Depois da despedida àquele que “nunca quis ser herói", vem aí uma semana de regressos
Domingo arrancou com a despedida final a Jorge Sampaio. O luto nacional, sentido desde a fatídica má notícia que se soube na sexta-feira de manhã, teve hoje como expressão a sessão de homenagem ao ex-Presidente da República no Mosteiro dos Jerónimos e a cerimónia fúnebre no Cemitério do Alto de São João.
No primeiro momento, muitos assistiram de fora, através de um ecrã gigante, os discursos efetuados nos Jerónimos e as peças interpretadas em honra de quem viveu a amar a música.
António Costa recordou um “vigilante defensor da democracia", Eduardo Ferro Rodrigues lembrou que na política também se fazem amigos e o que partiu “vai perdurar e inspirar muitas gerações”, Marcelo Rebelo de Sousa destacou Sampaio pelo seu amor por “Portugal pela fragilidade" e vaticinou-o como um dos "maiores", que "nunca quis ser herói, mas foi".
Já os filhos de Sampaio, Vera e André, falaram num “homem bom, atento e disponível, para quem as pessoas contavam acima de tudo, não as pessoas em geral, mas cada pessoa com nome e rosto” e, enquanto político, “popular sem ser populista, sempre próximo sem nunca banalizar a proximidade, que foi estadista e simultaneamente cidadão comum, que foi amado sem gostar de ser venerado”.
Foram eles que acompanharam a mãe, Maria José Ritta, até ao Alto de São João onde se deram as derradeiras despedidas públicas — na retina fica o momento emocional em que Marcelo Rebelo de Sousa devolveu a bandeira que envolvia o caixão do estadista à lutuosa e esta beijou-a.
Mas se este domingo foi de despedida, a semana que se segue traz retornos, alguns bastante menos bem-vindos que outros.
Sinal de que o verão pode estar a caminhar em passos largos para o seu fim, uma depressão vai abater-se sobre Portugal, trazendo massas de ar quentes; o que é que isso significa? Chuva, muita, de tal maneira que tanto o Instituto Português do Mar e da Atmosfera como a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil lançaram hoje alertas quanto ao risco de cheias — o aviso é especialmente direcionado para as regiões que vão desde Lisboa até ao Algarve, percorrendo toda a costa.
Mas além da chuva, outro sinal de que as férias chegaram ao fim é o regresso às aulas. Esta semana, mais de um milhão de alunos regressam às aulas. Apesar do país contar já com um plano de vacinação avançado e da prevista redução de restrições avizinhar-se, os estudantes regressam às escolas com regras semelhantes às do ano passado: há corredores de circulação, os alunos continuam a estar apenas com os colegas da sua “bolha” e mantém-se a obrigatoriedade do uso de máscara — esta, de resto, deixa de ser obrigatória na rua a partir desta segunda-feira, mas é recomendada em aglomerados e mantém-se mandatória em espaços fechados.
Já olhando para os bares e as máquinas automáticas os alunos poderão notar diferença — recorde-se que passou a ser proibida a venda de alimentos prejudiciais à saúde, como folhados, batatas fritas ou refrigerantes. Mas não serão apenas as guloseimas em falta: também muitos docentes estarão ausentes, já que este regresso às aulas coincide com a greve de professores e pessoal não docente anunciada pelo Sindicato de Todos os Professores (STOP), a decorrer entre 14 e 17 de setembro.
De resto, a falta de professores poderá não resumir-se a estes quatro dias: os sindicatos vêm a alertar que, apesar do esforço do Governo em fazer as colocações precocemente, não acautelou nem o aumento de professores reformados nem as potenciais baixas médias. Além disso, prevê-se que haverá disrupções causadas pela transferência de competências para os municípios — muitos poderão não ter verbas, alertam algumas vozes, para as matérias que cairão no seu colo.
Todo este cenário desenha-se num ano absolutamente fulcral para a educação nacional. Afinal de contas, trata-se do arranque do Plano 21/23 Escola+, pensado pelo Ministério da Educação para recuperar as aprendizagens atrasadas ou perdidas devido à pandemia até 2023. No entanto, diretores e professores queixam-se de não ter havido este ano um novo reforço das equipas. Ou seja, vão precisar de fazer mais com o mesmo que já tinham.
