Uma tentativa de resolver a crise na habitação: Luís Montenegro anuncia 59 mil novas casas até 2030
Numa visita oficial a Alcanena, município do distrito de Santarém, onde o investimento em habitação em curso per capita "é dos mais altos do país", o primeiro-ministro Luís Montenegro anunciou que "todos os projetos que estão ou estavam em curso mas não tinham financiamento, fossem promovidos por particulares ou entidades públicas (…), vão ter financiamento assegurado por parte do Orçamento do Estado”.
Naquela localidade, onde se prevê forçar de "de 1% para 5% a oferta pública de habitação”, o primeiro-ministro afirmou ainda que o objetivo do Governo é disponibilizar mais 59 mil novas casas no país até 2030.
“O objetivo de Portugal, nos próximos anos, passou da construção de 26 mil novas casas para 59 mil novas casas, ou seja, mais 33 mil novos fogos, em cima das 26 mil anteriormente previstas”, enfatizou.
“O que estamos a fazer na habitação é o que estamos a fazer na educação e na saúde, três esteios da nossa sociedade”, declarou Montenegro.
De acordo com o Ministério das Infraestruturas e Habitação, o Governo prevê, assim, “mais do que duplicar a oferta pública de habitação”, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, subindo a fasquia da construção para as 58.993 casas até daqui a seis anos.
Num comunicado enviado aos jornalistas antes do anúncio oficial do reforço, o ministério justificava o mesmo com “a dotação financeira inscrita no Programa de Apoio ao Acesso à Habitação”, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que “não acautelou as reais necessidades de habitação do país”, referindo-se às 26 mil casas prometidas até 2026.
Segundo a informação disponibilizada, o reforço será de 2.011 milhões de euros, totalizando um investimento adicional de 2,8 mil milhões de euros face ao previsto.
A verba será financiada pelo Orçamento do Estado e, ainda de acordo com o documento divulgado hoje, já foram entregues 1.607 casas no âmbito do 1.º Direito.
- 16:24
- O ex-cônsul-geral de Portugal em São Paulo Paulo Nascimento afirmou hoje que o processo de atribuição de nacionalidade às gémeas tratadas com um medicamento de milhões de euros "decorreu normalmente" e que desconhecia o caso em 2019.
-
- 16:05
-
Porto ganha a Lisboa em passos. O estudo é de uma empresa que recompensa quem faz caminhadas
Há cidades em Portugal onde se caminha mais do que noutras. Caminhar é uma das atividades saudáveis mais recomendadas pelos médicos. Ainda assim, o dia a dia nem sempre permite fazer aquela caminhada e às vezes falta uma motivação extra. E se houvesse uma app que desse recompensas por andar a pé?
-
- 16:04
-
Bombeiros em Silvares já em "manobras de rescaldo e declarações do perímetro". Incêndio ainda não está totalmente estabilizado
Continuam mais de 600 operacionais no terreno, com ajuda de máquinas de arrasto e meios aéreos, mas hoje já não existem frentes, mas sim "fragmentos, poucos ativos", afirmou António Fonseca, Comandante da Proteção Civil das Beiras e Serra da Estrela, dando o fogo como "praticamente dominado". A Estr
-
- 15:54
-
Ex-diretor-geral das prisões aponta falhas de segurança aos guardas de Vale de Judeus
O ex-diretor-geral dos Serviços Prisionais, Rui Abrunhosa Gonçalves, considerou hoje que as falhas de segurança na fuga de cinco reclusos de Vale de Judeus têm também de ser apontadas aos guardas prisionais de serviço.
-
- 15:20
-
Fim de semana e início de semana com temperaturas "acima do usual"
Portugal continental deverá registar temperaturas durante o fim de semana e o início de semana "acima do usual" para o mês de setembro, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
-
- 14:54
-
Caso gémeas: André Ventura acusa Aguiar-Branco de comprometer poderes das comissões de inquérito
Acusação surge na sequência da recusa, por parte do presidente da Assembleia da república, em aceder às comunicações do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Representante do Chega diz-se "estupefacto".
-
- 14:34
-
PS quer limitar comissões em aplicações de pagamento como o MB Way
O objetivo é garantir que a expansão da aplicação MB Way não represente novos custos para os utilizadores, protegendo o equilíbrio entre instituições financeiras e consumidores.
-
- 14:16
-
Nova atualização da taxa de carbono anula descida do preço dos combustíveis
A taxa de carbono vai ter nova atualização a partir da próxima semana, com o valor por tonelada de CO2 a passar para 81 euros, anulando a descida que a indústria antecipava para o preço de venda dos combustíveis.
-
- 13:54
-
Do PRR para o Orçamento do Estado. Montenegro anuncia 59 mil novas casas até 2030
O primeiro-ministro anunciou hoje o apoio à construção de 59 mil casas até 2030, com o apoio do Orçamento do Estado, duplicando as 26 mil prometidas até 2026, inicialmente previstas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
-
- 13:50
-
Caso gémeas: Presidente da comissão de inquérito apresenta queixa contra advogado da mãe das crianças
O presidente da comissão de inquérito ao caso das gémeas luso-brasileiras vai apresentar uma queixa, a título individual, contra o advogado da mãe das crianças e indicou que os deputados decidiram aceitar novos documentos sobre o seguro de saúde.
