Depois do fracasso de ontem, a retirada de civis de Mariupol voltou a ser "interrompida" este domingo. De acordo com a Cruz Vermelha, cerca de 200.000 pessoas tentaram escapar, mas tal revelou-se impossível perante a "ausência de um acordo detalhado e funcional entre as partes em conflito". Mariupol encontra-se bloqueada pelas forças russas, segundo o assessor do Ministério do Interior ucraniano, Anton Gerashchenko.
De acordo com um balanço do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, pelo menos 364 civis ucranianos morreram e 759 ficaram feridos na sequência da invasão russa. Recorde-se que o Alto Comissariado só reporta vítimas que consegue confirmar, pelo que se acredita que os números reais sejam consideravelmente maiores.
O chefe de Estado ucraniano denunciou, este domingo, que oito mísseis lançados pelas forças russas destruíram por completo o aeroporto regional de Vinnytsia.
Avançam também os esforços diplomáticos:
O presidente francês falou hoje com Vladimir Putin para "garantir" a segurança das centrais nucleares na Ucrânia e para exigir o fim do conflito, relembrando ao líder russo as regras de tratamento dos civis durante conflitos armados. Ao apelo de Emmanuel Macron, Putin respondeu que “não tem intenção” de atacar as centrais nucleares ucranianas, tendo-se mostrado disponível para continuar a cumprir as regras da Agência Internacional de Energia Atómica (e rejeitando que as forças russas tenham atacado a central nuclear de Zaporizhia esta semana).
Antes, já o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, tinha pedido ao homólogo russo um “cessar-fogo imediato” na Ucrânia, oferecendo-se para encontrar formas de alcançar a paz no país. Mas Vladimir Putin reiterou que "a operação especial", como Moscovo classifica a invasão da Ucrânia, só vai parar se Kiev abandonar a resistência e aceitar as exigências russas. E que exigências são essas? Que a Ucrânia aceite a sua desmilitarização, "desnazificação" e o compromisso de ser um país neutro, sem tentativas de adesão à NATO.
Entretanto, Putin garantiu a Emmanuel Macron que alcançará "seus objetivos" na Ucrânia "pela negociação ou pela guerra". Macron viu Putin "muito decidido a conseguir os seus objetivos".
Apesar das garantias do Kremlin, a Agência Internacional de Energia Atómica alertou que a Rússia está a pôr em risco segurança da central nuclear de Zaporiyiae que um militar russo está encarregue da gestão técnica da central, o que contraria princípios básicos para o seu seguro funcionamento. O diretor-geral da AIEA apontou ainda um segundo “desenvolvimento grave”, ao explicar que desde hoje há problemas para comunicar com o pessoal técnico de Zaporiyia, porque as linhas de telefone fixo não funcionam, bem como o fax e os correios eletrónicos, e que o contacto por rede móvel é de má qualidade.
Na comunidade internacional multiplicam-se os apelos à paz. O Papa Francisco lamentou os "rios de sangue e lágrimas" derramados na Ucrânia após a invasão russa e pediu o estabelecimento de corredores humanitários. “Esta não é apenas uma operação militar, mas uma guerra que semeia morte, destruição e miséria”, disse o líder católico após a oração do Angelus.
Dos EUA vêm notícias sobre "relatórios muito credíveis" de ataques deliberados a civis e informações de que a Rússia cometeu "crimes de guerra", informou hoje o secretário de Estado norte-americano Antony Blinken. Os Estados Unidos anunciaram também estar "a trabalhar ativamente" para concertar com a Polónia o envio para a Ucrânia de aviões de guerra russos pedidos por Zelensky.
A oposição interna à guerra mantém se mantém: Pelo menos 3.500 pessoas foram hoje detidas em várias manifestações na Rússia a exigir o fim da invasão da Ucrânia, em resposta ao apelo do líder da oposição Alexei Navalny.
O Santa Clara saltou hoje para o 10.º lugar da I Liga portuguesa de futebol, ao bater o Vizela por 3-1, em Ponta Delgada, em encontro da 25.ª jornada da prova.
O AC Milan foi hoje a Nápoles conquistar uma importante vitória na luta pelo título, por 1-0, na 28.ª jornada da Liga italiana de futebol, e subiu, provisoriamente, à liderança, ultrapassando o rival Inter.
