O desastre que não aconteceu — nem estava para acontecer
A pacatez de um sábado à entrada do verão foi abalada com as "últimas horas" de um avião comercial que se encontrava a voar em círculos entre Sintra e Mafra, conforme era possível ir acompanhando em tempo real através do site Flightradar.
A aeronave que retirou os canais noticiosas e as redações da modorra de fim de semana foi um Airbus A330 da companhia aérea espanhola World2Fly que, perante um problema técnico com o trem de aterragem, foi forçado a interromper a sua viagem para Varadero, em Cuba, e voltar para o aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, de onde partiu pelas 16:30.
Até aqui, nada particularmente noticiável. A questão é que quando se utiliza a expressão "aterragem de emergência" referente a um avião com quase 400 passageiros (386, para sermos exatos), as piores previsões parecem ser inevitáveis, não obstante o contínuo desfilar de especialistas que, com paciência, iam explicando que não havia nada de muito anormal com o caso.
José Correia Guedes, ex-comandante da TAP, esteve ao longo de toda a tarde a falar à CNN Portugal, tentando contrariar os impulsos mais apocalípticos que iam sendo alimentados por um pânico súbito: não só este tipo de problemas tem procedimentos técnicos a seguir e não era causa para alarmismos, como as voltas que o avião esteve a dar durante mais de duas horas eram um desses passos a seguir, servindo para queimar combustível, reduzindo o peso na aterragem e o risco de incêndio no pior dos cenários.
Todavia, não obstante as participações mais sensatas, o sentimento de trepidação foi crescendo, especialmente quando se soube que a Proteção Civil tinha lançado o alerta laranja para o Aeroporto Humberto Delgado e que havia equipas de bombeiros e de socorro no local para acompanhar o regresso da aeronave — ao todo, os meios de segurança incluíram a presença na pista das equipas dos bombeiros do aeroporto, do INEM e polícia, bem como operacionais as saídas de emergência, algo também completamente rotineiro em casos desta natureza.
O avião, esse, deveria chegar à pista 2 do aeroporto pelas 19:00. E assim foi. Às 19:10, a aterragem do enorme avião decorreu “dentro da normalidade”, algo constatado em comunicado pela ANA - Aeroportos de Portugal — mas que pôde facilmente ser constatado por qualquer um a ver as emissões televisivas àquela hora —, tendo os meios de segurança sido desativados logo de seguida, no aeroporto de Lisboa.
Numa nota enviada à Lusa, a ANA – Aeroportos de Portugal referiu que foram “acionados todos os meios de socorro e de segurança adequados numa situação deste tipo, tendo sido suspenso o tráfego cinco minutos antes da aterragem para garantir a máxima segurança”. A ANA indicou ainda que “não houve divergência de voos” e que a operação no aeroporto de Lisboa decorre com normalidade.
Já a própria World2Fly veio lamentar o alarmismo das notícias, informando que não foi declarada qualquer emergência avançando que o avião regressou ao aeroporto de Lisboa “por motivos de ordem operacional”. “O avião regressou a Lisboa por motivos de ordem operacional que se prende com uma inspeção feita no trem de aterragem. Não houve qualquer emergência declarada. Isto é um regresso em circunstâncias operacionais num contexto de não emergência e que implica uma verificação rápida no aeroporto de Lisboa”, disse Miguel Freitas Simões, presidente executivo da companhia aérea, em declarações à CNN Portugal.
Citando o título de uma peça de William Shakespeare, o caso que dominou as atenções mediáticas neste dia foi "Muito Barulho por Nada". Mas o bardo inglês teria apreciado certamente a ironia de que foram as pessoas em terra a sentir mais turbulência que os passageiros da aeronave aparentemente condenada.
Se na zona de chegadas do Aeroporto de Lisboa sucediam-se as entrevistas aos familiares preocupados com os seus entes queridos a alguns milhares de pés de altitude, uma jornalista da CNN Portugal que por acaso se encontrava no voo para ir de férias explicou já em terra que o ambiente a bordo durante o tempo em que a aeronave esteve a voar a norte de Sintra foi sempre calmo.
Aliás, os passageiros não chegaram sequer a sair do avião após a aterragem, segundo relatos feitos por alguns deles, e nenhum dos passageiros quis ficar em Lisboa. O voo seguiu cerca das 21:00 o seu destino e o fait diver desapareceu por entre as nuvens de Lisboa. Tudo está bem quando acaba bem.
*com Lusa
- 22:40
- O presidente do Tribunal de Contas (TdC), José Tavares, admitiu hoje que, no futuro, venha a ser realizada "uma auditoria aos serviços de urgências hospitalares", numa entrevista à Antena 1 e Jornal de Negócios.
-
- 22:39
-
Incêndio em Zamora, Espanha, já consumiu 25 mil hectares e permanece sem controlo
O incêndio que deflagrou na passada quarta-feira na serra de Culebra, província de Zamora, noroeste de Espanha, já consumiu 25 mil hectares de floresta e continua sem controlo, fomentado pelo vento em direção ao vale do rio Tera.
