Um país sem mulheres no governo e com intérpretes em risco
A 15 de agosto, os talibãs conquistaram Cabul, concluindo uma ofensiva iniciada em maio, quando começou a retirada das forças militares norte-americanas e da NATO, que se encontravam no país desde 2001, na sequência do combate à Al-Qaeda após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001.
Desde essa data que se deram mudanças — e hoje foi conhecida a restante formação do governo. Zabihullah Mujahid, porta-voz dos talibãs, fez saber que foram nomeados vários ministros — e não há qualquer ministra ou um ministério feminino.
Assim, a lista divulgada indica que os talibãs não foram influenciados pelas críticas internacionais e que estão a aplicar uma linha dura, apesar das promessas iniciais de inclusão e defesa dos direitos das mulheres.
Com o avançar dos dias — e porque o Afeganistão não fica esquecido pela Europa, que mantém uma "presença mínima" em Cabul para conseguir continuar a ajudar — a União Europeia continua focada nas operações de retirada de cidadãos europeus do Afeganistão e no apoio à população local, já que estão em "especial situação de vulnerabilidade e precisam de proteção humanitária internacional", declarou o ministro dos Negócios Estrangeiros português.
Embora não tenha sido detalhado o número de cidadãos naturais da Europa que estão no Afeganistão e que precisam de ser retirados, Santos Silva frisou que "nas últimas avaliações que se fizeram, havia para cima de 1.500 cidadãos nacionais europeus (…) e também para cima de 1.500 cidadãos afegãos que haviam trabalhado com as forças internacionais e as instituições europeias". Desta forma, "pode ter havido alguns desenvolvimentos desde essa avaliação, mas nenhuma destas duas operações pode ser dada como completa".
Do lado do Reino Unido, que também tem sido parte ativa nesta retirada de cidadãos do país, chegou hoje a informação quanto a uma revelação "acidental" que pode colocar muita gente em risco: foram divulgados endereços eletrónicos de intérpretes afegãos que querem fugir para o país.
Depois de Londres reconhecer que deixou para trás centenas de afegãos elegíveis que deveriam ter sido embarcados na retirada coletiva feita apressadamente após o regresso dos talibãs ao poder, a BBC informou que um e-mail enviado por uma equipa do ministério da Defesa incluiu, por engano, os endereços de mais de 250 pessoas, deixando-as expostas. Muitos destes e-mails incluíam a fotografia dos profissionais.
Um intérprete disse à BBC que "este erro pode custar a vida dos intérpretes, sobretudo daqueles que permanecem no Afeganistão". Para tentar perceber o que aconteceu, um porta-voz do ministério da Defesa disse que "foi aberta uma investigação sobre a violação de informações da equipa de Política de Assistência para a Relocação de Afegãos". Contudo, o sucedido já está a ser considerado como uma "ação de negligência criminosa".
Com o Afeganistão cada vez mais fechado numa bolha, a ONU vai deixando o alerta. Pela voz de António Guterres ouviu-se esta terça-feira que "o mundo nunca enfrentou tantas ameaças".
O antigo primeiro-ministro português sublinhou, assim, que a paz e o respeito pelos direitos humanos estão a faltar, como se pode ver no caso do Afeganistão. Mas não só: Etiópia, Myanmar, Sahel, Iémen, Líbia, Síria e Haiti também vivem situações semelhantes. No fim de contas, são locais onde "tantos foram deixados para trás" — mas há sempre qualquer coisa a fazer para inverter a situação.
- 19:23
- Mais de 8,5 milhões de pessoas já têm a vacinação completa contra a covid-19, o que faz com que Portugal esteja a dois pontos percentuais de atingir a meta de 85% da população totalmente vacinada.
-
- 19:21
-
Galp ainda não apresentou plano obrigatório de descontaminação dos solos de Matosinhos
O ministro do Ambiente disse hoje que a Galp é obrigada a apresentar um programa para a descontaminação dos solos da refinaria de Matosinhos, Porto, e de um projeto para o desmantelamento da unidade industrial, o que ainda não fez.
