Um fast track para montar um fast food: em Valongo vereadores também vão ao McDonald's
O vice-presidente da Câmara de Valongo, Paulo Esteves Ferreira, foi hoje constituído arguido na sequência das buscas da Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas de corrupção no licenciamento de um restaurante da cadeia McDonald’s.
A notícia foi hoje avançada pelo Jornal de Notícias (JN) e fontes policiais adiantaram à agência Lusa que em causa estão suspeitas de corrupção e de outros crimes económicos envolvendo o vereador e vice-presidente Paulo Esteves Ferreira, que tem os pelouros das obras municipais e o licenciamento de obras particulares, um gestor de imobiliário da McDonald’s Portugal e um promotor imobiliário.
Segundo o JN, a PJ do Porto realizou buscas na Câmara de Valongo e em várias residências, no âmbito de um inquérito que investiga suspeitas de corrupção que também envolve o diretor de expansão da McDonald's Portugal, avança o Jornal de Notícias (JN).
Um empresário do imobiliário também foi constituído arguido e também há buscas na expansão do franchising norte-americano.
O visado deste processo, Carlos Moura Guedes, é dono da Imopartener, que terá comprado, através de doações ao Clube de Propaganda de Natação de Valongo, os favores do vereador para obter facilidades no licenciamento de um restaurante da multinacional naquele concelho.
Em troca da conclusão em tempo recorde do processo urbanístico, o vereador terá pedido ao empresário que entregasse, entre 2020 e 2022, um donativo ao clube desportivo.
Além dos crimes de corrupção ativa e prevaricação, no mesmo inquérito o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) Regional do Porto investiga suspeitas de corrupção no setor privado, diz o JN. Os três visados foram constituídos arguidos no âmbito deste inquérito.
O promotor imobiliário Carlos Moura Guedes, que tinha como principal cliente a McDonald's Portugal, terá corrompido o diretor da área de expansão da multinacional.
O funcionário obteria informações privilegiadas sobre os projetos de novas lojas que a McDonald's viria a instalar em diversos concelhos do Norte do País, entre eles Valongo, diz o jornal. Como contrapartida das informações sigilosas e decisões que viriam a beneficiar a empresa de Carlos Moura Guedes, o funcionário da multinacional terá recebido do empresário diversas remessas de dinheiro, também entre 2020 e 2022.
De candidato às autárquicas a arguido
A concelhia de Valongo do PS aprovou em novembro o nome de Paulo Esteves Ferreira para cabeça de lista àquele município do distrito do Porto nas eleições autárquicas deste ano, para suceder ao socialista José Manuel Ribeiro, que cumpre o terceiro mandato.
Paulo Esteves Ferreira lidera também a Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Valongo.
O presidente da Federação Distrital do PS do Porto afirmou hoje manter "total confiança" no vice-presidente da Câmara de Valongo e candidato nas autárquicas, que foi constituído arguido por alegada corrupção no licenciamento de um restaurante da McDonald’s.
Contactado pela Lusa, o presidente da Federação Distrital do PS do Porto, Nuno Araújo, disse ter “plena confiança” em Paulo Esteves Ferreira enquanto vereador e cabeça de lista pelo PS ao município de Valongo nas autárquicas deste ano.
“Temos de deixar a justiça fazer o seu trabalho. Uma coisa não interfere com a outra”, referiu.
O que fez a McDonald’s Portugal?
Contactada pela Lusa, a McDonald’s Portugal afirmou ter tido conhecimento das suspeitas que recaem sobre a atividade do colaborador pelas autoridades e adiantou estar a colaborar com a justiça.
"A McDonald’s Portugal está a colaborar com a justiça e disponível para prestar todos os esclarecimentos necessários com vista a se apurar, o mais rapidamente possível, a veracidade dos factos", acrescentou.
Já o colaborador da cadeia foi suspenso, confirmou a empresa.
"Face ao processo de investigação estar a decorrer, o colaborador não vai exercer funções até ao apuramento dos factos", afirmou, em resposta à agência Lusa, a McDonald’s Portugal.
A sede da empresa McDonald's Portugal, em Oeiras e localizações em Braga, também foram alvo de buscas, segundo o JN.
O que disse a autarquia?
“A Câmara Municipal de Valongo confirma a presença de elementos da Polícia Judiciária nas suas instalações, no âmbito de uma investigação relacionada com processos urbanísticos, tendo prontamente disponibilizado todos os documentos solicitados. A autarquia está totalmente disponível para continuar a colaborar com as autoridades e para prestar todos os esclarecimentos adicionais que sejam solicitados”, refere o município, em resposta enviada à Lusa.
- 17:40
- O Presidente da República escusou-se hoje a responder à crítica do candidato presidencial Marques Mendes aos seus comentários sobre promulgações e vetos, mas afirmou ter aprendido como professor que "os mais novos são sempre melhores".
-
- 17:17
-
2024 teve 22 mortos por violência doméstica e mais de 30 mil queixas na PSP e GNR
A PSP e a GNR receberam em conjunto mais de 30 mil queixas por violência doméstica em 2024, ano em que 22 pessoas foram mortas, segundo os dados oficiais mais recentes.
