O que tem de ser tem muita força
A mensagem foi enviada do iPhone de Salvador Malheiro, autarca de Ovar e, novamente, diretor de campanha de Rui Rio para as diretas do PSD: “Depois de uma reflexão aprofundada sobre a situação política do país e atendendo aos recentes resultados das últimas eleições autárquicas e da incompreensível instabilidade e divisões internas, entretanto geradas no PSD, o Presidente Rui Rio, decidiu recandidatar-se à liderança do Partido Social Democrata.”
O email chegou esta terça-feira aos jornalistas, um dia depois de, na tomada de posse de Carlos Moedas, Rui Rio fazer saber que estaria para muito breve uma decisão quanto à recandidatura à presidência do PSD: “Está quase a ser tomada na minha cabeça e a seguir comunicada. Obviamente que me preocupa muita esta situação que foi criada que é podermos ter um país em eleições antecipadas, que é mau, se o PSD estiver numa disputada — sem presidente eleito e com congresso lá para janeiro — isto é uma coisa terrível”, afirmou em declarações aos jornalistas.
Com as eleições marcadas para 4 de dezembro, para já, o antigo presidente da câmara municipal do Porto sabe que conta com a oposição de outro homem no Norte: Paulo Rangel. E foi para o eurodeputado que Salvador Malheiro apontou críticas. Em declarações à Renascença, o diretor de campanha de Rio disse que “ninguém percebeu, até à data, como é que depois de dois anos de um mandato em que todos os objetivos foram cumpridos, surgiu esta candidatura de afronto, de alguém que até há dois anos esteve na primeira linha de apoio a Rui Rio.”
Ainda ontem, numa entrevista à TVI, também após a cerimónia de tomada de posse de Carlos Moedas, em Lisboa, que teve como plateia a corte social-democrata, Rangel deixou todas as críticas ao atual presidente do PSD.
Na quinta-feira, o Conselho Nacional do PSD chumbou uma proposta da direção para que o calendário eleitoral interno fosse suspenso até se esclarecer se o Orçamento do Estado é ou não aprovado, por 71 votos contra e 40 a favor, e agendou diretas para 4 de dezembro e congresso para entre 14 e 16 de janeiro.
No email, Salvador Malheiro dizia já que “com esta sua decisão, tomada no devido tempo, de forma serena e responsável, e sem qualquer preocupação de ordem tática, Rui Rio entende, como sempre tem entendido ao longo da sua vida pública, que o interesse de Portugal tem de estar acima daquilo que possa ser a tranquilidade da sua própria vida pessoal.”
É como se Rio não se candidatasse porque quer, mas porque tem de ser, “Mas, tal como sempre, Rui Rio não é homem para desistir de lutar pelo PSD e, acima de tudo, por PORTUGAL.” [sic]
Quem já se pôs fora da corrida foi o antigo vice-presidente do PSD Jorge Moreira da Silva, que, contudo, prometeu que, “em devido tempo”, dirá qual considera “o melhor projeto” para a presidência dos sociais-democratas. Numa publicação na rede social Facebook, Moreira da Silva esclarece que aguardou pela definição do atual presidente do PSD, Rui Rio, que hoje anunciou que será recandidato ao cargo.
O antigo ministro desejou a Rui Rio e a Paulo Rangel, os dois candidatos anunciados até agora, “as maiores felicidades no confronto elevado de ideias e projetos que vão assumir”, sublinhando que o PSD “precisa de ser capaz de, urgentemente, se constituir como alternativa séria de governo para Portugal”.
E quem não quer ter nada a ver com o assunto é o ex-líder do PSD — e agora presidente da República — Marcelo Rebelo de Sousa. Questionado sobre a recandidatura de Rui Rio à liderança do PSD, Marcelo disse que soube dessa e de outras candidaturas pela comunicação social.
Afinal, “o presidente da República não tem de saber nem sabe de iniciativas partidárias, se não através da comunicação social. Neste momento há vários partidos que estão a proceder ao debate e à escolha das suas lideranças", respondeu.
Referindo-se ao PSD e ao CDS-PP, o chefe de Estado acrescentou: "Em qualquer dos partidos eu soube da apresentação de candidaturas pela comunicação social, e é assim que deve ser. Acabei de saber uma agora, soube há dias outra, soube antes outra, sucessivamente".