-
- 18:45
-
Ana Cristina Moisão: "Não faz sentido tomar decisões sobre a vida das pessoas e deixá-las fora do debate"
Serpa é uma das 31 câmaras municipais que nunca mudou de mãos. Mas os comunistas têm vindo a perder peso, e nas últimas legislativas o PS já conseguiu mais votos do que o PCP. Agora, Ana Cristina Moisão, do Chega, promete vir baralhar ainda mais as contas.
-
- 18:45
-
João Palma: "O PRR, aqui para o Alentejo e para a nossa região, é um PRRzinho"
João Palma, independente, é o candidato da CDU à câmara de Serpa, uma das poucas no país que nunca mudou de mãos. E tem uma particularidade, muitas contas de Facebook ou Twitter têm mais seguidores do que o número de habitantes do concelho, 13.768.
-
- 17:36
-
Eletricidade: Ministro do Ambiente garante que preço para as famílias não vai aumentar
O ministro do Ambiente garantiu hoje que não haverá aumento de preço da eletricidade para os consumidores domésticos do mercado regulado em 2022 e haverá uma redução de pelo menos 30% na tarifa de acesso às redes para os industriais.
-
- 17:34
-
António Costa usa trabalhadores como combustível para a campanha
O primeiro-ministro é um sobrevivente político, mas as últimas semanas poderão denunciar que o instinto de António Costa já foi mais refinado.
-
- 17:22
-
ONU: Marcelo lembra Sampaio e reitera apoio às prioridades de Guterres
O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa ,reiterou o "total apoio" de Portugal às prioridades de António Guterres como secretário-geral das Nações Unidas e lembrou o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, pela sua atividade no acolhimento de refugiados. Num discurso em que também defendeu a
-
- 16:15
-
Polícia procura namorado da 'influencer' Gabrielle Petito, enquanto prossegue autópsia do corpo encontrado
Gabby Petito e o namorado viajaram pelos Estados Unidos numa carrinha, documentando a viagem no Instagram. Há mais de duas semanas, Laundrie voltou sozinho para casa, em North Port, com a carrinha da companheira. Um corpo que corresponde à descrição da 'influencer' foi encontrado no domingo.
-
- 16:12
-
ONU: Biden assegura que Estados Unidos “não procuram uma nova Guerra Fria”
O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assegurou hoje que os Estados Unidos “não procuram uma nova Guerra Fria”, na sua primeira intervenção perante a Assembleia Geral das Nações Unidas.
-
- 15:30
-
IVAucher: Programa vai devolver 82 milhões de euros aos consumidores para serem utilizados entre 1 de outubro e 31 de dezembro
O secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, anunciou hoje, durante uma cerimónia no Ministério das Finanças, que os contribuintes acumularam 82 milhões de euros no IVAucher durante o período de acumulação.
-
- 14:45
-
Governo diz que "para já" Portugal não será afetado pelo vulcão em erupção nas Canárias
A secretária de Estado da Administração Interna disse hoje que “para já” não existem previsões de que a nuvem de fumo resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, afete Portugal.
-
- 14:45
-
Covid-19: Variante Delta volta a ser responsável por 100% das infeções
A variante Delta do vírus SARS-CoV-2 voltou a ser responsável por todos os casos de infeção registados em Portugal, depois de a Gamma ter registado uma prevalência de 0,4% na semana anterior, anunciou hoje o INSA.
-
- 13:46
-
Vacinas contra bactéria que causa pneumonia e meningite mais baratas para maiores de 65 anos
O custo das duas vacinas contra a bactéria que pode provocar doenças como a pneumonia vai baixar no próximo mês para os maiores de 65 anos, segundo uma portaria publicada hoje em Diário da República,
-
- 12:34
-
Rússia não reconhece decisão de tribunal sobre responsabilidade na morte de ex-espião
A Rússia declarou que não reconhece a decisão anunciada hoje pelo Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH), que responsabilizou Moscovo pelo assassínio do ex-espião russo Alexander Litvinenko em 2006.
-