Amadeu Guerra considerado "uma escolha acertada" para o cargo de Procurador-Geral da República
Esta sexta-feira, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, nomeou Amadeu Francisco Ribeiro Guerra como o novo Procurador-Geral da República.
Amadeu Guerra, de 69 anos, nasceu em Tábua, na cidade de Coimbra.
Licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, desempenhou diversas funções como magistrado do Ministério Público, designadamente no Tribunal de Trabalho de Lisboa e no Tribunal Criminal da Boa Hora.
Entre 1994 e 2006, foi vogal da Comissão Nacional de Proteção de Dados e integrou ainda, a partir de 2001, a Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos (CADA).
Como magistrado, Amadeu Guerra ascendeu a procurador-geral adjunto em junho de 2004, tendo, em 2008, assumido a coordenação do Tribunal Central Administrativo do Sul.
O seu nome, contudo, tornou-se mais conhecido quando, entre 2013 e 2019, desempenhou as funções de diretor do DCIAP, o departamento do MP especializado na investigação da criminalidade económico-financeira mais grave, complexa e organizada, ligada aos grandes casos de corrupção, branqueamento de capitais e outros crimes de colarinho branco.
Considerada uma pessoa discreta, trabalhadora e eficaz por colegas do MP, Amadeu Guerra assumiu, em 2013, a liderança do DCIAP durante o mandato de Joana Marques Vidal como Procuradora-Geral da República.
Sob a sua direção, o departamento de elite do MP investigou alguns processos mediáticos como a Operação Marquês - que tem como principal arguido o antigo primeiro-ministro José Sócrates - ou a Operação Fizz, que levou à acusação e condenação por corrupção do procurador Orlando Figueira.
Mais tarde, e já no mandato da atual PGR, Lucília Gago, Amadeu Guerra foi nomeado para o cargo de Procurador Regional de Lisboa pelo Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), mas não permaneceu muito tempo no cargo devido a problemas de saúde, abandonando o cargo em 2020.
Na nota emitida pela Presidência consta que “a cerimónia de posse terá lugar no Palácio de Belém, no próximo dia 12 de outubro, pelas 12h30”.
Com a nomeação do novo PGR, a atual Procuradora, Lucília Gago, termina o mandato a 11 de outubro, cessando os seis anos para os quais foi indicada pelo ex-primeiro-ministro António Costa e nomeada por Marcelo Rebelo de Sousa, em 2018, sucedendo a Joana Marques Vidal.
As reações à nomeação não tardaram em chegar, sendo que a maioria acredita que a escolha foi acertada, destacando o extenso e forte currículo de Amadeu Guerra e o seu bom conhecimento do sistema da Justiça.
- 17:23
- A reunião entre o primeiro-ministro e o líder do PS sobre o Orçamento do Estado para 2025 terminou ao fim de hora e meia, com um aperto de mão público entre os dois e sem declarações de Luís Montenegro.
-
- 16:46
-
Reunião entre primeiro-ministro e líder do PS termina ao fim de hora e meia
A reunião entre o primeiro-ministro e o líder do PS sobre o Orçamento do Estado para 2025 terminou ao fim de hora e meia, com um aperto de mão público entre os dois e sem declarações de Luís Montenegro.
-
- 16:23
-
Chega quer forçar audição de António Costa e Lacerda Sales na CPI sobre caso gémeas
O Chega decidiu hoje chamar potestativamente à comissão de inquérito ao caso das gémeas o antigo primeiro-ministro António Costa, que não é obrigado a responder presencialmente, e o ex-secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales.
-
- 16:02
-
Caso gémeas: Marta Temido garante que não teve "qualquer contacto com o caso"
A eurodeputada Marta Temido foi ouvida na qualidade de antiga ministra da Saúde.
-
- 14:52
-
As reações à nomeação do novo Procurador-Geral da República
O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, nomeou hoje Amadeu Francisco Ribeiro Guerra, de 69 anos, como procurador-Geral da República. Veja as reações à nomeação.
-
- 14:36
-
Sindicato sublinha “conhecimento profundo” que novo PGR tem do Ministério Público
O presidente do Sindicato Magistrados do Ministério Público (MP) sublinhou hoje o “conhecimento profundo” de Amadeu Guerra, nomeado como procurador-Geral da República, sobre o funcionamento do MP e acredita que desempenhará bem o cargo.
-
- 14:17
-
Morreu Maggie Smith, a professora McGonagall de Harry Potter
A atriz britânica Maggie Smith morreu aos 89 anos.
-
- 14:10
-
Deputados aprovam mais tempo de licença parental e pré-escolar a partir dos três anos
O Parlamento aprovou hoje o alargamento da licença parental inicial e a universalidade da educação pré-escolar para as crianças a partir dos três anos, tendo, no entanto, rejeitado a maioria das iniciativas sobre estas matérias.