-
- 21:55
-
Covid-19: Peritos dos EUA recomendam vacinas para crianças a partir dos seis meses
Os peritos do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos recomendaram hoje a utilização das vacinas contra a covid-19 das farmacêuticas Pfizer e Moderna em crianças a partir dos seis meses.
-
- 20:55
-
Companhia World2Fly rejeita que voo com destino a Cuba tenha declarado emergência
A companhia aérea World2Fly rejeitou hoje que o voo com destino a Cuba tenha declarado emergência, avançando que o avião regressou ao aeroporto de Lisboa “por motivos de ordem operacional”.
-
- 20:51
-
“Somos muitas minorias que fazem muita gente, importamos e devemos ser ouvidos”. Marcha do orgulho LGBTI+ leva milhares às ruas de Lisboa
Milhares de pessoas desceram hoje o Príncipe Real até à Ribeira das Naus, em Lisboa, levando as cores do arco-íris da 23ª marcha do Orgulho LGBTI+, contra a discriminação
-
- 19:26
-
Milhares de pessoas protestam em frente ao Capitolio contra a desigualdade nos EUA
Milhares de pessoas reuniram-se hoje em frente ao Capitólio, nos Estados Unidos, exigindo um "ressurgimento moral" no país e que os pobres sejam melhor tratados, numa economia com níveis de desemprego baixos, mas grandes desigualdades e uma inflação descontrolada.
-
- 17:56
-
Airbus A330 retomou voo para Cuba depois de aterragem de emergência em Lisboa
Em causa esteve Airbus A330, que partiu do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com destino a Varadero, em Cuba. Um problema técnico detetado durante o voo obrigou a aeronave a regressar ao ponto de partida para uma aterragem de emergência, que ocorreu com sucesso pelas 19:10. A aeronave, entretan
-
- 17:29
-
Incêndio em Zamora combatido com o auxílio de 39 operacionais portugueses
O dispositivo português a combater o incêndio que deflagra na província de Zamora, em Espanha, aumentou para 39 operacionais e 13 veículos, após adição de elementos do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), divulgou a Proteção Civil.
-
- 17:12
-
Guerra na Ucrânia: Cinco civis mortos e 12 feridos em bombardeamento ucraniano em Donetsk
Cinco civis foram mortos e outros 12 ficaram feridos num bombardeamento por forças ucranianas hoje, em Donetsk, no leste da Ucrânia, afirmaram as autoridades pró-Rússia, em comunicado.
-
- 17:03
-
Ordem alerta para falta de médicos de todas as especialidades durante o verão
O presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos alertou hoje para a necessidade de prevenir a falta de médicos de todas as especialidades durante o verão, vincando que as carências não são apenas na obstetrícia.
-
- 16:38
-
Amazónia: Terceiro suspeito pelos assassinatos de Dom Phillips e Bruno Pereira entrega-se à polícia
Um terceiro suspeito de participar do assassinato do jornalista britânico Dom Phillips e do especialista indigenista Bruno Pereira na Amazónia brasileira entregou-se na manhã deste sábado, anunciou a Polícia Federal (PF).
-
- 14:50
-
Perseguição ao "rei dos catalisadores" no Porto acaba em detenção a ex-concorrente do "Factor X" em Gaia
Os dois homens fugiram da polícia em alta velocidade depois de serem apanhados em flagrante delito a roubar um veículo. O autor do furto, conhecido por "rei dos catalisadores", mas o seu alegado cúmplice, que participou no concurso televisivo "Factor X", foi detido pela polícia em Gaia.
-
- 13:21
-
Crise na saúde leva Sindicato Independente dos Médicos a pedir reunião ao ministro das Finanças
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) pediu hoje uma reunião ao ministro das Finanças para explicar as “razões estruturais” da situação na saúde, como o fecho, total ou parcial, de urgências por falta de médicos.
-
- 12:35
-
Hospital de Setúbal encerra urgências de ginecologia e obstetrícia até 09:00 de domingo
As urgências de ginecologia e de obsterícia do Hospital de Setúbal estão encerradas até às 09:00 de domingo, informou hoje a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).
-
- 11:40
-
Rock in Rio: Muse e The National hoje no regresso da 'cidade do rock' a Lisboa
Os britânicos Muse, os norte-americanos The National e os portugueses Xutos & Pontapés e The Black Mamba atuam hoje no Rock in Rio Lisboa, que regressa ao Parque da Bela Vista para quatro dias de “muito entretenimento e diversão”.
-
- 10:13
-
Nova "falha" do SEF implicará "substituição imediata" de responsável no aeroporto
O ministro da Administração Interna garante que o reforço de meios humanos nos aeroportos ficará concluído até início de julho e que aglomerações como as da semana passada em Lisboa não podem repetir-se, ou implicarão a "substituição" dos responsáveis.
-
- 08:00
-
Lightyear: Voltar ao infinito e mais além
Buzz Lightyear, o Ranger do Espaço da Unidade de Proteção do Universo, não é apenas uma mera personagem da saga Toy Story — especialmente para quem cresceu nos anos 90 e década seguinte. Para essa geração, Buzz é sinónimo de ir ao infinito e mais além, é sinónimo de não ter medo de sonhar em conquis
-