Já se conhece o plano de saúde para a JMJ
O Plano do Ministério da Saúde para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) foi apresentado esta tarde. O objetivo da comissão, presidida pelo médico António Marques, é "garantir uma resposta atempada, estruturada e eficaz no âmbito da saúde e da gestão dos seus recursos", e a forma de o cumprir foi hoje anunciada.
Segundo o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, a linha SNS24 está "preparada e mais do que preparada" para fazer o primeiro atendimento em caso de necessidade. Considera que a covid-19 foi um grande teste para "orientar as pessoas para o nível adequado de cuidados que venham a precisar".
Além disso, vão existir dois hospitais de campanha "de grande capacidade de resposta", 10 postos médicos avançados, 75 postos fixos de suporte básico de vida e mais 75 móveis. Também estão previstos planos de contingência para os hospitais com maior capacidade de resposta, e um reforço dos meios do INEM, com mais 74 meios de transporte "dispersos no território nacional, mas com uma concentração especial em Lisboa".
Um dos aspetos abordados foi o facto de não se tratar de um evento localizado. Antes da JMJ, as dioceses de todo o país vão promover o encontro de jovens de todo o mundo, com a chegada dos peregrinos a ocorrer de 26 a 31 de julho, de modo que vai envolver iniciativas de "natureza" e "riscos" diferentes.
Além disso, a partir da última semana de julho, está previsto o alargamento do horário de funcionamento dos cuidados primários. O ministro diz que o reforço de meios previsto no plano não vai pôr em causa o funcionamento do INEM e do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O espírito geral é de confiança: "temos de estar vigilantes, mas podemos estar tranquilos com a capacidade de resposta", disse Manuel Pizarro.
Já Marcelo Rebelo de Sousa, deixou uma mensagem sobre a Jornada. Para o Presidente da República, "vai ser uma grande festa da juventude. Vai ser uma grande festa universal, aberta, ecuménica". Recordou, também, que é "a Jornada com mais longa permanência do Papa no país que a realiza", sublinhando o espírito que "deve ser o de Portugal: plataforma entre oceanos, continentes, culturas e povos".
Falando precisamente de cultura, a orquestra social brasileira Maré do Amanhã, criada com crianças e jovens de uma favela do Rio de Janeiro, fará uma digressão por várias cidades portuguesas durante a Jornada, e quer ser "abençoada" pelo Papa Francisco. O anúncio foi feito hoje pelo seu líder e fundador, Carlos Eduardo Prazeres, filho do maestro português Armando Prazeres.
*Pesquisa e texto pela jornalista estagiária Raquel Almeida. Edição pelo jornalista Manuel Ribeiro
*Com Lusa
- 20:16
- O presidente do PSD acusou hoje, em Santarém, o Governo de estar a “penalizar muito a classe média” ao “desincentivar a utilização” dos certificados de aforro, com uma medida que “contraria, mais uma vez, o interesse da maioria dos portugueses”.
-
- 20:07
-
Governo atualiza comparticipação dos colégios de ensino especial para 651 euros
O Governo atualizou o valor da comparticipação paga por aluno aos colégios de ensino especial de 511 euros para 651 euros, de acordo com uma portaria publicada hoje em Diário da República.
-
- 20:01
-
Chuva ultrapassou nível de aviso vermelho em três zonas nas serras do Funchal
A queda de chuva ultrapassou hoje o nível de aviso vermelho em três pontos nas serras sobranceiras à cidade do Funchal, na Madeira, indicou o delegado regional do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Victor Prior.
-
- 19:59
-
Médico de saúde pública André Peralta Santos nomeado subdiretor-geral da Saúde
O médico de saúde pública André Peralta Santos foi nomeado hoje subdiretor-geral da Saúde, em regime de substituição, entrando em funções na terça-feira, anunciou o ministério da Saúde.
-
- 19:46
-
Certificados de Aforro: afinal o que muda no produto de poupança mais concorrido dos últimos meses?
A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública acabou com a "Série E" dos Certificados de Aforro e iniciou a "Série F". Entre fiéis ao governo no apoio a esta decisão e críticos muitos vieram a público dizer o que pensavam. Mas afinal o que muda no produto de poupança mais subscrito dos últim
-
- 19:04
-
Comissão de Inquérito à TAP: Centeno diz que pasta de transição do Governo PSD/CDS não incluía companhia aérea
O antigo ministro das Finanças Mário Centeno disse hoje que a pasta de transição que recebeu da sua antecessora, em 2015, não fazia qualquer referência à TAP, tendo tido conhecimento sobre os chamados fundos Airbus recentemente.
