O que muda no desconfinamento?
O Conselho de Ministros desta quinta-feira trouxe as aguardadas novidades: Portugal chegou à terceira (e última) fase de desconfinamento, prevista já desde julho se a população aderisse à vacinação — o que aconteceu. Assim, António Costa veio divulgar as novas medidas, que entrarão em vigor a partir de dia 1 de outubro.
Assim, isto é tudo o que tem de saber daqui para a frente:
O que torna possível a terceira fase de desconfinamento?
O bom ritmo da vacinação contra a covid-19 possibilidade este novo passo. "De acordo com as previsões da task force, ao longo da próxima semana é previsível que alcancemos a taxa de vacinação que tínhamos fixado como objetivo de 85% da população portuguesa vacinada", adiantou António Costa.
Posso ir a um bar ou discoteca?
Sim, a partir de 1 outubro — mas apenas se tiver certificado digital ou se apresentar um teste negativo. De recordar, também, que deixam de existir limitações na totalidade dos horários.
O certificado digital é necessário em que outras situações?
É necessário apresentar o certificado (ou teste negativo) para realizar viagens marítimas e aéreas, em visitas a lares e estabelecimentos de saúde. O mesmo é verificado para acesso a grandes eventos culturais, desportivos ou corporativos.
Em que situações deixa de ser utilizado?
Sim. Em outubro já não vai ser preciso mostrar o certificado digital em restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamento local. Também não é necessário para realizar aulas de grupo nos ginásios.
Vou juntar amigos/família num restaurante. Há limites para o grupo?
Já não. Além disso, verifica-se também o fim do limite de lotação no comércio, casamentos e batizados e espetáculos culturais.
E quanto à venda álcool?
Mais uma novidade: também já não há limites horários.
Tenho de continuar a usar máscara em que situações?
A utilização continua a ser obrigatória em transportes públicos, lares, hospitais, salas de espetáculo e eventos, grandes superfícies e locais interiores de permanência prolongada. Por outro lado, deixa de ser obrigatória nos recreios das escolas e no comércio local.
Trabalho numa empresa com mais de 150 pessoas. Vou continuar a fazer testes?
Não. O Governo anunciou hoje a eliminação da testagem nestes locais de trabalho.
Mantém-se o teletrabalho?
O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho.
Todas estas mudanças significam que voltámos à vida pré-covid?
Nem por isso. António Costa lembrou que a pandemia ainda não acabou — embora já esteja mais controlada devido ao avanço da vacinação.
Que riscos traz o inverno?
Com o frio vem um "elevado risco de infeções respiratórias que se traduzirão num maior número de doenças, como a gripe, mas também num maior risco de contração de covid-19".
E vai haver uma terceira dose da vacina?
António Costa revelou que a vacinação da gripe, que começa na próxima segunda-feira, vai ter prioridade sobre a eventual administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 e que os centros de vacinação se irão manter. De recordar, contudo, que esta terceira dose já vai ser administrada "a um conjunto de pessoas que têm comorbilidades".
No fim de contas, as regras básicas mantém-se?
Sim. É fundamental continuar a usar máscara sempre que obrigatório ou necessário, desinfetar as mãos e manter o distanciamento. Afinal, é preciso "continuar a assumir que temos um dever individual de combater esta pandemia".
- 19:20
- O alegado mafioso italiano Francesco Pele, detido em março passado em Portugal, no cumprimento de um mandado de detenção europeu, foi hoje extraditado para Itália, anunciou a Polícia Judiciária.
-
- 19:06
-
Foram emitidos 6 milhões de vouchers para manuais escolares e 80% já foram resgatados
O Ministério da Educação apresentou hoje dados relativos aos vouchers para manuais escolares, referindo que 80% dos 6 milhões disponibilizados já foram levantados.
-
- 18:09
-
Ministro dos Negócios Estrangeiros francês avisa que fim da crise entre França e EUA levará "tempo" e exigirá "ações"
O ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Yves Le Drian, advertiu hoje o homólogo norte-americano, Antony Blinken, que a saída da crise entre a França e os Estados Unidos levará "tempo" e exigirá "ações".
-
- 17:23
-
Costa recusa acusações de eleitoralismo por medidas previstas desde 29 de julho
O primeiro-ministro recusou hoje as críticas por anunciar o alívio de restrições por causa da covid-19 a três dias das eleições autárquicas, contrapondo que as medidas agora anunciadas foram calendarizadas em 29 de julho.
-
- 16:36
-
Primeira fase da vacinação contra a gripe começa na próxima segunda-feira
A campanha de vacinação contra a gripe começa a 27 de setembro, anunciou a Direção-Geral da Saúde em comunicado. A primeira fase destina-se a residentes, utentes e profissionais de estabelecimentos de respostas sociais, doentes e profissionais da rede de cuidados continuados integrados e profissiona
-
- 14:05
-
Covid-19: Portugal regista mais cinco mortes, 885 casos confirmados. Internamentos mantém-se em queda
De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal registou nas últimas 24 horas mais 885 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e cinco mortes atribuídas à covid-19.
-
- 13:27
-
Bairro Alto e Cais do Sodré vão ter "forte policiamento" para controlar ajuntamentos
A presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, em Lisboa, afirmou hoje que vai haver um “forte policiamento” este fim de semana no Bairro Alto e Cais do Sodré, não temendo uma transferência dos ajuntamentos noturnos da zona de Santos.
-
- 12:40
-
Períodos de chuva no Norte e Centro no dia das eleições
As condições climatéricas vão melhorar na região sul no fim de semana e para o dia das eleições o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IMPA) prevê períodos de chuva nas regiões Norte e Centro, sobretudo de manhã.
-
- 12:35
-
Bruxelas propõe carregador universal apto para todos os equipamentos após 12 anos de ideia
A Comissão Europeia quer introduzir um carregador universal na União Europeia (UE), assente no tipo USB-C e apto para todos equipamentos eletrónicos, após 12 anos de compromissos voluntários do setor tecnológico, que permitiram uma redução para três modelos.
-
- 11:47
-
Abel Lima Baptista: "Sou a favor da regionalização, desta descentralização não"
Dissidente do CDS, Abel Baptista encabeça o movimento Ponte de Lima Minha Terra (PLMT) e tem o apoio do Partido Socialista. A tarefa - que já tentou em 2017 - não é fácil, naquele que é o único município que o CDS mantém há 45 anos.
-
- 10:39
-
Lava de vulcão nas Canárias estende-se por 166 hectares e destruiu 350 edifícios
A lava lançada pelo vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma (Canárias) cobre agora mais de 166 hectares e destruiu 350 edifícios, de acordo com os últimos dados do sistema europeu de observação da terra Copérnico.
-
- 10:17
-
Alfa Romeo, Fiat e Jeep vão ser julgadas em Lisboa por suspeitas de falsificarem emissões
O Tribunal Central Cível de Lisboa aceitou julgar uma ação popular intentada contra as três fabricantes por alegadamente terem conseguido falsificar o volume de emissões dos seus veículos. A ação envolve 29.340 viaturas e as indeminizações podem chegar aos 79 milhões de euros.
-