Jorge Sampaio: "homem bom" e referência para a democracia
Jorge Fernando Branco Sampaio, ex-presidente da República, morreu esta sexta-feira aos 81 anos. Estava internado no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, por insuficiência respiratória, desde o dia 27 de agosto.
Nascido em Lisboa em 18 de setembro de 1939, foi um dos protagonistas da crise académica do início dos anos 60, que gerou um longo e generalizado movimento de contestação estudantil ao Estado Novo, e como advogado defendeu presos políticos durante a ditadura.
Na política, fez quase tudo o que podia fazer. Eleito líder do Partido Socialista, em 1989, foi o primeiro líder partidário a candidatar-se à Câmara Municipal de Lisboa, tendo sido reeleito em 1993. Foi chefe de Estado entre 1996 e 2006. Depois de Belém, continuou a dedicar-se a causas: foi nomeado enviado especial para a Luta contra a Tuberculose e foi alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações. Atualmente, era presidente da Plataforma Global para os Estudantes Sírios, fundada pelo próprio em 2013.
No dia 26 de agosto, exatamente no dia anterior ao seu internamento, anunciou que a Plataforma estaria a preparar um reforço do programa de emergência de bolsas de estudos e oportunidades académicas para jovens afegãs.
É também a Jorge Sampaio que devemos a autoria do lema "25 de Abril, sempre!", criado durante uma comissão interpartidária das comemorações da data, numa tentativa de se celebrar em conjunto.
“Ainda não estava no PS nessa altura e, dentro desse grupo de independentes, fizemos reuniões com o PC e com os tais amigos, e eu sugeri para o 25 de Abril que a única coisa que se podia dizer era '25 de Abril, sempre!'”, contava há dois anos.
Jorge Sampaio deixa uma profunda marca política, mas também humana, que é evidenciada pelas várias reações a esta perda. As principais figuras políticas nacionais foram unânimes, recordando-o como um "homem bom", um “estadista” e um lutador pela liberdade e pelos direitos humanos.
Em comunicado, o Conselho de Ministros destaca Jorge Sampaio como “uma personalidade incontornável da vida política portuguesa” e o Governo decretou três dias de luto nacional, entre sábado e segunda-feira, e o Presidente da República promulgou o decreto.
O Presidente da República recordou Jorge Sampaio como “um homem bom” e destacou a sua luta pela “liberdade na igualdade”, apelidando-o de “furacão ruivo” pelo seu empenho no movimento estudantil dos anos 60.
A partir das 10h10 de sábado, as cerimónias fúnebres terão início e o corpo de Jorge Sampaio será levado para o antigo Museu dos Coches (Picadeiro Real de Belém). O velório público será das 12h às 23h e, antes disso, haverá uma paragem em frente Câmara de Lisboa, para uma homenagem.
No domingo, a cerimónia fúnebre terá início às 11h00, com discursos da família e das três mais altas figuras do Estado Português - primeiro-ministro, presidente da Assembleia da República e Presidente da República.
Hoje Portugal não perdeu apenas um antigo Presidente da República, perdeu um “homem bom”, uma referência da democracia e um defensor de causas sociais e humanas.
- 20:17
- O BCP vai fazer um despedimento coletivo de 62 trabalhadores, segundo uma mensagem do presidente executivo aos funcionários do banco, a que a Lusa teve acesso.
-
- 19:17
-
Ensino superior: Candidatos ultrapassam os 64 mil após reforço de vagas
O número final de candidatos ao ensino superior público ultrapassa os 64 mil, após o reforço das vagas inicialmente disponibilizadas, indicou hoje o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
-
- 19:15
-
Autárquicas: Candidato do Livre à Câmara do Porto apresenta queixa na CNE contra TVI24
A candidatura do Livre à Câmara do Porto apresentou hoje uma queixa na Comissão Nacional de Eleições (CNE) contra a TVI24 por ter excluído o seu candidato do debate televisivo, considerando que tal foi uma “clara violação da igualdade”.
-
- 19:07
-
Sindicatos convocam greve no BCP contra despedimento de 80 trabalhadores
Os sindicatos dos bancários convocaram hoje greve para o BCP em protesto contra o despedimento coletivo de 80 trabalhadores, mas a data da paralisação só será anunciada na próxima semana, afirmam em comunicado.