-
- 17:45
-
Reforço previsto no plano de saúde para a JMJ não põe em causa funcionamento do INEM ou SNS
O ministro da Saúde disse hoje que o reforço de meios previsto no plano do Governo para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) não vai pôr em causa o funcionamento do INEM ou do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
-
- 17:25
-
Ex-vice-presidente Mike Pence oficializa pré-candidatura à Casa Branca
Ex-vice-presidente Mike Pence apresenta pré-candidatura à Casa Branca. Pence desafia o seu ex-patrão Donald Trump nas primárias do partido Republicano, em 2024.
-
- 16:33
-
Rádios russas transmitem falso discurso de Putin sobre uma 'invasão' ucraniana
Várias estações de rádio russas, vítimas de um "ciberataque", transmitiram esta segunda-feira um falso discurso do presidente Vladimir Putin denunciando uma "invasão" ucraniana e anunciando a lei marcial nas regiões fronteiriças com a Ucrânia, informaram as autoridades russas.
-
- 14:29
-
Perto de quatro mil refugiados ucranianos já deixaram Portugal
O número de refugiados ucranianos em Portugal continua a diminuir, tendo perto de quatro mil deixado o país nos últimos dois meses, indicou hoje o SEF, avançando que atualmente são 56.528 os títulos concedidos a pessoas que fugiram da guerra.
-
- 13:41
-
Primeiro-ministro britânico reivindica redução em 20% de travessias de migrantes no Canal da Mancha
O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, reivindicou hoje que as medidas do Governo contra a imigração ilegal conseguiram reduzir em 20 por cento as travessias do Canal da Mancha.
-
- 13:27
-
Príncipe Harry falha aparição histórica em tribunal para não faltar aos anos da filha
O Príncipe Harry tinha uma audiência histórica marcada no Reino Unido para esta segunda-feira, mas decidiu faltar para ir ao aniversário da filha. Em causa está um processo contra um dos principais grupos de media britânicos, Mirror Group Newspapers.
-
- 13:06
-
PSD quer ouvir diretor executivo do SNS sobre aumento dos internamentos sociais
O PSD quer ouvir o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde e a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) sobre o aumento dos internamentos sociais, pedido que será votado na quarta-feira na Comissão parlamentar de Saúde.
-
- 12:37
-
Grupo Wagner captura comandante russo e divulga vídeo do interrogatório
O grupo de mercenários Wagner, liderado por Yevgeny Prigozhin, capturou um comandante russo, numa altura em que o famoso líder aumenta ainda mais a sua rivalidade com o exército regular.
-
- 12:35
-
Trovoadas provocam estragos em várias aldeias em Macedo de Cavaleiros
As trovoadas dos últimos dias no distrito de Bragança deixaram um rasto de destruição em várias aldeias de Macedo de Cavaleiros, estragos na castanha de Vinhais e na maçã de Carrazeda de Ansiães, divulgaram hoje entidades locais.
-
- 10:20
-
"Vai ser uma grande festa da juventude". Marcelo deixa mensagem sobre a JMJ
O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deixou uma mensagem sobre a Jornada Mundial da Juventude 2023, que acontece em agosto em Lisboa.
-
- 10:13
-
Restrição de locais de venda de tabaco pode levar ao incentivo do comércio ilícito de tabaco
Uma sondagem efetuada pela Azimage para a TSF, o DN e o JN diz que 73% dos inquiridos acredita que as restrições de locais de venda de tabaco pode contribuir para o comércio ilícito de tabaco.
-
- 09:05
-
Orquestra nascida em favela do Rio de Janeiro vai participar na JMJ
A Orquestra social brasileira Maré do Amanhã, criada com crianças e jovens de uma favela do Rio de Janeiro, vai fazer uma digressão por várias cidades portuguesas durante a Jornada Mundial da Juventude e quer ser "abençoada" pelo Papa Francisco.
-
- 07:28
-
Nova fase do projeto-piloto da semana de 4 dias de trabalho arranca hoje com 39 empresas
A terceira fase do projeto-piloto da semana de quatro dias de trabalho arranca hoje com a adesão de 39 empresas e cerca de mil trabalhadores.
-