Proibição do uso de telemóveis não é uma novidade: algumas escolas do país e da Europa já têm a medida em vigor
Após o Conselho de Ministros de ontem, o ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai recomendar a proibição do uso de telemóveis às escolas do 1.º e 2.º ciclos e restrições no 3.º ciclo.
Enquanto as recomendações da tutela passam por proibir a entrada ou o uso de telemóveis nos espaços escolares nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, no caso do 3.º ciclo, o ministério recomenda a implementação de medidas que restrinjam a utilização dos dispositivos.
Previstas estão exceções, por exemplo, para os alunos com “muito baixo domínio da língua portuguesa”, para que os telemóveis possam servir como instrumento de tradução, ou para aqueles que “beneficiem comprovadamente de funcionalidades do ‘smartphone’ por razões de saúde”.
As medidas serão de adesão voluntária por parte das escolas, mas o seu impacto será avaliado ao longo do próximo ano letivo e o executivo não fecha a porta à proibição do uso de ‘smartphones’ em contexto escolar, em função desses resultados.
O governante explicou que as recomendações anunciadas não põem em causa o “comprometimento total” do Governo com as novas tecnologias e a digitalização, mas sublinhou que a evidência científica sobre o uso de telemóveis não pode ser ignorada.
“Hoje, temos muita evidência de que a utilização de ‘smartphones’ pode ser uma desvantagem para as aprendizagens e temos também muita evidência de que, em determinadas idades, pode deteriorar o bem-estar das crianças”, referiu.
Fernando Alexandre explicou ainda que as recomendações do Governo assentam no princípio de que as escolas devem ser espaços seguros, ao mesmo tempo que preparam os alunos para o “mundo real onde a tecnologia existe”.
Medidas já aplicadas noutros países
Atualmente, a definição das regras para o uso de telemóveis nas escolas está nas mãos dos diretores escolares, no âmbito do regulamento interno, uma autonomia defendida pelo Conselho das Escolas no ano passado.
Por esse motivo, esta medida não é em Portugal, nem tão pouco noutros países da Europa.
De acordo com o Jornal de Notícias, 2% dos agrupamentos portugueses proíbem o uso de telemóveis.
A Escola Básica de Lourosa, em Santa Maria da Feira, é um dos exemplos de estabelecimentos escolares que proibiram o uso de dispositivos no recinto escolar em 2017.
No concelho de Almeirim, em Santarém, as escolas proibiram os telemóveis aos alunos entre o 1.º e o 3.º ciclo, no ano passado. Já os estudantes do ensino secundário apenas podem usar os aparelhos eletrónicos nos intervalos e à hora de almoço. O mesmo acontece na Escola Básica Integrada de Fragoso, em Barcelos.
O Agrupamento de Escolas Infanta D. Mafalda, em Gondomar, adotou um modelo de proibição parcial do uso de telemóveis dentro da escola, com dias específicos para não utilização dos dispositivos.
À semelhança do cenário português, e como avança o JN, no início do ano letivo em Inglaterra foi recomendada a proibição de telemóveis nas escolas, mas a decisão final ficou à responsabilidade de cada instituição.
Em Espanha e na Alemanha, por exemplo, não há uma proibição a nível nacional, mas algumas escolas em algumas regiões proíbem a utilização de dispositivos nos recintos escolares.
Também na Grécia, o uso de eletrónicos não é proibido, mas os estudantes têm de os manter dentro da mochila durante o dia.
Completamente contrária é a posição de Itália, que já proíbe o uso de telemóveis em todas as escolas até para "fins educacionais".
Por sua vez, nos Países Baixos, as primeiras proibições do uso de telemóveis nas escolas surgiram em 2020. Este ano, o Governo aconselhou as escolas a seguir o exemplo no ensino secundário e nas escolas primárias.
Já no início deste ano letivo, também outros países apostaram mesmo na implementação da medida.
Na Bélgica, os alunos até aos 12 anos, de algumas escolas primárias de língua francesa da Valónia e de Bruxelas, estão proibidos de usar o telemóvel. Na Hungria, os alunos estão autorizados a levar os dispositivos para a escola, mas têm de os entregar a um professor antes do início das aulas.
França é um dos países que equaciona proibir o uso de telemóveis na escola para os alunos até aos 15 anos e, para o efeito, vai testá-la. Se o teste for bem sucedido, a medida pode ser já aplicada no início do próximo ano.
- 15:28
- A votação dos requerimentos de vários partidos da oposição para audições a atuais e ex-governantes e a ex-gestores da TAP sobre a privatização da empresa foi hoje adiada a pedido do Chega.
-
- 15:01
-
Três mortos em ataque russo a veículos da Cruz Vermelha na Ucrânia
Um ataque russo a veículos do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) deixou três mortos e duas pessoas feridas esta quinta-feira no leste da Ucrânia, anunciou o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky.
-
- 14:51
-
Míssil russo atingiu navio civil em águas da NATO
Um míssil russo atingiu um navio civil que transportava cereais da Ucrânia e que já havia deixado águas ucranianas no Mar Negro, disse o presidente Volodymyr Zelenskiy esta quinta-feira.
-
- 14:34
-
Governo "muito preocupado" com subida do preço da eletricidade
A secretária de Estado da Energia, Maria João Pereira, disse hoje estar preocupada com a subida dos preços da eletricidade e que o Governo está a avaliar medidas que possam mitigar o agravamento.