-
- 18:45
-
Jorge Sampaio: Assembleia da República realiza sessão evocativa na quarta-feira
A Assembleia da República realizará na quarta-feira uma sessão evocativa do antigo Presidente da República, que morreu hoje em Lisboa.
-
- 18:15
-
Velório de Jorge Sampaio no sábado, no antigo Museu dos Coches, e funeral no domingo, no Mosteiro dos Jerónimos
Já são conhecidos os pormenores quanto ao funeral do antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que morreu hoje aos 81 anos. O velório público acontece entre as 12h00 e as 23h de sábado e o funeral tem lugar às 11h00 de domingo.
-
- 18:14
-
Como relata a imprensa internacional a morte de Jorge Sampaio?
A imprensa estrangeira noticiou hoje a morte do antigo Presidente da República Jorge Sampaio, aos 81 anos, descrevendo-o como “uma das mais proeminentes figuras políticas da sua geração” e destacando os cargos desempenhados na ONU após os mandatos presidenciais.
-
- 17:59
-
Confinamento na Ásia força nova paragem de produção na Autoeuropa
A Autoeuropa vai fazer nova paragem de produção, de 18 a 21 de setembro, devido à falta de semicondutores, que resulta do confinamento em diversas fábricas do continente asiático, dada a covid-19.
-
- 17:56
-
Perto de 90 mil vacinados faltaram à segunda dose. Task force pede que utentes recorram à "Casa Aberta"
A task force que coordena o Plano de Vacinação contra a Covid-19 alertou hoje 90 mil pessoas que já receberam a primeira dose da vacina faltaram à segunda, apelando a que retifiquem esta situação ao recorrer à modalidade “Casa Aberta”.
-
- 17:36
-
DGS esclarece normas quanto a utilização de máscaras nas escolas. Documento de agosto continua em vigor
A Direção-geral de Saúde (DGS) emitiu hoje um esclarecimento sobre a utilização de máscaras nas escolas, referindo que o documento divulgado em agosto se mantém em vigor.
-
- 17:34
-
Espanha regista 4.440 novos casos e 72 mortes nas últimas 24 horas
A Espanha registou 4.440 novos casos de infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, tendo o Ministério da Saúde espanhol também notificado mais 72 mortes atribuídas à doença desde quinta-feira.
-
- 16:53
-
Líderes de partidos cancelam ações de pré-campanha dos líderes, PCP mantém
Os partidos com representação parlamentar cancelaram hoje as ações de pré-campanha para as eleições autárquicas das suas lideranças devido à morte de Jorge Sampaio, com exceção do PCP, que adequará as ações com "sobriedade e respeito".
-
- 16:43
-
MotelX: Tens estômago para estes filmes?
Os convidados desta semana do podcast Acho Que Vais Gostar Disto foram o João Monteiro e o Pedro Souto, organizadores do festival de cinema de terror MotelX, que esta semana está a decorrer em Lisboa.
-
- 15:51
-
Ambientalistas denunciam fuga de água radioativa em central espanhola, mas proprietário desmente
O Movimento Ibérico Antinuclear (MIA) denunciou hoje a existência de uma fuga de água "altamente radioativa" na central nuclear de Cofrentes, situada na província espanhola de Valência, mas o proprietário diz que não houve impactos ambientais ou de segurança.
-
- 15:39
-
Rei de Espanha vai estar presente nas cerimónias fúnebres de Sampaio
O rei de Espanha, Felipe VI, vai estar presente nas cerimónias fúnebres do antigo Presidente da República Jorge Sampaio, disse hoje à Lusa fonte de Belém.
-
- 15:32
-
Sampaio: Conselho de Ministros decreta luto nacional e cerimónias fúnebres de Estado
O Conselho de Ministros aprovou hoje, por via eletrónica, o decreto que declara luto nacional entre sábado e segunda-feira pela morte do ex-Presidente da República Jorge Sampaio, e a realização de cerimónias fúnebres de Estado.
-
- 13:41
-
Animais estão a mudar para se adaptarem ao aumento da temperatura do planeta
As espécies de animais de sangue quente estão a sofrer alterações fisiológicas, os bicos das aves e as orelhas de alguns mamíferos estão a crescer numa tentativa de regular a temperatura corporal devido ao aquecimento do planeta.
-