Sim, os seus filhos já podem começar a ser vacinados contra a covid-19. Saiba como, quando e porquê
Após semanas de sugestões, pedidos, questões e oposições, foi, por fim, hoje revelado em conferência de imprensa o calendário para a vacinação das crianças dos 5 aos 11 anos. Além disso, depois de alguma controvérsia, a DGS revelou também o parecer da Comissão Técnica para a Vacinação contra a covid-19. Eis o que precisa de saber.
Quando é que começa a vacinação das crianças entre os 5 e os 11 anos?
Já no próximo fim de semana. Nos dias 18 e 19 de dezembro, as crianças de 11 e 10 anos vão poder receber a primeira vacina.
E as restantes?
Só para o ano. De 6 a 9 de janeiro vão ser vacinadas as crianças entre os 9 e os 7 anos. Já a 15 e 16 de janeiro, serão as crianças entre os 6 e 7 anos. Por fim, os dias 22 e 23 de janeiro serão reservados para as crianças com 5 anos.
Quando é que posso marcar uma vacina para o meu filho?
A partir da próxima segunda-feira, 13 de dezembro, abre-se o processo de autoagendamento.
O meu filho está nos grupos de risco. Tem prioridade?
Sim. As crianças com comorbilidades serão prioritárias, independentemente da idade, desde que tenham prescrição médica, bastando que se dirijam aos centros de vacinação.
Depois da primeira dose, quando é que vai poder tomar a segunda?
O período ideal definido pelas autoridades de saúde é que a segunda vacina seja administrada seis a oito semanas depois da tomada a primeira dose. Também por isso, Graça Freitas anunciou que o período para receber os reforços vai decorrer de 3 de fevereiro até 13 de março.
O meu filho teve covid-19. Não pode ser vacinado?
Pode, mas apenas três meses depois de ter contraído a doença.
Que crianças não podem ser vacinadas contra a covid-19?
Apesar de não haver contraindicações formais, o parecer da CTVC indica que as crianças “com história de prévia de miocardite” devem apenas ser vacinadas quando se der a “resolução completa do quadro clínico". Já aquelas que têm histórico de Síndrome inflamatória multissistémica pediátrica podem receber a vacina, mas só mediante avaliação do médico.
Não quero vacinar os meus filhos. Vão ser penalizados por isso?
Não haverá discriminação entre crianças vacinadas e não vacinadas. A diretora-geral da Saúde assegurou que, ao contrário dos pais — que, se não forem vacinados, têm de apresentar teste negativo para aceder a vários tipos de estabelecimentos — as crianças não precisarão de fazer testes, mesmo que não estejam vacinadas.
Sou adulto e quero vacinar-me. Este plano vai inferir com isso?
Sim. Foi hoje anunciado que os fins de semana acima mencionados para vacinar as crianças dos 5 aos 11 implicam que a vacinação de adultos fique, assim, interrompida.
- 20:12
- Devido ao aumento da procura por carros elétricos, uma floresta tropical intocada nas Filipinas está prestes a ser invadida por uma expansão da exploração de níquel, um dos metais utilizados nas baterias de carros de empresas como a Tesla.
-
- 20:03
-
Siza Vieira diz que economia está mais competitiva e mais exportadora
O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, afirmou hoje que a economia portuguesa está "mais competitiva e a exportar mais" do que antes da pandemia, vincando ainda a redução do défice comercial.
-
- 19:03
-
Investigadores sugerem que vacinas nasais protegem melhor contra vírus respiratórios
Investigadores da universidade norte-americana de Yale propõem que vacinas administradas através do nariz podem proteger melhor o corpo contra vírus respiratórios e estão a estudar em animais vacinas contra a covid-19.
-
- 19:00
-
Portugal já registou 175.000 casos em menores de 18 anos, 40% em crianças dos 5 aos 11 anos
Portugal registou desde o início da pandemia 175.000 casos de covid-19 em menores de 18 anos, sendo cerca de 69.800 (39,8%) em crianças dos 5 aos 11 anos, segundo dados divulgados no parecer da Comissão Técnica de Vacinação.
-
- 18:25
-
Peixe-lua com quase 3 toneladas encontrado morto junto a porto da Horta, nos Açores
Um peixe-lua (Mola Mola) com quase três toneladas de peso foi encontrado já sem vida à entrada do porto da Horta, nos Açores, estando biólogos a estudar as causas da morte, foi hoje divulgado.
-
- 13:51
-
Quer ver as ondas gigantes? Nazaré Challenge terá assistência restrita até 5.000 pessoas
O Nazaré Challenge vai estar limitado até 5.000 espetadores na Praia do Norte, com acessos limitados desde a Nazaré, explicou hoje à Lusa fonte da organização da prova do circuito mundial de surf em ondas gigante.
-
- 13:23
-
EUA proíbem entrada de empresária angolana Isabel dos Santos por "corrupção significativa"
Os Estados Unidos da América (EUA) proibiram a entrada da empresária angolana Isabel dos Santos, juntamente com a sua família nuclear, no país, no âmbito do envolvimento em "corrupção significativa".
-
- 12:09
-
WikiLeaks: Tribunal britânico autoriza extradição de Assange para os EUA
Um tribunal de recurso britânico abriu hoje a porta à extradição do fundador do portal WikiLeaks Julian Assange para os Estados Unidos para enfrentar acusações de espionagem, revogando a decisão de um tribunal inferior.
-
- 11:22
-
"Onde está a austeridade? Austeridade é um bocado um mito", diz ex-chefe da missão do FMI para Portugal
O ex-chefe da missão do FMI para Portugal disse hoje que a austeridade na Europa é "um bocado um mito" em termos macroeconómicos, lembrando que países como a França não têm reduzido a dívida, ao contrário de Portugal.
-
- 09:59
-
Tribunal manda pagar pensões a família de piloto de helicóptero morto em Castro Daire
A família do piloto de helicóptero que morreu há quatro anos em Castro Daire vai receber as pensões reclamadas, decidiu a Relação do Porto após corrigir a decisão de um juiz de trabalho sobre o vínculo laboral da vítima.
-
- 01:00
-
Confesso: estou a contas com a Justiça (e a Justiça está a contas com todos nós)
Ontem foi Dia Internacional Contra a Corrupção. E fez seis anos que estou presa nas teias da lei. Fiz contas. Em vinte anos, nunca se investiu mais de 1% do PIB na Justiça. Dobrar recursos é urgente e o investimento tem retorno garantido.
-