Quer fazer contas à bolsa? Este é o 'resumo Europa-América' do Orçamento do Estado
O cenário macroeconómico mudou
O Orçamento de Estado apresentado esta quarta-feira por Fernando Medina tem por base o documento redigido pelo ex-ministro das Finanças João Leão e a sua equipa, apresentado e chumbado em outubro de 2021. No entanto, uma das principais alterações em relação à proposta 'original' são as mudanças de previsão para o cenário macroeconómico, profundamente influenciado pela guerra na Ucrânia e pelos fatores do pós-pandemia.
A proposta de Orçamento do Estado para 2022 prevê assim que a economia portuguesa cresça 4,9% em 2022 (uma ligeira revisão em baixa de 0,1 pontos percentuais face à última estimativa) e mantém a previsão de um défice de 1,9% do PIB.
A inflação foi revista em alta, de 09% para 4% — a previsão no anterior documento era de 3,3%. E a previsão da redução da dívida pública foi revista, em baixa, em 6,7%, de 127,4% do PIB para 120,7% do PIB.
Como vai ficar a nossa carteira?
Estas são todas as medidas que vão ter impacto na nossa carteira. No entanto, tendo em conta os dias que correm, há algumas que merecem ser salientadas:
Combustíveis
- Redução do ISP numa dimensão que equivale à redução da taxa de IVA de 23% para 13% aplicável aos combustíveis rodoviários durante maio e junho. Esta redução do ISP traduz-se numa redução de cerca de oito litros no abastecimento de um depósito de 50 litros. Medida vai custar cerca de 170 milhões de euros;
- Suspensão da atualização da taxa de carbono até junho de 2022, a qual permite reduzir o preço do gasóleo e da gasolina em cerca de 5 cêntimos por litro em cada um destes combustíveis;
IRS
- Proposta mantém-se igual à de outubro, passando de sete escalões de IRS para nove, havendo um desdobramento dos atuais 3º e 6º escalões (veja as tabelas aqui);
- Aumento extraordinário e temporário de 200 euros ao valor do mínimo de existência que resulta da fórmula legal no IRS a liquidar no ano de 2022, relativo aos rendimentos auferidos em 2021. Medida abrange 170 mil agregados familiares de baixos rendimentos passam a ficar isentos de IRS;
Pensões
- Pensionistas que recebem até 1.108 euros vão ter um aumento de 10 euros com retroativos a janeiro. Segundo o documento, a atualização extraordinária "é efetuada pelo valor de 10 euros por pensionista, cujo montante global de pensões seja igual ou inferior a 2,5 vezes o valor do indexante dos apoios sociais (IAS)", ou seja, 1.108 euros. O valor da atualização automática que foi efetuada em janeiro é incorporado no valor da atualização extraordinária — medida abrange cerca de 1,9 milhões de pensionistas e terá um custo de 197 milhões de euros (+ info);
Novo Banco 0 - 990 TAP
O Governo não inscreveu na proposta do Orçamento do Estado para 2022 qualquer transferência para o Fundo de Resolução para empréstimo ao Novo Banco, de acordo com o que foi anunciado hoje por Fernando Medina.
"Não, não está prevista nenhuma transferência para o Novo Banco", afirmou hoje o governante.
Já em relação à TAP, mantém-se a previsão de injetar este ano até 990 milhões de euros na companhia aérea, segundo o esclarecimento prestado por Fernando Medina, na conferência de imprensa de apresentação do Orçamento do Estado.
Questionado sobre a existência, no documento, de dois valores para a injeção na TAP em 2022, de 990 milhões de euros e de 600 milhões de euros, o governante indicou que este último montante “é o valor em contas nacionais, porque há uma parte deste valor que já foi contabilizado no défice e não será de novo contabilizado no défice”.
“O que este orçamento prevê é o pagamento do compromisso do plano de reestruturação que, aliás, está a fazer o seu caminho, e continuaremos através desta transferência a fazer o caminho da reestruturação da TAP”, garantiu.
