Três meses depois de ser iniciada a investigação, o que sabemos sobre os abusos sexuais na igreja?
Formada no início do ano, a Comissão Independente para o Estudo de Abusos Sexuais na Igreja Católica Portuguesa tomou como objetivo até ao final de 2022 recolher testemunhos e denúncias de pessoas que tenham sofrido abusos na infância e adolescência, até aos 18 anos, desde 1950. Hoje foi o dia de apresentar o balanço de três meses de trabalho.
Recorde-se que esta comissão, liderada pelo pedopsiquiatra Pedro Strecht, recebeu logo 50 denúncias no dia em que as linhas abriram, a 11 de janeiro. Em menos de uma semana, o valor tinha duplicado para 102. Volvidos três meses, o número situa-se nas 290 denúncias.
A sessão de apresentação, que decorreu esta manhã na Fundação Calouste Gulbenkian e mereceu o acompanhamento no local pelo SAPO24, teve como objetivo "tornar público alguns tópicos sobre o andamento do estudo, bem como fornecer informações úteis sobre ações a decorrer ou num futuro próximo", como frisou Strecht.
O cenário descrito é de "múltiplos casos de abusos de crianças" em situações como catequese, escolas católicas, escuteiros e grupos de jovens, assim como em ordens religiosas, sendo que "todas as vítimas estavam em desvantagem física e emocional perante o abusador", visto serem crianças.
Neste momento, existem "290 testemunhos validados", sendo que estão todos "a ser validados individualmente, em articulação com o Ministério Público". Destes, 16 já foram entregues às autoridades, como referiu Álvaro Laborinho Lúcio, antigo ministro da Justiça e membro também desta comissão.
Além disso, estão também a ser feitos "contactos diretos com associações que podem ter dados sobre o tema" e o "levantamento de todos os casos reportados à Comunicação Social desde 1950 até aos dias de hoje".
Estes são alguns dos dados apresentados dos 290 casos validados:
- há pessoas com todos os níveis de instrução, do ensino primário aos estudos académicos;
- há homens e mulheres, mas mais homens;
- existem casos em todas as regiões do país;
- chegam relatos de pessoas que estão agora fora do país;
- estão contempladas todas as faixas etárias (pessoas nascidas entre 1934 e 2009);
- idades do primeiro abuso entre os 2 anos e os 17 anos;
- todas as modalidades de abuso contempladas no guião do inquérito (exibição, manipulação, penetração, recolha de imagens do corpo, isoladamente ou em situação de abuso, mensagens de cariz sexual e linguagem obscena, entre outras).
Além dos dados sobre o abuso, outra nota alarmante é terem sido já sido descobertos indícios de encobrimento de casos por parte de bispos, vários deles no ativo. Pedro Strecht adiantou ainda que há indícios de encobrimentos de casos também em instituições.
Em resposta a estes dados, Marcelo Rebelo de Sousa disse considerar “muito importante” o este ato de transparência na comissão. “Considero que tudo o que seja feito em termos de transparência neste domínio é muito importante para a democracia portuguesa e muito importante para a sociedade portuguesa”, afirmou.
O Chefe de Estado, depois de recordar que a comissão independente tem o seu alto patrocínio, revelou que dentro de dias estará numa reunião de apresentação de balanço da situação perante os dados recolhidos até ao momento.
Além desta reunião, os outros passos seguintes manifestar-se-ão na realização de duas conferências descentralizadas: a 6 de maio, em Viseu, e a 18 de maio, em Braga, em parceria com a Universidade Católica Portuguesa. A 10 de maio há também um encontro científico sobre o tema dos abusos em Lisboa, na Gulbenkian, com o "alto patrocínio do presidente da República".
- 22:40
- O ator e comediante norte-americano Gilbert Gottfried morreu hoje aos 67 anos vítima de uma doença rara que pode desencadear batimentos cardíacos anormais e perigosos, disse o seu amigo de longa data Glenn Schwartz.
-
- 22:30
-
Joe Biden usa pela primeira vez termo "genocídio" para referir invasão russa
O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, utilizou hoje pela primeira vez o termo "genocídio" para descrever a situação na Ucrânia e as consequências para a economia, desde o início da invasão russa.
-
- 22:15
-
Kiev anuncia prisão de magnata ucraniano próximo de Putin
O deputado e empresário ucraniano Viktor Medvedchuk, muito próximo do presidente russo, Vladimir Putin, e que estava foragido desde o começo da invasão à Ucrânia, foi capturado numa operação especial, anunciaram autoridades de Kiev nesta terça-feira.
-
- 20:15
-
Boris Johnson pede desculpa após ser multado devido ao "partygate" mas não se demite
Mais uma vez imerso no escândalo das festas ilegais em Downing Street durante os confinamentos implementados devido à pandemia da covid-19, Boris Johnson pediu hoje desculpa, mas recusou-se a renunciar, depois de se tornar o primeiro chefe de Governo em exercício no Reino Unido multado por violar a
-
- 19:34
-
"Foco epidémico" da fábrica Kinder com 150 casos de salmonela em nove países
Um total de 150 casos de salmonela foi detetado em nove países europeus, indicaram hoje duas agências de supervisão europeias, responsabilizando uma "unidade de produção belga" dias após o encerramento da fábrica Kinder em Arlon, na Bélgica.
