Escutar o bullying para travar a violência
Desde o início do ano, a GNR conta 64 crimes associados ao chamado bullying — apesar de, no mesmo tempo, ter feito 1.008 ações de sensibilização para mais de 34.113 crianças e jovens dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos, em 422 estabelecimentos de ensino público e privado, segundo dados provisórios, divulgados num comunicado para assinalar o Dia Mundial do Combate ao ‘Bullying’, que hoje se assinala.
Na nota, a GNR deixa um alerta à população em geral e, em particular, às crianças e jovens, para a relevância do tema numa altura em que milhares de crianças e jovens regressaram às atividades letivas após os períodos atípicos de confinamento e de interrupções reiteradas provocadas pela pandemia de covid-19.
O objetivo é, segundo a GNR, apelar a “uma estratégia de consciencialização, que visa contribuir para a mudança de comportamentos da sociedade e para a progressiva intolerância social face à violência nas escolas”.
A GNR lembra que a “violência ocorre fora da visão dos adultos e grande parte das vítimas não reage ou denuncia a agressão sofrida, pelo que esta sensibilização é extensível aos pais, professores e funcionários pelos sinais de alerta que devem procurar denunciar e saber reconhecer, nas escolas e em ambiente familiar”.
Recorda igualmente que o ’bullying’ “é um conjunto de atos que servem para descrever situações de violência física ou psicológica, intencionais e reiteradas, praticados por uma ou mais pessoas no contexto de uma relação desigual de poder, causando dor e angústia na(s) vítima(s)”.
A GNR destaca que atualmente, e associado ao recurso às novas tecnologias, nomeadamente as redes sociais, o ‘bullying’ tem assumido novos contornos, dando origem à vertente virtual do ‘ciberbullying’.
“Por norma os sinais de alerta são silenciosos, aconselhando-se os pais, professores e todos os cuidadores a estarem atentos a sinais, tais como alterações de humor, abatimento físico e/ou psicológico, sinais de impaciência ou ansiedade, queixas físicas permanentes (dores de cabeça, de estômago, perturbações no sono, nódoas negras), irritabilidade extrema, ou qualquer outra mudança de comportamento”, realça a guarda.
Além das ações de sensibilização, a GNR destaca que os seus Postos Territoriais dispõem de uma sala de apoio à vítima, destinada a receber este tipo de situações que contam ainda com militares com formação especializada (Apoio a Vítimas Específicas e militares da estrutura de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário).
Estes militares realizam um acompanhamento personalizado às vítimas de ‘bullying’, encarregando-se de encaminhar as vítimas para outras instituições com competência neste âmbito.
Também a PSP destacou, em comunicado para assinalar a efeméride, ter registado “uma tendência decrescente” das situações de ‘bullying’ nas escolas desde o ano letivo 2013/2014 com os casos de agressões físicas a diminuírem e as injúrias e ameaças entre os jovens a aumentarem.
A PSP alerta para este fenómeno, principalmente no meio escolar, estando a realizar uma operação de sensibilização nas escolas do primeiro, segundo e terceiro ciclo até ao dia 29.
No comunicado, a Polícia de Segurança Pública dá conta que a operação “’Bullying’ é para fracos”, iniciada na segunda-feira, decorre por ocasião do Dia Mundial do Combate ao ‘Bullying’ e abrange crianças e jovens dos 6 aos 15 anos
- 21:58
- O Benfica sofreu hoje a primeira derrota no grupo E da Liga dos Campeões de futebol, ao ser goleado por 4-0 na receção ao líder Bayern Munique, que só conseguiu quebrar a resistência ‘encarnada’ aos 70 minutos.
-
- 21:54
-
Buscas por namorado de Gabby Petito revelam "o que parecem ser restos humanos"
As autoridades estavam à procura de Brian Laundrie, o namorado da influencer Gabby Petito, quando encontraram "o que parecem ser restos humanos".
-
- 16:24
-
AY. 4.2: A sub-estirpe da variante Delta do novo coronavírus que está a preocupar os cientistas no Reino Unido (e que já foi detetada em Portugal)
O crescente número de casos desta sub-estirpe da variante Delta, considerada mais contagiosa, no Reino Unido está a merecer a atenção da comunidade científica. Em Portugal foram detetados nove casos entre 24 de agosto e 4 de outubro.
-
- 15:48
-
Combustíveis: Costa diz que Governo apresenta medidas até ao final da semana
O Governo vai apresentar até ao final da semana um conjunto de medidas para enfrentar a crise dos combustíveis, anunciou hoje o primeiro-ministro, acrescentando que o executivo está a trabalhar com a ANTRAM e a ANTROP.
-
- 15:46
-
Ex-treinador de futebol juvenil condenado a dois anos de prisão por pornografia de menores
Um ex-treinador de futebol juvenil foi hoje condenado no Tribunal de Aveiro a mais dois anos de prisão, a juntar aos seis anos e meio anteriormente aplicados, por crimes sexuais contra crianças.
-
- 15:44
-
Preços da eletricidade na UE sobem no 1.º semestre e os do gás recuam
Os preços médios da eletricidade doméstica na União Europeia (UE) aumentaram para os 21,9 euros/100kWh e os do gás recuaram para 6,4 euros/100kWh no primeiro semestre deste ano face ao período homólogo, divulga hoje o Eurostat.
-
- 14:48
-
Greve nacional de professores convocada para 5 de novembro
A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE) anunciaram hoje que vão convocar uma greve nacional de professores para o dia 5 de novembro, uma semana antes da greve nacional da função pública.