-
- 14:23
-
Lisboa abre concurso para 146 habitações com renda acessível
A Câmara Municipal de Lisboa abriu as candidaturas a um novo concurso do Programa Renda Acessível, para a atribuição de 146 habitações, a maior bolsa de atribuição desde a abertura do programa, revela hoje em comunicado.
-
- 13:47
-
PR promulga novo concurso extraordinário e apoio a professores deslocados
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou hoje o diploma do Governo para a criação de um regime excecional e temporário para recrutamento de professores e um apoio financeiro aos professores deslocados.
-
- 13:43
-
Câmara de Lisboa prevê construir duas residências universitárias com total de 624 camas
A Câmara de Lisboa aprovou dois pedidos de informação prévia, de iniciativa municipal, para o desenvolvimento de projetos de construção de duas residências universitárias, uma com 370 camas e outra com 254, ambas na freguesia de Marvila.
-
- 13:18
-
Sabia que o seguro de vida do crédito habitação não precisa de estar associado ao banco que lhe fez o empréstimo? E pode sair mais barato
Simular o valor do seguro de vida do crédito à habitação, ver se há poupança e mudar mesmo que já esteja a pagar o crédito. Sim, é possível e pode significar uma grande poupança na segunda maior despesa no crédito à habitação.
-
- 13:12
-
Greve nacional de pessoal não docente a 4 de outubro. Poderá encerrar escolas
Os trabalhadores não docentes vão realizar uma greve nacional nas escolas a 4 de outubro para exigir melhores condições de trabalho, uma paralisação que “ainda poderá ser travada pelo ministro da Educação”, anunciou o sindicato.
-
- 12:56
-
Familiares de recluso abalroam carrinha celular na A28 em Matosinhos
Uma carrinha de serviços prisionais que transportava um detido para o Tribunal de Matosinhos foi hoje abalroada pelo condutor de uma viatura numa rua desta cidade que foi, posteriormente, intercetado, adiantou à Lusa fonte da PSP do Porto.
-
- 12:50
-
Dia histórico: SpaceX já realizou o primeiro passeio espacial privado. Veja as imagens
O comandante da missão Polaris Dawn da SpaceX, Jared Isaacman, aventurou-se a sair da nave esta quinta-feira após abrir a escotilha, na primeira saída espacial privada da história.
-
- 12:28
-
Mais de 400 operacionais combatem fogo com início na Amora
Cinco meios aéreos e 415 operacionais, apoiados por 144 veículos, continuavam a combater hoje de manhã o incêndio que teve início na quarta-feira à tarde no Seixal e que foi dado como dominado às 02:55, informou a Proteção Civil.
-
- 12:25
-
Euribor cai de novo a seis e a 12 meses para mínimos de mais de ano e meio
A taxa Euribor voltou hoje a subir a três meses e a descer, pela quarta sessão consecutiva, a seis e a 12 meses para novos mínimos desde 28 de março de 2023 e 15 de dezembro de 2022, respetivamente.
-
- 12:17
-
Suspeito de tentativa de homicídio de dois imigrantes no Porto foi detido
A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje o suspeito de dois crimes de tentativa de homicídio e dois crimes de discriminação e incitamento ao ódio e à violência, ocorridos na madrugada de segunda-feira, no Porto, contra dois imigrantes.
-
- 11:54
-
Prever sismos com meses de avanço está cada vez mais perto, mas comunicar previsões pode ter "impactos sociais"
Os avanços da Ciência, algoritmos e ainda a Inteligência Artificial são algumas das ferramentas que os especialistas têm usado para o estudo de sismos. Recentemente a Universidade do Alasca, nos Estados Unidos, salienta que poderá ser possível prever sismos com meses de aviso. O SAPO24 falou com um
-
- 11:20
-
SpaceX começa primeiro passeio espacial privado. Acompanhe aqui
Um grupo de astronautas da SpaceX liderado por um comandante bilionário está a tentar o primeiro passeio espacial privado esta manhã - numa missão altamente arriscada. Esta tentativa pode ser acompanhada em direto.
-
- 11:01
-
Imigrantes alvo de ataque racista no Porto. Dois homens foram esfaqueados
Os incidentes ocorreram durante a madrugada de segunda-feira no Porto. O suspeito dos ataques terá perseguido cidadãos marroquinos perto do Campo 24 de Agosto e agredido um motorista indiano numa estação de serviço.
-
- 09:59
-
Vamos ler, miúdos! O Plano Nacional de Leitura tem obras para todos os gostos (e idades)
Há livros para todas as idades e muitos deles acompanham as aprendizagens escolares. Por isso, as sugestões do Plano Nacional de Leitura (PNL) podem ser uma boa ajuda para os pais que pretendem indicar aos seus filhos obras que os possam cativar. O SAPO24 apresenta aqui uma seleção de 20 livros, par
-
- 09:11
-
Aulas começam para 1,3 milhões de alunos mas "milhares" terão falta de professores
Cerca de 1,3 milhões de estudantes do 1.º ao 12.º anos começam, entre hoje e a próxima segunda-feira, as aulas de mais um ano letivo em que “milhares de alunos” voltam a não ter todos os professores.
-
- 07:19
-
Incêndios: Dominado fogo no concelho do Seixal
O incêndio que teve início na quarta-feira numa zona de mato na Amora, no concelho do Seixal, estava dominado às 06:00 de hoje, encontrando-se no local 461 operacionais, disse à Lusa fonte da proteção civil.
-