Porque é que Elon Musk quer comprar o Twitter?
Abril está longe de ser um mês tranquilo na sede do Twitter. No dia 4 de abril, Elon Musk anunciou ter comprado 9,2% das ações da empresa, tornando-se assim no seu maior acionista. No dia seguinte, disse que ia integrar o Conselho de Administração da rede social, informação desmentida no último domingo, quando anunciou que não ia integrar a direção do Twitter. Hoje, por fim, declarou estar disponível para comprar as restantes ações da empresa a 54,20 dólares por ação. Um negócio que, a concretizar-se, rondaria os 43 mil milhões de dólares.
Num documento enviado ao regulador da bolsa de valores dos EUA na quarta-feira, Elon Musk sublinha que esta é "a sua melhor e última oferta" e ameaça, em caso de recusa, "reconsiderar a sua posição como acionista" na rede social.
"Investi no Twitter porque acredito no seu potencial para ser a plataforma de liberdade de expressão em todo o mundo, e acredito que a liberdade de expressão é um imperativo social para uma democracia funcional", diz Musk no documento.
"Contudo, desde que fiz o meu investimento, apercebi-me que a empresa não irá prosperar nem servir este imperativo da sociedade na sua forma atual. O Twitter precisa de ser transformado numa empresa privada", afirmou.
Nas várias intervenções que fez sobre a rede social, aquele que é o homem mais rico do mundo, insistiu sempre nesta ideia de querer fazer o Twitter uma plataforma de liberdade.
Antes de anunciar que tinha comprado as primeiras ações da empresa, Elon Musk assumiu que estava a "ponderar seriamente" criar uma nova rede social, numa publicação que era acompanhada por uma sondagem em que perguntava se o Twitter cumpria “rigorosamente” o princípio da liberdade de expressão, um valor “essencial para uma democracia saudável”.
“As consequências desta sondagem serão importantes. Por favor, votem com responsabilidade”, escreveu. Os seguidores manifestaram-se e foram claros: na opinião de mais 70% dos votantes, o Twitter não é escrupuloso no cumprimento da liberdade de expressão.
Esta pergunta é o ponto de partida para a cronologia de altos e baixos que não satisfaz as perguntas de ninguém. Porque se o milionário gosta de utilizar o Twitter para ironias, memes e trolling no geral, também a Internet é pródiga em olhar para lá do óbvio e em criar inúmeras hipóteses. Por isso, já há várias teorias da conspiração a circular sobre a verdadeira razão de Musk querer comprar a rede social.
Há quem diga que o milionário está a fazer tudo isto para "trollar" a Securities and Exchange Commission (SEC), a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos. Porquê? Porque em 2018, Elon Musk anunciou que iria comprar todas as ações da Tesla por 420 dólares cada para tirá-la do mercado. Como consequência, estas dispararam aumentando assim a sua fortuna.
O anúncio causou um conflito com a SEC, que chegou a colocar como opção mais extrema limitar a capacidade de Musk tweetar. Esta podia ser uma forma de se rir na cara da comissão.
Outra teoria prende-se com um possível cenário mais simples: Elon Musk lançou a OPA, as ações dispararam, nem todos os acionistas aceitam vender a sua parte, o negócio cai e o milionário vende a sua quota parte a um valor muito mais alto do que as comprou fazendo assim facilmente algumas centenas de milhões de euros.
Uma coisa que sabemos é que Musk defende um caminho para o Twitter semelhante aquele que o co-fundador Jack Dorsey e o atual CEO Parag Agrawal defendem e que se baseia numa descentralização da plataforma. Neste cenário, a moderação do conteúdo passa para os utilizadores, que passam também a ter mais liberdade para controlar as suas timelines.
No entanto, tudo isto carece de detalhes. Ficamos à espera dos próximos 280 caracteres.
- 22:55
- O Presidente da República promulgou hoje quatro decretos do Governo com medidas de emergência destinadas a conter o aumento de preços nos setores da energia e agroalimentar decorrente da situação de guerra na Ucrânia.
-
- 22:38
-
Guerreiros lutaram mas cederam no prolongamento. Braga falha meias-finais da Liga Europa
O Sporting de Braga, reduzido a nove, falhou hoje o apuramento para as meias-finais da Liga Europa em futebol, ao perder por 3-1 com o Rangers, após prolongamento, em Glasgow, na segunda mão dos quartos de final.
-
- 21:26
-
Ucrânia: Navio de guerra russo Moskva afundou-se
A informação foi confirmada pelo Ministério da Defesa russo, que adianta que o famoso cruzador, em serviço desde os anos 80, afundou-se quando estava a ser rebocado. O Moskva sofreu uma forte explosão a bordo esta quinta-feira: a Rússia diz que se tratou de um incêndio, ao passo que a Ucrânia defend
-
- 21:17
-
Ucrânia: Zelensky acusa Alemanha e Hungria de bloquearem embargo à energia russa
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou hoje a Alemanha e a Hungria de bloquearem os esforços para embargar as importações de energia provenientes da Rússia, durante uma entrevista à televisão pública britânica BBC.
-
- 19:55
-
Israel poderá falhar a edição da Eurovisão deste ano. Tudo devido a uma greve
Israel poderá falhar o 66.º Festival Eurovisão da Canção, devido a uma greve do Ministério dos Negócios Estrangeiros daquele país, anunciou a emissora pública israelita, KAN, responsável pela escolha do representante no concurso.
-
- 19:49
-
Quem pode pedir e as condições: Esta é a proposta de Moedas para os transportes públicos gratuitos em Lisboa
O presidente da Câmara de Lisboa propõe que a gratuitidade nos transportes públicos para residentes jovens e idosos inclua Carris, Metropolitano, CP-Comboios de Portugal e Fertagus, segundo a proposta a que Lusa teve hoje acesso.
