Hoje o Teatro perdeu muito mais do que uma “mulher simples”
“Uma mulher simples”. Foi assim que Eunice Muñoz disse um dia que queria ser lembrada. Uma "pessoa como outra qualquer”, uma “mulher como as outras, mãe de seis filhos, com netos e bisnetos".
Mas Eunice Muñoz multiplica-se pelas personagens, pelos palcos e pelos papéis a que deu vida no teatro e na televisão — e que lhe valeram múltiplas distinções. Hoje não é recordada como "uma pessoa como outra qualquer”, mas como uma atriz que "marcou de forma definitiva o teatro português".
"Incontornável", dona de um "instinto genial", "inigualável", "prodigiosa", uma "das lendas mais gentis e humanas deste país". Esta foi a primeira despedida, a que acontece sem aviso, informal, em testemunhos falados e escritos, muitos deles profundamente emocionados.
Mas o país estará de luto por Eunice Muñoz no dia do seu funeral. As cerimónias fúnebres decorrem na Basílica da Estrela, em Lisboa, na segunda e na terça-feira, seguindo depois o funeral para o Cemitério do Alto de S. João, onde o corpo será cremado.
Nascida na Amareleja, no distrito de Beja, em 1928, completou em novembro 80 anos de carreira. Deixou-nos aos 93. Filha e neta de atores de teatro e de artistas de circo, não podia ter sido outra coisa, senão atriz.
Estreou-se no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, em 28 de novembro de 1941, na peça "Vendaval", de Virgínia Vitorino, com a Companhia Rey Colaço/Robles Monteiro. Ao longo da sua carreira, entrou em perto de duas centenas de peças, trabalhou com cerca de uma centena de companhias, e, no cinema e na televisão, o seu nome está associado a mais de oito dezenas de produções de ficção, entre filmes, telenovelas e programas de comédia.
Dizia que devia tudo à Senhora Dona Amélia Rey Colaço. Quantos atores dirão o mesmo sobre ela? A pergunta é de Patrícia Reis, num texto em que nos relata uma mulher "generosa nas conversas que começava", "concisa" nas respostas que dava, que "não recusava temas. Tinha a sua fé, as suas ideias, gostava de viver, de trabalhar, de um bom texto, da família biológica e alargada".
O teatro terá o seu nome para sempre, escreveu Patrícia, e isso faz desta "mulher simples" uma "mulher eterna", ditou Diogo Infante.
- 20:51
- O Twitter anunciou hoje uma medida com a qual pretende adiar ou mesmo impedir a compra da empresa pelo diretor-executivo (CEO) da Tesla, o bilionário Elon Musk.
-
- 20:49
-
“Foi um grande golpe". Navio russo Moskva foi afundado por dois mísseis ucranianos, confirma Pentágono
Um alto responsável do Pentágono declarou hoje que o cruzador russo Moskva foi afundado por dois mísseis ucranianos, sublinhando que foi "um grande golpe" para a Rússia.
-
- 19:11
-
"Chocante e excessivo". Como o salário de um gestor português entrou na política francesa
O Presidente francês, Emmanuel Macron, considerou hoje "chocante e excessivo" o valor "astronómico" do salário do presidente executivo do grupo automóvel Stellantis, o português Carlos Tavares, e afirmou-se a favor de "tetos" de remuneração ao nível da União Europeia.
-
- 19:05
-
Afastamento preventivo de clérigos ligados a abusos deve ser avaliado caso a caso, diz cardeal-patriarca de Lisboa
O cardeal-patriarca de Lisboa defendeu hoje que um eventual afastamento preventivo de clérigos em funções ligados a abusos sexuais na Igreja Católica deve ser analisado “caso a caso”.
-
- 18:49
-
Guerra na Ucrânia: Mais de 900 corpos de civis descobertos na região de Kiev
Mais de 900 corpos de civis foram descobertos na região de Kiev após a retirada das forças russas, disse hoje o chefe de polícia regional.
-
- 17:11
-
Eunice Muñoz: Cerimónias fúnebres decorrem segunda e terça-feira em Lisboa
As cerimónias fúnebres da atriz Eunice Muñoz, que morreu hoje, decorrem na Basílica da Estrela, em Lisboa, na segunda e na terça-feira, seguindo depois o funeral para o Cemitério do Alto de S. João, onde o corpo será cremado.
-
- 16:18
-
Chefes de urgência do Hospital de Caldas da Rainha pedem demissão
Os chefes de equipa do serviço de urgência do Hospital de Caldas da Rainha pediram a demissão do cargo, informou hoje a administração do Centro Hospitalar do Oeste, que assegurou que o serviço está a funcionar normalmente.
-
- 16:06
-
Treinador do Bayern Munique ameaçado de morte após eliminação na Champions
O treinador do Bayern Munique, Julian Nagelsmann, recebeu centenas de ameaças de morte através da sua conta na rede social Instagram, após a eliminação dos bávaros da Liga dos Campeões de futebol, revelou hoje o técnico alemão.
-
- 09:31
-
Eunice Muñoz, uma vida retratada em 30 imagens
Um mergulho no arquivo fotográfico da Agência Lusa para recordar a vida e carreira da atriz que nos deixou esta sexta-feira, aos 93 anos.
-
- 09:02
-
Da "senhora dos palcos portugueses" à "maior atriz portuguesa de todos os tempos". As reações à morte de Eunice Muñoz
A atriz Eunice Muñoz morreu hoje, no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, aos 93 anos. Estas são as palavras de um país e de um meio de luto.
-
- 08:29
-
Eunice Muñoz: A vida de "uma mulher simples" que deu a vida ao teatro português
A atriz Eunice Muñoz, que morreu hoje, em Lisboa, aos 93 anos, nunca não se imaginou fora do teatro, apesar de sempre se ter considerado “uma mulher como as outras, mãe de seis filhos, com netos e bisnetos".
-
- 08:15
-
Novos radares em Lisboa continuam desligados - mas já têm ajudado os condutores a cumprir os limites de velocidade
Os novos radares de controlo de trânsito instalados nas principais vias rodoviárias de Lisboa mantêm-se desligados desde o início do ano, mas têm provocado já "um efeito dissuasor" no comportamento dos condutores para o cumprimento dos limites de velocidade.
-
- 08:11
-
A próxima temporada de furacões no Atlântico poderá ser ainda mais perigosa
As alterações climáticas tornaram a temporada de furacões recorde no Atlântico, em 2020, ainda mais húmida e perigosa. E a próxima poderá ser ainda pior.
-
- 08:10
-
Nas Beiras, há Páscoa por todo o lado. 15 roteiros para este fim de semana
Os municípios do território da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela recebem este ano eventos e tradições de Páscoa, depois de dois anos de “confinamento forçado” devido à pandemia. De Almeida a Trancoso, há roteiros para todos os gostos.
-
- 08:10
-
Excerto de "A Tirania do Mérito". O mito da meritocracia
Vivemos numa constante competição, em que o mundo, dividido entre vencedores e perdedores, rege-se por princípios de "meritocracia". O problema é que este statu quo, amplamente justificado pela máxima «quem muito se esforça tudo pode», resulta no reforço da desigualdade social e, ao mesmo tempo, cul
-