Os peritos falaram, o Governo amanhã decide. Restrições podem ser aliviadas, mas com cuidado
Portugal, que já contava com poucas restrições no combate à covid-19 — fruto, em larga parte, da alta taxa de vacinação da população —, pode passar a ter ainda menos.
As medidas em vigor para controlar a pandemia de covid-19 deverão ser revistas na quinta-feira pelo Governo, depois dos peritos de saúde e epidemiologia terem hoje sugerido no Infarmed, em Lisboa, um alívio nas restrições, como o fim das limitações de acesso a lojas, bares e discotecas.
Apesar de ainda existirem incertezas, como afirmou hoje a ministra da Saúde, Portugal está numa nova fase da pandemia devido à alta taxa de vacinação e da menor gravidade associada à variante Ómicron.
Estas são as medidas sugeridas pelos peritos:
- O acesso a lojas, bares e discotecas deve passar a ser feito sem limitações e restrições.
- O certificado digital da covid-19, hoje obrigatório para acesso a restaurantes, estabelecimentos turísticos, alojamento local e espetáculos culturais, pode passar a ser usado apenas "em contexto de saúde ocupacional” (ex: novos trabalhadores).
- O uso de máscara deve ser apenas obrigatório em espaços interiores públicos, serviços de saúde e transportes. No exterior, a máscara deve ser apenas usada em áreas com grande densidade populacional.
- O teletrabalho deve deixar de ser recomendado, passando o trabalho presencial a fazer-se sem limitações.
- A testagem à covid-19 passa a ser recomendada em populações de maior vulnerabilidade (admissão nos lares e antes de internamento hospitalar), funcionários do pré-escolar, em locais de maior risco de transmissão e quando existem sintomas, em contexto de diagnóstico.
- Os peritos ouvidos na reunião do Infarmed propuseram ainda um sistema de vigilância de infeções respiratórias que integre o vírus SARS-Cov-2, o da gripe e o vírus sincicial respiratório (que afeta crianças).
Raquel Duarte, da ARS Norte, Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, disse que estão reunidas as condições para a redução das medidas para o nível 1 — onde Portugal deverá entrar, sendo a situação sujeita a avaliação quinzenal – dizendo que os próximos passos exigem um foco na monitorização, vacinação, ventilação e uso da máscara em ambientes de risco (lares e unidades de saúde).
As medidas sugeridas como de nível 1, a avaliar a cada 15 dias, são passíveis de entrar em vigor com uma mortalidade inferior a 20 casos/milhão de habitantes a 14 dias e uma hospitalização em unidades de cuidados intensivos inferior a 170 (limite definido como de risco reduzido pelas linhas vermelhas).
No entanto, e porque há sempre um “mas”, a especialista lembrou que “é preciso manter a vigilância” e que “há ameaças que não devem ser esquecidas”, como a desigualdade de acesso às vacinas a nível mundial, que pode potenciar o aparecimento de novas variantes.
Também Henrique de Barros, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, deixou um alerta: "As pandemias não duram eternamente, mudam”. "O vírus está endémico, objetivamente está", garantiu o especialista. No entanto, isso não quer dizer que "não haja gravidade". "A malária e a tuberculose são endémicas e são doenças muito graves", acrescentou Henrique Barros, explicando depois que a endemicidade está relacionada "com circulação do agente e não com a gravidade".
Não obstante os pedidos de cautela, o tom foi de um renovado otimismo. Se, à exceção do PSD — que foi mais comedido que os restantes—, o tom do partidos foi de rejubilo pelo previsível levantamento das medidas, Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu aos especialistas, a Marta Temido e Graça Freitas pelo “esforço de equipa muito complexo, difícil, aturado, devotado e importante".
No que toca ao Governo, a própria ministra da Saúde admitiu hoje que, para esta “nova fase”, vão ser equacionadas estas novas medidas mais ligeiras, se bem que “tão rápido quanto possível e tão devagar quanto necessário". Será amanhã, após a reunião do Conselho de Ministros, que saberemos o que o futuro nos reserva.
