“Jorge Sampaio, sempre”, e 11 de setembro nunca mais
É mau quando um dia nasce para se assinalar uma tragédia — é ainda pior quando são duas.
Primeiro, a esperada: duas décadas depois daquele fatídico 11 de setembro de 2001, relembramos hoje os ataques terroristas que abalaram o mundo, e mais especificamente a maior superpotência global.
No estertor da Guerra Fria, da qual saíram os EUA vitoriosos face à derrocada da União Soviética, o século XXI, em que alguns apregoaram trazer o “fim da história” com a estabilidade de uma nova ordem global, deu início a uma nova: a da “Guerra contra o Terror” e de novas e intermináveis intervenções no Médio Oriente (com todas as consequências que tal implicou, do Daesh ao recente regresso dos talibãs ao poder), mas também de um novo medo, de que o dito ocidente não mais viveria sem olhar por cima do ombro (como os ataques em Londres, Madrid e Paris, entre outros exemplos, o comprovariam).
Quatro aviões: dois que mandaram abaixo as Torres Gémeas, um que atingiu o até então inexpugnável Pentágono e outro que podia ter atingido a Casa Branca ou o Capitólio, mas que um grupo valente de passageiros fez despenhar num descampado na Pensilvânia. Ao todo, 2.977 mortos, uma nação em luto e o resto do globo ora em choque, ora com regozijo.
Para assinalar a data, foram várias as homenagens, mas a mais sentida sem dúvida terá sido no centro de Nova Iorque, o dito Ground Zero, onde a mortalidade foi maior. O Presidente norte-americano, Joe Biden, ladeado por vários dos seus antecessores, entre eles Barack Obama e Bill Clinton, cumpriu um minuto de silêncio. Foram ouvidos os nomes de todas as vítimas e os sinos tocaram para assinalar cada um dos trágicos acontecimentos do dia 11 de setembro.
Alguns recordam a data como se fosse ontem, outros ainda não eram nascidos e vieram ao mundo numa nova era. O jornalista que escreve este texto faz parte do primeiro grupo, ainda que, na altura, demasiado novo para conseguir processar as implicações do que aconteceu — um bocadinho mais que os cinco anos de Samantha, que foi forçada a coexistir com o terror. As décadas seguintes tratariam de retificá-lo, mas a verdade é que ainda hoje nenhum de nós consegue avaliar por completo as consequências.
Têm sido várias as tentativas, todavia. Da parte do SAPO24, tivemos uma conversa entre Simone Duarte — jornalista que, no fatídico dia, se encontrava em Nova Iorque e acabou a fazer o direto do horror pela TV Globo — e os “nossos” cronistas Francisco Sena Santos e José Couto Nogueira, cada um assinando um artigo para assinalar a efeméride.
Hoje, com os seus planeadores ora mortos, ora indefinidamente presos, à espera de julgamento, a ferida permanece aberta e os acontecimentos recentes no Afeganistão trataram de recordá-lo.
Mas, regressando ao início, este não foi o único infortúnio a assinalar este sábado. Jorge Sampaio perdeu ontem a vida depois de 82 anos, mas foi hoje que se celebrou a sua vida, com velório com honras de estado a percorrer Lisboa: da Câmara Municipal, que liderou entre 1990 e 1995, ao Picadeiro Real, junto ao Palácio de Belém, que ocupou enquanto Presidente da República de 1996 a 2006.
Estivemos no local, vimos o desfilar de figuras de Estado, personalidades públicas, figuras políticas e cidadãos comuns a dar o seu adeus a Sampaio. Uma frase destaca-se: “Jorge Sampaio, sempre”, dita por António Guterres, atual secretário-geral da ONU e “compagnon de route” de Sampaio há décadas, evocando o célebre “25 de Abril, sempre”, cunhado pelo ex-presidente.
