-
- 14:49
-
Covid-19: Portugal regista mais 10 mortes e 1.408 casos confirmados. Internamentos continuam a descer
Portugal registou nas últimas 24 horas mais 1.408 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e 10 mortes atribuídas à covid-19, com nova redução nos internamentos.
-
- 13:57
-
Cerca de 200 estrangeiros deixam Cabul na primeira retirada desde saída dos norte-americanos
Cerca de 200 estrangeiros abandonam hoje Cabul num avião em direção ao Qatar, pela primeira vez desde a saída dos soldados norte-americanos do Afeganistão no final de agosto, indicou fonte próxima da operação em Doha.
-
- 13:21
-
Decisões de países sobre terceira dose de vacina “bem compreendidas” por regulador da UE
A Agência Europeia de Medicamentos disse hoje que decisões dos países da União Europeia (UE) de avançarem para doses de reforço das vacinas contra a covid-19, nomeadamente a grupos vulneráveis como defendido em Portugal, são “bem compreendidas” pelo regulador.
-
- 12:26
-
“Estou a recuperar bem”, diz o "rei" Pelé após operação a um tumor no cólon
O antigo internacional brasileiro Pelé, considerado um dos melhores futebolistas de sempre, afirmou hoje que está a recuperar bem de uma operação a um tumor no cólon, efetuada no sábado, num hospital de São Paulo, no Brasil.
-
- 11:27
-
INSA está a recrutar grávidas para estudo sobre exposição ao mercúrio
O Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) está a recrutar mulheres grávidas para um estudo europeu que visa avaliar a exposição ao mercúrio das gestantes e desenvolver recomendações específicas para o consumo de peixe durante a gravidez.
-
- 11:13
-
Nove roubos sob ameaça de faca marcam a madrugada na Baixa do Porto
Três jovens consumaram nove roubos sob ameaça de faca, hoje de madrugada, na Baixa do Porto, segundo indícios recolhidos pela PSP, que deteve os três suspeitos.
-
- 06:19
-
Na Califórnia, 2.977 bandeiras homenageiam vítimas do 11 de Setembro
Como homenagem às vítimas dos ataques de 11 de Setembro de 2001, 2.977 bandeiras estão a ser colocadas no campus de uma universidade na Califórnia, EUA.
-