-
- 19:04
-
Combustíveis. Estas são as estimativas do Governo para o preço do gasóleo e da gasolina na próxima semana
O Governo estima que o preço do litro de gasóleo vai aumentar quatro cêntimos na próxima semana e que o da gasolina se mantenha, tendo decidido manter inalteradas as taxas do ISP, anunciou hoje o Ministério das Finanças.
-
- 18:32
-
Advogado garante que Salvio vai apresentar-se às autoridades e provar inocência
O advogado de Eduardo Salvio assegurou hoje que o antigo futebolista do Benfica vai apresentar-se às autoridades, após ter, alegadamente, atropelado a ex-mulher na noite de quarta-feira, indicando ter em mão provas que ilibam o internacional argentino.
-
- 18:05
-
Portugal tem Rt de 0,94 e uma média de 8.981 casos diários de Covid-19
O índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-CoV-2 baixou ligeiramente para os 0,94 e Portugal regista uma média de 8.981 novos casos diários de infeção, anunciou hoje o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
-
- 17:25
-
Hospital da Luz de Aveiro e médico condenados a pagar 130 mil euros por morte de doente
O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) condenou um hospital privado de Aveiro e um cirurgião a pagarem solidariamente 130 mil euros à mãe de uma mulher que morreu após uma operação, que correu mal, para retirar a vesícula.
-
- 17:06
-
Rússia denuncia ataques ucranianos no seu território com helicópteros. Kiev rejeita acusações
A Rússia acusou hoje a Ucrânia de bombardear duas aldeias fronteiriças russas, uma das quais com helicópteros, provocando sete feridos, incluindo um bebé. Kiev, todavia, negou a autoria dos ataques, acusando por sua vez a Rússia de planear "ataques terroristas" na região fronteiriça para alimentar a
-
- 16:13
-
Moskva. O que se sabe sobre o simbólico cruzador da Rússia no Mar Negro?
O cruzador Moskva, o navio-símbolo da frota russa do Mar Negro, foi gravemente danificado nesta quinta-feira, informação confirmada pelo Kremlin, enquanto cumpria a missão de bloquear a Ucrânia no decurso da guerra. Esta embarcação, altamente simbólica, participou em numerosas operações militares e
-
- 16:00
-
Canal da Mancha será militarizado. Reino Unido anuncia controverso plano de combate à migração clandestina
O Reino Unido anunciou nesta quinta-feira um plano controverso para controlar a migração clandestina, que inclui o envio de solicitantes de asilo para o Ruanda, um país africano a 7.000 km de distância, e a monitorização de travessias ilegais do Canal da Mancha com navios militares.
-
- 15:48
-
São Jorge volta a registar "ligeiro acréscimo" da atividade sísmica
A ilha de São Jorge, nos Açores, voltou a registar um "ligeiro acréscimo" da atividade sísmica, mas as “flutuações” são próprias das crises sismovulcânicas, segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
-
- 15:26
-
Via-Sacra em Roma gera polémica na Ucrânia
A polémica estalou onde menos se esperaria: em torno da Via-Sacra a que o Papa Francisco preside nesta Sexta-feira Santa, no Coliseu, em Roma. O motivo reside no facto de, numa das estações, a cruz de Cristo ser transportada pelas famílias de duas mulheres, uma russa e uma ucraniana.
-
- 15:02
-
Cardeal Patriarca manifestou compromisso em pedido de perdão da Igreja às vítimas de abuso
O cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, manifestou hoje o compromisso da Igreja em pedir perdão às vítimas de abuso sexual no seu seio.
-
- 14:58
-
Kiev anuncia libertação de dois pilotos detidos desde março e nova troca de prisioneiros
Dois pilotos ucranianos capturados em março pelo exército russo e detidos na Rússia foram libertados, anunciou hoje o Ministério da Defesa ucraniano, sem precisar as condições da sua libertação.
-
- 14:47
-
Mais de 4,7 milhões fugiram da Ucrânia em 50 dias de conflito
Mais de 4,7 milhões de ucranianos fugiram do seu país desde a invasão pela Rússia, há 50 dias, dos quais cerca de 60% foram para a Polónia, anunciou hoje o Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR).
-
- 12:01
-
Rússia ameaça com armas nucleares se Finlândia e Suécia aderirem à NATO
O vice-presidente do Conselho de Segurança e ex-presidente russo, Dmitri Medvedev, ameaçou hoje com o destacamento de armas nucleares no Báltico se a Suécia e a Finlândia aderirem à NATO.
-
- 11:14
-
Morreu a fotojornalista italiana Letizia Battaglia, que retratou a máfia siciliana
A fotojornalista italiana Letizia Battaglia, que documentou a máfia siciliana, morreu na quarta-feira em Palermo, Itália, aos 87 anos, revelou a imprensa italiana.
-
- 08:56
-
Ginastas ucranianas encontram em Guimarães a "segurança" e a "rotina" perdidas
Na academia de ginástica de Guimarães, Anzhelika Shyriaieva, de 11 anos, diz ter recuperado a "segurança e a "rotina de treinos" que perdera em Kharkiv, entre movimentos com maças, arcos ou cordas, aparelhos da ginástica rítmica.
-
- 06:04
-
Ator Cuba Gooding Jr. declara-se culpado em caso de assédio nos Estados Unidos
O ator norte-americano Cuba Gooding Jr., acusado de assédio sexual por três mulheres em incidentes separados em vários locais de Manhattan, no estado de Nova Iorque, em 2018 e 2019, declarou-se culpado de uma das acusações.
-