À esquerda e à direita, praticamente todo o espectro político nacional foi prestar homenagem, o que não surpreende, dado o caráter consensual de Sampaio — mas a dar destaque, terá de ser para o bispo timorense Ximenes Belo, tendo viajado com a restante comitiva para agradecer o contributo de Jorge Sampaio para "a independência de Timor".
Foi apenas às 23:00 da noite que o Picadeiro Real fechou portas ao público, mas o cerimonial continua amanhã: pelas 11:00, Sampaio receberá uma homenagem nacional no Mosteiro dos Jerónimos, e o seu caixão partirá depois para o cemitério do Alto de São João.
Sendo as virtudes que teve em vida diametralmente opostas às motivações que levaram aos atentados que marcam o dia de hoje, numa coisa têm os dois em comum: jamais serão esquecidas.
- 21:33
- Um adepto foi detido antes do clássico entre Sporting e FC Porto, da quinta jornada da I Liga de futebol, enquanto outro ficou ferido, devido a uma queda no estádio, disse hoje à Lusa fonte policial.
-
- 21:08
-
Cineasta francesa Audrey Diwan vence Leão de Ouro de Veneza com segunda longa-metragem
O filme "L'événement", da realizadora francesa Audrey Diwan, venceu o Leão de Ouro de melhor filme, o prémio máximo do Festival Internacional de Cinema de Veneza, que hoje encerra a 78.ª edição.
-
- 20:51
-
Chile homenageia Salvador Allende no 48.º aniversário do golpe militar de Pinochet
Organizações sociais, associações de direitos humanos e partidos políticos assinalaram hoje os 48 anos do golpe de Estado que derrubou o Presidente do Chile Salvador Allende e impôs a sangrenta ditadura liderada pelo general Augusto Pinochet (1973-1990).
-
- 20:41
-
Sporting e FC Porto empatam e ficam a quatro pontos do líder Benfica
Sporting e FC Porto empataram hoje 1-1 no clássico da quinta jornada da I Liga portuguesa de futebol e ficaram a quatro pontos do líder Benfica. Jogo foi marcado por um grande golo de Luis Díaz e pelos muitos cartões mostrados pelo árbitro.
-
- 19:57
-
Benfica segura liderança I Liga com goleada no terreno do Santa Clara
O Benfica segurou hoje a liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer por 5-0 no terreno do Santa Clara, somando a quinta vitória noutros tantos jogos na competição.
-
- 19:47
-
Morreu o antigo reitor da Universidade de Évora Manuel Ferreira Patrício
O antigo reitor da Universidade de Évora (UÉ) Manuel Ferreira Patrício morreu hoje, aos 82 anos, revelou a academia alentejana.
-
- 18:53
-
Mychael Judge, a vítima “01-00001” do 11 de Setembro pode vir a ser santo
A primeira vítima identificada do 11 de Setembro de 2001 chamava-se Mychal F. Judge. Era franciscano e capelão dos bombeiros de Nova Iorque.
-
- 17:40
-
Milhares de pessoas nas ruas de Barcelona pela independência da Catalunha
Milhares de pessoas participam hoje na manifestação pela independência da Catalunha, em Barcelona, que marca o regresso das mobilizações de rua interrompidas em 2020 pela pandemia, embora com menor afluência do que nos anos anteriores.
-
- 17:30
-
Avião da TAP partiu com destino a Washington mas teve de regressar a Lisboa devido a "razões técnicas"
A transportadora aérea adiantou que o incidente foi provocado por “razões técnicas” mas que o avião aterrou sem problemas no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, três horas depois de levantar voo.
-
- 17:07
-
Ximenes Belo presente no velório de Jorge Sampaio agradece contributo para a causa timorense
O bispo Ximenes Belo agradeceu hoje o contributo de Jorge Sampaio para "a independência de Timor", dizendo estar "triste e comovido" com a morte do antigo Presidente da República português.
-
- 16:33
-
11 de setembro: EUA lembram mortos no Afeganistão em cerimónia no Pentágono
A cerimónia para recordar as 184 vítimas do ataque contra o Pentágono em 11 de setembro de 2001 serviu também para recordar os 2.461 sodados norte-americanos que morreram no Afeganistão, durante os 20 anos de conflito.
