Enquanto o Hamas elogia o ataque de 7 de outubro e Israel diz que vai vencer, vários países recordam o conflito
O movimento islamita palestiniano Hamas elogiou, este domingo, o seu ataque de 7 de outubro de 2023 contra Israel.
Na véspera do primeiro aniversário da ação que desencadeou a guerra em Gaza, Khalil al Haya, membro do Hamas baseado no Qatar, deixou uma mensagem em vídeo.
"O glorioso 7 de outubro deixou em cacos as ilusões que o inimigo tinha criado, convencendo o mundo e a região da sua suposta superioridade e capacidades", afirmou.
Enquanto isso, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, voltou hoje a prometer vitória na guerra, durante uma visita que realizou às tropas estacionadas na fronteira norte do país, muito perto do território libanês.
"Todo o mundo está espantado com os golpes que estão a dar aos nossos inimigos. Felicito-vos. Juntos lutaremos e juntos venceremos, com a ajuda de Deus", proclamou, segundo um comunicado oficial do gabinete do primeiro-ministro citado pela agência de notícias Europress.
Um pouco por todo o mundo, este fim-de-semana foi tempo de manifestações relativas ao conflito no Médio Oriente, entre elas:
- Centenas de pessoas desafiaram hoje a chuva para gritar que "do Porto até Rafah, Palestina vencerá", numa manifestação que percorreu várias artérias do centro da cidade, apesar de ter sido encurtada devido às condições climatéricas;
- Milhares de pessoas reuniram-se no centro de Paris em solidariedade para com Israel e os reféns raptados pelo Hamas, trazendo as cores israelitas e os rostos dos cativos, um ano após o ataque sem precedentes do movimento islamita;
- Um homem, que se apresentou como jornalista, tentou incendiar-se em Washington, durante um protesto contra o apoio dos Estados Unidos a Israel e contra a guerra na Faixa de Gaza;
- No dia de ontem, a polícia italiana lançou gás lacrimogéneo, usou canhões de água e bastões para dispersar manifestantes violentos, muitos com o rosto coberto, numa marcha pró-Palestina em Roma, que tinha começado de forma pacífica;
- Dezenas de milhares de pessoas de todo o Reino Unido manifestaram-se no sábado em Londres em solidariedade com os palestinianos para apelar a um cessar-fogo no Médio Oriente.
Já em Israel, as letras hebraicas "Yizkor 7.10" — uma oração memorial para os falecidos que significa "Lembra-te" — iluminam um dos arranha-céus do Centro Azrieli, em Telavive e, na praça Habima, uma instalação de luz, composta por 1600 lâmpadas incandescentes, é um tributo às vidas perdidas nos ataques. Por sua vez, nas paredes da Cidade Velha de Jerusalém, surgem projetadas imagens de 101 reféns israelitas detidos pelo Hamas em Gaza.
Feitas as homenagens, agora resta saber como vai ser o dia de amanhã.
- 19:59
- O jogo que hoje foi adiado devido ao nevoeiro vai ser travado a 19 de dezembro, às 17h00.
-
- 19:22
-
Surfistas Samuel Pupo e Sally Fitzgibbons campeões na Ericeira
O brasileiro Samuel Pupo e a australiana Sally Fitzgibbons sagraram-se hoje campeões do EDP Ericeira Pro, do circuito de acesso à elite da Liga Mundial de Surf (WSL), ao venceram nas finais Callum Robson e Tya Zebrowski, respetivamente.
-
- 19:22
-
Refugiados sírios de novo em fuga da guerra com duas crateras no caminho
Quase 400 mil pessoas fugiram do Líbano para a Síria nas últimas semanas, sobretudo refugiados sírios que preferem um regresso à incerteza ao fogo cruzado entre Israel e o Hezbollah, que atingiu a principal fronteira entre os dois países.
-
- 18:21
-
Jogo Nacional-Benfica adiado devido ao nevoeiro. Veja as fotos
O jogo entre Nacional e Benfica, a contar para a oitava jornada da I Liga portuguesa de futebol, foi hoje adiado devido ao nevoeiro no Estádio da Madeira, informou fonte oficial do emblema 'alvinegro'.
-
- 17:39
-
Irão suspende voos no país devido a "restrições operacionais"
A Organização de Aviação Civil do Irão anunciou hoje a suspensão dos voos nos aeroportos do país até segunda-feira de manhã devido a "restrições operacionais", segundo a agência noticiosa oficial Irna.
-
- 17:29
-
Adolescente de 15 anos é esfaqueado 50 vezes e queimado vivo em França
Um adolescente de 15 anos foi esfaqueado 50 vezes e queimado vivo esta semana na cidade de Marselha, no sudeste da França, num caso de "selvageria sem precedentes" relacionado com o tráfico de drogas.
-
- 16:54
-
Marine Le Pen considera que haverá novas eleições antecipadas em França
A líder da extrema-direita francesa, Marine Le Pen, afirmou hoje que a "fraca legitimidade democrática" do Governo liderado por Michel Barnie, conduzirá à sua queda e a legislativas antecipadas, permitidas a partir de julho de 2025.
-
- 14:04
-
Papa apela para fim de "espiral de vingança" no Médio Oriente
O Papa Francisco apelou hoje à comunidade internacional para que "pare a espiral de vingança e não se repitam" ataques no Médio Oriente que "podem precipitar aquela região numa guerra ainda maior".
-
- 12:06
-
Caves do Vinho do Porto fora da lista de candidaturas a Património Mundial
As Caves do Vinho do Porto não constam da lista de candidaturas a Património Mundial, o que contraria várias promessas de sucessivos executivos autárquicos de Vila Nova de Gaia, informou a Comissão Nacional da UNESCO.
-
- 10:54
-
OE2025: em 50 anos de democracia, todos os partidos já ajudaram a aprovar orçamentos
O parlamento assistiu a tudo na aprovação dos Orçamentos do Estado, da “abstenção violenta” do PS à aprovação do “Orçamento limiano” por um voto de diferença, e todos os partidos já ajudaram a aprovar as contas nacionais.
-
- 10:42
-
Do IRS Jovem ao crescimento de 2%: o que já se sabe da proposta orçamental?
O Governo vai entregar até à próxima quinta-feira a proposta de Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), que parte já com despesa adicional aprovada no parlamento e tem ainda aprovação incerta.
-
- 10:32
-
"Nunca vou desistir", diz Trump no regresso à cidade onde sofreu tentativa de assassinato
O ex-presidente americano e candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, voltou, este sábado, à mesma cidade onde sofreu uma tentativa de assassinato em julho e prometeu que "nunca" irá desistir, numa disputa eleitoral ainda marcada por ameaças de violência política.
-
- 09:51
-
Está a chegar a "semana decisiva" para o orçamento. O que esperar?
O processo orçamental entra na semana decisiva, com a entrega na quinta-feira do Orçamento do Estado de 2025 (OE2025), no parlamento, após meses de discussão entre Governo e a oposição sobre quem viabiliza as contas do país.
-
- 08:34
-
No bairro do Eusébio há promessas por cumprir e desemprego e droga por erradicar
Alguns dos moradores do histórico bairro da Mafalala, na capital moçambicana, lamentam as promessas de desenvolvimento por cumprir e o combate que está por fazer ao desemprego e ao tráfico e consumo de droga.
-