- 21:49
- A Procuradoria-Geral da República (PGR) abriu um inquérito ao ex-presidente do Sporting Clube de Portugal Bruno de Carvalho, na sequência de uma denúncia por violência doméstica, confirmou hoje a PGR à Lusa.
-
- 20:08
-
Eleitores do círculo da Europa votam a 12 e 13 de março. Governo só será formado em abril
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) deliberou hoje que a repetição da votação presencial no círculo da Europa terá lugar dias 12 e 13 de março e os votos por via postal serão considerados se recebidos até 23. Os resultados deverão ser anunciados a 25 de março. Este novo calendário implica que o no
-
- 19:46
-
Ucrânia/Rússia: Situação "permanece extremamente perigosa", diz ministro da Defesa
O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, afirmou hoje em Bruxelas que a situação entre Rússia e Ucrânia "permanece extremamente perigosa", pois, apesar das palavras de Moscovo, a NATO ainda não viu "nenhuma alteração" no terreno.
-
- 19:22
-
Novo dinossauro português com 130 milhões de anos descoberto no Cabo Espichel
Uma nova espécie de dinossauro, com 130 milhões de anos, foi descoberta no Cabo Espichel, no concelho de Sesimbra, e mostra que a península ibérica possuía uma grande diversidade destes animais, revela um estudo hoje divulgado.
-
- 17:40
-
Sporting CP. Palhinha sem castigo apesar de decisões judiciais desfavoráveis
O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) explicou hoje que o médio do Sporting João Palhinha vai ficar sem castigo, apesar da decisão do Supremo Tribunal Administrativo, pois foi retirado "sentido útil" à medida disciplinar.
-
- 16:32
-
Incêndio, explosões e feridos em Nelas: homem barricou-se em armazém e ameaçou pessoas com explosivos
Um incêndio e várias explosões num armazém fizeram vários feridos graves. Proteção Civil fala de um caso com "contornos policiais", Observador diz que um homem que esteve barricado num armazém com explosivos a ameaçar pessoas. Suspeito foi detido.
-
- 16:30
-
Físicos nos EUA demonstram dilatação do tempo postulada por Einstein
Cientistas nos Estados Unidos conseguiram medir com a maior exatidão de sempre a dilatação do tempo, um dos efeitos da teoria da relatividade postulada por Albert Einstein, demonstrando que dois relógios atómicos separados por um milímetro medem tempos diferentes.
-
- 16:22
-
Dinheiro a troco de títulos? Polícia britânica abre investigação à fundação do príncipe Carlos por corrupção
A polícia de Londres anunciou, nesta quarta-feira, que abriu uma investigação sobre doações à fundação do príncipe Carlos, herdeiro do trono britânico, as quais terão sido feitas em troca da concessão de títulos honorários.
-
- 15:55
-
Ucrânia. Putin vai recusar reconhecimento das autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk
A Presidência russa deu hoje uma indicação de que Vladimir Putin vai recusar o reconhecimento das autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk na Ucrânia, por isso constituir uma violação dos Acordos de Minsk.
-
- 15:46
-
Príncipe André de Inglaterra pode perder o título real mesmo após o acordo com Virgínia Giuffre
Apesar do acordo entre o Duque de Iorque e Virgínia Giuffre não há garantia de que o título real do filho da rainha de Inglaterra seja mantido, garantem, especialistas. O príncipe André terá pago cerca de 16 milhões de euros à mulher que o acusou de violação.
-
- 15:20
-
Sapataria histórica Deusa foi despejada na Baixa de Lisboa
A sapataria histórica Deusa, na Baixa de Lisboa, foi hoje despejada depois de cerca de 70 anos de atividade, após uma decisão favorável ao senhorio, que pretenderá fazer no local um hotel, disse à Lusa o gerente do estabelecimento.