-
- 15:51
-
Bastaram 46 minutos para Ronaldo faturar no regresso a Old Trafford. Bruno Fernandes também fez gosto ao pé
O internacional português marcou ao final da primeira parte no jogo frente ao Newcastle no seu primeiro jogo depois de regressar ao Manchester United, repetindo depois a dose aos 62 minutos. O outro português em campo, Bruno Fernandes, também se inscreveu na lista de marcadores com um golaço.
-
- 14:04
-
Covid-19: Portugal regista mais 10 mortes e 1 223 casos confirmados. Nova redução nos internamentos em enfermaria e aumento em UCI
De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal registou nas últimas 24 horas mais 1 223 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e 10 mortes atribuídas à covid-19. Estão hoje internadas 552 pessoas com covid-19, menos 17 do que na sexta-feira. Já em unidades de
-
- 13:46
-
11 de setembro: Minutos de silêncio marcam os momentos em que aviões embateram nas Torres
A cerimónia que assinala em Nova Iorque o 20.º aniversário dos ataques de ‘11 de setembro’ começou hoje com um minuto de silêncio no memorial de Manhattan, local das torres gémeas do World Trade Center (WTC).
-
- 11:28
-
“Jorge Sampaio, sempre”. Homenagens no adeus ao antigo chefe de Estado, presidente da Câmara de Lisboa e "amigo"
O cortejo e as cerimónias fúnebres de Estado do antigo Presidente da República Jorge Sampaio vão poder ser acompanhados pela população em vários momentos e locais de Lisboa, entre sábado e domingo.
-
- 10:01
-
O que é que muda o rumo da História?
Considera-se que há quatro grandes períodos da História: Pré-História, Antiguidade (Oriental e Clássica), Idade Média, Moderna e Contemporânea. Contudo, hoje, talvez já seja tempo de actualizar esta classificação.
-
- 09:57
-
"O nosso 11 de setembro não acabou". Dos Estados Unidos ao Afeganistão, uma conversa sobre estes (e os próximos) 20 anos
Ambos viveram em Nova Iorque em épocas diferentes. A 11 de setembro de 2001, Simone Duarte estava na redação da TV Globo, a alguns quarteirões do World Trade Center. José Couto Nogueira, que vivera quase uma década na Grande Maçã, estava em Lisboa, colado às imagens que a televisão mostrava. Francis
-
- 00:02
-
Da "princesa guerreira" ao "presidente da câmara da América", estas são as personalidades que o 11 de Setembro não deixa esquecer
Os atentados de 11 de setembro de 2001 tiveram como principais protagonistas as 2.977 vítimas mortais dos 19 terroristas, mas também deram a conhecer ao mundo personalidades como Rudolph Giuliani ou Condoleeza Rice.
-
- 00:00
-
A cronologia do dia de todos os ataques
Os Estados Unidos foram alvo de um ataque coordenado e cuidadosamente planeado pela organização ‘jihadista’ Al-Qaeda há 20 anos, que atingiu símbolos do poder económico e militar do país, e matou quase 3.000 pessoas.
-
- 00:00
-
11 de Setembro: Um ataque terrorista em direto para chocar o mundo
No pior atentado terrorista de sempre, com quase 3.000 mortos, a Al-Qaeda atacou o coração da principal potência mundial há 20 anos, e “empurrou” os Estados Unidos para a sua guerra convencional mais longa, no Afeganistão.
-
- 00:00
-
As explosões, os destroços, as cinzas e a procura pelos desaparecidos. O 11 de Setembro em fotografias
No dia 11 de setembro de 2001, os EUA e o mundo assistiram em direto pelas televisões à destruição das Torres Gémeas do World Trade Center em Nova Iorque, num ataque que também atingiu o Pentágono, perto de Washington. Passaram 20 anos e as imagens destes momentos — e dos dias que se seguiram — cont
-