-
- 17:13
-
Zelensky admite troca de territórios, mas não garante segurança da Ucrânia sem os EUA
Estas declarações foram feitas numa longa entrevista ao jornal britânico The Guardian publicada esta terça-feira.
-
- 16:33
-
McDonald’s suspende colaborador suspeito de corrupção em Valongo
O colaborador da cadeia McDonald’s Portugal, que foi hoje constituído arguido por suspeita de corrupção no licenciamento de um restaurante no concelho de Valongo, distrito do Porto, foi suspenso, confirmou a empresa.
-
- 15:36
-
Corrupção no McDonald's: PJ investiga vereador da Câmara de Valongo que trocava facilidades no licenciamento por doações
A PJ do Porto está a realizar buscas na Câmara de Valongo e em várias residências, no âmbito de um inquérito que investiga suspeitas de corrupção envolvendo o vereador Paulo Ferreira e o diretor de expansão da McDonald's Portugal, avança o Jornal de Notícias (JN).
-
- 14:00
-
Tromba de água avistada em Lagos. Veja o vídeo
No total, das 6h00 às 12h00, registaram-se 14 ocorrências, a maior parte nos concelhos de Loulé, Lagoa e Silves.
-
- 13:38
-
Rubiales “totalmente seguro” que Hermoso consentiu beijo em Sydney
O ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) Luis Rubiales reiterou hoje, no tribunal em que está a ser julgado por agressão sexual, que teve consentimento da jogadora Jenni Hermoso para beijá-la em Sydney, em agosto de 2023.
-
- 13:09
-
Comunidade europeia cria petição para proibir as práticas de conversão sexual na UE
Em Portugal, as práticas de conversão sexual estão proibidas desde Março de 2024, uma medida que se quer alargar agora à União Europeia (UE). E, para isso, foi criada uma petição que já tem mais de 200 mil assinaturas e visa a implementação de uma resolução que proíba as práticas de conversão na UE.
-
- 12:50
-
Parque Mayer vai celebrar "Mês da História Negra” com uma gala e grandes atuações
O Parque Mayer, em Lisboa, vai ser palco da comemoração anual do “Mês da História Negra”. A efeméride será assinalada com uma gala de homenagem a figuras proeminentes da comunidade afroportuguesa e com atuações de Selma Uamusse e de Tito Paris no Capitólio, no dia 19 de fevereiro, às 18h30.
-
- 11:57
-
Dia Mundial do Doente: 42,3% das pessoas com 16 ou mais anos eram doentes crónicos ou com problemas de saúde prolongada em 2024
No Dia Mundial do Doente o INE (Instituto Nacional de Estatística) divulgou algumas estatísticas relacionadas com doentes crónicos ou com problemas de saúde prolongada referentes ao ano passado (2024).
-
- 11:02
-
Tupperware em Constância declarada insolvente
A empresa detentora da fábrica da Tupperware em Montalvo, Constância, foi declarada insolvente na segunda-feira pelo Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, desfecho que coloca 200 pessoas no desemprego e que o presidente da Câmara Municipal já lamentou.
-
- 10:13
-
Pentágono suspende recrutamento de pessoas trans no exército
O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, emitiu um memorando que impede pessoas transgénero de se alistarem nas forças armadas e suspende o tratamento de transição de género para aqueles que já fazem parte delas.
-
- 09:28
-
UE vai responder com contramedidas a taxas de 25% de Trump sobre aço e alumínio
A Comissão Europeia vai responder com contramedidas às tarifas alfandegárias de 25% impostas pelos Estados Unidos às importações de aço e alumínio, que considera "más para as empresas e piores para os consumidores".
-
- 08:20
-
Trump quer palhinhas de plástico de volta nos EUA
O Presidente norte-americano, Donald Trump, assinou na segunda-feira uma ordem executiva para o regresso das palhinhas de plástico, afirmando que as de papel "não funcionam" e não duram muito tempo.
-
- 07:32
-
É oficial: EUA implementa tarifas de 25% a importações de alumínio e aço a partir de 12 de março
O novo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou duas ordens executivas para impor tarifas de 25% às importações de alumínio e aço, que podem afetar sobretudo o México, o Canadá e o Brasil. As tarifas de 25% impostas às importações de alumínio e aço pelo novo Presidente dos Estados Unidos
-
- 07:26
-
A IA pode entrar nos parlamentos? Já acontece e transforma democracias
A Associação de Estudos Políticos do Reino Unido desenvolveu um estudo sobre o uso de Inteligência Artificial nas diferentes assembleias parlamentares no mundo. As conclusões são positivas e o auxílio da IA no trabalhado de resumo, redação e tradução tem sido “transformador”, lê-se, numa publicação
-
- 07:21
-
Não há portas santas em Portugal, mas mais de 100 Igrejas Jubilares. Como obter a indulgência sem ir a Roma?
Um dos sinais do Jubileu, a festa religiosa organizada a cada 25 anos pelo Vaticano em Roma e que se estende a todo o mundo, é a atribuição da indulgência, ou seja, a remissão das marcas do pecado concedida pela Igreja e que implica o cumprimento de alguns aspectos, como a realização de uma peregrin
-