-
- 18:40
-
Nova Iorque: Polícia diz que há 16 feridos do tiroteio no metro e não correm perigo de vida
Os feridos no tiroteio que ocorreu hoje no metro de Nova Iorque não correm perigo de vida, anunciou o comissário da Polícia da cidade, Keechant Sewell, que atualizou para 16 o número de vítimas.
-
- 18:07
-
Kiev rejeitou visita do Presidente alemão à Ucrânia
Criticado pelas suas relações com a Rússia nos últimos anos, o presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, disse hoje que pretendia viajar para a Ucrânia com outros chefes de Estado, mas que Kiev se negou a recebê-lo.
-
- 16:48
-
Máscaras nas escolas: o ranho vai nu
No meu tempo, os alunos criavam bichos da seda; hoje, a escola cria bichos do mato.
-
- 16:30
-
Putin afirma que massacres em Bucha são uma falsificação
O Presidente russo, Vladimir Putin, disse hoje que o massacre de Bucha, alegadamente perpetrado pelas tropas russas na região de Kiev, é uma falsificação que comparou a acusações contra o homólogo e aliado sírio, Bashar al-Assad.
-
- 16:18
-
Detido português administrador do RaidForums, um dos maiores grupos de hackers do mundo
Em nota enviada às redações, a Polícia Judiciária informa ter participado na Operação TOURNIQUET, que resultou na detenção de vários suspeitos do “RaidForums”, considerado o maior fórum de hackers do mundo. O grupo é suspeito de interferir nas eleições dos EUA. Um dos detidos, identificado como um d
-
- 15:25
-
Governo prolonga situação de alerta até 22 de abril
O Governo prolongou hoje a situação de alerta devido à pandemia de covid-19 até ao dia 22 de abril, segundo o comunicado do Conselho de Ministros hoje divulgado.
-
- 14:14
-
E se houvesse uma Netflix para o futebol? A FIFA tem uma — e é grátis
A FIFA anunciou hoje o lançamento de uma plataforma digital gratuita para transmissão de jogos de diversas ligas em direto, acesso ao arquivo internacional desde 1950, bem como a estatísticas e conteúdos originais em vídeo.
-
- 13:47
-
A minha avó, um ano depois
A minha avó gostava de boas conversas, de almoços e jantares prolongados, preguiçosos, com anedotas e histórias de família, mas novidades em número surpreendente para ansiar pelo que aí vinha.
-
- 13:19
-
Jovem português morre em viagem de finalistas em Espanha
O jovem de 18 anos, natural de Alcobaça, ter-se-á sentido mal no quarto durante a madrugada. Foi assistido, tendo falecido no hospital. Estava em viagem de finalistas em Marina D'or, juntamente com os colegas do Agrupamento de Escolas de Cister.
-
- 13:05
-
CP com viagens entre Lisboa e Porto a partir de 5,50€
A CP – Comboios de Portugal lançou esta terça-feira uma nova campanha promocional onde disponibiliza 30 mil viagens, com um desconto até 80%, para serem utilizadas na segunda classe para viagens nos comboios intercidades.
-
- 11:07
-
Abusos sexuais na Igreja. Comissão Independente já validou 290 testemunhos e 16 foram enviados ao Ministério Público
A Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais Contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa fez esta manhã um balanço de três meses de trabalho. Têm sido descritos "múltiplos casos de abusos de crianças" e 290 testemunhos já foram validados, tendo 16 chegado ao Ministério Público. Há i
-
- 10:32
-
Warner Bros. Discovery: A nova gigante do entretenimento
A fusão entre a Discovery e a WarnerMedia ficou concluída na última semana e o negócio faz com que muitos títulos conhecidos do cinema e televisão fiquem todos sob a mesma alçada, a Warner Bros. Discovery. Resumindo, está na altura de dar as boas-vindas a um novo gigante na indústria do entretenimen
-
- 09:11
-
Escolas: Máscaras não caem no terceiro período
Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares enviou uma orientação às escolas para que estas garantam a disponibilidade de equipamentos de protecção individual no terceiro período, seguida de um anúncio do reforço do orçamento para este efeito.
-
- 09:05
-
Descentralização. Rui Moreira quer Porto fora da Associação Nacional de Municípios
A Câmara do Porto discute na próxima terça-feira a saída da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) em consequência do processo de descentralização de competências, o qual pretende assumir de forma “independente” e “sem qualquer representação”.
-
- 06:43
-
Páscoa quente: Temperaturas podem chegar aos 28º C — mas, antes, ainda há chuva
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que os aguaceiros se mantenham até quarta-feira em Portugal continental, mas as temperaturas vão subir e no fim de semana da Páscoa podem chegar aos 28ºC.
-
- 06:21
-
“Sem precedentes”. Proibições de livros nas escolas quadruplicaram nos EUA
Estudo aponta para mais de 1.500 proibições de livros em distritos escolares norte-americanos nos últimos nove meses. Obras que abordam temas LGBTQ+ e raciais têm sido especialmente visadas por atos de censura. Iniciativas partem principalmente dos setores à direita nos Estados Unidos da América.
-