A conferência de imprensa de Fernando Medina em cinco frases
- "O facto de estarmos a apresentar hoje o Orçamento, cinco dias depois do Governo estar em pleno exercício de funções e menos de 15 dias volvidos sob a posse do executivo, corresponde a um sentido de urgência e a um sentido de ambição. Urgência e ambição em dotar o país dos instrumentos, das ferramentas, para podermos fazer face aos desafios exigentes que a atual conjuntura nos coloca, fazermos face aos desafios de reforma estrutural que o país nos convoca, mas prosseguirmos também uma política de contas certas que aquela que demonstrou aos longo dos anos ser a que melhor protege os interesses dos portugueses"
- “Em nenhum dicionário de política económica do mundo, esta é uma política de austeridade”
- "Portugal ainda tem uma dívida pública mais elevada do que aquilo que desejaríamos para fazer face a todos os desafios"
- “Perdoem a comparação, não é particularmente feliz, mas quando vemos um jogo da Seleção nacional não vamos exigir que ao 3º minuto estejamos a ganhar por 4-0. Está a pedir-me ao 5º dia esteja a ganhar por quatro anos de governação, e isso não é possível. Este Orçamento, sendo importante, não esgota a vida, das reformas e do Governo”
Partidos criticam documento
A passagem no Parlamento do Orçamento de Estado para 2022 está garantida com a maioria absoluta conquistada pelo Partido Socialista nas últimas eleições legislativas. No entanto, está longe de ser consensual em toda a Assembleia da República.
Dos partidos que já se manifestaram em relação ao documento, tendo sobretudo como base a apresentação feita pelo ministro das Finanças, aponta-se a falta de capacidade das contas acompanharem a inflação e o facto de o documento estar demasiado próximo daquele apresentado por João Leão em 2021 e que acabou por ser chumbado, uma crítica acompanhada pelo contexto diferente em que vivemos, devido à guerra na Ucrânia.
Leia todas as reações aqui.
- 22:30
- O secretário de Estado da Justiça britânico, David Wolfson, renunciou hoje ao cargo devido "à escala e ao contexto" das infrações cometidas pelo primeiro-ministro, Boris Johnson, e outros membros do Governo pela realização de festas durante o confinamento.
-
- 22:20
-
Morreu Maldonado Gonelha, antigo ministro socialista dos governos de Soares
Maldonado Gonelha, antigo ministro socialista do Trabalho e da Saúde dos governos de Mário Soares, faleceu hoje aos 86 anos, lê-se numa nota de pesar divulgada pelo PS.
-
- 22:01
-
Benfica fica a meio caminho do milagre e despede-se da Liga dos Campeões com empate em Liverpool
O Benfica falhou hoje o apuramento para as meias-finais da Liga dos Campeões em futebol, ao empatar 3-3 no reduto do Liverpool, em encontro da segunda mão dos quartos de final.
-
- 21:01
-
Medina considera meta do défice realista e rejeita orçamentos retificativos caso situação económica se agrave
O Ministro das Finanças, Fernando Medina, defendeu em entrevista à RTP que antevisão de menor crescimento económico é compatível com as previsões de redução do défice e da dívida pública, citando os indicadores positivos de retoma que o Governo tem vindo a recolher
-
- 19:21
-
EUA: Suspeito de tiroteio no metro de Nova Iorque foi detido e acusado de "crime de terrorismo"
A polícia de Nova Iorque deteve o suspeito acusado de atirar sobre 10 pessoas num vagão de metro lotado em Brooklyn, mais de 24 horas após o ataque. O homem que terá causado o tiroteio em Nova Iorque foi acusado de prática de terrorismo.
-
- 17:42
-
O “erro capital” de não responder à inflação e crescimento e o “meio orçamento”. As reações dos partidos ao OE2022
O Governo entregou e apresentou esta quarta-feira o Orçamento do Estado de 2022 que prevê que a economia portuguesa cresça 4,9% em 2022 (uma ligeira revisão em baixa de 0,1 pontos percentuais face à última estimativa), mantém a previsão de um défice de 1,9% do PIB e revê em subida a inflação para 4%
-
- 17:28
-
Benfica goleia Sporting e apura-se para as meias-finais da UEFA Youth League
O Benfica apurou-se hoje, pela quarta vez, para as meias-finais da UEFA Youth League de futebol, ao golear o Sporting por 4-0, no dérbi dos quartos de final da prova, disputado em Alcochete.