"O presidente deve estar acima destas questões partidárias. É importante para a democracia que os partidos sejam fortes, mas as questões partidárias são questões internas dos partidos. Só eles podem tratar essas questões, o presidente da República não deve interferir.”
Já durante a tarde, Rui Rio avisou, na rede social Twitter, ao que vem: “Sou candidato a presidente do PSD nas eleições diretas que vão escolher o candidato do partido a primeiro-ministro de Portugal.”
- 18:28
- O antigo vice-presidente do PSD Jorge Moreira da Silva afastou hoje uma candidatura à liderança do partido e prometeu que, "em devido tempo", dirá qual considera "o melhor projeto" para a presidência dos sociais-democratas.
-
- 18:25
-
Grupo de 40 municípios está contra alteração da idade para assistir a touradas
Os municípios com atividade taurina manifestaram-se hoje contra a alteração da idade para assistir a touradas, de 12 para 16 anos, com “profundo desagrado” em relação às “sucessivas e infundadas” tentativas políticas de “condicionar” aquela atividade.
-
- 16:44
-
Efeitos da Covid-19 menos notados em Portugal em comparação com outros países, segundo um estudo
Os efeitos da pandemia provocada pela covid-19 são menos notados pelos portugueses, em comparação com a média dos 30 países analisados no relatório 'Healthy & Sustainable Living', hoje divulgado.
-
- 16:06
-
'Joint venture' entre BMW e portuguesa Critical Software contrata 500 trabalhadores este ano
A Critical TechWorks, uma 'joint venture' entre a portuguesa Critical Software e a BMW para desenvolvimento de soluções automóveis digitais, prevê contratar 500 trabalhadores este ano e aumentar a faturação em 60%, para mais de 80 milhões de euros.
-
- 15:23
-
OE2022: PCP propõe eliminação do adicional de ISP e da “dupla tributação” dos combustíveis
O PCP anunciou hoje que irá propor em sede de Orçamento para 2022 a eliminação do “adicional” ao Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) e da dupla tributação dos combustíveis e insistir na fixação de preços máximos.
-
- 14:57
-
Como não é "homem para desistir de lutar", Rui Rio recandidata-se à liderança do PSD
O presidente do PSD, Rui Rio, será recandidato à liderança do partido, refere um comunicado assinado pelo vice-presidente e agora diretor de campanha Salvador Malheiro.
-
- 14:51
-
Covid-19: Portugal com mais seis mortes, mil recuperados e 832 novos casos positivos
Portugal regista hoje mais 832 casos confirmados de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2, seis mortes associadas à covid-19, e uma ligeira descida nos internamentos em enfermaria e em unidades de cuidados intensivos, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.
-
- 14:31
-
João Vale de Almeida entregou credenciais diplomáticas à rainha Isabel II
O português João Vale de Almeida apresentou hoje as suas credenciais diplomáticas à rainha Isabel II, formalizando o seu estatuto como o primeiro embaixador da União Europeia (UE) no Reino Unido.
-
- 13:22
-
Ataque de orcas provocou danos em embarcação de pesca a sul de Troia
Um grupo de orcas atacou hoje a embarcação de pesca de Setúbal Boa Estrela, danificou os fundos e destruiu o leme, mas os dois tripulantes escaparam ilesos, disse à agência Lusa o presidente da cooperativa de pesca Sesibal.
-
- 13:19
-
Facebook "domina” redes sociais, mas Instagram, WhatsApp e TikTok aumentam notoriedade
O Facebook é “a rede com maior notoriedade” e contas em Portugal, mas o Instagram, Whatsapp e TikTok estão “a crescer em notoriedade e utilização”, conclui um estudo da Marktest hoje divulgado.
-
- 13:17
-
Lisboa. Hospital CUF Descobertas retoma normal funcionamento após incêndio
O Hospital CUF Descobertas, no Parque das Nações, em Lisboa, que sofreu hoje um incêndio, está a funcionar com todas as áreas, à exceção da Radioterapia, que irá retomar na quarta-feira, disse à Lusa fonte oficial do hospital.
