Isak Andic, o homem mais rico da Catalunha. Da venda de t-shirts na escola ao negócio da Mango
O fundador da marca de roupa espanhola Mango, Isak Andic, morreu hoje "num acidente", na sequência de uma queda durante uma caminhada.
A queda numa ravina com uma altura de 150 metros aconteceu durante um passeio em família perto das grutas de salnitre, em Montserrat, na região de Barcelona.
De acordo com o El País, Andic, de 71 anos, gostava de montanhas e caminhadas e estava em boa forma. No momento em que escorregou na caminhada estava com um dos filhos, Jonathan Andic. O acidente ocorreu "numa zona de difícil acesso" e quando os médicos chegaram ao local confirmaram a morte daquele que era o homem mais rico da Catalunha.
As autoridades recolheram um depoimento no âmbito ao investigação aberta para esclarecer as circunstâncias do acidente e tem sido prestado apoio psicológico aos familiares ao longo do dia.
"Com profundo pesar, lamentamos anunciar a morte inesperada de Isak Andic, nosso presidente não executivo e fundador da Mango, num acidente neste sábado", afirmou o CEO da empresa, Toni Ruiz, através de um comunicado.
"Isak tem sido um exemplo para todos nós. Dedicou a sua vida ao projeto da Mango, deixando uma marca indelével graças à sua visão estratégica, à sua liderança inspiradora e ao seu compromisso inabalável com os valores que ele próprio implementou na nossa empresa", lê-se ainda.
Andic nasceu em Istambul e emigrou com a família para a região da Catalunha, no nordeste de Espanha, nos anos 60, recorda o The Guardian.
E o jeito para os negócios começou cedo, ao vender t-shirts aos colegas do liceu americano de Barcelona. O jovem empresário passou depois a gerir um negócio grossista, vendendo roupa no mercado da rua Balmes, em Barcelona, mas percebeu que havia mais dinheiro no retalho e abriu a primeira loja Mango na cidade em 1984, com a ajuda do irmão mais velho, Nahman.
A Espanha tinha acabado de sair de uma ditadura de décadas, que terminou com a morte do general Francisco Franco em 1975, e os consumidores estavam ávidos de roupas mais modernas.
A rede de lojas Mango consolidou-se como um dos principais grupos multinacionais de moda, com presença em mais de 120 mercados, cerca de 2.800 lojas e 15.500 colaboradores em todo o mundo.
O seu património estimado ascende a 4,5 mil milhões de euros e aumentou no ano passado em 1,8 mil milhões de euros. Embora não fosse muito dado à exposição pública, nos últimos dias manteve uma agenda intensa.
Segundo o jornal espanhol, na quinta-feira passada o empresário marcou presença no evento de apresentação do futuro Museu Thyssen e falou sobre "novos projetos", mostrando-se "muito entusiasmado". Mais tarde, jantou com o presidente da Generalitat da Catalunha, Salvador Illa, e com o ministro dos Negócios e do Trabalho, Miquel Sàmper, no Palau de la Generalitat.
No mundo dos negócios, destaca-se a rivalidade com o fundador do grupo Inditex, Amancio Ortega, outro bilionário da moda espanhol que detém lojas como a Zara, Lefties ou Massimo Dutti. E há mesmo quem considere que foi esta relação que fez com que se registasse sempre a inovação contínua da Mango, que tem vindo a apostar em roupa de homem e criança, além das coleções de mulher.
A presidente da Inditex, Marta Ortega, destacou que a morte de Andic é "uma triste notícia para todos aqueles que tiveram a sorte de o conhecer e uma grande perda para o mundo empresarial espanhol e para o setor da moda global". Em comunicado, acrescenta ainda que "Isak Andic marcou uma época com o seu exemplo".
- 21:02
- A polícia deteve dois homens em Paris, perto do Palácio do Eliseu. Ninguém foi atingido.
-
- 19:49
-
Governo quer resolver problemas do SNS "com telefonemas", diz Pedro Nuno Santos
O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, disse hoje que o Governo da AD “desistiu do Serviço Nacional de Saúde” e procura “resolver os problemas com telefonemas”, a propósito do novo funcionamento das urgências de ginecologia.
-
- 18:48
-
Putin elogia coragem dos deputados do partido do Kremlin que combatem na guerra da Ucrânia
O Presidente russo, Vladimir Putin, elogiou hoje a coragem dos deputados do partido do Kremlin, Rússia Unida, que se inscreveram como voluntários para combater na guerra da Ucrânia.