-
- 13:36
-
Olivença "é portuguesa." Ministro da Defesa diz que país "não abdica" deste direito
O ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, afirmou hoje que a localidade de Olivença “é portuguesa”, o que está estabelecido por tratado, e defendeu que “não se abdica” dos “direitos quando são justos”.
-
- 13:03
-
Mais de 100 ativistas sindicais assinalam 45 anos do SNS em protesto frente ao ministério
Mais de uma centena de delegados, dirigentes e ativistas sindicais estão concentrados em frente ao Ministério da Saúde para assinalar os 45 anos do SNS, com uma ação de luta em sua defesa, após "o ataque" que tem sofrido.
-
- 12:43
-
Drama no teatro: ninguém quer pagar as obras do Sá da Bandeira
O proprietário do Sá da Bandeira, no Porto, e o inquilino que gere o teatro há décadas, não conseguiram chegar hoje a um acordo para pôr fim ao litígio judicial sobre a requalificação do imóvel classificado como de interesse público.
-
- 12:31
-
Vagas para recrutamento de professores publicadas “muito em breve”
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, garantiu hoje que a portaria de vagas para o concurso extraordinário de recrutamento de professores será publicada “muito em breve”.
-
- 12:18
-
"A Guerra de Putin contra as mulheres". A violência sexual enquanto arma de combate
A 24 de fevereiro de 2022, a Rússia invadiu a Ucrânia. Duas semanas depois, uma organização feminina lituana foi instada a enviar para o terreno todo o stock disponível de testes de violação e contraceção de emergência. Apesar de a rapidez deste pedido ter sido surpreendente, a sua necessidade não o
-
- 10:48
-
O seu filho chora na hora de o deixar na escola? Aprenda alguns truques para facilitar a adaptação
Quando a criança não quer ir à escola, os pais ficam sem saber como reagir. Quase todos passam por essa fase. De acordo com os especialistas os sintomas são de ansiedade, e é chamado por psicólogos de “recusa escolar”. O SAPO24 dá algumas dicas sobre como ajudar os seus filhos a ultrapassar estes si
-
- 10:48
-
Ativistas dos direitos afro-americanos condenados nos EUA por vínculos com a Rússia
Quatro ativistas dos direitos dos afro-americanos foram condenados nesta quinta-feira, sob acusações federais de conspiração para atuarem como agentes russos não registados, informou o Departamento de Justiça dos Estados Unidos.
-
- 10:48
-
Um terço dos espanhóis considera que há demasiados turistas estrangeiros na área onde vivem
O estudo da YouGov, realizado em alguns países da Europa, mostra que muitos europeus estão de acordo com os protestos contra o turismo excessivo, que marcaram algumas das cidades mais turísticas este verão.
-
- 10:30
-
Diretores dizem não ter recursos para cumprir plano “Aprender mais agora”
Os diretores elogiam as medidas do plano “Aprender mais agora”, nomeadamente tutorias ou do Português Língua Não Materna para alunos estrangeiros, mas alertam que sem recursos não farão “milagres”.
-
- 10:25
-
Pais encerraram Escola Eugénio de Andrade no Porto para exigir obras e segurança
A Associação de Pais da Escola Básica Eugénio de Andrade, no Porto, realizou hoje um protesto para exigir “obras urgentes” no estabelecimento de ensino que atualmente não garante “condições de segurança”, disse à Lusa a porta-voz dos pais.
-
- 10:25
-
Infarmed manda retirar do mercado um lote do medicamento para a ansiedade Lorazepam
A autoridade nacional do medicamento (Infarmed) ordenou a suspensão imediata de um lote do medicamento Lorazepam, indicado no tratamento da ansiedade, devido à deteção de um resultado irregular num estudo de estabilidade.
-
- 10:12
-
Suécia pagará até 31 mil euros a imigrantes que queiram retornar para os seus países
O governo sueco anunciou, nesta quinta-feira, um aumento significativo nos incentivos monetários para os imigrantes que desejam retornar aos seus países de origem.
-
- 10:01
-
Nova diretora-geral das prisões autorizou pagamentos ilegais em 2017
A sentença é de 2017 e diz respeito a factos de 2010, quando Maria Isabel Leitão era vice-presidente da extinta Autoridade Florestal Nacional (AFN) e autorizou o pagamento indevido de trabalho e despesas extraordinárias a sete técnicos florestais.
-
- 09:45
-
Serviços protocolares do Parlamento propõem cerimónia igual à do 25 de Abril para o 25 de Novembro
Aprovada em junho os serviços protocolares querem uma sessão solene evocativa do 25 de Novembro que replica todo o cerimonial do 25 de Abril.
-