-
- 12:42
-
António Costa: "Nós não vamos financiar os combustíveis fósseis, mas não queremos arrecadar uma receita extraordinária" com o aumento dos preços
O primeiro-ministro escusou adiantar esta terça-feira se o governo pondera mais medidas para contrariar o aumento dos preços dos combustíveis, mas frisou que o objetivo nunca passará por "financiar os combustíveis fósseis". "O enorme desafio do combate às alterações climáticas não desapareceu" e, no
-
- 12:39
-
Nova maternidade de Coimbra vai ser construída nos Hospitais da Universidade
A nova maternidade de Coimbra vai ser construída no polo dos Hospitais da Universidade, anunciou hoje o presidente do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), Carlos Santos.
-
- 12:11
-
Voz da consciência de Aristides de Sousa Mendes recordada no Panteão Nacional
A voz da consciência que levou Aristides de Sousa Mendes a salvar mais de 10.000 pessoas, durante a Segunda Guerra Mundial, foi hoje recordada no início da cerimónia de concessão de Honras de Panteão Nacional, que decorre em Lisboa.
-
- 12:03
-
Ferro Rodrigues: "Aristides de Sousa Mendes foi figura maior do século XX português"
O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, evocou hoje o “ilustre português” Aristides de Sousa Mendes, alertando para fenómenos atuais de ódio racial, homofobia, antissemitismo e “recusa do outro”.
-
- 12:02
-
Marcelo: "Aristides de Sousa Mendes mudou a história de Portugal e projeta Portugal no mundo"
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, homenageou o antigo cônsul português em Bordéus, que salvou milhares de judeus do regime nazi durante a Segunda Guerra Mundial, dizendo que "Aristides de Sousa Mendes serviu [os valores essenciais que nunca mudam] com coragem extrema, provação pess
-
- 11:03
-
Excesso de peso e obesidade custam 1,2 mil milhões de euros por ano em Portugal
A obesidade e o excesso de peso representam um custo direto anual de 1,2 mil milhões de euros em Portugal, um valor equivalente a 0,6% da riqueza produzida no país, estima um estudo hoje divulgado.
-
- 10:13
-
EUA condenam lançamento pela Coreia do Norte de míssil balistico para mar do Japão
As forças armadas dos Estados Unidos condenaram hoje o lançamento pela Coreia do Norte de um míssil balístico disparado alegadamente a partir de um submarino e apelaram a Pyongyang para “se abster de novos atos desestabilizadores”.
-
- 10:09
-
Primeiro-ministro polaco insiste na primazia do direito nacional. E acusa a UE de "chantagem"
O primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, insistiu hoje que a Constituição polaca tem primazia sobre o direito comunitário e acusou a União Europeia e as suas instituições de “défice democrático”, rejeitando o que classificou de “chantagem”.
-
- 09:33
-
Vulcão nas Canárias mantém uma atividade intensa um mês depois da primeira erupção
Um mês depois do início da erupção de Cumbre Vieja na ilha de La Palma nas Canárias, o vulcão continua com uma atividade intensa, apesar de nas últimas horas ter entrado numa fase de “estabilidade e lentidão”.
-
- 07:24
-
Infarmed alerta para dois sites de venda ilegal de medicamentos
O Infarmed alertou hoje para a existência de dois 'websites' ilegais de venda de medicamentos dirigidos ao público português, destacando os riscos para a saúde por não ser possível assegurar a sua segurança, qualidade e autenticidade.
-
- 07:17
-
Autoridades francesas suspeitam que Rui Pinto esteja na origem de um ataque informático ao Paris Saint-Germain
O pedido de informação pelas autoridades francesas chegou há mais de um ano e meio.
-
- 06:54
-
Trump luta para manter sob sigilo documentos sobre ataque ao Capitólio
O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump entrou com uma ação em tribunal para bloquear a divulgação de documentos da Casa Branca relacionados com o ataque de 6 de janeiro ao Capitólio - que este foi acusado de estimular -, segundo registos judiciais divulgados esta segunda-feira.
-
- 06:34
-
Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de judeus do regime nazi, recebe hoje honras de Panteão Nacional
O antigo cônsul português Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de judeus do regime nazi, recebe hoje honras de Panteão Nacional, em Lisboa, através de um túmulo sem corpo.
-