-
- 14:01
-
Climáximo pinta fachada do castelo de São Jorge de vermelho. "Parem de normalizar a violência da crise climática", apela
Apoiantes convocam todas as pessoas para uma ação de "resistência climática em massa" no dia 23 de novembro. O objetivo é marchar desde a Praça Paiva Couceiro até à Praça do Chile, em Lisboa, bloqueando-a.
-
- 13:28
-
Parlamento aprova prorrogação do prazo de utilização de gâmetas e embriões doados
O parlamento aprovou hoje, na generalidade, três diplomas do BE, PCP e PAN que propõem a prorrogação do prazo de utilização de gâmetas e embriões resultantes de doações.
-
- 13:16
-
Amadeu Guerra é o próximo PGR. Muda também a Presidente do Tribunal de Contas
A informação é avançada no site da Presidência da República. Lucília Gago termina o mandato a 11 de outubro.
-
- 12:38
-
Esperança de vida à nascença aumentou em Portugal para 81,17 anos
A esperança de vida à nascença em Portugal aumentou para os 81,17 anos e é mais elevada nas regiões Norte e Centro do país, indicam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados hoje.
-
- 12:01
-
Rússia usará armas nucleares se NATO atacar Bielorrússia
O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, advertiu hoje que a Rússia usará armas nucleares se a NATO atacar território bielorrusso, face à nova doutrina nuclear russa.
-
- 11:49
-
Estoril Open em ténis volta ao circuito ATP em 2026 e 2027
O Estoril Open vai baixar à categoria challenger no próximo ano, decorrendo entre 26 de abril e 04 de maio, mas regressará ao circuito ATP em 2026 e 2027, confirmou hoje a organização do torneio de ténis português.
-
- 11:33
-
Portugal e Espanha acordam caudais diários para o Tejo e definição para o Guadiana
Portugal e Espanha acordaram definir caudais diários mínimos para o rio Tejo e estabelecer também, pela primeira vez, caudais para o Guadiana, anunciaram hoje as ministras com a tutela do Ambiente dos dois países.
-
- 11:06
-
Médio Oriente: 48 eurodeputados defendem suspensão de acordo UE-Israel
Um grupo de 48 eurodeputados subscreveu hoje uma carta aberta lançada por Catarina Martins (BE) dirigida ao chefe da diplomacia da União Europeia (UE), pedindo a suspensão do acordo de associação UE-Israel e embargo de armas.
-
- 10:59
-
Falsa professora de Matemática recorre ao Supremo Tribunal para contestar a sua demissão
Durante mais de 30 anos, Paula Pinto Pereira deu aulas sem habilitações literárias. A mulher, que alega ter concluído uma licenciatura, um mestrado e um doutoramento, contesta a sua expulsão do ensino no ano letivo passado.
-
- 10:34
-
Ciclone tropical Isaac vai passar mais afastado dos Açores, mas ainda influencia o estado do tempo
Os efeitos vão ser menos sentidos do que o esperado inicialmente, garante o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
-
- 09:30
-
Queda deixa Miguel Oliveira fora do GP da Indonésia com pulso partido
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) vai falhar o Grande Prémio da Indonésia de MotoGP, 14.ª ronda da temporada, depois de ter fraturado o pulso direito na sequência de uma queda sofrida na primeira sessão de treinos livres.
-
- 09:28
-
Israel mantém ataques aéreos contra o Líbano
Israel efetuou novos ataques aéreos contra o Hezbollah no Líbano ignorando os apelos para um cessar-fogo e horas antes do discurso do primeiro-ministro israelita nas Nações Unidas em Nova Iorque.
-
- 09:00
-
Governo vai retirar cerca de 20 cidadãos portugueses do Líbano
O Governo confirmou esta sexta-feira que vai retirar cerca de 20 portugueses do Líbano, devido ao crescente conflito.
-
- 07:20
-
Do início do mandato de seis anos à polémica do caso Influencer. Lucília Gago na liderança da PGR
A Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, termina em 11 de outubro o seu mandato de seis anos, que ficou marcado no final pela polémica ligada ao caso Influencer que levou à demissão do ex-primeiro-ministro António Costa.
-
- 07:16
-
"Alguém que conheça bem o sistema de justiça". Como deve ser o futuro Procurador-Geral da República?
Na segunda-feira, o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esperar poder decidir rapidamente sobre o nome que venha a ser proposto pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, para suceder a Lucília Gago à frente da Procuradoria-Geral da República. Até lá, são vários os que pensam nas c
-
- 06:59
-
Aguaceiros fracos e temperatura a descer. Saiba o tempo para esta sexta-feira
Esperam-se para esta sexta-feira aguaceiros, em geral fracos, até ao fim da manhã. O vento vai soprar por vezes forte nas terras altas e há uma descida de temperatura, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
-