-
- 13:24
-
Vacinação pode ajudar pacientes com Covid prolongada? Estudos mostram que reduz sintomas
De acordo com dois estudos, as pessoas totalmente vacinadas são menos propensas do que as não vacinadas a desenvolver sintomas associados à Covid-19 a médio ou longo prazo. Além disso, vacinação tende a levar a uma melhoria dos sintomas da Covid prolongada.
-
- 13:15
-
Pré-publicação de "O Passageiro Misterioso". Traição e desconfiança nas águas de Londres
Há quem vá de comboio para o trabalho, há quem apanhe o metro ou o autocarro. Em Londres, uma minoria apanha o barco, e esta rotina torna-se um elemento estrutural para a vida de algumas pessoas, como Jamie. Numa manhã gelada de Dezembro, após desembarcar, é surpreendido por dois agentes de polícia
-
- 12:18
-
Como podem vir a ser as próximas semanas e meses. O quadro apresentado pelos especialistas no Infarmed
Os peritos hoje reunidos sugerem um alívio nas medidas contra a covid-19, acabando com as limitações de acesso a lojas, bares e discotecas e com a máscara a ser apenas obrigatória em espaços interiores públicos, serviços de saúde e transportes.
-
- 10:11
-
"A rotina é vazia quando estamos apenas no nosso espaço". A história de 70 idosos que viajaram com Realidade Virtual
Tudo mudou com a pandemia. Se os idosos em instituições recebiam visitas e saíam em passeio — caso a saúde o permitisse —, nos últimos tempos essas rotinas foram alteradas. Mas nem tudo está perdido e há sempre volta a dar. Por isso, a Associação de Bem Estar Social e Recreativa de Alpedriz (ABESRA)
-
- 10:05
-
Tribunal da UE rejeita recurso da Hungria e Polónia e defende respeito pelo Estado de direito
O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) rejeitou hoje o recuso da Hungria e da Polónia contra o mecanismo que condiciona o acesso ao financiamento do orçamento da União ao respeito pelo Estado de direito.
-
- 09:59
-
Reunião do Infarmed: "O vírus está endémico", especialistas propõem fim das restrições para a acesso a restaurantes, bares e lojas
Peritos e responsáveis políticos voltaram hoje a reunir-se no Infarmed, em Lisboa, para avaliar a situação epidemiológica da covid-19 em Portugal. A possibilidade de aliviar algumas restrições face à evolução positiva da pandemia foi um dos temas em cima da mesa — com a sugestão do fim das limitaçõ
-
- 09:22
-
"Uncharted", por favor sê bom
Neste artigo vou falar de um videojogo que me toca muito ao coração. Já vendeu mais de 40 milhões de cópias no mundo inteiro e vai agora ser adaptado para cinema, uma transição que, nos últimos anos, sempre que é tentada, não tem corrido muito bem para a maior parte dos videojogos. Esperemos que des
-
- 07:50
-
Ucrânia: Rússia anuncia fim das manobras e regresso de militares aos quartéis
A Rússia anunciou hoje o fim das manobras militares e a partida de algumas das suas forças da península da Crimeia anexada da Ucrânia, onde a presença de tropas alimentou os receios de uma invasão.
-
- 06:32
-
Ainda não estão cheios de medo?
Já se sabe que o contrário da palavra Paz, o antónimo, é Guerra e que nunca vivemos sem ela. Também sabemos que é um negócio de muitos milhões de euros, servindo os interesses de várias empresas de armamento de diferentes proveniências.
-
- 00:01
-
Estudo da Gulbenkian mostra "significativas desigualdades sociais no acesso à cultura" — mas a Internet pode ser a solução
A Fundação Calouste Gulbenkian apresentou as conclusões de um estudo, realizado em 2020, que "oferece um retrato inédito da diversidade das práticas culturais em Portugal". Se "os homens passam, em média, 12 horas por semana na Internet em atividades de lazer, as mulheres não ultrapassam as 9 horas"
-