- 21:51
- O português José Mourinho celebrou hoje o milésimo jogo da sua carreira como treinador principal de futebol com o 638.º triunfo, ao comando da Roma, na receção ao Sassuolo (2-1), para a terceira jornada da Serie A.
-
- 19:37
-
Portugal sagra-se tricampeão da Liga Europeia de futebol de praia
A seleção portuguesa de futebol de praia ainda apanhou um susto, mas conquistou a hoje a Superfinal da Liga Europeia, pela oitava vez, a terceira consecutiva, ao vencer a Bielorrússia, na final, por 7-4, na Figueira da Foz.
-
- 19:19
-
Verstappen penalizado por acidente com Hamilton no Grande Prémio de Itália de F1
O holandês Max Verstappen (Red Bull) foi hoje penalizado com três lugares na grelha de partida da próxima corrida do Mundial de Fórmula 1, devido ao acidente com o britânico Lewis Hamilton, hoje, em Itália.
-
- 18:15
-
Jorge Sampaio: O herói que nunca o quis ser
91 cavalos fizeram Guarda de Honra à charrete que transportou a urna do antigo chefe de Estado do Museu dos Coches ao Mosteiro dos Jerónimos. Cerimónia nos Claustros reservada a 300 convidados. Escutou-se Mozart, a Orquestra Sinfónica Portuguesa e o Coro do Teatro Nacional São Carlos, leu-se Jorge d
-
- 18:10
-
Proteção Civil alerta para risco de cheias a partir de segunda-feira em Lisboa e a sul
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou hoje para o risco de cheias e inundações na Grande Lisboa e Setúbal, assim como no Algarve, face às previsões de chuva forte e persistente a partir de segunda-feira.
-
- 17:52
-
Homem morto a tiro hoje de madrugada no Cais do Sodré em Lisboa
Um homem foi morto a tiro hoje de madrugada no Cais do Sodré, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte da Polícia de Segurança Pública. O atirador encontra-se em fuga.
-
- 17:15
-
Morreu Abimael Guzmán, guerrilheiro e fundador do grupo maoísta Sendero Luminoso
O líder histórico da derrotada guerrilha maoísta peruana Sendero Luminoso, Abimael Guzmán, morreu aos 86 anos na prisão de segurança máxima onde cumpria pena de prisão perpétua por terrorismo desde 1992, informou o seu advogado.
-
- 16:52
-
João Almeida em 14.º nos Europeus de ciclismo, Colbrelli sagra-se campeão
O ciclista João Almeida foi 14.º classificado na prova de fundo de elite dos Europeus de estrada, que hoje terminaram em Trento (Itália), cotando-se como o melhor representante português na corrida vencida pelo italiano Sonny Colbrelli.
-
- 15:54
-
Ricciardo vence GP de Itália e dá primeiro triunfo à McLaren na F1 desde 2012
O australiano Daniel Ricciardo (McLaren) venceu hoje o Grande Prémio de Itália, 14.ª prova do Mundial de Fórmula 1, dando o primeiro triunfo à equipa britânica desde o Grande Prémio do Brasil de 2012.
-
- 15:23
-
De que são feitas as ondas de rádio?
Usamo-las para ouvir vozes e música à distância — e para aguentar as viagens de carro. Mas as ondas de rádio são feitas de quê?
-
- 15:01
-
Covid-19: Máscaras deixam de ser obrigatórias na rua mas são recomendadas em aglomerados
O uso de máscara no exterior deixa de ser obrigatório a partir de segunda-feira, 318 dias depois, passando a ser facultativo e recomendado em algumas situações, como os aglomerados de pessoas.
-
- 14:54
-
Tempo "muito instável" e períodos de chuva forte a partir de segunda-feira. Risco de cheias rápidas em meios urbanos
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), “são expectáveis precipitações localmente fortes, com impactos significativos, em particular em meios urbanos, onde há risco de cheias rápidas, e na circulação rodoviária”.