-
- 14:45
-
Relatório sobre a pandemia no Brasil pede que Bolsonaro seja indiciado por 9 crimes. Cai acusação de homicídio e genocídio
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga alegadas falhas e omissões do executivo brasileiro na gestão da pandemia, já entregou o relatório com mais de mil páginas. A versão final do documento recomenda o indiciamento de Jair Bolsonaro e outros 67 nomes, entre eles duas empresas e os
-
- 14:32
-
Putin dá uma semana de férias aos russos para travar pandemia
O Presidente russo, Vladimir Putin, deu hoje uma semana de férias pagas à população, de 30 de outubro a 07 de novembro, para travar o avanço da pandemia de covid-19, que continua a agravar-se.
-
- 14:26
-
Rio considerou ter "obrigação" de avançar e convicto de que maioria dos militantes são livres
O presidente do PSD justificou hoje a sua recandidatura pela "obrigação" de colocar o interesse do país e do partido à frente da sua vida pessoal, manifestando-se convicto de que a maioria dos militantes "são homens e mulheres livres".
-
- 14:09
-
Alexei Navalny vence Prémio Sakharov 2021
O prémio, no valor de 50 mil euros, é atribuído anualmente pelo Parlamento Europeu.
-
- 14:07
-
Lazio suspende e ameaça despedir tratador da águia devido a gestos fascistas
A Lazio, da Série A italiana de futebol, informou hoje que suspendeu temporariamente o tratador da águia que simboliza a equipa, o espanhol Juan Barnabé, depois de este efetuar gestos fascistas na celebração de uma vitória.
-
- 13:03
-
Médica que deu alta a criança que morreu em Évora acusada de negligência
O Ministério Público (MP) acusou de homicídio por negligência uma médica do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) que, em 2019, deu alta a uma criança de 20 meses que acabou por morrer poucas horas depois.
-
- 12:09
-
CDS. Candidatura de Nuno Melo fala em senadores saneados e diz não ter acesso a cadernos eleitorais
A candidatura de Nuno Melo à liderança do CDS-PP acusou hoje os opositores de não facultarem os cadernos eleitorais nem possibilitarem a fiscalização da eleição de delegados ao congresso, apontando também a substituição de senadores sem aviso.
-
- 11:59
-
Isabel II cancela viagem à Irlanda do Norte por recomendação médica
A Rainha Isabel II, de Inglaterra, cancelou uma viagem à Irlanda do Norte que estava programada para hoje depois de ter sido aconselhada pelos médicos a descansar alguns dias, anunciou o palácio de Buckingham.
-
- 11:30
-
Patrões mantêm "posição negativa" sobre proposta da lei laboral. "É problema do Governo"
Os presidentes das confederações patronais reiteraram hoje a visão negativa sobre as alterações à lei laboral, com a CIP a considerar ser “problema do Governo” que esta questão se tenha tornado uma das matérias centrais para aprovar o OE2022.
-
- 11:06
-
Marinha inicia diligências sobre "alegados comportamentos abusivos" entre cadetes da Escola Naval
A Marinha divulgou ter tido conhecimento de uma denúncia sobre “alegados comportamentos abusivos” praticados entre cadetes da Escola Naval, tendo iniciado diligências para averiguar a “veracidade dos factos relatados e eventuais responsabilidades”.
-
- 11:01
-
Crises políticas recentes em Portugal levaram (em média) menos de três meses a resultar em eleições
As três crises políticas que culminaram em eleições antecipadas nas últimas duas décadas estenderam-se, em média, 82 dias entre o ato que as desencadeou e a realização de legislativas, e só uma demorou mais de três meses.
-
- 10:59
-
Europa é a única região do mundo com aumento de novos casos
A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que houve um aumento de 7% nos novos casos de coronavírus na Europa na semana passada, a única região do mundo onde os novos casos aumentaram.
-
- 09:55
-
Comissão de inquérito à Covid-19 chega ao fim, e agora? Bolsonaro pode ser acusado de crime contra a humanidade
É um dos documentos mais aguardados no Brasil. O relatório da Comissão que investigou a resposta, ou falta dela, do governo brasileiro à pandemia será conhecido esta quarta-feira. Jair Bolsonaro deverá ser indiciado por vários crimes, entre eles o de crime contra a humanidade. Saiba o que está em ca
-
- 09:25
-
Facebook terá planos para uma estratégia de rebranding que visa mudar de nome
A empresa Facebook estará a planear fazer uma alteração de estratégia de marca ao estilo do que o Google fez quando fundou a Alphabet Inc. em 2015.
-
- 09:21
-
Depois de ter sido suspenso, padre suspeito de ter assediado menor levou mil euros da paróquia
O padre de 46 anos que está a ser investigado por ter assediado um menor de idade, terá levantado mil euros poucos dias depois de ter sido afastado pelo bispo de Viseu. Comissão Fabriqueira quer o dinheiro de volta.
-
- 08:50
-
Autoridades suíças recorreram a Rui Pinto para investigar o presidente da FIFA
Em 2018, quando Rui Pinto era ainda o desconhecido "John", o pseudónimo por detrás da plataforma Football Leaks, foi contactado por autoridades suíças no sentido de fornecer documentos que fundamentassem as alegações de que o presidente da FIFA, Gianni Infantino, tinha interferido junto do Ministéri
-
- 08:00
-
Pré-publicação de “A Casa das Borboletas”. Quando a saúde é um negócio, a morte sai barata
Um corpo de uma mulher, sangrado até à última gota, encontrado a boiar numa fonte de uma das principais praças de Copenhaga. Dias depois, uma enfermeira injeta uma dose letal de medicação num paciente mal-encarado num centro médico da capital. O que é que estes dois acontecimentos têm em comum? É o
-