Estava atracado, mas afundou e morreram sete pessoas. O que aconteceu com o veleiro Bayesian em Itália?
Bastaram poucos minutos, na madrugada de segunda-feira, para afundar um veleiro de luxo em Itália. A bordo do Bayesian seguiam 12 passageiros e 10 membros da tripulação e a guarda-costeira conseguiu resgatar com vida 15 pessoas, entre as quais uma criança de apenas um ano de idade. Logo nesse dia, o cozinheiro do barco foi dado como morto.
Feitas as contas, outras seis pessoas estavam desaparecidas. Por isso, as autoridades entraram numa luta contra o tempo para conseguirem encontrar alguém com vida do veleiro, que se encontra naufragado a mais de 50 metros de profundidade ao largo de Porticiello, perto de Palermo. Contudo, as esperanças eram poucas: pensava-se que estivessem no interior da embarcação, o que se veio a verificar no dia de hoje, quando recuperados quase todos os corpos.
Ao terminarem as buscas, no final do dia, cinco corpos tinham sido encontrados e quatro recuperados. Uma pessoa continua desaparecida, mas deverá estar morta, segundo as autoridades.
O que se sabe sobre o naufrágio?
As autoridades locais já abriram uma investigação para determinar as causas precisas do acidente e interrogaram o capitão do Bayesian, James Catfield, 51 anos, durante cerca de duas horas, para perceber como o iate naufragou em apenas alguns minutos.
Até agora, julga-se que o naufrágio terá sido causado por uma tromba de água que se criou durante uma violenta tempestade ao largo da Sicília. Segundo imagens divulgadas nas redes sociais, o veleiro estava ancorado e com luzes acesas, possivelmente devido a uma festa, quando tudo aconteceu.
Uma tromba de água fazia um barco ancorado afundar?
Jean-Marie Dumon, ex-oficial da Marinha francesa com 35 anos de experiência e subdelegado-geral do Grupo Francês de Indústrias de Construção e Atividades Navais (Gican), explicou à AFP várias hipóteses e como os fatores meteorológicos podem ter criado uma situação "absolutamente caótica" para a embarcação.
Embora pareça surpreendente, "a verdade é que uma tromba de água é um fenómeno que se pode assemelhar a um tornado violento, que consiste num movimento de sucção entre um céu carregado de nuvens e a superfície terrestre", nota.
Segundo o especialista, "seria necessário analisar os radares meteorológicos e o que ocorreu no local, frente à costa da Sicília", mas em causa poderá estar uma diferença de temperaturas entre uma cobertura de nuvens relativamente fria e uma superfície de água muito mais quente do que o habitual", como é o caso do Mediterrâneo, que regista este ano uma temperatura da superfície superior à média, chegando quase aos 30 graus.
Por outro lado, é preciso olhar para o próprio veleiro. Embora seja uma embarcação de grande dimensão — cerca de 56 metros e um mastro de 75 — é precisamente este factor que pode "ter causado um efeito amplificador devido à relação entre esse mastro e o comprimento do barco, provocando um tombo num determinado momento".
"Uma vez que se inclina de lado, a água pode começar a entrar rapidamente no veleiro", justifica. E o facto de o barco ter sido encontrado no fundo do mar "sem rachas ou danos aparentes" sugere precisamente que "perdeu a estabilidade em algum momento. Como estava ancorado, era menos manobrável. Estava estacionado, então a tripulação não podia manobrar com tanta rapidez como se estivesse a navegar".
Quem são as vítimas mortais?
A primeira vítima mortal foi confirmada poucas horas após o acidente: Recaldo Thomas, que trabalhava a bordo como cozinheiro.
As restantes seis vítimas são o proprietário da embarcação, o magnata britânico da tecnologia Mike Lynch e a sua filha Hannah, o presidente da Morgan Stanley International, Jonathan Bloomer, e a sua mulher, Anne Elizabeth Judith Bloomer, um advogado de Lynch, Chris Morvillo, e a sua mulher, Nada Morvillo.
De acordo com diversos órgãos de comunicação britânicos, o magnata Mike Lynch, que também era conhecido como "Bill Gates britânico", tinha organizado o cruzeiro para festejar com a sua família, amigos e advogados a sua absolvição, em junho, num processo de fraude nos Estados Unidos, relacionado com a venda da sua empresa de software à Hewlett-Packard em 2011.
A par deste acidente, uma coincidência está a fazer-se notar: Stephen Chamberlain, que foi julgado nesse mesmo processo ao lado de Mike Lynch, morreu pouco antes do naufrágio após ser atropelado, no sábado, por um veículo em Inglaterra. Chamberlain era o ex-vice-presidente responsável pelas finanças da Autonomy, o editor de programas informáticos fundado em 1996 por Mike Lynch.
Alguma vez houve esperança de encontrar sobreviventes entre os seis desaparecidos?
Durante as buscas, um oficial da Guarda Costeira, o capitão Vincenzo Zagarola, disse que era "difícil imaginar" que as buscas pudessem terminar bem.
No entanto, especialistas referiram à AFP que veleiros como o Bayesian são projetados com portas herméticas que podem criar "bolsas de ar", o que poderia permitir que sobrevivessem por um tempo.
"Houve casos de sobreviventes neste tipo de bolsas de ar", lembrou Jean Baptiste Souppez, especialista britânico em engenharia e membro da Royal Institution of Naval Architects, num comentário fornecido pelo Science Media Centre.
