Baixar, proteger e aguardar. Gestos salva-vidas que aprendemos num dia que acordou a tremer
O tremor de terra, que assustou Portugal esta madrugada, aconteceu pouco depois das cinco da manhã. Segundo a Proteção Civil, foi sentido do "Alentejo até Coimbra" e não há registo de danos pessoais ou materiais.
Durante o dia foram registadas pelo menos seis réplicas, mas o tema ecoou com muito mais intensidade quando se começaram a abordar as diversas questões que a ocorrência de um sismo maior em Portugal poderia envolver.
O Presidente da República elogiou a capacidade de resposta entre Governo e proteção civil após sismo, que — considerou — só não foi mais rápida porque era necessário "validar as informações".
Marcelo Rebelo de Sousa acabou por apelar a um debate sobre a proteção sísmica na "construção de grandes obras públicas", considerando que é possível "aprender-se mais" sobre a resposta aos sismos.
Na área científica, a sismóloga Susana Custódio disse que o sismo de 5,3 sentido esta madrugada não é de uma magnitude invulgar e considerou que o abalo é uma oportunidade para os cidadãos relembrarem as medidas de proteção. "Nós vivemos em terra de sismos e temos de estar conscientes."
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) disponibilizou um questionário para cartografar a extensão dos efeitos sentidos do sismo. Mas, quem não sentiu, também pode responder. O objetivo é a recolha de dados.
Sobre o envio de alertas à população em caso de sismo, o presidente do Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil (CEIPC) considerou que os serviços públicos “acabam sempre por ser ultrapassados” pela capacidade comunicacional dos ‘smartphones’ no envio de alertas de desastres naturais. Não houve hoje nenhum alerta à população sobre o abalo de hoje e a informação foi divulgada online, no site da ANEPC, quase uma hora depois do sismo.
Minutos depois do abalo, que também acordou a nossa redação, o SAPO 24 publicava que a magnitude era de 5,3 na escala de Richter e o epicentro ao largo de Sines, assim como atualizava que não existiam, no imediato, relato de danos para além dos inúmeros testemunhos do tremor de terra.
Vários trabalhos dos nossos madrugadores jornalistas ajudaram o leitor a perceber o que estava a acontecer e também como agir em caso de sismo, como dicas úteis para a autoproteção.
Da pesquisa para a melhor Informação, um dado saltou à nossa atenção: houve um sismo no mesmo dia 26 de agosto, na mesma região, em Portugal, há 58 anos.
Na memória coletiva e histórica — avivada sempre que a terra treme — está 0 grande terramoto de Lisboa e a destruição e morte que se seguiram.
Hoje, o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, disse que “só 10%” dos edifícios da capital precisam de reforço antissísmico, sublinhando que o município está a fazer uma avaliação há dois anos. À tarde, serviços da autarquia anunciavam que estará pronta ainda nesta última semana de agosto uma app que mostrará as zonas mais vulneráveis da capital.
Estará o nosso país preparado para sismos? A Ordem dos Engenheiros apela a maior exigência na qualidade da construção. Mas no imediato, mais vale aprender os três gestos BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR, que segundo a Proteção Civil são a melhor resposta para nos protegermos em caso de sismo.
- 19:30
- A ideia surgiu depois da atriz Joana Raio ter acabado a sua própria relação em 2023 e decidir levar esta história ao Festival Internacional de Teatro de Setúbal. Depois da ideia formada e da peça escrita surgiu um problema: E financiamento? A solução talvez esteja no crowdfunding, mas ainda está lon
-
- 18:29
-
Casal com 1.500 euros de salário vai descontar menos 724 euros de IRS até ao final do ano
Um casal em que ambos os elementos ganham 1.500 euros por mês, vai ter uma redução total de 724 euros na retenção na fonte do IRS entre setembro e dezembro, segundo simulações do Ministério das Finanças.
-
- 17:58
-
Mudanças no IRS vão custar 1.100 milhões de euros
O impacto agregado do conjunto de mudanças ao IRS aprovado pelo parlamento ascende a 1.100 milhões de euros, entre 2024 e 2025, segundo estimativas do Governo.
-
- 16:52
-
Registadas seis réplicas após sismo desta madrugada
Já foram registadas seis réplicas após o sismo, mas por serem de pequena magnitude não foram sentidas.
-
- 16:00
-
Em dia de tremor de terra Lisboa anuncia aplicação sobre risco sísmico
A Câmara de Lisboa vai lançar ainda esta semana uma aplicação que permitirá aos cidadãos obterem informação sobre o risco sísmico dos edifícios que habitam, disse hoje à Lusa a coordenadora do programa municipal ReSist.
-
- 13:39
-
No mesmo dia e zona, 58 anos depois. Portugal também tremeu a 26 de agosto de 1966
Na madrugada de hoje, Portugal continental tremeu devido a um sismo de magnitude 5.3 ao largo de Sines. E a 26 de agosto de 1966 também foi registado um sismo no país, em Santiago do Cacém, a menos de 20 km. A data é coincidência, mas a zona justifica os abalos.
-
- 12:29
-
Morreu Sven-Goran Eriksson aos 76 anos
O antigo selecionador de Inglaterra, Sven-Goran Eriksson, morreu aos 76 anos de idade, noticia hoje a BBC.
-
- 12:10
-
Acordou em sobressalto durante esta madrugada devido ao sismo? Conte a sua experiência ao IPMA
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) disponibilizou um questionário para cartografar a extensão dos efeitos do sismo sentidos. Mas, quem não sentiu, também pode responder.
-
- 11:36
-
“Só 10%” dos edifícios em Lisboa" precisam de reforço antissísmico
O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, disse hoje que “só 10%” dos edifícios da capital precisam de reforço antissísmico, sublinhando que o município está a fazer uma avaliação há dois anos.
-
- 10:49
-
Sismos: O que é a escala de Richter e como funciona?
Quando um sismo é registado, imediatamente surge o termo "escala de Richter", uma escala utilizada para medir a magnitude de um tremor de terra. Mas, afinal, o que é esta ferramenta e como funciona?
-
- 10:46
-
Forças Armadas: quase metade dos candidatos não comparece ou reprova provas de seleção
Mais de metade das vagas abertas no último ano pelas Forças Armadas ficaram por ocupar e a maior parte dos candidatos fica pelo caminho, seja por não cumprir os requisitos necessários ou por não comparecer nas provas.
-
- 06:19
-
Como agir em caso de sismo?
O país acordou em sobressalto após o sismo de magnitude 5.3 que foi sentido esta madrugada. Sabe como agir em caso de sismo?
-
- 05:27
-
Sismo de magnitude 5.3 sentido em Portugal
O abalo aconteceu pouco depois das cinco da manhã. Segundo a Proteção Civil, o sismo foi sentido do "Alentejo até Coimbra". Não há registo de vítimas ou danos maiores.
-