Rebeldes desafiam regime de Bashar al Assad na Síria. Como está a evoluir a ofensiva-relâmpago?
Forças jihadistas e de outras formações rebeldes, apoiadas pela Turquia, iniciaram uma ofensiva-relâmpago contra as forças do regime de Bashar al Assad na quarta-feira, na Síria, coincidindo com a entrada em vigor de um frágil cessar-fogo no vizinho Líbano, entre Israel e o movimento pró-iraniano libanês Hezbollah, após dois meses de guerra aberta.
O grupo jihadista Hayat Tahrir al Sham (HTS, em português Organização pela Libertação do Levante), antiga filial síria da rede Al Qaeda, e facções aliadas, algumas apoiadas pela Turquia, lançaram uma ofensiva nas províncias de Idlib e Aleppo, tomando dezenas de localidades antes de entrar, na sexta-feira, na grande cidade do norte.
Em Aleppo, a segunda maior cidade da Síria, com cerca de dois milhões de habitantes e centro histórico do país antes da guerra, "a maioria dos civis permanece em casa, e as instituições públicas e privadas estão quase todas fechadas", informou a rádio oficial Sham FM.
Este é um dos maiores confrontos em vários anos na Síria, onde a guerra civil que começou em 2011 entre forças que encontraram apoio externo provocou meio milhão de mortos e milhões de deslocados.
Quais os movimentos dos rebeldes este sábado?
O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), uma ONG com sede no Reino Unido, mas com uma ampla rede de informadores no terreno, relatou que, durante a passada madrugada, aviões de guerra russos bombardearam Aleppo pela primeira vez desde 2016, quando o regime reconquistou a cidade com ajuda militar de Moscovo — e a Rússia ainda continua a ser o maior aliado do país.
Este sábado à tarde, "pelo menos 16 civis morreram e outros 20 ficaram feridos" quando "aviões de guerra, provavelmente russos, atacaram veículos civis", referiu ainda a mesma ONG. No total, estima-se que mais de 320 pessoas tenham morrido até ao momento.
Já no terreno, os militantes do HTS e facções aliadas tomaram "a maior parte da cidade, prédios governamentais e prisões" de Aleppo. Os jihadistas e rebeldes desfilaram pela cidade, instalaram a sua bandeira em frente a uma esquadra da polícia e rasgaram um retrato de Assad, segundo imagens da AFP.
Também assumiram o controlo do aeroporto de Aleppo e de locais estratégicos nas províncias vizinhas de Idlib e Hama, com o Exército sírio a indicar ainda que "organizações terroristas conseguiram penetrar em grandes partes de bairros da cidade de Aleppo".
De acordo com o OSDH, "não houve combates, nem um único tiro foi disparado, pois as forças do regime retiraram-se".
Por sua vez, o Irão afirma que elementos terroristas atacaram o seu consulado na cidade e defende o estabelecimento de uma "coordenação" entre o seu país e a Rússia para ajudar o regime de Assad.
Qual a resposta do Exército da Síria?
Segundo a agência de notícias iraniana Tasnim, o Exército sírio continuou esta tarde a combater os insurgentes em Aleppo, mas também deixou ao abandono posições estratégicas devido à falta de preparação para os ataques repentinos.
"Ninguém esperava que Aleppo fosse tomada, o que significa que não havia linhas defensivas reais dentro da cidade. Quando chegaram lá, parecia que estava tudo aberto", disse Jerome Drevon, do International Crisis Group, citado pelo The Guardian.
"Acho que o regime não esperava uma ação tão rápida, a operação começou há apenas alguns dias", acrescentou.
Nesse sentido, os militares sírios disseram que o número esmagador de combatentes e a "multiplicidade de frentes de batalha" levaram as forças armadas "a realizar uma operação de redistribuição com o objetivo de fortalecer as linhas de defesa para absorver o ataque, preservar as vidas de civis e soldados e preparar um contra-ataque".
O que diz o governo sírio e que ajudas são esperadas?
O presidente sírio, Bashar al Assad, afirmou este sábado que o seu país é capaz de "derrotar os terroristas".
"A Síria continua a defender a sua estabilidade e integridade territorial contra todos os terroristas e os seus apoiantes e é capaz, com a ajuda dos seus aliados e amigos, de derrotá-los e eliminá-los, independentemente da intensidade dos seus ataques", declarou Assad numa conversa telefónica com o chefe de Estado dos Emirados Árabes Unidos, conforme informou a Presidência síria em comunicado.
O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Abbas Araghchi, é esperado em Damasco no domingo antes de viajar para a Turquia, enquanto o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, discutiu a situação na Síria com o seu colega turco, Hakkan Fidan, num telefonema.
Até serem revelados os próximos passos, a repentina vitória dos rebeldes em Aleppo simboliza uma mudança considerada "dramática" no controlo de centros urbanos importantes na Síria — e também um desafio inesperado ao seu presidente, que há muito era visto como tendo eliminado a revolta no país e agora lida com as questões sobre a sua capacidade de manter o território.
*Com agências
- 22:21
- O presidente da República manifestou-se hoje contra a medida do Orçamento que aplica já aos atuais titulares políticos o fim do corte de 5% dos seus vencimentos, defendendo que apenas se deveria aplicar aos mandatos futuros.
