As novidades na energia, do aumento dos combustíveis à exceção ibérica no gás
- O gás ibérico
O primeiro-ministro, António Costa, e o chefe de governo espanhol, Pedro Sánchez, anunciaram hoje um acordo dos líderes da União Europeia (UE) para introduzir uma exceção no sistema energético europeu para a Península Ibérica, visando poder baixar preços, uma vez que estes dois países estão longe da restante Europa no que toca à dependência do gás russo, do qual a UE se quer 'desamarrar', intenção que ficou bem patente esta sexta-feira com o acordo firmado entre a união e os EUA para reduzir dependência da energia russa.
Com o aval hoje dado no Conselho Europeu, Portugal e Espanha poderão controlar os preços, desde que os dois países notifiquem a Comissão Europeia antes de agir e salvaguardem a concorrência europeia.
A decisão hoje tomada surge numa altura de aceso confronto armado na Ucrânia provocado pela invasão russa, tensões geopolíticas essas que têm vindo a afetar o mercado energético europeu, já que a UE importa 90% do gás que consome, sendo a Rússia responsável por cerca de 45% dessas importações, em níveis variáveis entre os Estados-membros.
“O objetivo é muito claro: é assegurar que o crescimento que está a ter o gás não se vai continuar a repercutir no aumento do preço eletricidade e, para isso, vamos adotar medidas para fixar um preço máximo de referência para o gás, a partir do qual todos os outros preços não poderão ultrapassar”, explicou António Costa.
Vincando que a Península Ibérica é “um ilha energética”, o primeiro-ministro português adiantou que isto permitirá “obter uma redução muito significativa do custo da energia, com grandes poupanças para as famílias e grandes poupanças para as empresas”.
Costa sublinhou que estas são medidas a curto prazo e que, a longo prazo, a UE deve apostar em interconexões para ligar a Península Ibérica ao sistema energético europeu. Uma ideia que também ganha força em Espanha, país que quer ser o distribuidor de gás na Europa.
Nas conclusões do Conselho Europeu, lê-se que, “no atual contexto de preços muito elevados da eletricidade, a Comissão está pronta a avaliar urgentemente a compatibilidade das medidas temporárias de emergência no mercado da eletricidade notificadas pelos Estados-membros, inclusive para mitigar o impacto dos preços dos combustíveis fósseis na produção de eletricidade”.
Apesar de fontes de energia renováveis mais baratas terem um peso cada vez maior na fixação dos preços, em períodos de maior procura, é necessário recorrer a outras fontes de energia, nomeadamente o gás.
Na atual configuração do mercado, o gás determina o preço global da eletricidade quando é utilizado, uma vez que todos os produtores recebem o mesmo preço pelo mesmo produto — a eletricidade — quando este entra na rede.
- Gasóleo e gasolina voltam a ter aumentos
O preço por litro do gasóleo deverá aumentar em 16,4 cêntimos na próxima semana e o preço da gasolina em seis cêntimos, segundo estimou hoje o Ministério das Finanças, em comunicado.
A aplicação do mecanismo de compensação que entrou em vigor este mês resultará numa redução de 1,3 cêntimos por litro na taxa do ISP, não havendo assim redução na gasolina pelo facto de a variação do preço por litro neste combustível ser inferior a oito cêntimos.
Como forma de mitigar o preço dos combustíveis, o Governo decidiu semanalmente ajustar a taxa do ISP em função do acréscimo da receita do IVA.
- 21:28
- Os Artistas Unidos reúnem-se, a 6 de abril, com responsáveis da Câmara de Lisboa, para analisarem a iminência de ficarem sem teatro depois de fevereiro de 2023, disse hoje à agência Lusa fonte da companhia.
-
- 21:22
-
Açores: Presidente da República pensa deslocar-se brevemente a São Jorge
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje que está a acompanhar a crise sismovulcânica na ilha açoriana de São Jorge, onde pensa deslocar-se brevemente, considerando que “não há razão para insegurança”.