-
- 16:43
-
Observatório de Violência Obstétrica contra novo modelo de urgências. "Quando é que se demite ou é demitida a atual ministra da saúde?”
O Observatório de Violência Obstétrica (OVO PT) manifestou hoje o seu repúdio em relação ao novo modelo de funcionamento das urgências de ginecologia e obstetrícia, acusando a ministra da Saúde de comprometer "a democratização do acesso à saúde."
-
- 15:26
-
"Ele já como ministro das Finanças era muito agarrado e muito apertado". Marcelo diz que Centeno deu aviso político ao Governo, mas que não está preocupado
O Presidente da República afastou hoje preocupação com a possibilidade de haver défice em 2025 e disse que o governador do Banco de Portugal, desde ministro, sempre foi "muito exigente" e defensor de que "mais vale prevenir".
-
- 14:32
-
François Bayrou. Um político à antiga que pode ser o balão de oxigénio para salvar Macron (e a França)
Bayrou é o quarto primeiro-ministro de França neste ano 2004. Sucede a Elizabeth Borne, Gabriel Attal e o mais breve, Michel Barnier. Bayrou é o sexto chefe de governo de França nos sete anos que leva a presidência Macron.
-
- 14:12
-
“Mais vale um pássaro na mão que dois a voar”. Trabalhadores da Soares da Costa aceitam indemnização de quatro milhões de euros
Os trabalhadores da construtora insolvente Soares da Costa, reunidos hoje em plenário no Porto, decidiram aceitar a proposta do tribunal de receber quatro milhões de euros a título de indemnização, disse à Lusa uma fonte sindical.
-
- 11:33
-
Empregada do Palácio de Buckingham detida em festa de Natal. Mulher estava embriagada
A polícia foi chamada a um bar em Victoria, no centro de Londres, na terça-feira à noite, quando uma celebração festiva se tornou violenta.
-
- 11:27
-
Político leal ao governo Mikhail Kavelashvili eleito hoje presidente da Geórgia
O político leal ao governo Mikhail Kavelashvili foi eleito hoje presidente da Geórgia, durante uma votação no parlamento que foi boicotada pela oposição, segundo a Comissão Eleitoral Central da república caucasiana.
-
- 10:45
-
A Roménia na balança: vai escolher Bruxelas ou Moscovo?
Todos os países da ex-União Soviética que ficam na fronteira entre a Federação Russa e a UE a certa altura têm de escolher entre Bruxelas e Moscovo. Agora é a vez da Roménia.
-
- 10:33
-
Jovens comunistas procuram bagagem teórica nas obras de Cunhal e Marx
Jovens comunistas procuram bagagem teórica nas obras de Cunhal, Marx ou Engels na livraria do 22.º Congresso do PCP, ponto de encontro entre cultura e ideologia onde os romances de Aquilino Ribeiro também estão entre os mais vendidos.
-
- 09:26
-
Operação "Magic Mail". PJ desmantela estufa e laboratório de droga de origem vegetal
Foram detidas duas pessoas, um homem e uma mulher, de 30 e 35 anos, que já foram presentes a primeiro interrogatório judicial.
-
- 09:09
-
Sobrevivente do bombardeamento de Pearl Harbor morre aos 100 anos
Bob Fernandez era um marinheiro de 17 anos durante o ataque de 17 de dezembro de 1941 que empurrou os EUA para a Segunda Guerra Mundial. Morreu aos 100 anos.
-
- 08:20
-
Polícia reformado encontra músicas inéditas de Michael Jackson
Um agente aposentado da polícia rodoviária da Califórnia encontrou um tesouro de músicas inéditas do falecido rei da pop Michael Jackson.
-
- 08:00
-
As melhores séries de 2024 (Parte II)
Depois de apresentarmos as posições #10 a #5 na semana passada, chegou finalmente o momento de revelar o Top 5 das melhores séries de 2024. Num ano que começou com grandes desafios para a indústria televisiva — desde as greves de argumentistas e atores até ao debate sobre o fim da era Peak TV — esta
-
- 07:56
-
Presépio de Vila Real de Santo António tem 5.900 peças, mas ainda falta Menino Jesus
O presépio de Vila Real de Santo António volta este ano a superar os números do passado, exibindo 5.900 peças, mas falta o Menino Jesus, que só será integrado no dia de Natal, disse um dos autores.
-