-
- 22:18
-
Artur Jorge conduz Botafogo à conquista da primeira Taça Libertadores
O Botafogo, treinado pelo português Artur Jorge, conquistou hoje pela primeira vez a Taça Libertadores de futebol, ao vencer o Atlético de Mineiro, por 3-1, numa final disputada em Buenos Aires.
-
- 21:07
-
Trump ameaça impor taxas aduaneiras de 100% contra bloco de economias emergentes
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou hoje impor taxas aduaneiras de 100% contra o bloco de nove países com economias emergentes se estes agirem para minar o dólar americano.
-
- 20:47
-
Colocados mais de mil professores em zonas carenciadas
Mais de mil professores foram colocados em escolas de zonas carenciadas no concurso externo extraordinário, anunciou hoje o Ministério da Educação, fechadas pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) as listas de colocação de mobilidade interna.
-
- 18:27
-
Rui Costa anuncia aumento da capacidade do Estádio da Luz para 70 mil lugares
O presidente do Benfica, Rui Costa, anunciou hoje que está em curso o projeto de incremento da lotação do Estádio da Luz para um total de 70 mil lugares, que permite responder à elevada procura de lugares anuais.
-
- 17:22
-
Hamas publica vídeo de refém israelita em Gaza
O braço armado de Hamas divulgou este sábado um vídeo que mostra um dos reféns israelitas mantidos em Gaza desde o ataque do movimento islamista palestiniano em 7 de outubro de 2023 em Israel.
-
- 17:04
-
Râguebi: Belenenses conquista Supertaça
Azuis do Restelo venceram Agronomia por 32-30. No CAR Jamor, o XV de Belém soma a sétima supertaça.
-
- 16:35
-
Centenas de manifestantes pedem em Lisboa a libertação da Palestina
A continuação dos ataques israelitas na Palestina juntou hoje centenas de pessoas no centro de Lisboa para manifestar solidariedade para com o povo palestiniano e exigir a condenação e o fim da ajuda internacional a Israel.
-
- 15:41
-
PSP detém dois suspeitos de entregar droga em casa na Área Metropolitana de Lisboa
A PSP deteve dois homens suspeitos de integrarem uma rede de distribuição de droga em toda a Área Metropolitana de Lisboa através de um "sistema semelhante às plataformas de entrega ao domicílio", adiantou hoje a força de segurança.
-
- 13:39
-
França à beira de uma crise política
A França, fortemente endividada, pode estar à beira da maior crise política nos últimos 60 anos, com a ameaça do chumbo do orçamento e de uma moção de censura ao governo minoritário de centro-direita de Michel Barnier.
-
- 13:21
-
Arte? É uma banana por 6,2 milhões de dólares
O mercado da Arte é cada vez mais investimento e cada vez menos criação artística.
-
- 13:03
-
Amigo de Harry Potter vai ter de pagar 2,1 milhões de euros ao fisco britânico
O antigo ator da saga Harry Potter Rupert Grint vai ter de pagar 1,8 milhões de libras depois de ter perdido uma batalha legal contra as autoridades tributárias britânicas, noticia hoje a Associated Press.
-
- 12:41
-
Pinker. IMT trava plataforma de TVDE só para mulheres
O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) suspendeu a atividade da Pinker, uma plataforma de TVDE exclusiva para mulheres, e questiona o modelo de negócio da empresa.
-
- 08:42
-
Universo Submerso: há uma nova exposição imersiva do Oceanário de Lisboa
O Oceanário de Lisboa tem uma nova experiência imersiva e poética, a "Universo Submerso", que apela à conservação e à importância do equilíbrio do oceano, numa exposição temporária integrada no percurso de visita do aquário.
-
- 08:24
-
“Péssimo, mudámos para pior". Passou um ano, mas em Gaia ainda há muitas queixas sobre a "nova" rede de autocarros
Um ano após a implementação da Unir, a perceção dos passageiros em D. João II, em Gaia, continua a ser que o serviço da nova rede de autocarros é "péssimo", mesmo que nem sempre seja 100% fiel à verdade.
-
- 08:24
-
SNS Grávida: 63 mil chamadas atendidas em seis meses
Cerca de 46 mil grávidas foram encaminhadas para serviços de urgência pela Linha SNS Grávida desde que entrou em funcionamento, há seis meses, segundo um balanço oficial, que indica que, neste período, o serviço atendeu 63 mil chamadas.
-
- 08:20
-
A Portugália do Henrique
Finalmente em casa, no ocaso de uma semana exigente. Não que tenha sido uma semana extenuante ou tampouco ofegante; tais adjectivações devem ficar reservadas para trabalhos com forte componente física, ou para quem corre atrás das notícias. Esses sim, uns valentes, amiúde esquecidos ou destratados.
-
- 08:00
-
Entre as bombas de "Blitz" e o mistério numa residência sénior de "Temos um Infiltrado"
Esta semana, na newsletter Acho Que Vais Gostar Disto, vamos destacar e recomendar dois lançamentos recentes nas plataformas de streaming. Na Apple TV+, Steve McQueen (“12 Anos de Escravo”) traz-nos "Blitz", uma história passada na Segunda Guerra Mundial que narra o papel das mulheres no conflito so
-