-
- 21:18
-
Energia: António Costa espera “papel cada vez mais estratégico” do porto de Sines para a entrada de gás natural na Europa
O primeiro-ministro considerou hoje que o acordo para Estados Unidos fornecerem à União Europeia (UE) mais 15 mil milhões de metros cúbicos de gás natural liquefeito (GNL) dará ao Porto de Sines um “papel cada vez mais estratégico”.
-
- 21:14
-
Guerra na Ucrânia: França, Turquia e Grécia vão efetuar "operação humanitária" de evacuação de Mariupol
A França, a Turquia e a Grécia vão efetuar "uma operação humanitária" para evacuar "nos próximos dias" a cidade sitiada de Mariupol, no sul da Ucrânia, anunciou hoje o Presidente francês, Emmanuel Macron.
-
- 19:02
-
Relatório alerta para possível aumento nos internamentos nos próximos dias
O número de pessoas internadas com covid-19 pode subir nos próximos dias devido ao aumento do número de casos na população acima dos 65 anos, alerta o relatório sobre a situação epidemiológica hoje divulgado.
-
- 16:47
-
Kiev e Moscovo reconhecem que negociações de paz estão "muito difíceis"
As diplomacias russa e ucraniana reconheceram hoje que as negociações estão a ser "muito difíceis" e que continua a não haver consensos nas questões mais relevantes, um mês após o início da invasão russa.
-
- 15:30
-
Próximo OE com condições para ser apresentado em tempo recorde, diz João Leão
O ministro das Finanças, João Leão, disse hoje que a proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) tem estado a ser preparada e atualizada, para que o novo Governo tenha condições para apresentá-la em tempo recorde.
-
- 15:15
-
“Estou preocupada e só senti um sismo”. População das Velas abandona cidade — mas essa decisão não é fácil de tomar
Na manhã de hoje, dezenas de pessoas apanharam o barco para sair das Velas rumo a uma “zona segura”, abandonado uma cidade cada vez mais vazia devido à crise sismovulcância que está a abalar São Jorge, nos Açores.
-
- 12:47
-
Portugal pertence aos 21 países com mais brinquedos perigosos apreendidos
Mais de cinco milhões de brinquedos potencialmente perigosos foram apreendidos em 21 países, nomeadamente em Portugal onde os produtos tinham um valor comercial estimado em cerca de 2,26 milhões de euros, anunciou hoje a Europol.
-
- 12:32
-
Itália fora do Mundial 2022: O inferno de que a imprensa italiana fala
O afastamento da Itália, campeã europeia, da fase final do Mundial2022 de futebol domina hoje a imprensa desportiva transalpina, com os jornais a usarem palavras como inferno e ‘nãooooo’ para descrever a derrota com a Macedónia do Norte.
-
- 11:38
-
Marcelo Rebelo de Sousa exigiu saída de Cravinho da pasta da Defesa
O Comandante Supremo das Forças Armadas, o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, impediu a continuação de João Gomes Cravinho no Ministério da Defesa para pôr fim ao clima “divisionista” entre chefias militares e Governo.
-
- 11:15
-
Jornalista russa que interrompeu noticiário multada em 460 euros
A jornalista russa Marina Ovsiannikova, que recentemente interrompeu o principal noticiário na televisão estatal russa para protestar contra a guerra na Ucrânia, foi multada em 50.000 rublos (cerca de 460 euros) por descredibilizar as Forças Armadas, foi hoje divulgado.
-
- 10:30
-
Acordo histórico: Estados Unidos vão exportar mais 15 mil milhões de gás para a UE
Os Estados Unidos comprometeram-se hoje a fornecer à União Europeia (UE) mais 15 mil milhões de metros cúbicos de gás natural liquefeito (GNL), anunciou hoje o Presidente norte-americano, Joe Biden, em Bruxelas.
-
- 08:20
-
Gouveia e Melo em mensagem aos fuzileiros: "Não quero arruaceiros na Marinha"
O chefe de Estado-Maior da Armada (CEMA), o almirante Gouveia e Melo, fez uma intervenção no Corpo de Fuzileiros onde lembrou os valores militares a propósito da morte do agente da PSP Fábio Guerra.
-