Há dias em que o Papa é apenas o primo Jorge
Visitar a família é prática comum para a maioria das pessoas — mas tal pode ser um bocadinho diferente para alguns. Que o diga o Papa Francisco, que viajou este sábado para Asti, na região do Piemonte, para festejar o 90.º aniversário de uma das suas primas e "para se encontrar com os seus familiares numa visita privada".
De realçar que os pais e avós paternos do atual Papa viveram nesta região e ainda permanecem por lá alguns familiares, que Francisco não visita desde que foi eleito.
Passava pouco do meio-dia quando o helicóptero aterrou no estádio de Portacomaro Stazione. Daí, o Papa deslocou-se para a localidade de Portacomaro para visitar a prima Carla Rebezzana, que há poucos dias completou 90 anos.
Quem vê as imagens esquece por momentos que ali está o Papa. À porta de casa, Carla acolhe simplesmente o primo Jorge. Depois encaminham-se para o interior: a mesa está posta e o almoço, típico da região, está pronto.
A visita recorda tempos passados. Bergoglio costumava ficar em casa da prima quando estudava teologia e tinha de ir à Alemanha ou quando precisava de ir a Roma, já cardeal de Buenos Aires, conta a Rádio Renascença. Agora no Vaticano a vida é diferente, mas o telefone toca uma vez por mês para não se quebrarem os laços.
"Quando o Jorge me ligou há dois meses para me dizer que vinha cá festejar os meus anos, emocionei-me e disse-lhe que o meu coração estava aos pulos. Ao que ele, com a sua habitual ironia me respondeu: ‘Vê se não morres até lá’. E desatámos a rir", recorda Carla.
Depois deste primeiro encontro, o Papa Francisco visitou ainda o lar da localidade e encontrou-se com outros familiares na localidade de Tigliole.
Se o dia de hoje foi mais privado, amanhã mais pessoas vão ver o Papa. Francisco preside à Eucaristia na Catedral de Asti, recordando a terra de onde os seus pais partiram rumo à Argentina.
- 19:35
- Uma semana depois de Kherson, no sul da Ucrânia, ter sido libertada, os residentes não conseguem esquecer as memórias dos terríveis oito meses que passaram sob a ocupação russa, segundo uma reportagem da Associated Press.
-
- 19:26
-
Covid-19: Aumento de incidência e internamentos, mas impacto reduzido
A covid-19 registou um aumento de incidência, com tendência estável crescente, e houve também um aumento de internamentos, mas mantém-se reduzido o impacto da doença nos serviços de saúde e na mortalidade geral.
-
- 18:14
-
Ação de protesto de militares e forças de segurança sem interlocutor em Lisboa
A ação de protesto realizada hoje em Lisboa por mais de duas centenas de militares das Forças Armadas e profissionais das forças e serviços de segurança junto à residência oficial do primeiro-ministro, em Lisboa, não teve interlocutor.
-
- 17:51
-
História da palavra "água" em latim e em grego
Na segunda parte desta crónica sobre o latim e o grego, olhamos para o que aconteceu à palavra "água" nas duas línguas.
-
- 16:51
-
OE2023: BE vai repetir voto contra na votação final global
O Bloco de Esquerda afirmou hoje que irá repetir, na votação final global da próxima sexta-feira, o voto contra o Orçamento do Estado para 2023, tal como tinha feito na generalidade.
-
- 16:36
-
Papa propõe que cristãos celebrem a Páscoa no mesmo dia a partir de 2025
O papa Francisco propôs hoje ao patriarca da Igreja Assíria do Oriente, Mar Awa III, que a partir de 2025 todos os cristãos celebrem a Páscoa no mesmo dia.
-
- 15:30
-
"É preciso acabar com os professores com a 'casa às costas'", diz António Costa
O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que é preciso acabar com a situação dos professores com a "casa às costas" e mostrou-se confiante num acordo com os sindicatos do setor.
-
- 14:57
-
Ucrânia: Primeiro-ministro britânico faz visita surpresa a Kiev
O novo primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, chegou hoje a Kiev, na sua primeira visita externa desde que assumiu o cargo, disse o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
-
- 13:17
-
COP27: Negociadores chegaram a um acordo sobre fundo climático
As negociações chegaram a um potencial acordo na conferência das Nações Unidas sobre o clima (COP27) para a criação de um fundo para compensar os países mais pobres que são vítimas de condições climáticas agravadas pela poluição das nações ricas.
-
- 13:14
-
Bispos alemães vão continuar a abençoar casais homossexuais e rejeitam cisma com o Vaticano
O presidente da Conferência Episcopal Alemã afirmou hoje que vai continuar a abençoar os casais homossexuais que peçam, apesar de o Vaticano proibir, e descartou qualquer possibilidade de um cisma na igreja alemã.
-
- 12:57
-
Lula da Silva apela aos imigrantes brasileiros em Portugal para que voltem ao Brasil
O Presidente eleito do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, apelou hoje aos imigrantes brasileiros em Portugal para que voltem para o país, que "logo, logo" os poderá receber "de braços abertos".
-
- 11:18
-
"Descanso só pioraria a situação". Zelensky descarta "tréguas curtas" com a Rússia
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, descartou nesta sexta-feira a ideia de uma "trégua curta" com a Rússia, dizendo que tal decisão só pioraria as coisas.
-
- 09:10
-
Lembra-se de Elizabeth Holmes? Foi condenada a 11 anos de prisão por fraude com a Theranos
A empresária americana Elizabeth Holmes foi condenada nesta sexta-feira cerca de 11 anos de prisão por defraudar investidores com a Theranos, a sua empresa de biotecnologia que prometia revolucionar os diagnósticos médicos.
-
- 08:21
-
Matias Damásio: "Vou ganhar um Grammy Latino nos próximos dois anos"
Entrou para a música para sobreviver, anseia por um dueto de sonho e tem um prémio no horizonte. O músico angolano recorda como "Loucos" lhe deu novos palcos e trouxe novos públicos em Portugal, país que já considera a sua segunda casa. Com dois grandes concertos na agenda, em Lisboa e no Porto, Mat
-
- 08:15
-
De netos para avós
Ana Saramago Matos, neta de José Saramago, assinala o Centenário do escritor no SAPO24.
-