-
- 15:36
-
Tropas russas vandalizam imagem de Nossa Senhora. Santuário de Fátima disponível para oferecer outra
O Santuário de Fátima manifestou-se hoje disponível para oferecer uma imagem da Virgem de Fátima, para substituição da que, segundo a Fundação AIS, terá sido destruída por soldados russos no seminário ucraniano de Vorzel.
-
- 14:40
-
“Em nenhum dicionário de política” esta “é uma política de austeridade”. Reveja aqui a apresentação do OE2022
O ministro das Finanças apresentou esta quarta-feira o Orçamento de Estado para 2022. Numa proposta marcada pela "urgência e ambição", como referiu, assinala-se a revisão em baixa do crescimento do PIB e em alta da inflação.
-
- 13:46
-
Telma Monteiro sobre acidente: “Foi o maior susto da minha vida, achei mesmo que era o fim"
A judoca Telma Monteiro disse hoje que está bem e apenas com "alguns hematomas e dor no corpo", depois do acidente de viação em que esteve envolvida na terça-feira, que descreveu como "o maior susto" da sua vida.
-
- 13:04
-
A imagem do momento: “Acabei de assinar a proposta de lei do Orçamento do Estado para 2022"
O primeiro-ministro já assinou a proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2022, que será em breve formalmente entregue pelo ministro das Finanças no parlamento e apresentada em conferência de imprensa ao início da tarde.
-
- 11:23
-
Transmissibilidade Covid-19 "muito elevada". O alerta e as recomendações da DGS para a Páscoa
Numa conferência de imprensa de balanço sobre a situação epidemiológica em Portugal, Graça Freitas, Diretora-Geral da Saúde, alertou que a “epidemia mantém uma transmissibilidade muito elevada” e deixou algumas recomendações para o período da Páscoa.
-
- 09:40
-
Exército paga mais de um milhão de euros a privados para transportar material e militares para a Roménia
Por "ausência de recursos próprios", o Exército português contratou transportadoras privadas para levar militares, blindados e outros materiais para as forças nacionais destacadas na Roménia, no âmbito da missão da NATO "Tailored Forward Presence". A fatura é superior a um milhão e 200 mil euros.
-
- 09:10
-
O borrego está mais caro esta Páscoa. Efeitos da guerra, mas não só
A tradição ‘à mesa’ na Páscoa passa pelo consumo de borrego e nem o aumento do preço da carne, devido às exportações e aos efeitos da guerra na Ucrânia, diminuiu a procura, segundo representantes do setor no Alentejo.
-
- 09:02
-
Ucrânia: Ataques russos impedem abertura de corredores humanitários. Mais de mil militares ucranianos renderam-se em Mariupol
Violações ao cessar-fogo pelas tropas russas impede abertura de corredores humanitários. Mais de mil militares da Ucrânia renderam-se às forças da Rússia em Mariupol, cidade cercada há semanas.
-
- 07:20
-
Páscoa sem peixe fresco? Trabalhadores da Docapesca em greve
Os trabalhadores da Docapesca iniciaram hoje uma greve de três dias, a nível nacional, em defesa de aumentos salariais e da revisão do Acordo de Empresa, que poderá levar ao encerramento das lotas.
-
- 07:08
-
Ucrânia: Zelensky propõe a Moscovo trocar aliado de Putin por ucranianos capturados
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, propôs esta terça-feira a Moscovo a troca do deputado e empresário ucraniano Viktor Medvedchuk, aliado de Vladimir Putin e recentemente detido, por ucranianos capturados pela Rússia.
-
- 06:34
-
Abuso policial, Russiagate e Odemira. O que diz o relatório dos EUA sobre direitos humanos em Portugal
Abusos das forças de segurança, condições prisionais criticáveis e tráfico humano para exploração económica são alguns dos pontos constantes do relatório anual dos EUA sobre a situação dos direitos humanos em Portugal.
-