Um exemplo é o caso do marinheiro nigeriano Harrison Okene, que foi resgatado em 2013 depois de passar quase três dias preso numa bolsa de ar após o seu barco ter virado ao largo da costa da Nigéria.
O que se pode aprender com o naufrágio do Bayesian?
Agora, uma investigação sobre o naufrágio pode resultar em mudanças na forma como os mastros deste tipo de embarcações são construídos.
"No caso do Bayesian, uma investigação de segurança, imagino, poderia referir-se à altura do mastro, se isso poderia ter causado um desequilíbrio com o casco, levando assim no futuro a não construir mastros tão altos ou a usar outros tipos de ligas, diferentes do alumínio", explicou Nicola Romana, professor de direito do transporte e turismo na Universidade de Palermo, ao jornal La Repubblica.
Sabe-se também que o Departamento de Investigação de Acidentes Marítimos do Reino Unido (MAIB) está a investigar o sucedido. Esta quarta-feira já estiveram quatro inspetores no local para realizar uma "avaliação preliminar". Todavia, esta entidade não vai prestar comentários "enquanto a investigação estiver em andamento".
- 18:57
- Dois aviões Canadair espanhóis chegam durante a manhã de quinta-feira à ilha e começam a operar na Cordilheira Central durante a tarde.
-
- 18:28
-
Donald Trump faz primeiro comício ao ar livre após tentativa de assassinato
Esta tarde, o republicano vai realizar o primeiro ato de campanha ao ar livre no Museu de Aviação de Asheboro, no estado da Carolina do Norte.
-
- 17:38
-
La Vuelta: Pavel Bittner vence quinta etapa. Rui Costa forçado a abandonar
O ciclista checo cumpriu 177 quilómetros entre Fuente del Maestre e Sevilha em 4:25.28 horas. Já o português teve de abandonar a corrida devido a uma queda.
-
- 16:26
-
Passe ferroviário vai ser "desastre financeiro" para CP, diz Comissão de Trabalhadores
A Comissão de Trabalhadores (CT) da CP considerou hoje que o passe ferroviário de 20 euros mensais vai ser um desastre financeiro para a transportadora e mostrar a falta de capacidade para responder ao aumento da procura.
-
- 16:02
-
Bandeiras vermelhas içadas nas praias de Quarteira e Vilamoura por possível contaminação com águas residuais
As bandeiras vermelhas estão içadas desde hoje de manhã nas praias de Quarteira e de Vilamoura, no Algarve, devido a uma possível contaminação com águas residuais na Marina de Vilamoura, revelou hoje fonte da Capitania do Porto de Faro.
-
- 15:21
-
Tem abelhas? Apicultores obrigados a declarar apiários em setembro
Os apicultores estão obrigados a declarar os seus apiários em setembro, lembrou hoje a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), alertando para as coimas adotadas em caso de infração.
-
- 14:43
-
Autoridades corrigem informação: ainda só foram encontrados cinco corpos dentro do veleiro que naufragou em Itália
Os mergulhadores encontraram cinco corpos dos seis desaparecidos no naufrágio do veleiro Bayesian.
-
- 13:59
-
Ministra da Saúde diz que está a ser trabalhado plano para antecipar problemas de inverno
Em declarações aos jornalistas em Tondela, Ana Paula Martins disse que o objetivo deste trabalho é ter “as melhores escalas possíveis de recursos humanos” para responder aos problemas que, na época mais fria, são diferentes ao longo do país.
-
- 11:33
-
Crocodilo mata mulher que nadava num rio na Indonésia
Pais e amigos aperceberam-se do sucedido quando a mulher, de 54 anos, não voltou para casa na manhã da passada terça-feira. O animal foi depois morto, tendo sido encontradas algumas partes do corpo da mulher no seu ventre.
-
- 10:13
-
Feiras: destralhar a casa e ganhar uns trocos com isso
Arrumar a casa pode valer dinheiro. Livros, discos, quadros, roupa, molduras, loiça, talheres desemparelhados ou ferramentas velhas, nas feiras da ladra ou da bagageira tudo tem um valor comercial. As inutilidades de uns são as oportunidades de outros, basta saber onde vender.
-
- 09:33
-
"Sim, ela consegue", diz Barack Obama em discurso muito aplaudido sobre Kamala Harris
O ex-presidente norte-americano Barack Obama pediu aos eleitores para se organizarem e votarem em Kamala Harris em novembro, adaptando o seu 'slogan' de campanha para "sim, ela consegue" durante a convenção democrata em Chicago.
-
- 09:04
-
Gripe das aves não foi detetada em humanos que comeram carne e ovos
O consumo de carne de aves e ovos não levou à infeção de humanos com a gripe das aves, esclareceu a DGAV, acrescentando que estes alimentos só serão retirados dos supermercados se a doença atingir as explorações comerciais.
-
- 08:24
-
Jennifer Lopez pede divórcio de Ben Affleck
Jennifer Lopez pediu o divórcio de Ben Affleck, dois anos depois de os dois astros de Hollywood terem decidido casar, anunciou a imprensa americana nesta terça-feira.
-
- 07:23
-
Austrália aprova planos para construir "maior parque solar do mundo"
A Austrália aprovou hoje os planos para a construção de uma exploração solar no norte do país, projeto que descreveu como "o maior parque solar do mundo".
-