-
- 14:20
-
Covid-19: Portugal regista mais oito mortes e 911 casos confirmados. Internamentos em enfermaria registam subida
De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal registou nas últimas 24 horas mais 911 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e oito mortes atribuídas à covid-19. Hoje internadas 569 pessoas com covid-19, mais 17 do que no sábado. Em unidades de cuidados intens
-
- 14:11
-
Covid-19: Governo britânico renuncia ao certificado de vacinação
O Governo do Reino Unido anunciou hoje ter renunciado ao projeto que previa a introdução do certificado de vacinação para aceder a locais muito frequentados em Inglaterra, considerando-o "supérfluo" devido ao sucesso da campanha de vacinação contra a covid-19.
-
- 14:08
-
Miguel Oliveira termina GP de Aragão de MotoGP em 14.º, Bagnaia vence
O piloto português Miguel Oliveira (KTM) terminou hoje na 14.ª posição o Grande Prémio de Aragão de MotoGP, 13.ª prova do Campeonato do Mundo de velocidade de motociclismo, vencido pelo italiano Francesco Bagnaia (Ducati).
-
- 11:52
-
Presidente da Câmara de Paris anuncia candidatura à Presidência francesa
A presidente da Câmara de Paris, a socialista Anne Hidalgo, anunciou hoje a candidatura às presidenciais francesas de 2022.
-
- 11:15
-
Papa alerta para surtos de ódio e antissemitismo
O Papa Francisco advertiu hoje para os surtos de ódio e antissemitismo que estão a surgir na Europa e noutros locais, durante o encontro com líderes cristãos e judeus no seu primeiro ato da visita a Budapeste.
-
- 11:00
-
O Adeus a Jorge Sampaio: as homenagens ao "homem bom", um "herói", "generoso e inspirador"
Funeral de Jorge Sampaio realizou-se este domingo com honras de Estado. Um longo aplauso marcou a paragem do cortejo fúnebre de Jorge Sampaio junto ao Palácio de Belém, Lisboa, residência oficial do Presidente da República, cargo que ocupou entre 1996 e 2006. Também à chegada aos Jerónimos foi aplau
-
- 10:56
-
Após ordem de Biden, EUA tornam públicos documentos do 11 de Setembro que potencialmente implicam a Arábia Saudita
As autoridades norte-americanas tornaram hoje públicos os documentos do FBI que reforçam as suspeitas de implicação do Governo saudita nos atentados do 11 de Setembro, sem, no entanto, fornecer as provas que esperavam os familiares das vítimas.
-
- 10:36
-
Talibãs permitem que mulheres continuem a estudar mas segregadas e com ‘hijabs’
As mulheres no Afeganistão podem continuar a estudar em universidades, inclusive em níveis de pós-graduação, mas as salas de aula serão segregadas por género e a veste islâmica será obrigatória, disse hoje fonte governamental.
-
- 09:41
-
Diretores queixam-se que plano de recuperação de aprendizagens começa sem reforço de equipas
O plano de recuperação de aprendizagens perdidas durante a pandemia de covid-19 arranca agora, mas professores e diretores dizem que não houve um reforço de recursos para este ano letivo.
-
- 09:38
-
Aulas arrancam com falta de professores e funcionários, alertam sindicatos
Sindicatos de profissionais de educação alertam para a falta de docentes e funcionários e dizem que se irá sentir já no início do ano letivo, que será também marcado pela transferência de competências das escolas para as autarquias.
-
- 09:36
-
Mais de um milhão de alunos regressam às aulas com corredores de circulação e uso de máscara, mas sem doces
Cerca de 1,2 milhões de alunos do ensino obrigatório começam esta semana as aulas, que arrancam com uma greve anunciada num ano marcado pelo início do plano de recuperação de aprendizagens ainda em ambiente de pandemia de covid-19.
-
- 08:13
-
Taiwan: Tufão Chanthu causa fortes perturbações nas ligações rodoviárias e fornecimento de eletricidade
A costa leste de Taiwan está hoje a registar ventos e chuvas fortes devido ao tufão Chanthu, com perturbações nas ligações rodoviárias e no fornecimento de eletricidade, mas sem afetar diretamente a ilha.
-