Lorene Bazolo bateu hoje o recorde português dos 60 metros em pista coberta, ao correr a distância em 7,17 segundos, no Jamor, em Oeiras, fazendo cair uma marca com 24 anos.
A portuguesa Patrícia Mamona, vice-campeã olímpica do triplo salto em Tóquio2020, venceu hoje o 'meeting' de Paris, com um salto de 14,15 metros, na sexta e última tentativa do concurso.
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, acusou hoje o PS de preparar uma governação a favor de interesses económicos, com regressão de direitos laborais, suportada pela maioria absoluta conseguida nas legislativas.
O FC Porto consolidou hoje a liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer no reduto do Paços de Ferreira por 4-2, em encontro da 25.ª jornada da prova.
O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje, na cidade da Praia, que as relações entre Portugal e Cabo Verde são um "exemplo" para o atual momento internacional, a recuperar da pandemia de covid-19 e com a guerra na Ucrânia.
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, classificou hoje de "absolutamente essencial" haver uma "pausa nos combates" para permitir a evacuação dos civis nas cidades atacadas pelo exército russo e o estabelecimento de corredores humanitários.
O secretário-geral do PCP demarcou hoje o seu partido do poder russo liderado por Vladimir Putin e apelou à paz na Ucrânia, queixando-se de que esta guerra tem sido "pretexto para uma nova campanha anticomunista".
O Marítimo ascendeu hoje, provisoriamente, ao sexto lugar da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer no reduto do Moreirense por 1-0, em encontro da 25.ª jornada.
O Benfica derrotou hoje o FC Porto, por 4-1, no 'clássico' de hóquei em patins, em jogo da 20.ª jornada do campeonato português, e aproximou-se dos postos da frente na tabela classificativa, liderada pelos 'dragões'.
O chanceler alemão garantiu hoje que a "Europa está extremamente unida" na questão do acolhimento aos refugiados ucranianos, depois de ter estado reunido, em Berlim, com a presidente da Comissão Europeia, adianta a Efe.
O preço da gasolina nos Estados Unidos da América (EUA) atingiu hoje o valor mais alto desde 2008, com um preço médio de 1,057 dólares por litro (cerca 0,97 euros por litro), segundo órgãos locais, citados pela EFE.
O piloto italiano Enea Bastianini (Ducati) venceu hoje o Grande Prémio do Qatar de MotoGP, prova de abertura do campeonato do mundo de velocidade em motociclismo, conquistando a primeira vitória da carreira na categoria rainha do Mundial.
O português Jorge Fonseca, bronze nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, venceu hoje a medalha de ouro em -100 kg do Open de Praga de judo, em que João Fernando foi ao bronze nos -81 kg.
A surfista havaiana Carissa Moore, cinco vezes campeã do mundo e atual detentora do título, venceu hoje categoricamente o duelo com a australiana Tyler Wright, bicampeã mundial, nos quartos de final do MEO Pro Portugal, em Peniche.
O líder do PSD, Rui Rio, disse hoje que o Orçamento do Estado "está a ganhar dinheiro" com o aumento do preço do petróleo, em consequência da guerra na Ucrânia, e realçou que o Governo "pode baixar os impostos".
O chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, considerou hoje "muito credíveis" as informações de que a Rússia cometeu "crimes de guerra" na Ucrânia.
Portugal somou hoje a segunda vitória no apuramento para o Euro2022 de andebol feminino, ao impor-se na visita à Eslováquia, por 23-21, em jogo da quarta jornada do Grupo 5.
O piloto português Miguel Oliveira (KTM) abandonou hoje o Grande Prémio do Qatar de MotoGP, prova de abertura do campeonato mundial de velocidade em motociclismo, na sequência de uma queda.
Pelo menos 364 civis ucranianos morreram e 759 ficaram feridos na sequência da invasão russa da Ucrânia, de acordo com o balanço hoje divulgado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.
O historiador Rui Tavares destacou hoje a capacidade de persistência do Livre, que recentemente regressou à Assembleia da República, insistindo na convergência à esquerda e prevendo "campos cheios de papoilas", símbolo do partido.
A lista ‘A’ candidata ao Grupo de Contacto (direção) do Livre, na qual o dirigente Rui Tavares é o ‘número dois’, obteve hoje 67% dos votos, conquistando 10 de um total de 15 lugares.
O papa Francisco lamentou hoje os "rios de sangue e lágrimas" derramados na Ucrânia após a invasão russa e pediu o estabelecimento de corredores humanitários.